Me Apaixonei pela Vilã #05

Me Apaixonei pela Vilã #05 Inori...

Resenhas - Me Apaixonei pela Vilã #05

Kell_Panther 11/03/2024

Uma ótima história e uma autora... Estranha.
Primeiramente vou avaliar a história deste livro:
A história é ótima, continuando de onde parou o 4°, a guerra e batalhas é muito bem escrita. Por ser um isekai eu esperava um plot desse tipo, porém tudo se basear na paixão das duas com o surgimento de "tudo" é algo que eu não esperava, mais uma vez as duas conseguem me surpreender com o tamanho do amor delas.
Achei muito boa toda a parte dos Duques Demônios e do Rei Demônio, a parte da IA é simplesmente... Uau... Quando você pensa que o mal maior foi derrotado sempre vem um ainda maior!

Sobre a história num geral:
MUITO BOM. Um GL ter uma história tão bem desenvolvida é um marco! Não se trata apenas de romance e namorico de duas personagens, MAPV é cultura, política, estudo e muito mais! É um exemplo pros isekais! Ainda mais agora que está ganhando anime. Um exemplo de como um romance LGBT pode sim ser muito mais que apenas mais um romance genérico!

Sobre a autora:
Admiro muito a Inori por ter escrito personagens tão fantásticas ao ponto de até os secundários serem impossíveis de não amar. O fato da Inori ser uma ótima escritora não pode entrar em discussão, é um fato e ponto.

Porém. Não sei de que cultura essa mulher veio, com quais fundamentos e ensinamentos ela foi criada, mas é simplesmente BIZARRO o quanto ela força relacionamentos incestuosos e como eles supostamente deveriam ser aceitos pela sociedade..... Só... Não. Ela chega a comparar várias e várias vezes sobre como a homofobia é igual a esse tipo de preconceito só que obviamente isso é maluquice. Juro gente, irmã e irmã, irmã e irmão, mãe e filha, não importa o quão compreensível sejamos com esse tipo de coisa, não deixa de ser um absurdo impensável, não tem semelhança alguma com a comunidade LGBTQIA+ e é angustiante ver a Inori tentar empurrar isso por nossa garganta. Bizarro.

Em resumo:
Sim é uma ótima saga, eu recomendaria para amigos próximos mas deixaria claro sobre os incestos bizarros que aparecerem e a autora ser meio lelê da Cuca com isso. Não colocaria a Inori como um exemplo de escritora pra comunidade por conta desse probleminha dela mas é inegável o fato de que a história da Claire e da Rei valham a pena a dor da autora ser esquisita.

Mau_Caetano 07/01/2024

O melhor da série
O 5º Livro de ?Me apaixonei pela vilã? marca o fim do 2º ato de uma forma prazerosa ao leitor. Sem dúvidas, é o melhor livro dentre os 5 escritos pela autora.

Um dos motivos é a evidente evolução na prosa da autora, esta que apresentou uma evolução significativa em relação ao 4º volume. De tal modo que, penso ser o volume mais poético dentre os 5.

Entretanto, a pesar da evolução na prosa, a autora não aperfeiçoou com perfeição o seu world building - Ressalta-se que, mesmo não sendo o ideal, houve melhora aqui também -.

Isto porque, alguns ?porquês?? acabam por não ser inteiramente respondidos, o que, por sua vez, faz com que o leitor use da ?suspensão de descrença?.

Cumpre, portanto, rememorar as palavras de Tolkien - Visto que a autora quis fazer do segundo arco uma obra de fantasia -, nas quais o ilustre autor diz que em uma fantasia não será necessário que o leitor utilize-se da suspensão de descrença, pois o mundo estará tão bem construindo que tudo ali fará/ terá um sentido lógico em si mesmo.

Nesse ponto a autora falha, menos que nos volumes anteriores, mas ainda falha.

Um segundo ponto que autora também peca, são as cenas de batalhas. Estas acabam não sendo tão descritivas (o que é mais um problema do gênero de Light Novel) e por vezes podem deixar o leitor um pouco perdido no que está acontecendo.

O terceiro ponto no qual a autora peca é a ?rushada? que dá para concluir o arco. O mesmo problema presente nas demais novels (especialmente na segunda), o qual, infelizmente, não houve melhora. Por consequência, determinados pontos ficam com o aspecto ?convoluted? digno de um JRPG.

Contudo, a pesar dos defeitos claros supramencionados, o romance entre Claire e Rei apresenta seus momentos mais belos neste volume (o que, ao meu ver é o ponto forte da autora).

Dei ao fim, 3 estrelas (tendendo para 3.25, visto que está mais próximo do 3 do que 3.5), pois acaba sendo necessário um uso absurdo de ?suspensão de descrença? em determinados momentos. Todavia, os momentos românticos e poéticos fazem que quase compensar os defeitos na escrita de um mundo de fantasia.

3.25/5

Bebela 06/03/2024

Amando ler essa série e voltar a esse universo, ler o último livro lançado e seguir para novas histórias. Incrível!!!

Ana B 18/01/2024

Um final que saiu dos trilhos
(A resenha a seguir contém SPOILERS POUCO CONTEXTUALIZADOS da série, mas leia por sua conta em risco!)

Primeiramente, a narrativa apresenta, como de costume, os seus momentos fofos entre a Rei e a Claire, entretanto eu senti que a relação entre elas estagnou um pouco (não, necessariamente, em um sentido romântico), tendo em vista que ainda haviam vários pontos os quais poderiam ter sido abordados de forma mais trabalhada, por exemplo, inseguranças e medos que foram mencionados em momentos anteriores. Ainda sobre esse ponto, na minha visão, a autora pecou ao não criar um momento para a Rei realmente verbalizar as suas emoções (mostrar de uma vez por todas que ela não é aprova de balas!), já que isso abriria margem para um desenvolvimento não só dela, mas também da Claire.

Agora, mais especificamente sobre a narrativa, apesar da ideia de criar um plot twist que mude toda a concepção do leitor sobre o universo ser interessante, acredito que a autora não deveria ter lançado mão desse recurso a essa altura da história. Afinal, enquanto eu estava lendo, fiquei pensando: ?eu tô mesmo lendo ?Me Apaixonei pela Vilã???

Além disso, mesmo sendo sustentado por ?dicas? que apareceram nos volumes anteriores, o rumo tomado não foi condizente com a narrativa que vinha sendo construída desde o começo. No fim das contas, a história ficou confusa e mais complexa do que o necessário; um plot twist não precisa ?super mega hiper? elaborado para ser bom.

Para completar, o livro final não responde todas as perguntas que gerou ao seu decorrer e, contradizendo o que a autora diz no posfácio sobre a obra ter chegado ao fim, ainda abre margem para uma continuação, caso, como ela mesma afirma, haja ?apelo suficiente dos fãs?. Honestamente, fiquei muito chateada com isso; a história parece continuar não mais para dar vida a Clare e a Rei e sim para lucrar em cima da obra?

No entanto, mesmo depois de jogar esse grande balde d?água fria na obra, sinto a necessidade de ressaltar um ponto positivo que, apesar de todos os problemas anteriormente mencionados, me fez dar uma nota relativamente alta: ?as originais?. A relação das duas é muito complexa e interessante e o desenvolvimento das personagens é tão bem construído ao ponto de você se apegar a elas em menos de 10 páginas. De certa forma, elas salvaram esse livro para mim. É de fato uma pena que a impressão deixada é que você está lendo um spin-off do original que se passa no século XXI e não a história original.

Em suma, continuo tendo um carinho muito especial pela obra, porém não nego seus defeitos nem escondo as ressalvas ao recomendar MAPV a outras pessoas. Sem sombra de dúvidas, gostaria que o final tivesse tomado outro rumo, entretanto, não adianta chorar pelo leite derramado, o que resta é aceitar a realidade e guardar com carinho as partes que tocaram meu coração e mudaram a minha visão sobre o mundo.

Lembrarei para sempre das aventuras e do romance de Rei e Claire com carinho! Não direi um adeus porque com certeza irei reler essa história, então até logo, ?Me apaixonei pela vilã?! E obrigada a você que leu! Sei que não fui muito sucinta, então realmente aprecio a paciência por ter chegado até aqui! ksks

Obs.: 1. Atualmente, MAPV tem uma adaptação para anime (12 episódios) e para mangá (+/- 35 capítulos). Além disso, a autora lançou um spin-off contando a história na visão da Claire (I?m in Love with the Villainess: She?s so Cheeky for a Commoner)
2. Caso alguém tenha interesse, escrevi uma resenha sobre o 3º volume contando um pouco mais sobre a minha opinião sobre o segundo arco e, nos comentários dessa resenha, pretendo falar um pouco sobre os furos que encontrei na história.