As garotas de Grimrose

As garotas de Grimrose Laura Pohl

Resenhas - As garotas de Grimrose

Leticia 29/03/2024

Andou mt e não saiu do lugar? Parece que li várias páginas da mesma coisa, poderia ter sido uma história tão interessante e criativa mas foi tão bleh ? Sem contar que se não tivesse enrolado TANTO, o livro poderia ter tido um final muito legal sem precisar deixar em aberto/ter continuação

lorenasimili 28/08/2023

Me senti em Pretty Little Liars com Dark Academia
Entrei nessa leitura totalmente despretensiosa, esperando o que o livro iria oferecer. E me surpreendi positivamente, tanto com a escrita fluida e fácil da autora, quanto com o enredo da história.

A ambientação da história é na escola de Grimrose que é simplesmente um castelo na suíça para meninas de famílias ricas e privilegiadas. Há um "quê" de contos de fadas na história, cada uma das meninas se encaixa em um conto.

Mas a melhor parte é que o conto de fadas não é a versão Disney e sim as versões originais e sombrias (o que torna tudo mais interessante).

No inicio da história já sabemos que Ari (amiga das personagens principais) morreu e que Yuki, Rory e Ella não aceitam muito bem a causa da morte, que pela investigação policial diz "Suicídio" então resta a elas investigarem com a ajuda de Nani, a nova aluna, os mistérios de Grimrose e a morte de Ari.

Li esse livro muito rápido e queria muito já iniciar o volume 2 (disponivel somente em inglês até o momento). Recomendo para quem quer um mistério Teen parecido com PLL ou Gossip Girl.

Queria Estar Lendo 06/10/2023

Resenha: As Garotas de Grimrose
As Garotas de Grimrose é uma fantasia urbana que re-imagina contos de fadas em um internato bem reservado lá na Europa. Escrito por Laura Pohl e lançado aqui pela Editora Gutenberg (que enviou este exemplar em cortesia!), explora as vidas de garotas que não estão nem um pouco próximas dos seus finais felizes.

Na Académie Grimrose, estudantes privilegiados do mundo inteiro vivem em isolamento num recanto da Suíça. Só as famílias mais ricas conseguem bancar o internato, e é para lá que seus filhos vão passar o ano inteiro.

Deveria ser um lugar seguro, mas uma garota morreu. Alguns dizem que foi suicídio, mas suas melhores amigas não acreditam nisso. Rory, Ella e Yuki têm certeza de que alguma coisa terrível aconteceu com a sua amiga. Só não sabem exatamente por onde começar a investigar.

Com a chegada de uma nova aluna - Nani, que se muda para o quarto das garotas e passa a conviver com elas - acontecimentos tenebrosos começam a acontecer pela escola. O que parecia um acidente de repente se torna a primeira morte de uma cadeia de mortes terríveis. Aos poucos, esses incidentes se aproximam das garotas; se elas quiserem sobreviver, vão ter que descobrir o que está acontecendo na Académie Grimrose.

"Nani não sabia como se sentir quanto a viver em um lugar que tinha pertencido a uma garota morta."

As Garotas de Grimrose é uma espécie de Pretty Little Liars com vibes de conto de fadas.

A história dessas quatro garotas conectadas por uma morte misteriosa se desenrola através das histórias paralelas que elas vivem na academia. O que deveria ser só um ano letivo comum se torna uma corrida contra o tempo para entender o que está acontecendo ao seu redor - e quem é a próxima.

Eu gostei de como a autora desenvolveu o suspense e a questão com os assassinatos. Porque eles se tornam isso, assassinatos. Antes, podia ser coincidência. Mas os horrores em Grimrose só começaram, e se tornam maiores com o passar do tempo. Bem aquela coisa de "ninguém está seguro" ao redor dessas meninas, o que também as coloca como potenciais alvos.

Eu queria ter visto um pouco mais da parte fantástica. Acho que ela foi introduzida muito tarde em uma história que acaba dependendo de entendê-la. É um elemento importante, mas ele aparece de maneira solta no decorrer da trama. Poderia ter rendido muito mais.

"Madrastas más, fadas cruéis, princesas brilhantes. Um maldição e um beijo."

O desenvolvimento das quatro protagonistas foi bom. Elas eram personagens muito interessantes, mas queria ter visto um pouco mais de cada uma do que só ouvir falar do que estava acontecendo com as relações entre elas.

"O mundo tem medo de garotas que sabem o que querem."

Uma personagem que eu adorei cada momento que tive com ela foi a Svenja. Quando descobri quem ela representava no mundo dos contos de fadas, fiquei em surto. Perfeito pra história dela, ainda que de coadjuvante. Seus trejeitos, sua personalidade, é tudo muito vivo e eu quero muito ver mais dela na sequência.

Por falar em sequência, achei o gancho do final muito bom! Ele resolveu um conflito, mas apresentou outro ainda maior. Deu profundidade para o que as garotas de Grimrose têm que enfrentar, e com certeza segura a tensão para vermos como a história vai se resolver.

A ambientação é muito bem feita. Te coloca entre os corredores desse grande castelo numa região remota, e constrói a sensação de isolamento bem demais. Você sente que as garotas estão por conta própria - seja pelo abandono da família, pelos problemas que carregam, pelos medos que escondem.

"- São alegorias do que acontece na vida real. Garotas são agredidas e morrem. É um aviso para viver de maneira casta. Se você é uma boa menina, você sobrevive."

A edição da Gutenberg tá muito bonita. Adorei que mantiveram a capa original, porque a arte é maravilhosa! A preparação e revisão de texto também estão ótimas, e a tradução de Solaine Chioro ficou excelente.

As Garotas de Grimrose foi um bom começo para essas releituras sombrias de contos de fadas ainda mais sombrios. Quero muito ver para onde a história vai caminhar, e como vai entregar a resolução dos conflitos e horrores que elas encontraram por aqui.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2023/10/resenha-as-garotas-de-grimrose-laura.html

Mari 27/09/2023

Got a secret, can you keep it?
Fazia tempo que eu não devorava um livro tão rápido.A temática de contos de fadas mas em suas versões mais originais, ou seja, macabras. Como contos cautelares e como que suas morais fossem absolutas e um destino cruel está sempre a espreita na vida de toda garota. Tudo isso com uma estética Once Upon A Time encontra PLL. Se isso não é uma receita de sucesso, nada mais é.

Meu principal elogio a Laura Pohl aqui é o fato de como ela soube encobrir bem sua vilã. Ainda que você conhecesse o conto em que ela é baseada, acredito que você não veria também o plot twist vindo e que grata surpresa foi!

Essa série é uma duologia mas eu amaria vê-la nas telas, mas especificamente em uma série bem anos 2000.

LaAs. 14/02/2024

Ninguém iria atrás de garotas despedaças
Adorei a profundidade dos personagens, embora a história seja rasa e não tão bem desenvolvida.
As migalhas de romance sao maravilhosas.

Julia5920 08/02/2024

Gatilhos do livro: Menção a suicídio, abuso parental físico e emocional, além de morte de pais. Há representações de ansiedade, TOC e cenas envolvendo violência e sangue.
(A menção de todos é sempre sutil durante o livro, nada muito detalhado)

Comprei esse livro pela capa e acima de tudo, a frase "Quatro amigas. Uma morte misteriosa. Nenhum final feliz."
No começo tem que insistir mesmo, porque o leitura é bem chatinha, mas depois fica de
boa!!
Eu não li a sinopse, por isso fiquei surpresa com as coisas que elas descobriam durante o livro.
Achei o final bem corrido, esperava um pouco mais.
Não sou muito fã de romance, mas as migalhas de romance nos últimos capítulos ?? ?
Leiam os agradecimentos da autora no final!

Faragao 15/10/2023

Só fica bom no final
Foi bem difícil ler esse livro, e tinha grandes expectativas com essa fantasia.
Já tinha visto uma resenha desse livro antes dele ser público no Brasil, e quando o Turista Literário enviou o livro na box, fiquei mega empolgada com a leitura - mas me decepcionei.
O livro vai trazer uma versão de finais infelizes dos contos de fadas através de personagens que estudam/moram numa escola chamada Grimrose.
Aqui teremos 4 protagonistas, representando os contos de fadas: Cinderela, Branca de Neve, A Bela Adormecida e A Bela e a Fera.
A trama começa com a morte de uma das melhores amigas delas, Ariane, afogada no lago do colégio - representando o final infeliz da Pequena Sereia.
A partir disso, elas começarão a investigar as mortes que já aconteceram em Grimrose e as que estão por vir, conectando aos contos de fadas e tentando descobrir o principal responsável (vilão) por trás delas, além de tentarem descobrir como quebrar a maldição para que possam viver o felizes para sempre.
O livro só me prendeu nos capítulos finais, quando o vilão foi desmascarado.
Durante todo o livro a autora ficou forçando a semelhança das personagens com os contos de fada e isso foi bem maçante.
Juro, daria pra entender perfeitamente a história se vários capítulos fossem ignorados porque não contribuem pra trama.
Não consegui me afeiçoar a nenhum personagem, achei todos sem sal e nada carismáticos.
Infelizmente, é uma duologia, então vamos esperar até o segundo livro ser publicado pra ver se vai ser mais empolgante.

Giseli.Cristina 28/11/2023

Contos de fadas macabro...
Adoro histórias que abordam o reconto de contos de fadas e esse tem um suspense envolvido, mortes, magia e enigmas que ficamos tentados a resolver.
Apesar de algumas pontas soltas que deixam essa pessoa não feliz, gostei bastante da abordagem.
Outro ponto que me frustra é a quantidade de erros que encontramos ao decorrer, em contra partida dou pontos pela capa que está lindissima.
Enfim... um livro bem teen que vale a pena conhecer.

letty biachi 19/01/2024

é meio raso, mas tem charme
Esse é um daqueles livros que eu adoro e leio super rápido mas tenho plena ciência de que peca muito em termos de qualidade. os capítulos são curtos, é uma leitura fluida, cativa bastante por conta desse mistério e vibe pretty little liars com maldição de conto de fadas de pano de fundo.

sério, é um livro muito divertido! mas toda vez que a "carga dramática" era trazida o resultado era raso, superficial e bem fraco. sobre a aluna nova: o pai sumiu? dane-se! ai fico triste com uma notícia dessas, mas fazer o que se ele quis assim.... agora, sobre o trio, o livro começa com as garotas de luto, mas você não sente o sentimento delas, você sabe que existe porque é bastante mencionado, mas aí que tá, um livro é para você ver/ler e sentir as coisas, e não para alguém explicar/contar para você os sentimentos que estão acontecendo, enfiar na sua goela. elas não agem como amigas traumatizadas, acontece um monte de morte, duas delas testemunham e apesar delas dizerem algo como "nossa, fiquei em choque, estou muito perturbada!" elas não agem como tal!!! ninguém parece ter sentimentos reais ou uma consciência nessa budega. e não é porque as personagens são superficiais, não, elas são bem legais até, gente boa, mas são desenvolvidas porcamente, reforçando apenas seus estereótipos.

e os romances desse livro? uns negócio meio solto meio te vi e me apaixonei meio "viu como somos almas gêmeas?" e o leitor tipo, não eu não vi, essa é a primeira interação que tô lendo de vocês. é muito difícil comprar o insta love desse livro. sério, é tudo amador demais (não vou nem citar a parte policial -inexistente- do livro ou a preocupação -também inexistente- dos mais velhos e dos próprios alunos perante tanta morte).

mas o que eu posso dizer??? eu adorei! de verdade, colocando isso de lado, você se deixa levar, a maneira como tudo se conecta a contos de fadas é um tanto prazerosa até, e as protagonistas também são umas queridas apesar de serem um porre, ops, cof cof, adolescentes.

é um livro que super recomendo para quem tem dificuldade na leitura, pois ele é bem envolvente e te prende, tenho altas expectativas, apesar de tudo, para a conclusão dessa duologia.

sobre o final, bem... é k "então tar"

Bianca 15/11/2023

Bem fraquinho
Achei o livro bem fraquinho. Não gostei muito da história, definitivamente não vou ler o livro dois. A leitura até que foi rápida, mas não muito interessante.

Clara 16/12/2023

Ganhei ela na bienal e fiquei meio assim, pois eu não lia fantasia. Eu era aquele tipo de leitora que achava só ler romance falando não gostar dos outros gêneros sem nunca ter lido. não classificaria esse livro como Fantasia, mesmo ele tendo seu lado fantástico. Acho que é muito mais sobre as 4 amigas numa escola misteriosa tentando descobrir algo sobre a morte de uma amiga e tentando descobrir a si mesmas ao mesmo tempo que lidam com seus problemas pessoais.

Na minha opinião, as personagens são muito boas, algumas mais trabalhadas do que outras, mas muito bem trabalhadas como um grupo.
Nós vemos os dilemas nas relações. Quando a Yuki fica com ciúme da Ella com o Frederik por que tem medo de perde-la. Sei que isso pode fazer a Yuki ser odiada por muita gente pelas atitudes dela diante disso, mas faz todo sentido ela se sentir assim. A amizade da Ella foi a única coisa que ela sentiu que era dela por muito tempo. Yuki é o tipo de personagem que tem que ser perfeita e ficou por tanto tempo nesse complexo de perfeição que não sabe mais quem é sem isso. Ela vai se descobrindo no decorrer do livro.

Amei como a autora trabalhou as relações da Rory. Ela tem uma personalidade forte e as pessoas lidam com isso de formas diferentes. Tanto as meninas, a Pipper e o paia dela. Amei a forma com que a autora fez ela ser mais humana dando a ela fibromialgia, acho que deveria ser mais trabalhado esse ponto mas gostei mesmo assim.

Minha personagem favorita foi a Ella. AMEI o fato de ela ter ansiedade e toc diagnósticado. Acho que acrescentou muito a personagem. Amo a forma como ela lida com isso. Ela não consegue ficar parada e se pune quando acha que merece punição. Ela mesmo não sabendo a história completa já que a Yuki não conta, sabe como lidar com ela . Entende como a Yuki se sente mal por estar presa naquele lugar.

Enfim tem muitos outros pontos importantes no livro. A escrita e gostosa e fluida. Eu não consegui lagar o livro. Tem muita representatividade LGBTQIA+. Os casais funcionam, e não descobri o plot.

Façam desse livro famoso por favor! Ele me fez leitora de fantasia e obrigada por isso Laura e Dora Weigand por ter me dado esse livro. Preciso ver alguém falando sobre. Não leio em inglês no momento mas está na meta de 2024 pois preciso saber como termina.

????? ??
NaStrehle 16/12/2023minha estante
Fico feliz de ver que você deu 5 estrelas e fav nesse livro. Estava doida por ele, ganhei de presente e ainda não li. E mesmo sem ler, já fico chateada que não tem o segundo volume ainda kkk

shuhua 01/09/2023

"–Você realmente não desperdiça nenhuma palavra, não é?
–Quando se diz algo, não dá para voltar atrás."
"Sequer sabia quem era por baixo de tudo aquilo, e queria gritar. Queria liberar tudo. Estava cansada de ser perfeita."
"Eu não sou uma coisa ue eles podem trancar em um cofre. Eu sou uma pessoa. Eu quero uma vida, e eu vou ter."
"Poupe a si mesma de um coração partido. As pessoas não gostam do que não podem consertar."

Bem vibes Ever After High, amo essa ideia de personagens inspirados em contos de fadas, o enredo é bem interessante.
O começo e meio do livro são bem lentinhos, e quando a história finalmente anda, o livro acaba. Além de que as protagonistas atrasam muito em relação ao mistério, elas só vão perceber o que tá acontecendo lá pelos 80% do livro.
Ainda falando das personagens, no começo todas são bem sem sal, mas depois elas vão se tornando mais carismáticas, com exceção da Yuki que fica até o final sendo uma chata, ela é super cruel com as amigas desde o começo da história e todas elas tratam isso com muita naturalidade. Todos sempre retratam a Yuki como a garota perfeita que agrada todo mundo, mas ela passou o livro sem agradar >ninguém

Mimi 08/09/2023

Um livro gostoso e rápido de ler. Achei que algumas coisas não fizeram muito sentido, mas talvez façam na continuação

tiffany 23/09/2023

Académie Grimrose
Quando iniciei a leitura fiquei maravilhada com o cenário e cada protagonista representa va uma princesa (principalmente porque elas seriam as versões "imperfeitas"), e como cada garota tinha suas próprias manias e segredos, lembrei da primeira vez que assistir pretty little liars. O livro no final deixou algumas coisas sem explicação como o desaparecimento do pai da Nani, e como a maldição não terminou de ser desvendada apenas foi descoberta. O melhor da trama foram os mistérios, os romances e o suspense acontecendo ao mesmo tempo.