Gnomos

Gnomos Wil Huygen...

Resenhas - Gnomos

Cinara... 25/09/2023

Eu acredito!!!
"O homem corre sem limite pelo mundo de hoje e vive quase sempre à custa da natureza. O gnomo encontrou paz no mundo de ontem e se contenta com o que ele tem a oferecer."

Sonho realizado!! Há anos esse livro era um objetivo inalcançável, e em fim a Darkside relança essa obra prima!!
Incrivelmente lúdico, sensível, com tantas informações úteis que duvido alguém não acreditar em algo que está escrito aqui... Eu acredito!!!
Que ilustrações maravilhosas, que viagem incrível foi Gnomos!

Ana Murari 27/12/2023

Que fofura!
Foi um dos livros mais legais que já li nos últimos tempos! Além das ilustrações lindas, ele é realmente mágico, pois a forma como me senti lendo, foi mágica! A cada página virada, o sorriso não saía do meu rosto, foi uma delícia conhecer mais um pouco sobre esses seres elementares, deu vontade de viver nesse livro! Com informações super completas e curiosidades, ele nos faz entrar nesse mundo fantástico!

Pâmela 10/01/2024

Um livro simplesmente LINDO. E digo não apenas pelas ilustrações belíssimas, mas também pelo final que te faz refletir bastante. Antes do final, achei que fosse ser apenas um livro bem fantástico, falando as "características" dos gnomos, como vivem e tudo o mais, mas no final ele trás vários pensamentos sobre a questão do homem com a natureza. Os gnomos são totalmente conectados com ela, mas isso diz muito sobre como eles fazem essa relação acontecer, de forma bela, ao contrário de nós seres humanos que hoje em dia parece que tudo é apenas para proveito dos mesmo? não se preocupando com os impactos que geram.

Mayra.LobAo 23/10/2023

Esperei tanto por esse livro!
Minha irmã tinha esse livro quando eu era pequena, e eu sempre ficava namorando ele, olhando as artes e lendo apenas algumas partes, nunca peguei para ler do início ao fim. Passaram-se os anos, comecei a procurá-lo para comprar e ter uma edição só para mim, e nunca o encontrava; quando muito, somente em sebos por valores exorbitantes. Fiquei tão feliz quando soube que esse livro foi lançado novamente e, quando chegou, confesso que até fiquei emocionada e então comecei a ler do início ao fim, aos poucos, curtindo cada página, cada parágrafo e cada arte. Aliás, esse livro foi uma inspiração para mim, pois hoje sou aquarelista e meu estilo favorito de ilustração é o de Rien Poortvliet! Amei cada página e vou guardar esse livro com carinho para sempre.

Ingrid.Sombra 14/02/2024

Reencontro com a infância
Eu tive acesso a esse livro há quase 30 anos, na edição antiga que hoje não se encontra em lugar nenhum por menos de uma fortuna. Ele foi um dos meus primeiros contatos com a leitura, e marcou demais minha infância e a minha imaginação - até hoje a fantasia tem um lugar especial na minha estante. Então não pensei duas vezes antes de adquirir a nova edição da Darkside.

As ilustrações são belíssimas e foi preservado muito do estilo original. A proposta desse livro é ser uma enciclopédia sobre Gnomos, então ele não tem necessariamente um enredo com começo, meio e fim. Os autores são holandeses, então o olhar do livro é bem voltado para o contexto do país, com direito até a um mapa das principais áreas da Holanda habitadas pelos pequeninos. Os costumes descritos na obra também são bastante específicos, e me peguei várias vezes pensando em como seria para os gnomos brasileiros (veja que eu já estava tratando como uma verdade!).

O final contém algumas histórias curtas envolvendo gnomos, e os autores pontuam uma crítica sobre a forma dos humanos ocidentais se relacionam com o ambiente à sua volta como "recurso" a ser explorado, e não como parte de nós. Essa crítica eu já havia visto em literatura indígena, e me encantei mais ainda ao ver isso num livro europeu. Recomendo demais a leitura!

Silver.Clara 08/04/2024

Fofos demais, a cada página que passa é um surto de beleza diferente. Confesso que comprei o livro pelas ilustrações e sai com alguns conhecimentos interessantes que não esperei conseguir. Os contos do final retratam o homem, de certa forma, da pra tirar reflexões ótimas de um livro meio ?bobo?

Flávia_SDutra 14/12/2023

Lindo
Lindo de mais. As imagens te prendem.
As lendas também são muito interessantes. O final é surpreendente e muito bom.

É um livro pra ler de pouco em pouco, não precisa de uma leitura direta.

br4it00_ 09/01/2024

Gnomos
"O homem corre sem limite pelo mundo de hoje e vive quase sempre à custa da natureza. O gnomo encontrou a paz no mundo de ontem e se contenta com o que ele tem a oferecer."

Fernanda.Zanon 10/03/2024

Esse livro é simplesmente perfeito, as ilustrações são lindas e transportam o leitor para um mundo mágico, mostrando a vida e costumes dos duendes.