AURORA

AURORA Vitória de Souza

Resenhas - Aurora

Sâmella Raissa 15/07/2023

Ficção cristã e distopia nunca combinaram tanto!
Como o título do livro, eu queria conseguir definir o que essa leitura foi pra mim em uma palavra também. Mas a verdade é que elas, de certa forma, me faltam até agora, mesmo semanas depois de ter tido o prazer de betar essa história. Acompanhar seu lançamento, após outras ótimas experiências prévias com histórias da Vitória, tem sido lindo, e espero conseguir passar ao menos um pouquinho desse sentimento nessa resenha.

Aurora é, antes de tudo, uma leitura tanto intensa quanto intimista e sutil em uma área ou outra. Não cheguei a ler os livros, mas se ter assistido alguns dos filmes de Jogos Vorazes e Divergente contar, penso que Aurora seja uma versão repaginada tanto com o viés cristão pelas simbologia que a autora traz, quanto pelo quão recentes são alguns dos tópicos e debates trazidos por ela aqui também, desde a pandemia de 2020 e seus efeitos até hoje e pautas sociais, ao incluir representatividade negra e PcD como é característico de suas histórias já, é sempre com muita naturalidade e real importância no enredo como um todo.

Helsye e Loryan são protagonistas de polos opostos; ela um tanto desacreditada da vida e até de si mesma dada as circunstâncias em que inicia o livro, enquanto ele tenta provar o seu valor após um deslize passado desconhecido ao leitor. Ainda assim, desde o início faíscas rolam entre as interações dos dois, e em meio ao estranho suscitar de reações com os quais ambos estão desacostumados a lidar, vai se formando uma conexão gradual que tanto diverte o leitor, pela acidez ou atrevimento da Helsye, quanto nos deixa tensos quanto à certas atitudes ou inconstâncias do Loryan. Acrescente algumas boas doses de impulsividade da garota também e, em meio à missão vigente, temos um prato cheio de adrenalina e muitas emoções mais no decorrer da leitura.

Mas nem tudo é só o que se vê na superfície. Aurora é e tem tudo isso que falei acima, mas, mesmo em meio à ação, estratégias e reviravoltas de tirar o fôlego, também é uma história sobre paternidade, sobre pertencimento, sobre se encontrar na caminhada que é a vida. Sobre Recomeço e perdão, e a forma como lidamos com nossos erros e acertos, bem como também dos demais ao nosso redor, em meio às expectativas e imagens que por vezes projetamos errônea ou equivocadamente neles. Afinal, somos seres humanos e, portanto, falhos, mas como Aurora também deixa claro, ora com simbologia, ora de formas mais diretas com um toque poético, a misericórdia do Grande Pai segue ao nosso redor, basta a gente reconhecer que precisa dela, que mesmo nos momentos mais estáveis, não somos e nem precisamos ser autossuficientes o tempo todo, com um Pai disposto a nos estender a mão, seja para nós erguer de uma queda, impulsionar a um passo novo ou simplesmente confiar e seguir em frente.

Eu poderia falar ainda muito mais sobre essa história e seus personagens aqui, mas acho que parte da experiência também está em descobrir tudo por conta e ver por si mesmo a construção de enredo que Vitória Souza se propôs aqui. Agradeço a Deus pela vida dela e oro para que, assim como fez comigo, Aurora venha a tocar muitos leitores mais - a começar por você que está lendo essa resenha.

"Não demoraria tanto a passar pelas águas se eu soubesse que a misericórdia me esperava do outro lado."
LuaTeresa 15/07/2023minha estante
Quero aprender a fazer resenhas com você. Eu não sei fazer kkkcrying

Sâmella Raissa 15/07/2023minha estante
Menina, em se tratando logo de ficção cristã, é Deus que me ajuda a colocar em palavras, ou eu continuaria perdidinha rs ?

jesuschuvaelivros 15/07/2023minha estante
chorei aqui

spires 26/04/2024minha estante
Sou apaixonada por esse livro

Ray 15/02/2024

Eu gostei bastante, confesso que só li porque a autora criou o personagem baseado no Loki, o livro em si é muito bom tem bastante reviravoltas, pra falar a verdade esse foi meu primeiro livro cristão e eu amei muito

beatrizsp 12/10/2023

AURORA.
É inexplicável o tanto que esse livro mexeu comigo. Eu acho que nunca chorei tanto por causa de um ?simples? livro chamado ?Aurora?. A autora deu o nome e o sobrenome quando estava escrevendo viu. Foi o primeiro livro que eu li os agradecimentos KKKKKKKKK.

O romance começa de uma formar inesperada, mas no final, fica tão puro e bonito, é tudo o que eu sempre sonhei. Fiquei chocada em cada plot twist, juro. Até metade do livro eu não tinha entendido o que significava a simbologia cristã, mas ao decorrer da história, eu consegui enxergar meu Pai em um personagem tão querido, e me enxergar em todos os outros. Cada referência foi tão bem pensada, e a principal foi Deus descer na terra como homem para nos salvar. ????

Larissa 26/01/2024

Demorei pra engatar na história. Me irritei bastante com as atitudes da protagonista, mas quando vai chegando o final e as coisas vão sendo esclarecidas, da pra entender algumas delas. A simbologia cristã com certeza pra mim foi o ponto alto, ao mesmo tempo que foi simples, foi bem intenso!

Luna.Bard 09/12/2023

Uma história que todos deveriam conhecer
Raramente faço resenhas, mas Aurora me tocou em um nível que eu não poderia finalizar o livro e seguir minha vida. Esse livro é impecável, extraordinário em níveis extremos. A escrita é PERFEITA, os personagens são reais e nos identificamos com eles, além do carisma e do jeitinho único de cada um. Ao longo da história, eu fui querendo saber mais e mais sobre o que aconteceria, se eles ficariam bem e senti TUDO lendo. TUDO.
Amei as reviravoltas, amei a química do casal, a relação de família do grupo... Sério, é um livro completo. A simbologia é linda. Com certeza uma das minhas melhores leituras de 2023. Não poderia ter momento melhor pra conhecer esse universo.

Spoiler:
?? Na verdade, acho que acabei de me apaixonar por você de novo. Pelas minhas contas, é a quarta vez. Tudo bem se a primeira ainda for a minha favorita??

Maria.ingridi 10/09/2023

Ahhhhhh??
Meu coração num guenta , que livro incrível, perfeito, magnífico.
Mostra jesus nos mínimos detalhes, você se sente abraçado , perdoado e ainda tem um enredo perfeito, e eu fico aqui pensando: Que criatividade vih . Leiam leiam e sim , tem um romance fofinho mas nada de irreal viu , traumas existem e quem pode os curar é o amor que excede todo entendimento.

LuaTeresa 18/07/2023

AMEI! 5 estrelas e favoritado!
Que livro, meus amigos. Estou sem palavras. Acabei de finalizar e estou extasiada.
Nada que eu falar aqui vai estar a altura desse livro.
Eu simplesmente amei!
Toda as referências, todos os personagens, todo o ambiente criado, tudo incrível. Genial!
Já estou sentindo saudade dos personagens e desse livro! Com certeza, um dos melhores que já li.
Obrigada, Senhor, pelo dom de escrever que destes a Vitória.
Obrigada, Vitória por esse livro. Parabéns!

OBS.: Amei a capa e diagramação. Lindas demais. Espero que tenha o livro físico!
priscila.marques 18/07/2023minha estante
Não conhecia essa autora, mas confio no seu gosto literário. Já quero ler ??

LuaTeresa 19/07/2023minha estante
Leia sem medo. Amei todos os livros dela. Maravilhosos. Obrigada pela confiança ?

lusandra 08/09/2023

No começo achei que o livro tinha capítulos demasiadamente curtos, diálogos pouco estruturados e supérfluos e brigas descabidas. Mas com o desenrolar da história minha percepção mudou drásticamente. O livro criou muita profundidade.
A autora conseguiu fazer boas referências bíblicas dentro do livro e todas elas carregaram um peso enorme (mas bom). Amei e gostaria de ler outros livros dela.

Aline 27/07/2023

Perfeito
Aurora é um romance distópico que se passa no país de Kyresia,onde um governo extremamente opressor foi instaurado após uma epidemia devastadora... Até aí,Aurora segue os ditames de uma Distopia comum, mas quando o elemento ficção cristã é adicionado,podemos ter certeza que por pior que seja o cenário, haverá um selo de esperança... Aurora inicia sob o pano de fundo angustiante de uma execução,mas somos surpreendidos a cada página com as reviravoltas que acontecem... Lentamente, Vitória Souza descortina a bondade e o cuidado de Deus, mesmo nos momentos mais sombrios de nossa existência...O desenvolvimento dos personagens é surpreendente,a ambientação é cuidadosa e as reflexões ao longo da leitura são preciosas... Confesso que mesmo já esperando uma literatura de imensa qualidade,a Vitória me surpreendeu pela sensibilidade e pela beleza resplandecente do Amor de Deus sobressaindo-se em cada página... Não pude evitar me lembrar das Sagradas Letras:
"Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito."
Provérbios 4:18
Sim a Aurora resplandece para todos aqueles que tem a coragem e a fé de ouvir e aceitar o chamado:
Volte para casa, Criança...
Apenas volte para casa...

Sofia136 09/09/2023

"A luz lembra que nenhuma escuridão dura pra sempre" ?????
Ótimo pra tirar a ressaca literária, um sci-fi curtinho que não se alonga pra vários livros ?

que fofos o casal ?? um romance cheio de apelidos com significado e provocações que eu particularmente amoo ?

Pude perceber as analogias cristãs e amei essa nova forma de evangelização, misturando ali nos pequenos detalhes reflexões cristãs maravilhosas ??

o plot ? não esperava que esse livro teria, fui enganada ? mas sim, passei pano no final ??

Nath Cantini 08/10/2023

Que lindo ?
A simbologia cristã nesse livro é tão linda!
A paternidade de Deus, seus propósitos em nossas vidas, a restauração e o perdão daquele que se perdeu e seguiu por caminhos tortuosos.

Gostei bastante! Apesar de ser uma distopia, gênero que gosto bastante, foi um pouco fora da minha zona de conforto, mas ainda assim amei.
O começo lembra um pouco a ambientação de jogos vorazes, mas com as lições que só uma autora cristã poderia trazer!

Que obra de arte!

missoh 15/07/2023

Uma história sobre restauração
Eu amo a simplicidade da escrita da Vitória, e como ela consegue tocar o coração do leitor de uma forma tão linda. Gostei de tudo nessa história.

Os personagens e seus dilemas, a construção do universo, e como Deus é retratado.
Um mundo quebrado onde só o pai pode restaurar almas feridas.

E não poderia faltar romance, que é maravilhosooo

Tem reviravolta, tem romance, tem tudo de bom.

Sarah.Gammertt 06/11/2023

Aurora
Um dos melhores livros que li.
Simplesmente incrível, a história, os personagens, a analogia, TUDO!
Simplesmente maravilhoso.

Li :) 15/10/2023

Nossa
+14
Gatilhos: Morte,suicídio,violência, depressão,abuso,drogas,ansiedade, abandono, alcoolismo.

EU AMEI
no começo eu tava meio assim sabe mas foi passando o livro e eu fui me apaixonando. Amo cada personagem desse livro e ainda quero que o Loryan case cmg kakakkaka
É um livro forte e ao mesmo tempo muito fluido e rápido de ler, ri, chorei (muito), fiquei com raiva e chorei mais um pouco.
Tds as cenas que o "meu Abba" aparecia eu tinha uma sensação de conforto enorme, o Espírito Santo realmente falou comigo em algumas parte, abençoada seja a autora que escreveu esse livro????
Normalmente eu sempre tenho o que falar mas o conjunto dessa obra me deixou tão feliz sabe em ler, uma sensação tão boa do comecinho até os agradecimentos ?, eu só sou muito grata por ter lido isso sério.

WalterGoncalves 29/07/2023

Sobre Aurora:
Avaliação: 4,5 Estrelas

Aurora é muito mais que um livro e muito menos que uma estória. Todas as peças se encaixaram, todos os personagens me cativaram,todos os dias a leitura foi reconfortante, tudo no livro em suma foi um encanto.