Por que os adultos choram

Por que os adultos choram Fábio Magalhães

Resenhas - Por que os adultos choram

Tathi (@Doidosporserieselivros) 23/06/2023

Olá queridos amigos leitores ! A dica de hoje não é um romance, pelo contrário é drama puro! Se você tiver um coraçãozinho batendo no peito, tenho certeza que terminará a leitura com lágrimas nos olhos, assim como eu terminei.

Eric é um menino como todos os outros, curioso, divertido e muito inteligente, mas assim como acontece com vários desses meninos, ele está doente, Eric tem leucemia e agora precisará ficar internado para as sessões de quimioterapia. Mesmo assim sua família e o próprio garoto estão esperançosos pois se agarram a Deus em oração.
Ao seu lado internado no hospital, está o Sr. Johnson um veterano de guerra amargurado que faz as enfermeiras passarem o inferno na terra para o alimentarem e dispensar os cuidados necessários a ele. Sr Johnson é ateu.

Conforme os dias de tratamento evoluem contra a vontade do homem mais velho, Eric vai quebrando as barreiras e fazendo com que ele se abra, maravilhado ele escuta o mais novo amigo contar sobre suas histórias na segunda guerra mundial, e a história de seu grande amor Anne.

Em cada história contada ao menino, mesmo em meio a ficção, aprendemos fatos históricos na narrativa, como os ataques a Pearl Harbor, e os ataques japoneses dentre outros. Tudo é muito bem descrito na obra e você tem a nítida sensação de estar em combate com medo das armas e ataques, mesmo para quem não gosta muito do gênero é um livro brilhante!

Toda vez que a trama volta para o hospital, estamos cada vez mais empáticos com o Sr. Johnson e cada vez mais com o coração na mão por Eric e sua vida.

Um garotinho amável e um velho ranzinza desenvolvem uma das melhores amizades que já tive oportunidade de conhecer em livros.
Com um final capaz de levar até o leitor mais cético e duro as lágrimas, esse livro é uma lição de vida para quem tem filhos, e até para quem não os tem, pois percebemos o quanto devemos dar valor as pessoas enquanto elas estão conosco, e que a vida da menor das criaturas pode fazer a diferença no nosso futuro.

Emocionante, envolvente e apaixonante, essa foi uma das melhores leituras do ano.

leiturasdafran 17/10/2023

Livro emocionante e lindo
?Por que os adultos choram? é um livro
que irá realmente te fazer chorar muito. Narra a luta de um garotinho chamado, Eric contra a leucemia. No hospital durante o tratamento de quimioterapia ele conhece o Sr. Johnson que na sua juventude serviu o exército e lutou durante a segunda guerra mundial. O idoso vive sozinho e por passar por muitas coisas ruins durante a guerra e sua vida ele se tornou ignorante com o tempo e as pessoas. Mas não contavam que um garotinho mesmo em situação complicada lutando pela sua vida iria mostrar o verdadeiro significado de fé, amor e amizade ao Sr. Johnson. Você está pronto para chorar e se emocionar muito???

Thiago548 24/06/2023

Bom Desenvolvimento!
O livro é mais um exemplo de obra nacional que engrandece a literatura brasileira.
O início é muito bom e a forma como os personagens se conectam é muito agradável.
Os personagens também são bem elaborados e todos conseguem transmitir seu papel na história.
Gostei do desenvolvimento da história, o início e o meio da história me satisfaz bastante, as histórias de um dos personagens principais são elaboradas e entretidas. Já o final tenho certas ressalvas, embora tenha gostado do destino dos personagens em geral, eu não gostei muito da forma que foi trabalhada, principalmente pela relação de Deus que muda automáticamente após o destino de um dos personagens, algo que para mim poderia ser mais trabalhado e também sobre um certo "milagre" que mesmo entendo a razão para ter acontecido, não achei necessário ter "insinuado" tanto ser um trabalho divino, deixando para a interpretação dos leitores.
Enfim, é um bom livro, gostei de verdade e inclusive deixei cair algumas lágrimas durante a leitura. Recomendo!

Pedro 16/12/2023

Uma ficção histórica do jeito que gosto
Fazia tempos que não lia uma história tão emocionante como essa que me fez ter um mix intenso de sentimentos.
O Fábio abordou a segunda guerra de uma forma diferente de tantos outros livros, pois foi através das memórias de um veterano que podemos ver os horrores que a guerra pode causar.
Sobre a narrativa, achei maravilhoso que o autor fez uso de muitos diálogos, assim a obra de tornou mais dinâmica ao ponto de eu ler esse livro de 204 páginas em apenas 1 dia. E se acha que isso atrapalhou o desenvolvimento das personagens e do enredo em si, muito pelo contrário, só agregou.
O Eric é uma das crianças mais fofas que já vi na literatura. Acompanhar o Sr. Johnson amolecer seu coração com o tempo é de uma beleza sem igual. E todas as outras personagens que também foram trabalhadas com maestria.
Em "Por que os adultos choram" temos uma história dramática potente, onde relacionamentos são postos a prova, e a amizade, o amor e a fé são os fios condutores para entregar uma trama coesa, intimista e capaz de arrancar lágrimas até de corações mais duros como o desse leitor aqui que vos escreve.