luz latente sobre o subterrâneo dos anti-humanos

luz latente sobre o subterrâneo dos anti-humanos Everton Gullar

Resenhas - luz latente sobre o subterrâneo dos anti-humanos

vanes.rc 27/01/2024

O Balaclava e babacas de terno
Em Luz Latente Sobre o Subterrâneo dos Anti-humanos, conhecemos Solum Vindex, um homem sem rumo inicialmente, uma alma quebrada e cinzenta em busca de vingança. Seguindo as instruções que lhe foram passadas, ele chega até a velha senhora Calavera ou só Maria, a primeira impressão de alguém frágil e inofensiva, só mostrava como poderia ser perigosa. No início, Solum fica impaciente com as tarefas que eram atribuídas a ele. Para o homem, não fazia sentido correr todas as manhãs mais de doze quilômetros ida e volta para buscar o café da manhã e nem os serviços domésticos que realizava na casa da velha Maria. Não entendia o tipo de ensinamento que poderia adquirir com nada daquilo, afinal, ele estava ali para aprender, certo? Ele sentia que sua vingança estava ficando cada vez mais distante. Não tinha armas e nem facas afiadas. Nenhum golpe aprendido ou táticas. Qual era a finalidade de tudo? Foi prometido a ele que Calavera era a melhor. Mas para ter um corpo forte, não é preciso somente treinamento e músculos, a mente também precisa estar forte porque ela reflete suas ações.

No primeiro capítulo, Solum se descreve como um ?homem ruim? que nos faz questionar o motivo desse desprezo por si mesmo. Avançando mais um pouco, ele conta sua história e entendemos de onde veio essa ânsia por vingança. A crueldade de um egocêntrico, medíocre, rico e covarde, o fez perder sua única filha, Dulcis, que o ajudou em seu momento mais obscuro, quando assolado por arrependimentos passados e por sua negligência familiar, em meio a um vício de anos, trouxe uma luz inesperada e bonita para sua vida. Mas com a sua perda, o levou novamente para aquela escuridão destrutiva. Vemos uma justiça totalmente falha e nojenta, que invalida os sentimentos da vítima para dar lugar aos do agressor, em uma sociedade machista e misógina. Na minha visão, Solum não está só em busca de vingança, mas também da própria justiça, a qual acredita ser a certa e, nessa, os culpados vão pagar e ser punidos, independente de como isso será feito. Por que eles viveriam normalmente e felizes, quando a felicidade e vida da sua filha foi tomada?

É um caminho perigoso, onde encontrará muitos riscos. São todos babacas de terno e com dinheiro. Solum, então, traça um plano para conseguir sua vingança e redenção. Ele também se sente culpado pelo que aconteceu e encontrou na violência esse meio. Vindex mesmo diz que ?cometi um crime para punir do meu jeito outro criminoso?. É totalmente compreensível os seus atos e decisões. A gente torce por ele o livro todo, esperando que ele consiga realizar com êxito tudo que planejou.

A trama carrega uma profundidade e reflexão bem executada e certeira. É uma escrita simples a do Everton, mas todas as informações necessárias estão presentes no texto. A leitura é rápida e fluída, em capítulos curtos. É um tipo de livro que a gente sente com a forma que condiz com a realidade. Foi uma experiência muito bem-vinda para mim, por não ser um gênero que normalmente eu leria se fosse pelo meu gosto pessoal. Estarei aguardando o volume dois para descobrir como termina a história de Solum e sua vida dupla como Balaclava.

Aviso: Se atentem aos gatilhos, assuntos como abuso, violência e uso de drogas são abordados.
@vanesleituras no instagram.
luahmoller 27/01/2024minha estante
amg, nunca pensou em criar alguma conta literária? tenho certeza que seu conteúdo seria ótimo

vanes.rc 27/01/2024minha estante
amg eu criei uma semana passada, se quiser dar uma passadinha lá o perfil é ~vanesleituras ? aí tô postando um pouquinho da minha rotina de leitura e resenhas tbm

Andressa1296 29/08/2023

Então... O que você faria se..
Então... O que você faria se sua filha não estivesse mais com vc, o que vc faria se sua filha cometesse suicídio devido uma injustiça??!! Esse livro abrange muitos pontos sensíveis que todos já pensamos um dia... Vale muito a leitura e a reflexão...

Thays184 04/02/2024

Eu amei tanto a trama!
A escrita fluída me ganhou muito. Eu tô com ressaca literária, então conseguir ter lido esse livro diz muito sobre o quanto ele bom.

Muito bom!!! Os capítulos são pequenos, tem uma trama envolvente e deixa com gostinho de quero mais! ?

Não é difícil entender o personagem principal e logo está concordando e torcendo por ele.

Farei um post falando mais do livro e minha experiência com ele lá no meu Bookgram: @books_thatasds

Booksnolasco 29/03/2024

Esse livro me surpreendeu!! Li tudo em um dia!! ?
Me surpreendi, foi uma leitura muito fluída e rápida, que aborda muitos pontos necessários a serem ditos, pois mostra a luta de um pai em busca de vingança por sua filha, o livro faz adendos importantes fazendo uma crítica social aonde fica explicito para quem lê o julgamento que as vítimas de abusos se tornam as ?culpadas? da história. E mostra como essas mulheres sofrem na nossa sociedade conservadora e machista onde muitos ficam no lado do agressor, ou até mesmo esquecem do que o mesmo fez com a vítima, fazendo com que elas não obtenham a justiça necessária para poderem viver de forma que sintam mais seguras e acolhidas. Esse livro mexeu muito comigo na parte do julgamento de quem é certo e errado, quem são os verdadeiros vilões pois aborda uma vertente que todos estão errados, mas como vemos na jornada de Solum, ele não iria obter a justiça necessária para sua filha se não realizasse de forma bruta.
Me emocionei com o livro, desde que comecei a ler fiquei obcecada para saber os próximos passos de Solum, estou curiosa para saber como será a continuação no próximo livro.

Iza Ferry 02/04/2024

Resenha
A cada página que lia simplesmente não conseguia parar de ler, me prendeu totalmente, principalmente, pelo fato do personagem fazer críticas à sociedade e querer fazer justiça com as próprias mãos.

evemm 06/01/2024

Que livro bom, comecei hoje e terminei hoje, muito fácil de entender, uma rápida leitura, gostei bastante da organização ONG que o solum fez para as mulheres, a vingança por sua filha, seu pai apoiando ele independente de tudo, muito bom, recomendo.

Gabe, a leitora 26/08/2023

Ótimo!
Luz Latente é um livro de ação e escrito por Everton Gullar. A obra trata de questões sociais como o patriarcado e o direito das mulheres.
Embora seja um livro curto, ele trás uma mensagem muito importante, a falta de apoio para as vítimas de estupro, violência doméstica e justiça.
O autor retrata muito bem como uma sociedade liderada pelo patriarcado trata de fato as mulheres e como mostram que a justiça foi feita apenas para os homens.
O personagem principal, Solum, em busca de vingança pelo o que aconteceu com a sua filha, se prepara para assassinar cada um dos envolvidos no caso.
Solum entende que o problema não foi apenas o estuprador, mas os advogados, o juíz, a mídia e os conservadores.
Achei a obra incrível e super recomendo para o leitores que gostam de ação, vingança e críticas a sociedade em que vivemos.

Emmily 09/01/2024

Esse livro tem uma pegada muito boa. Achei interessante o que se retrata no livro. Em poucas páginas, pude me envolver bastante no livro, na história.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 14/07/2023

Olá queridos amigos leitores! Vocês costumam participar de leituras coletivas? Eu participo de algumas e dentre elas, a leitura de Luz Latente Sobre o Subterrâneo dos anti-humanos, um livro que finalizei totalmente fisgada, e louca pela continuação.

??????????

Solum foi um pai ausente para Dulcis, mesmo a garota sendo seu porto seguro para as horas mais difíceis, talvez por isso ele se sinta tão inconformado e impotente com o que aconteceu a ela.
Sua única filha foi estuprada e o criminoso inocentado, além disso, a garota foi humilhada e não aguentou recorrendo ao suicídio.Solum entrará em uma jornada de treinamento com a melhor mestra que poderia obter, seu único objetivo é acabar com todos que participaram direta ou indiretamente na morte de sua filha.

??????????

Uma trama incrivelmente feminista escrita por um homem! Como leitores somos levados a nos questionar sobre a impunidade , cultura do estupro, e machismo estrutural.

É impossível não se sentir um pouco vingado quando vemos os responsáveis finalmente pagando por seus crimes.
Do mesmo modo é impossível não torcer para Solum não ser pego e continuar sendo um anti-herói justiceiro.

Destaque para o pai de Solum, que foi um personagem que me surpreendeu e me cativou, e que espero que tenha muito destaque no próximo livro.

Everton Gullar foi cirúrgico no que se propôs nesse livro, e apesar de esse ser meu primeiro contato com sua escrita, tenho certeza que lerei muitos outras obras do autor.

Luz Latente sobre o subterrâneo dos anti-humanos está disponível em formato físico direto com o autor, ou digital pela Amazon e kindle Unlimited.

Zilai.alciele 05/03/2024

Um livro bem interessante,conta a historia de um
Homem de boa família mais totalmente perdido que um dia teve que se deparar com o que seria um dos momentos mais difíceis da sua vida .

Em busca de redenção e vingança ele vai atrás de fazer justiça pela honra de sua filha.

E até aonde um pai é capaz de fazer pra honrar a imagem de sua filha!

Fernanda309 04/10/2023

Pesado
Minha primeira leitura desse autor, amei a escrita dele, a forma como a história te prende e a capacidade da mente detalhar cada momento vivenciado pelos personagens. A história traz uma grande reflexão sobre injustiça e vingança. Conta um pouco sobre Solum, que perdeu sua filha para o suicídio, após ter sido abusada sexualmente. O próprio autor declara em seu agradecimento, que está mexendo em terreno perigoso e concordo plenamente com ele. Primeiro, porque achei o livro bem forte nas ações do personagem em busca da sua vingava e as falas bem duras em relação a política, quando ele se posiciona contra a direita, chegando a verbalizar algumas ofensas. E nesse caso pra mim que sou de direita, não soou legal, queria muito ter desistido da leitura naquele momento, mas prometi que faria essa leitura. Segundo porque a parte dois do livro promete mais sangue e mais justiça com as próprias mãos. A história do livro é muito boa, te prende. Só que infelizmente não é pra mim, não é o tipo de leitura e justiça que curto. Acredito que haja outros meios de conscientizar sobre o tema em questão. A sensação que tive, principalmente com o retorno do Balaclava por conta da decisão da juíza é a de que todos que discordam de algo ou tenha um pensamento diferente do personagem da história deveriam morrer. Nesse caso, me vi no lugar da juíza! ?

@niqueliv 16/07/2023

"Luz Latente" é profundo, reflexivo e muito vívido.
Exploração e violência sexual,
Como pragas devem ser banidas,
Do País, erradicadas por completo,
Até que a paz seja restabelecida.

Fazer valer o grito de justiça,
Cuidar e proteger nossas mulheres,
Defender com garra e com firmeza,
Seus direitos, seus sonhos, suas quimeras.

Será suficiente quando o machismo,
E a homofobia forem extintos,
Da face da terra, sem deixar resquícios,
Um mundo onde todos sejam distintos.

Unidos, combatemos as injustiças,
Desfazemos as amarras do preconceito,
Com coragem e amor, rompemos as malícias,
Lutando como justiceiros.

Que esse dia chegue com força e fervor,
Onde cada ser humano tenha seu valor,
Em um mundo de igualdade e harmonia,
Onde todos possam viver em plena sintonia.

Universo dos Livros 03/10/2023

Confesso que no começo eu fiquei um pouco perdida sobre o que tava acontecendo e o que ia acontecer, mas depois fui engajando e comecei a entender, numa parte do livro o personagem principal estava em um treinamento e a mestra dele parecia o mestre Miyagi (karate kid - 1984)? Fiquei super chocada quando descobri o porquê do "Balaclava" no título do livro?
Fiquei lendo igual louca a partir do capítulo 10, foi tanto mistério que eu só queria saber o que ia acontecer e agora quero o volume 2 pra ontem?? e pasmem, tem uma pitadinha de romance no final?? e também traz um assunto super polêmico no final e deixa a gente curiosa pra saber o que vai acontecer depois.
Vale super a pena a leitura, ele tem toda uma trama envolvente e traz muita reflexão sobre assuntos super hiper importantes, então assim, só comprem e leiam!! Confia na indicação que é sucesso?

bibireaderz 14/11/2023

5 estrelas é pouco, esse aqui merece umas mil. Gente, que livro incrível!!!
Eu amei de verdade, já tô esperando o volume dois. É maravilhoso quando o livro te prende na primeira frase e foi exatamente assim com esse, já quero ler tudo de novo.
Eu surtei tanto lendo esse livro, sem condições KKKKKKKKK, é tanta reviravolta e a escrita do autor é muito boa, eu já estava me sentindo um personagem da história.
Só digo uma coisa, leiam! Estou ansiosa para o próximo livro.

Maria Lightwood 14/11/2023

Um livro impressionante que traz diversas reflexões
Sinopse:

Solum Vindex esteve ausente por muito tempo, durante mais da metade da sua vida, perdido em escuridão tentou se encontrar. E foi graças a Dulcis, sua única filha, que buscou forças nos momentos mais difíceis e conseguiu se salvar. Só que agora o mundo masculino destruiu tudo que ele tentava reconstruir. Sim, um mundo de autoproteção masculina e capitalista levou da sua vida o amor e a esperança.
Agora ele está de volta! Solum não aceita de forma alguma uma justiça que não é justiça e decide encontrar sua vingança dentro da escuridão.

Minha experiência:

Logo no primeiro capítulo do livro eu já me surpreendi positivamente, pois, por ser um livro curto, eu esperava que ele fosse bem leve e não fosse trazer muitas reflexões, mas logo na primeira frase você percebe que é um livro pra te fazer refletir.

Apesar de ser um livro com bastante reflexões, a leitura é bem fluida e rápida, você nem percebe as páginas passando e quando vê o livro já acabou.

Gostei bastante do final do livro, ler sobre a revolta do Solum me deixou muito reflexiva sobre como o abuso sexual atrapalha não só a vida da vítima, mas das pessoas ao redor dela também.

Recomendo demais a leitura, é um livro que dá pra ler em um dia e vai te deixar pensando por 10.