Coisas que aprendemos pelo caminho

Coisas que aprendemos pelo caminho Sara Goodman Confino

Resenhas - Coisas que aprendemos pelo caminho

Livia Barini 12/09/2023

Bonzinho
Vi este livro na livraria e não resisti: uma sinopse maravilhosa e uma velhinha (e eu amo personagens idosos). Amei? Não.

O livro conta a história de duas personagens: a avó e a neta. Os capítulos da avó são no passado e são sobre o grande amor da vida dela, uma pessoa diferente do marido. E aí fica a dúvida: por que ela casou com outra pessoa? Os capítulos da neta são no presente, ela acabou de ser abandonada pelo marido, depois de seis anos de casamento (a contra-capa do livro está errada, não são quatro); ele arrumou outra e ela está a deriva. O que vai acontecer com a neta? Só lendo kkk

Duas coisas não me agradaram no livro.
Primeiro a diagramação, apesar das páginas serem deliciosamente grossinhas, as letras são pequenininhas e o espaçamento entre linhas, mínimo. Fica tudo grudado. Isso até pode não incomodar quem não precisa de óculos... o que não é o meu caso.
Segundo o ritmo da história. É tudo muito lento. As coisas acontecem, mas parece que a história não anda. Várias situações se repetem. Deslancha só no um terço final. E um detalhe lá do começo, fez que eu descobrisse o grande mistério da avó. E cá entre nós, essa avó não me cativou nenhum pouco, o que é muuuuito raro.

Não é um livro ruim, mas pela sinopse maravilhosa, esperava bem mais.
Kelvin 30/01/2024minha estante
Puts, pois tive outra experiência com a leitura. Adorei vários momentos da avó com a neta, onde me vi dando boas risadas no decorrer de toda a leitura.
Entendi o fato dela não ter casado com quem amava.
Antigamente, muitas mulheres tinham suas vidas já pré-definidas por suas famílias, desde com quem iam casar, se iam estudar ou não.
Por mais que Evelyn fosse uma jovem de espírito livre, havia essa questão familiar por parte dos pais da garota, além do pensamento um tanto rudimentar para algumas questões, havia também a crença dos pais.
Tony foi um que acatou a ?decisão? do pai da moça e acabou não levando a diante a relação. Por não terem recebido a benção que tanto queriam. Tony jamais quis que Evelyn perdesse a relação familiar, que pra ela era tão importante.
Então por amor a Evelyn (e talvez porque ele fosse um bundão também, pois poderia ter lutado um pouco mais kkk, geralmente é o esperamos que se faça) ele abriu mão de viver esse amor, para que a amada não perdesse os laços familiares.
Acho que o livro também deixou bem claro que só o tempo pode curar a dor de uma relação que não foi a diante, que podemos amar sim um novo alguém. Que amar uma nova pessoa hoje não invalida uma história de amor que já foi vivida.

Livia Barini 30/01/2024minha estante
Kevin que bom que vc gostou. Muitas vezes um livro que não funciona para gente, é o preferido de outra pessoa e vice e versa. Cada um de nós tem valores e experiências de vida diferentes e enxerga a história de uma forma única. E essa é a grande beleza da literatura.

Naty__ 22/11/2023

Jenna e Evelyn fazem uma viagem a um lugar do passado. Jenna é jovem, tem uma vida inteira pela frente e se vê num momento difícil após o término do seu casamento de quatro anos. Evelyn é avó da protagonista, tem mais de 90 anos, mas tem uma energia, um espírito de uma garota de 20. Embora tenha passado por percalços quando mais nova, seu sorriso continua em seus lábios. As duas, embora sejam bem diferentes, no fundo são parecidas em muitas coisas.

Ao ver o sofrimento da neta, Evelyn não pensa duas vezes e trama algo para animá-la. Jenna concorda em acompanhar sua avó numa viagem de carro até a cidade onde grande parte da família cresceu. Durante o percurso, Evelyn conta sobre sua história e o romance proibido que teve com seu inesquecível amor há mais de setenta anos, Tony.

A dúvida que surge é o motivo de ela ter feito essa viagem. A neta acredita que o retorno tem a ver com seu antigo amor – e nós leitores torcemos para que seja isso. Mas a autora trouxe uma pitada diferente pra nós, conseguiu nos surpreender de forma positiva.

É claro que não é só isso na história. Jenna conhece Joe, o sobrinho-neto de Tony. A nova amizade e a brisa do oceano lhe dão a confiança e distância necessárias para começar a superar a dor de um casamento que chegou ao fim. E enquanto elas passam alguns dias nesse lugar incrível, Jenna conhece um novo lado da avó, além de conhecer mais sobre si mesma.

O livro tem uma pegada de filme de comédia romântica, e não estranharia se algum streaming comprasse os direitos para nos presentear. É aquela leitura leve, engraçada e ao mesmo tempo nos emotiva com o drama apresentado por Evelyn.

Espero que você tenha a oportunidade de ler e desfrutar dessa história. Já estou com saudades das loucuras da Evelyn.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2023/11/livro-coisas-que-aprendemos-pelo-caminho.html

Fabi | @ps.leitura 18/01/2024

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
O que você faria se sua vida mudasse em um piscar de olhos? Jenna teve que encontrar maneiras de recomeçar a sua vida e ao longo do caminho percebeu algo transformador.

Após quatro anos de casamento, Jenna é pega de surpresa quando seu marido pede o divórcio. Completamente devastada e sem saber como lidar com essa sua nova realidade, ela retorna para a casa dos seus pais.

Agora com tempo livro e ouvindo sua mãe dizendo que ela precisa sair de casa, precisa encontrar com pessoas, ela decide que é o momento perfeito para acompanhar a sua avó, Evelyn, em uma viagem de carro até a cidade litorânea onde uma grande parte de sua família cresceu.

E nessa viagem ela acaba conhecendo Joe, o sobrinho-neto de Tony, o primeiro amor de sua avó, e uma amizade vai começar a surgir. Além de vivenciar novos momentos, ela também descobrirá mais sobre o passado de sua avó e até mesmo de si mesma.

"Coisas que aprendemos pelo caminho" foi uma grata surpresa!

Sabe aquele livro que te transporta para o passado, para a época de 1950, uma época de Guerra, mas que a personagem sempre foi perseverante, cheia de energia e que encontrou o seu primeiro amor? Exatamente o que essa obra me proporcionou.

Sara Goodman Confino soube como criar um contexto apaixonante e cheio de história. Nos capítulos do passado, enquanto a avó, Evelyn, conta a sua história, conhecemos tudo que ela vivenciou, tudo que ela teve que abdicar, como sua vida chegou até o momento que se encontra hoje e o porquê essa viagem é tão importante.

Já nos capítulos atuais, presenciamos a dinâmica de Jenna e sua avó ao longo desses dias na cidade litorânea, mas também tudo que tem acontecido em sua vida, como o divórcio, novas amizades, novas descobertas, um novo ciclo.

E eu gostei muito em como a autora trabalhou todos os contextos e os deixaram completamente conectados. Conseguimos perceber o quanto a humanidade evoluiu em muitos aspectos, mas também percebemos que, muitas vezes, a mudança está em nós mesmos. Basta enxergarmos isso.

Evelyn é uma personagem que me conquistou demais. Uma senhorinha de 90 anos, mas com uma energia única, engraçada e até mesmo sarcástica quando necessário. Jenna já é mais reservada, mas gostei de ver toda a sua evolução e aprendizado ao longo dos capítulos.

Há alguns relatos, quase nos últimos capítulos, que deixou meu coração apertadinho. Fez perceber que o amor é capaz de sobreviver ao longo dos anos, mas ele também é capaz de te destruir. É preciso coragem para enfrentar os dias sombrios e buscar maneiras de recomeçar.

Infelizmente, na época de Evelyn, muitas coisas não eram comentadas, como depressão e ansiedade. Essa mudança para os dias atuais fica bem perceptível na narrativa e faz com que Jenna encontre uma nova perspectiva sobre sua vida após o divórcio.

Então posso dizer que "coisas que aprendemos pelo caminho" foi uma ótima leitura e me conquistou bastante.

Esse é um livro que fala sobre família, traz muitos segredos, corações partidos e em como podemos aprender nos momentos mais inesperados da vida. Uma história que mostra em como os ensinamentos de nossa avó, podem nos ajudar a trilhar nossa caminhada de um jeito mais tranquilo.

site: https://www.psamoleitura.com/2024/01/resenha-coisas-que-aprendemos-pelo-caminho.html

Mariana_ 21/10/2023

Uma vibe meio A Troca da Beth O'Leary
Mas sem a troca de avó e neta, sabe? Uma viagem interessante com resoluções meio óbvias e algumas surpresas no caminho...

Karini.Couto 04/12/2023

Sabe quando você pega uma leitura e logo de cara já te sacode? Então, vem comigo conhecer um pouco sobre esse enredo.

Jenna logo no início da trama se vê completamente sem chão, quando seu marido pede o divórcio. Apesar de Jenna saber, sentir que a relação já não era a mesma, ela não esperava que ele fosse tomar uma decisão tão definitiva. Só que ele inclusive, não só estava decidido, como já estava em outra página.

A avó de Jenna fará uma viagem solo, e nisso, Jenna percebe que é o que ela precisa para espairecer e por a cabeça e coração no lugar. Essa viagem, de fato trará bem mais do que o esperado. Jenna tem a oportunidade de se conectar ainda mais com sua avó, que lhe confidencia que o avô não foi seu primeiro grande amor, e através da sua experiência de vida e passado, percebemos tantas coisas que pelo caminho foram ocorrendo, que motivaram as mudanças de rumo na vida de Evelyn (avó de Jenna).

Elas vão parar na cidade onde um dia sua avó nasceu e viveu, e lá, Jenna conhece Joe, que tem parentesco com o antigo amor de sua avó e através de uma amizade, que vai se desenrolando aos poucos, algo mais surge e não apenas Jenna, mas nós percebemos que a vida sempre pode nos surpreender. Enquanto algumas portas se fecham, novas se abrem, e se abrir ao que a vida tem a oferecer, depende de cada um.

Aquele tipo de enredo, que transborda sentimentos, alimenta a alma e deixa o coração quentinho.

Sem contar que pra mim, a leitura foi ainda mais especial pela relação avó/neta, já que eu tive algo assim com meu avô e com minha avó.

Jenna nos mostra que apesar de nos vermos em situações que nos despedaçam ou nos fazem desacreditar que possa ter algo além do arco íris, a vida sempre nos surpreende. O famoso "após a tempestade, o sol volta a nascer".

Um livro que vai te emocionar, e trazer assuntos como relacionamentos familiares, conjugais, a dor da separação, recomeços, novas oportunidades, amor e muito mais.

Encantada com essa obra.

site: https://instagram.com/alempaginas

Eu_Romanceando 17/03/2024

Primeiro fui conquistada por essa capa linda e depois foi fácil me apaixonar por essa história que fala de amor e família.

Jenna, agora uma mulher divorciada e ainda sem saber como seguir em sua nova vida, resolve acompanhar sua avó a cidade natal dela.

Durante a viagem, sua avó Evelyn, conta a história da família e como seu primeiro amor foi proibido e como seguiu em frente.

Evelyn também incentiva Jenna a encontrar a felicidade e focar no futuro.

?- Mas você não está feliz agora. E se não tentar fazer algo diferente do que está fazendo, jamais será.?

Mesmo a contragosto Jenna começa a sair com Joe (mais uma das armações de sua avó). Ele é neto do grande amor dela, Tony.

Com ele, Jenna percebe o quanto estava presa ao passado, o que a impede de seguir em frente rumo a felicidade.

Coisas que aprendemos pelo caminho foi o favorito do mês até agora. A narrativa é envolvente e em muitos momentos emocionante. Fala sobre família, amores, desencontros e sobre a jornada e o que aprendemos pelo caminho.

?A vida é complicada e confusa para todos. Levei muito tempo para aprender essa lição.?

Nani 25/08/2023

Sem palavras!
Engraçado, gostoso de ler, dramático, sensível e imensamente maravilhoso. É o tipo de história que te envolve e faz um bem inexplicável.
Histórias são lições e acredito que tenham muitas nesse livro!

Dona Evelyn,
Obrigada por ser essa senhora engraçada, vivida e com paciência suficiente pra ajudar a neta a sair da da deprê! Hahah

Entrelivros_efilho 26/09/2023

Jenna vê sua vida virar de ponta cabeça ao ouvir do marido que quer o divórcio porque conheceu outra pessoa. Arrasada e sem saber como recomeçar, ela decide fazer uma viagem com a avó para a cidade litorânea onde parte de sua família cresceu. Durante a viagem, além de descobrir outro lado da avó que nunca imaginou, Jenna descobre que estão indo para a cidade onde Tony, o primeiro e proibido amor da avó mora e ainda está vivo. Chegando lá ela conhece Joe, o atencioso sobrinho-neto de Tony, que aos poucos desperta nela uma vontade de deixar o ex-marido e o casamento fracassado para trás e recomeçar.

Que delicinha de leitura e que fofura de vovó!

A narrativa intercala entre o passado na década de 1950 onde acompanhamos a história do amor proibido da avó e um pouco de sua família, e entre o presente, onde vemos Jenna perdida e sem saber como recomeçar após ser traída. A autora criou personagens tão críveis e carismáticos que nos conectamos e nos apegamos fácil a eles, além de ter ficado morrendo de vontade de fazer uma viagem dessas com a minha avó, fiquei com vontade de entrar na história e morar para sempre com eles.

Evelyn sem dúvida é a estrela desse livro, debochada, corajosa, rebelde, determinada, ousada, a frente do seu tempo e muito imprevisível, se adolescente ela era o máximo, mais velha ela é incrível, ela fala e faz o que tem vontade sem ligar para o que os outros pensam, e do seu modo excêntrico, ensina Jenna que a vida é uma só, devemos ousar vivê-la, sem dúvida ela é a avó que todos deveriam ter.

A história de Evelyn se resume bem naquela frase que diz: existe o amor da sua vida e o amor para a sua vida, e eles não são a mesma pessoa. Fiquei de coração partido com o romance entre ela e Tony, duas pessoas que se amavam profundamente e por não ter liberdade para escolher o que queriam devido à época em que vivam, abriram mão do que sentiam e sem opção seguiram em frente.

O romance entre Jenna e Joe acontece de forma gradativa, sem pressa e no tempo de Jenna que ainda não sabe como seguir em frente, Joe também tem suas dores passadas, mas é paciente e muito fofo, foi cativante acompanhar os dois se apaixonando.

A autora mesclou perfeitamente os momentos de drama e humor e nos deixa na expectativa o tempo todo do que Evelyn vai aprontar na próxima página e de quando Jenna vai entender que alguns ciclos precisam ser encerrados para a vida andar pra frente, a conexão entre avó e neta é cativante de ver, foi uma leitura que me deixou o tempo todo com o coração quentinho e sem querer me despedir dos personagens, virei fã da autora e espero ler outras obras dela em breve.

Livros da Julie 16/02/2024

Os altos e baixos de uma história de amor
-----
"A perda tem um preço físico e emocional"
"Você pode se preocupar com as pequenas coisas ou simplesmente viver a vida."
"Nem sempre as coisas funcionam do jeito que você quer, mas você precisa seguir em frente."
"você precisa sempre fazer uma escolha: ou deixar o medo vencer, ou (...) olhar nos olhos dele e dizer, 'Você não vai me derrotar hoje.'"
"A vida é complicada e confusa para todos."
"às vezes você só precisa dizer que não vai deixar o medo te vencer e depois pular."
-----
Coisas que aprendemos pelo caminho foi a segunda leitura coletiva de setembro passado da Faro Editorial promovida pelo @clubeliterarioferavellar.

Desnorteada pelo término do casamento, Jenna passou meses evitando enfrentar a situação em que agora se encontrava e sem ânimo para dar um novo rumo à vida. Até que surge a necessidade de acompanhar sua excêntrica avó em uma viagem à antiga casa da família.

Evelyn tinha 89 anos, mas a idade não amenizou sua língua afiada e seu espírito indomável, de enlouquecer qualquer um. A viagem trouxe à tona muitas memórias e ela aproveitou a chance para contar à neta sobre Tony, seu primeiro e grande amor.

Coincidência ou não, Jenna acaba conhecendo Joe, o sobrinho-neto de Tony. Inspirada pela saga da avó e animada com a recente amizade, Jenna se abre para as possibilidades que se descortinam à frente. Agora que conhece mais sobre o passado, ela consegue olhar para o futuro sob uma nova perspectiva.

A narrativa flui de forma lenta, mas convidativa e reconfortante. A trama é apresentada com um tom bem-humorado, embora algumas piadas e contextos tenham se perdido na tradução por vezes literal. O ar de mistério deixa o leitor atento, em permanente expectativa. A alternância dos capítulos entre presente e passado, bastante frenética por sinal, atenua as emoções que atravessam o leitor, equilibrando momentos de felicidade e tensão.

O clima de flerte e romance que surge à medida que Evelyn desfia suas histórias e Jenna faz suas descobertas é encantador e apaixonante. Porém, a aparente tranquilidade e leveza da leitura se afasta para tocar brevemente em temas densos, como a profunda cicatriz deixada pelo Holocausto e pelos pogroms no povo judeu.

O preconceito, a intolerância e o conservadorismo alimentam as desavenças familiares que permeiam o enredo. A revelação final do drama que se insinuava desde o início chega de forma trágica e cala fundo. Qualquer que seja o desfecho, a dor de um amor não vivido em sua totalidade sempre tem o dom de rasgar a alma.

Contudo, viver infeliz é uma escolha. O tempo é um bem precioso demais para ser desperdiçado. É possível fazer a sua própria sorte, deixar para trás os reveses, os medos e as inseguranças e se jogar com coragem sempre que uma oportunidade bater à porta.

site: https://www.instagram.com/p/C3YA19ZrAH6/

Beta Oliveira 10/12/2023

O fim do relacionamento foi traumático para Jenna, que perdeu a perspectiva e o ânimo para o futuro. A iminente viagem da avó Evelyn para Hereford rompeu um pouco esta bolha ruim: ela sabia o perigo que era deixar a avó dirigir e sair sozinha por aí.

Por isso, se ofereceu como companhia – e esta jornada rumo ao passado da família, repleto de segredos que a avó destilava a conta-gotas, seria um divisor de águas na vida de Jenna.

"– Eu tenho medo de um monte de coisa todos os dias. Mas você precisa sempre fazer uma escolha: ou deixar o medo vencer, ou você irá olhar nos olhos dele e dizer, “Você não vai me derrotar hoje”.

E o tempo, tempo, tempo, tempo é um senhor tão bonito que coloca tudo no lugar que lhe compete.

site: https://literaturademulherzinha.com.br/2023/11/12/coisas-que-aprendemos-pelo-caminho-sara-goodman-confino-cap-1932/

Ellen Lúcia 30/01/2024

Uma linda história ??
Um livro maravilhoso, uma história que basicamente fala sobre amor e família. Narra a história atual e também os acontecimentos do passado, o que acaba explicando bem os fatos. Vale muito a pena ler! Fiquei completamente presa na história.

Katynicoli 13/02/2024

Você vai deixar o medo vencer?
Me conquistou desde o primeiro momento em que me deparei com a sinopse na livraria.

A história da avó de Jenna foi comovente e me encantou profundamente.

Apesar de algumas situações no desfecho que me deixaram irritada, no geral, considerei a leitura leve e reconfortante.

Foi uma jornada encantadora que certamente me cativou.

Além disso, acredito que este livro seja a companhia perfeita para uma viagem de carro à praia, tornando a experiência ainda mais agradável.

Flávia @fala.werneck 25/11/2023

A vida é extraordinária
Relacionamentos podem ser complicados, dolorosos. E até fazem com que a gente se perca de si mesmo sem sequer perceber.

Jenna fica chocada quando o marido um dia chega em casa e fala pra ela que quer o divórcio, que ele conheceu outra pessoa.

Ela perde o chão, o rumo e fica estagnada na vida durante meses, até que um dia sua avó aparece decidida a fazer uma longa viagem de carro e ela resolve ir junto, porque sente que deixar a avó dirigir é uma ameaça para todos.

Evelyn conta então para a neta, durante a viagem, muitas histórias do seu passado e aos poucos Jenna vai conhecendo um outro lado da vida da avó e começa a admirá-la ainda mais e querer buscar essa força dentro de si mesma também.

Evelyn sempre foi determinada, desde a juventude conquistando o coração de muitos e sempre preocupando a mãe com suas peripécias.

Ela conheceu e se apaixonou pelo Tony, um jovem com quem sua família não permitiu um relacionamento. Eles viveram muitas coisas, sofreram, mas tiveram que seguir de uma forma que não gostariam.

Ainda assim, a vida seguiu, novas famílias foram construídas, momentos especiais vividos e uma luz própria que nunca se permitiu ser apagada.

Ouvindo as histórias da avó e conhecendo o Joe, sobrinho-neto do Tony, Jenna vai percebendo que sua vida estava desajustada desde antes do casamento acabar realmente.

Em momentos singelos, espontâneos e simplesmente felizes durante a viagem, ela percebeu que não sentia essa leveza na vida há anos.

O livro é emocionante, nos fazendo admirar mulheres que se tornam uma fortaleza como a Evelyn; e querendo acolher mulheres que passam por tanta coisa, como a Jenna, e precisam se redescobrir.

Verdadeiramente, aprendemos muitas coisas pelo caminho, pois a vida pode ser maravilhosa se nos permitirmos sentir, ousar, sonhar, querer e lutar pelo que desejamos.

Por isso, o quão ousado você está hoje?

Se arrisque, sinta, se entregue. Porque mesmo que várias cicatrizes surjam pelo caminho, vale a pena experimentar a grandeza da vida.

site: https://flaviawerneck.com.br/2023/11/08/resenha-coisas-que-aprendemos-pelo-caminho-sara-goodman-confino/

Aline 22/12/2023

Coisas que aprendemos pelo caminho
Confesso que a capa foi a primeira coisa que chamou minha atenção, depois a sinopse me deixou curiosa e lendo tive a certeza da ótima escolha.
Os capítulos curtos fazem a narrativa fluir e a leitura se torna muito envolvente. Os capítulos se alternam entre o presente (Jenna e Evelyn avó) e o passado (Evelyn jovem).

Após ver seu mundo cair com uma separação inesperada Jenna acaba voltando para casa dos pais e se entregando a autopiedade, após seis meses sua mãe passa a cobrar dela uma reação, um 'sacode a poeira e dá a volta por cima' mas Jenna não vê com bons olhos a insistência da mãe e toma a decisão de acompanhar a avó numa viagem de carro para cidade onde ela viveu qnd jovem. Essa viagem renderá momentos de aproximação entre avó e neta, teremos cenas bem engraçadas também.

Iremos conhecer o passado de Evelyn e assim entender os rumos que a família dela foi tomando ao longo dos anos. Dessa forma entenderemos muitos comportamentos, escolhas e segredos.

Amei a leitura e toda reflexão sobre família, perdão, amor. Amei a forma como a Jenna se reencontrou nessa viagem e se abriu para um novo começo. Ela amadureceu muito e entendeu sua bisavó, sua avó e sua mãe. As gerações tiveram a oportunidade de ter sua história revisada e compreendida.

Val.Auzani 02/01/2024

Divertido e emocionante ??
O livro mexeu muito comigo por se tratar de amor, família e principalmente, a relação entre avó e neta.

A história é divertida mas também muito emocionante.

Não tem como não se encantar com o vínculo que a Evelyn constrói com sua neta Jenna.

O final foi previsível, mas lindo.

?- O que acabou de acontecer?
- Evelyn Bergman ? respondeu Tony. - Ela é uma força da natureza.? ??