O Nadador de Auschwitz

O Nadador de Auschwitz Renaud Leblond

Resenhas - O nadador de Auschwitz

MãeLiteratura 10/08/2023

Emocionante!
Que livro emocionante! Ele tem duas características que eu amo encontrar numa leitura. É um romance baseado em fatos reais e é ambientado na Segunda Guerra Mundial.⁣

Nunca tinha ouvido falar em Alfred Nakache e graças ao trabalho meticuloso deste autor, pude conhecê-lo.⁣

Um atleta, nadador campeão talentoso, que quebrou recordes mundiais e foi perseguido por ser judeu. Nascido em Constantina, na Argélia, foi um dos campeões franceses de natação.⁣

Os capítulos são alternados, começam com Alfred menino, morrendo de medo de nadar e o início da perseguição nazista. Casado com Paule e com uma filha de pouco mais de um ano, Annie, foi professor e dedicava sua vida ao esporte.⁣

Apesar do autor ficcionalizar algumas passagens, ele explica que fez um cuidadoso trabalho de investigação sobre Alfred, com entrevistas e leituras de biografias de pessoas que conviveram com ele. Isso, com certeza, deixa o livro muito interessante.⁣

Uma história forte e triste. Um livro que mostra que não podemos, em hipótese nenhuma, permitir que o radicalismo volte a imperar no mundo.⁣

A capa é simplesmente sensacional! Uma das mais bonitas e criativas que já vi. Forte e impactante, chama a atenção de cara e representa exatamente a trama. Páginas brancas, letras em tamanho confortável para a minha leitura e boa diagramação. Gostei muito da edição caprichada da L&PM Editores.⁣⁣
⁣⁣
No final da leitura corri no Google para ver as fotos de Alfred e de outros personagens. Leiam, vale a pena.⁣

site: https://www.maeliteratura.com/2023/08/resenha-o-nadador-de-auschwitz-de.html

nifontana13 03/12/2023

Bonita história, me emocionei menos do que em outras, mas também aprendi mais sobre o que acontecia no campo.

Hirata 26/02/2024

Emocionante e histórico
Em um livro muito emocionante, cheio de superação e aprendizado, O Nadador de Auschwitz é um livro rápido, contando a historia de Alfred Nakache, um nadador Olímpico.

Achei o livro muito acelerado, com lacunas na linha do tempo que poderiam ter sido melhor abordadas, para que a leitura ficasse mais fluida. Gostei bastante da narrativa em terceira pessoa, mas ao mesmo tempo, muito pessoal de Alfred e das pessoas mais próximas dele.

O livro é cheio de dor, desastres e perda, mas ainda sim, tem uma mensagem bonita de superação, conquista e vitória. Confesso que estava com expectativas altas, mas foi uma leitura bem prazerosa.

Andreza.Silva 10/05/2024

Ensinamento
Eu não gosto de guerra então achei bem chato mas continuei lendo porque gosto de terminar e valeu a pena, é uma história de superação e humanidade muito bonita, do quanto ser bom até nos momentos mais difíceis.

Kat 16/02/2024

"O Nadador de Auschwitz" é uma emocionante obra de não-ficção que narra a extraordinária história de Alfred Nakache, um talentoso nadador judeu que enfrentou os horrores do Holocausto. Escrito com sensibilidade por Jean-Christophe Tixier, o livro mergulha na vida de Nakache, desde sua infância em uma família judia em Constantine, Argélia, até sua ascensão como um dos melhores nadadores da França. No entanto, sua carreira é abruptamente interrompida quando ele é deportado para Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial. Apesar das terríveis condições e do constante perigo, Nakache encontra forças para sobreviver, utilizando sua habilidade na natação como uma fonte de esperança e resistência. "O Nadador de Auschwitz" é uma história poderosa sobre resiliência, coragem e a capacidade humana de encontrar luz mesmo nos momentos mais sombrios.