Alfinetes na Terra Fria

Alfinetes na Terra Fria André Osna

Resenhas - Alfinetes na Terra Fria

Felipe 27/11/2022

Uma Magnum Opus
Depois de uma ressaca literária causada por um cronograma acadêmico intenso. Decidi retornar as minhas leituras através de "Alfinetes na Terra Fria", de André Osna.

O livro se inicia com uma leve apresentação do personagem principal do livro.
O edifício Albertha Lodz, localizado em um bairro ótimo da cidade de Nova Horizonte. Se mostra uma grande incógnita para os cidadãos da cidade perfeita.

Albertha Lodz...
Simplesmente o nome que, depois da leitura desse livro, me causa ansiedade.
Ainda mais com a história baseada em fatos (ainda que quase impossíveis de serem críveis, de tão absurdos), me deixaram completamente afetados.

Uma mistura de "Hereditário" e "Joias Brutas", não em narrativa, mas em atmosfera.

Um dos melhores livros que li este ano. E definitivamente um holofote literário que me fará ficar de olho em tudo que o senhor Osna lançar.

Essa leitura rápida é ALTAMENTE recomendeda

Anna Clara e Clarissa 06/09/2022

LANÇAMENTO NA ÁREA!
Olaaa, leitores! Decidimos começar a semana da melhor forma possível: com uma resenha de um livro que vai deixar cada um de queixo caído? Esse livro é um recém lançamento e está completamente aterrorizante!!

Logo de início já conhecemos o edifício Albertha Lodz, localizado em Novo Horizonte. Um prédio de dois andares difícil de ser localizado, que fica bem escondido atrás de uma árvore. Quem anda pelas ruas, não consegue notar aquele lugar em meio a tantos galhos.

E é aí que entra nossa personagem principal: uma autora em busca de um canto pra chamar de seu. E uma coisa legal que o autor fez foi não dar nome a ela. Então ela acaba sendo uma ?estranha? para nós leitores que vamos a conhecendo aos pouquinhos ao decorrer das páginas. Sua história de vida está sendo contada nas entrelinhas do livro?. Basta ter atenção pra perceber! Ela é uma mulher que já se mudou muitas vezes em sua vida e achou um apartamento disponível nesse edifício. No anúncio da imobiliária, ela ainda teria um jardim exclusivo. Ela enxergou ali uma oportunidade que não poderia escapar, precisava ficar com aquele cantinho para si! O jardim seria seu refúgio do mundo que insistia a assombrar. Só que, quando a esmola é muita, o santo desconfia. O edifício é um lugar que a temperatura está sempre baixa. E ainda por cima o prédio carrega vizinhos que podem vir a ser um problema para a nova moradora.

Ao decorrer do livro, o autor também conta sobre como o edifício surgiu. Conhecemos Artur Rosencrantz, que se casou com Albertha Lodz. Ambos tiveram duas filhas, Eva e Agnes. O que essa família pouco sabe são os segredos que o patriarca carrega.

Conhecemos também vários outros personagens, que nos fazem querer entender o que acontecerá com a nova moradora do edifício. Tem muita coisa pra acontecer! O título fará todo sentido, o jardim será todo explorado e a sua curiosidade, leitor, será atiçada. Você vai querer ler até o final pra saber o que vai acontecer! O livro está na Amazon e no Kindle Unlimited!

Xoxo e até a próxima!

Bruna3810 03/06/2023

Eu gostei da leitura pela vibe que passa de desconforto, aquela sensação de ansiedade que você não sabe o que esperar, não consegue ver pra onde tá indo a história. Isso o autor manda muito bem. A mente confusa da protagonista, passado misterioso, situações, lugares e pessoas bizarras e estranhas. Só não entendi absolutamente nada nos últimos 10% do filme. O final ficou faltando informação pra mim ou talvez eu não tenha entendido as entrelinhas. Me pareceu o final do filme Magnólia.