A consciência de Svevo

A consciência de Svevo Italo Svevo

Resenhas - A consciência de Svevo

Lista de Livros 06/03/2024

A consciência de Svevo, de Italo Svevo
“As crianças amam gritar quando correm.”
“Geralmente é certo que a maior parte dos velhos acredita ter muito direitos e somente direitos.”
“Má retórico aquele que se arrima em tantos argumentos.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2024/02/a-consciencia-de-svevo-de-italo-svevo.html?m=1

Allan.Franck 09/07/2023

Contos Selecionados de Italo Svevo
O pequeno livreto do Clube de Literatura Clássica traz dois contos selecionados do autor escolhido do mês, Italo Svevo, a saber: 'Orazio Cima' e 'A novela do bom velho e da bela moça'.

O título do livro nos prepara para seu trabalho maior, 'A consciência de Zeno".

Sobre os textos, a história dos narradores nesses contos é muito inteligente. Italo Svevo usa de dois tipos de narradores: no primeiro, o narrador em primeira pessoa que traz a visão do amigo de Orazio Cima e de sua amante Antônia dos fatos narrados; já no segundo, um narrador em terceira pessoa, que supostamente está distante o suficiente dos fatos, apenas apresentando-os ao leitor.

Algumas vezes, essas duas visões sobre relacionamentos são conflitantes, mas no geral, são complementares. No primeiro conto, o narrador nomeia seus objetos de narração, enquanto no segundo conto, o narrador onisciente descreve os personagens por substantivos comuns. Temáticas são abordadas dentro dos relacionamentos de cada história: amizade, desejo, traição, soberba, disparidades, velhice, juventude, processo de escrita, entre outras.

Everton Gonçalves 30/11/2023

Dois contos do autor. Em ambos se nota a característica de trabalhar o consciente das personagens. Eles estão tempo todo refletindo em suas consciências sobre suas ações.
O primeiro Orazio Cima parece uma crônica de tão curto. Relata o drama de um homem que se interessa pela mulher de um amigo e fica pensando nas inúmeras possibilidades que ocorrem em sua mente.
O segundo intitulado "A novela do bom velho e da bela moça, é bem mais elaborado e o velho vive os dramas de um amor por uma jovenzinha, sua consciência moral, sua velhice, a doença, a morte. Os personagens não tem nome e são chamados de velho e moça. O velho rico e de boa posição social se envolve em um romance com um jovem fazendo-o sentir-se rejuvenescer. A questão moral se levante, pois ele se sente mal em estar "abusando" da moça, uma vez que esta é pobre e precisa do dinheiro que ele lhe oferece. Pensa que deveria somente ajudá-la a arrumar um emprego, mas de repente se vê envolvido e não consegue se desvencilhar da situação. As aventuras com sua amante tão jovem o levam a ficar doente e impedido de estar com ela. Então começa toda uma reflexão sobre velhice, juventude e moralidade na relação entre estes dois grupos etários. Muito interessante!

Augusto Stürmer Caye 20/08/2023

Dois pequenos contos sobre relacionamentos, ambos escritos com uma linguagem clara, acessível e muito perspicaz. O autor criou algumas frases maravilhosas, que me lembrou muito as construções de Dom Casmurro de Machado de Assis. Aliás, quem gosta de Dom Casmurro certamente apreciará o segundo conto deste livro. Recomendo para uma leiturinha rápida e agradável.

Mateus.Silva 26/09/2023

A Consciência de Svevo
Eu adorei a escrita de Svevo, ele manteve meu interesse durante os contos inteiros, entretanto me desapontei apenas com os finais de ambos, que foram pouco conclusivos, quase parecendo não finalizados.