Lugar de mulher é online e onde mais ela quiser

Lugar de mulher é online e onde mais ela quiser Nina Jankowicz

Resenhas - Lugar de mulher é online e onde mais ela quiser

Vanessa.Liandro 22/11/2022

Vamos nos proteger dos haters
Há poucos meses atrás fiz uma resenha sobre dois livros que tratam do tema sobre violência contra a mulher, tanto física quanto psicológica. Foram leituras muito enriquecedoras e hoje trago pra vocês mais uma obra que vai debater sobre assédios, perseguições e os ataques que nós mulheres sofremos no mundo online. Isso já aconteceu com você? Pois comigo também já ocorreu de perfis fakes mandarem mensagens na minha DM, aqui do Instagram, simplesmente me denegrindo ou querendo dar algum tipo de golpe.
Em sua obra, Nina nos conta sua própria experiência no mundo virtual e como foi capaz de atravessar essa experiência negativa. Suas dicas de como sobreviver aos que só querem ofender são preciosas. Muitas ferramentas estão a nossa disposição nas redes sociais que utilizamos e podem te ajudar ao enfrentar uma situação desse tipo. Aqui também encontrei outras formas de apoio, como grupos de mulheres ou amigas que se solidarizam nesses momentos, a terapia também é um caminho, apoio da família e não menos também dos seus empregadores. Por vezes quando esses ataques acontecem nós sentimos desnorteados e qual decisão tomar em relação a essa violência.
Esse é um livro essencial e pode te ajudar não somente nas medidas que podem te proteger, mas a também não sentir-se sozinha. Não importa o quanto tentem nos rebaixar ou humilhar, o mais importante é que sua opinião ou trabalho na internet tem admiradores e será valorizado pelo que é.

Bia 16/10/2022

Para todo mundo ler
O livro aborda a questão da violência digital, ou seja, o conjunto de ataques, assédios e campanhas difamatórias que podem atingir qualquer pessoa que tente fazer da internet -- em especial das redes sociais -- um lugar de debate.

Essa violência, muito frequentemente, é dirigida às mulheres, a quem se identifica como mulher e às minorias, vozes silenciadas todos os dias, online e offline.

A autora foi vítima desses ataques, então sabe do que está falando. Ela conta histórias de gente que sofreu e sofre até hoje com esse bullying cibernético e mostra como elas reagiram e revidaram.

O livro também é um guia que ensina como se proteger dos ataques, o que fazer quando eles acontecerem e como ir à luta se preciso for.

É um livro potente, brutal, honesto e necessário, não só para as mulheres de todas as idades, que tenham vida pública ou não, mas para todo mundo que queira fazer da internet um lugar melhor, sem misoginia, racismo ou privilégios, com respeito e espaço para troca de ideias saudável e respeitosa.

Bruna 21/11/2022

Leitura necessária!
O livro aborda um assunto extremamente importante - e por mais que seja óbvio - não deve ser silenciado: lugar de mulher é onde ela quiser!
A autora aborda questões sobre misoginia e ataques constantes que as mulheres sofrem nas redes, relatando exemplos terríveis que com certeza você já deve ter visto ou até mesmo, vivenciado.

Nina Jankowicz nos apresenta um guia prático - sem rodeios - de como identificar e enfrentar assédios e ataques virtuais, como por exemplo, trazendo soluções fáceis de cibersegurança.
Para além disto, esse livro funciona como um instrumento de fortalecimento, inspiração e coragem para ser quem se é, bem como, sentir-se pertencente sem sofrer retaliações.

Uma leitura enriquecedora, dolorosa, fluída, sendo extremamente necessária pois funciona como uma convocação à reflexão e ação.

?Este livro é uma tentativa de lhes oferecer um pouco mais de controle. A intenção não é assustá-las, mas lhes dar a capacidade de usar a sua voz com segurança, sem arrependimento ou medos desnecessários?. p.38

?? Recomendo a leitura para todas as mulheres, mas não somente. E sim, para todos aqueles que almejam fazer da internet um universo melhor sem misogin!a ou preconceitos - um espaço para todos!

Flôr 30/11/2022

Necessário!
Ler também é sair da zona de conforto - as vezes é sair amorosamente, pela via do deslumbramento. Outras vezes, na base da fúria... Mas certamente, em ambas, é crescer rumo ao novo.

Recebi a proposta de  ler "Lugar de Mulher é Online (...)" e pensei: "Claro! Porque não?".

O que não sabia era que poderia doer, me conscientizar e, assim, me fortalecer! Lendo rememorei vivências, revisitei privilégios e pude ampliar possibilidades de acolhimento.

Em "Lugar de Mulher é Online e Onde Mais Ela Quiser" @wiczipedia corajosamente, reforça denúncias, esclarece estratégias e fortalece ações de enfrentamento!

Eu li o livro fazendo 1001 grifos, pausando pra tomar algumas medidas protetivas "simples" - como colocar pra baixar um autenticador e/ou ativar uma verificação de duas etapas. E terminei constatando que bom mesmo é tê-lo ao alcance da mão pra usar sempre que necessário - desejando que não seja necessário nunca!

Para além disso, e o que mais me tocou, foi a necessidade de termos/pertencemos à um grupo! Uma teia de mulheres que nos compreendam, acolham e entendam ?

Se você é mulher - e está ativa nesse mundão virtual - esse livro é pra você!

Um livrinho tão pequeno, mas grandemente necessário. Ao menos, até que o mundo deixe de ser tão patriarcal...

Cris 05/12/2022

Internet, mulheres e sororidade

“Espero um dia ver um mundo em que este livro seja obsoleto, mas, enquanto isso, tenho a esperança de que funcione como apoio para as intrépidas mulheres do Brasil e para além dele.” Pág. 22

Neste livro, a autora nos fala de sua experiência no mundo virtual. Como figura pública, e mulher conhecida nos EUA, Nina já sofreu diversos tipos de ataques online, e ela nos conta sobre eles ao mesmo tempo que nos conscientiza sobre a importância de saber se proteger.

Esse é aquele livro que você lê e percebe como estamos expostas nas redes sociais. Há algumas atitudes simples que podem ser tomadas para aumentar nossa própria segurança online, de modo que possamos navegar com mais tranquilidade.

A autora traz no livro exemplos de outras mulheres que sofreram com diversos tipos de assédio online. E foi triste perceber como muitas delas desistem e acabam encerrando suas contas ou evitam postar nas redes sociais para não correrem o risco de serem atacadas.

O interessante é que a autora faz questão de frisar que as mulheres lutam tanto pra ocupar um lugar de destaque no mundo, que não é justo deixar de estar presente online por conta de assédio e violência.

O livro é bem curtinho de ler e serve como um manual, pra você consultar e executar quando você quiser e puder para se sentir mais segura. É claro que algumas das ferramentas que a autora apresenta são produtos importados e por isso, são caras para nós brasileiras, mas existem algumas atitudes que podemos e devemos nos atentar. Além disso, achei que o livro é muito direcionado para mulheres que têm perfis maiores nas redes sociais e que atraem grande número de pessoas, mas nem por isso o livro deixa de ter uma linguagem interessante e acessível para todas as mulheres online.

O ponto alto para mim foi a questão de nós, mulheres apoiarmos umas às outras, ajudando a combater os famosos “trolls” pessoas que estão online somente pra fazer críticas, especialmente direcionadas às mulheres. Infelizmente, vemos que muitas mulheres desperdiçam tempo e energia na internet pra fazer comentários destrutivos sobre outras mulheres.

Enfim, é um assunto muito atual e importante de ser discutido e que traz bastante reflexão durante a leitura.

“Vou reconhecer que minha timeline é um reino feminino, não uma democracia, e silenciar, bloquear e denunciar tantas vezes quanto achar necessário.” Pág. 147

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Aline.Guimaraes 13/12/2022

Lugar de mulher é onde ela quiser
???? ????????? é uma especialista internacional em desinformação e democratização que tem vasta experiência na mídia, já aconselhou governos, organizações internacionais e empresas de tecnologia e que também já sofreu pesado assédio online. Ter sido alvo de haters a motivou a escrever ?????? ?? ?????? é ???????, que é um guia para ?identificar e enfrentar assédios e ataques virtuais?.
Nesta obra, Nina nos conta mais sobre os ataques que ela e outras mulheres de destaque em suas áreas de conhecimento sofreram, inclusive com ameaças que ultrapassaram o mundo virtual, apenas por serem mulheres.
É revoltante ler determinadas coisas e saber que em pleno ano de 2022 certos preconceitos e atitudes extremistas ainda persistem. Mas devemos nos lembrar também que muitos dos direitos das mulheres relativos à igualdade de gênero foram conquistados muito recentemente. Por isso é ?????????? ??? ?ã? ?? ?????? ??? ? ????????, ?? ???????? á??? ??? ????, ?ã? ????? ??? ????????? ??? ????????.
Embora o assunto do livro seja pesado e espinhoso, ele tem um formato de guia, com conselhos práticos para que as mulheres cuidem da sua segurança virtual, o que traz uma certa leveza ao texto.
Um tema abordado pela autora que considero importantíssimo, trata do ????? ?? ?????????? que devemos ter com outras mulheres, buscando, sempre que possível, apoiar e incentivar o trabalho umas das outras, fazendo com que a internet seja um ???????? ???? ???????? ? ????á??? para todas nós.

É um livro curtinho que vale muito a leitura!

@livrosdeanna 19/12/2022

Resenha livros de Anna
?Como identificar e enfrentar assédios e ataques virtuais e dar o troco nos haters.?
Um livro para mulheres, principalmente aquelas quem tem muitos seguidores e consequentemente possui um público e que as vezes ou sempre, sofrem com comentários e assédios.
O livro cita como exemplos brasileiros as apresentadoras Miriam Leitão, Vera Magalhães, Daniela Lima e Maju Coutinho, e a própria autora do livro Nina Jankowicz que é americana.
São ataques principalmente de ataque misógino, todos pela internet, via rede sociais ou até mesmo no e-mail. A internet permite que isso ocorra, afinal é considerada terra de ninguém. Mas não podemos deixar isso nos abalar nem ficar nos autocensurando como tem acontecido.
O livro traz todos os tipos de haters e como lidar com cada um.
Tem dicas de como se proteger online, usando gerenciador de senhas, autenticação de dois fatores, comunicações criptografadas e serviços antidoxing.
Vai falar também sobre as políticas de cada rede social e como podemos usar a nosso favor. Por exemplo, as ferramentas bloquear, silenciar, denunciar.
Traz também uma lista de livros e artigos que podemos ler sobre o assunto. Além de várias dicas de aplicativos que podemos usar para nos proteger.
Achei muito legal a autora falar sobre rede de apoio, sororidade. A importância de ter outras mulheres que você pode contar.
No final tem algumas considerações sobre leis e telefones úteis aqui no Brasil que podemos usar para nossa proteção.
Um livro bem completo!! Eu gostei muito, e acredito que temos sempre que lutar para ter nosso espaço em qualquer meio de trabalho, infelizmente a desigualdade ainda é grande.