Nós fazemos o mundo N. K. Jemisin

Resenhas - Nós fazemos o mundo

Pedro P. R. 10/11/2023

Gostaria de um terceiro volume
Nós Fazemos o Mundo é a aclamada continuação de Nós Somos a Cidade, duologia escrita por N. K. Jemisin e publicada pela Editora Suma.

Eu já li todos os livros traduzidos da autora e essa é uma das minhas séries preferidas dela. Diferente dos outros livros, o universo da duologia Grandes Cidades se passa no mesmo em que vivemos, só que com cidades ganhando avatares que as representam. E só pelo livro trazer um dos protagonistas sendo São Paulo o livro já ganhou grandes pontos comigo.

Em Nós Fazemos o Mundo, a historia segue três meses após o termino do primeiro volume, acompanhamos os protagonistas seguindo suas vidas, ainda tentando lidar com a cidade alienigena que começa a pairar sobre Nova York.

A historia intercala entre os avatares dos seis distritos de Nova York e o próprio avatar principal da cidade, ganhando até mesmo alguns capítulos de interlúdio com outras cidades do mundo recebendo seus 15 minutos de fama.

A narrativa desse parece possuir um ritmo bem acelerado e um final meio repentino, mas ainda assim me entregou uma historia muito boa e que eu queria muito conhecer mais do universo.

Nos agradecimentos finais da obra, Jemisin explica um pouco o motivo do ritmo acelerado e de como a historia terminou. A ideia inicial para a obra era uma trilogia, mas o desgaste do dia a dia durante a escrita sobre a autora a impossibilitou de chegar a esse objetivo, mas como não queria deixar seus leitores sem uma conclusão para a historia, escreveu esse segundo livro da melhor forma possível que entregasse um material satisfatório.

Eu recomendo fortemente a leitura dessa duologia que aborda vários temas de diversidade e preconceitos como a maioria das obras da autora, mas que nesse, conseguimos formar uma imagem mais direta do que ela quer falar.

anapmoscoso 02/11/2023

Queria mais
Nos agradecimentos de "Nós Fazemos O Mundo", N.K. Jemisin avisa que "Grandes Cidades" - anteriormente preparada para ser uma trilogia - acaba nesse volume, tornando-se, então, uma duologia. Uma decisão que faz sentido para a história de Nova York, mas espero que a autora pense em escrever mais acerca das outras metrópoles vivas que ela apresentou nesse universo.

Eu amei o primeiro livro e gostei bastante do segundo, principalmente porque deu pra perceber o cuidado que a autora teve de focar em personagens e tópicos que não foram tão abordados no título anterior, como a Padmini - Queens - e o passado do Manny.

No geral, "Nós fazemos o mundo" é um tanto quanto mais do mesmo de "Nós somos a cidade", mas não de uma maneira negativa. Afinal, quem já leu o primeiro livro sabe que a história precisava de uma sequência já que o problema principal não fora resolvido.

N.K. Jemisin continua entregando conflitos políticos e sociais como um dos elementos mais importantes da narrativa, nos apresenta a mais cidades, como Londres, Istambul, Tóquio e Paris, o que esclarece o receio dos mais velhos em se envolver na guerra que acontece em NY, explora a relação entre os protagonistas e explica melhor como funciona o multiverso. Tudo muito bem amarrado e coerente enquanto guia o leitor até a resolução e, por consequência, o final.

A verdade é que eu estou triste em ter que dar tchau a essa fantasia. Eu brinquei sobre a review escrita pela V.E. Schwab, onde ela diz que "é tão estranho e tão bom", mas ela estava certíssima. "Grandes Cidades" é uma fantasia estranha e muito, muito, muito boa e eu não sei se algum dia eu lerei algo parecido com o que eu encontrei aqui. Enquanto lia o primeiro, comentei que, além de uma ficção maravilhosa, esses livros também são uma aula de História sobre a cidade de Nova York e, caramba, que aula massa. A escrita de Jemisin é sensacional, ela cria personagens tão carismáticos que é impossível não se apaixonar por eles e acho que é justamente por isso que eu queria mais. Mais páginas, mais livros, mais personagens.

Por hora, vou me contentar com os outros títulos da autora, mas a esperança de que, algum dia, ela decida nos apresentar mais de Grandes Cidades continuará aqui.

site: https://twitter.com/anaestalendo

Chagas21 25/02/2024

O que adianta trazer temas como discriminação por gênero, raça e cor é ser uma história ruim? Os personagens não são cativantes, problemas totalmente irrisórios e sem importância para a trama são resolvido num piscar de olhos, quase não existe explicação para os elementos fantásticos e quando existe é porca (tenho até pena da porca). O final é brochante, corrido e besta. É ainda pior do que o primeiro, que ainda tinha algumas referências e Bronca se salvava.
Ana Barbosa 25/02/2024minha estante
MKKKKKKKKKK agradecida por não ter comprado o segundo, jesussss que desastre essa duologia

Faragao 08/04/2024

Finalmente terminei!
Mesmo não tendo amado o primeiro livro, insisti para ler o encerramento da duologia.
Gostei mais deste segundo livro, achei a história mais envolvente e sem tanta enrolação.
O final foi super corrido, mas a própria autora explica que deveria ter um terceiro livro, mas ela já estava sem criatividade, então decidiu encerrar antes.
Estava de ressaca literária então foi um parto terminar essa leitura, mas agora foi!

Maisa @porqueleio 12/12/2023

Resenha / Nós Fazemos o Mundo /@porqueleio
Jemisin não é uma autora fácil de se ler. Com uma criatividade ímpar, trata de temas importantes em suas histórias: racismo sistêmico, o autoritarismo e o antiurbanismo.

Ainda que uma grande homenagem à cidade onde mora, consegui extrapolar as referências, e perceber que essas diferenças entre as várias partes de uma cidade são universais. Sempre teremos redutos onde grupos se sentem mais à vontade, e sempre teremos um movimento de gentrificação, com a justificativa de trazer segurança, ou de deixar a cidade para seus ‘verdadeiros’ cidadãos.

Em tempos sombrios, onde discursos se tornam ações de intolerância, racismo, xenofobia, homofobia, pode ser inspirador acreditar que podemos confrontar essas tolices: um sopro de esperança que fica no ar!

site: https://www.instagram.com/p/C0KdInevje_/?img_index=1

Ally 10/11/2023

Nós fazemos o mundo
Acabei essa belezura e posso dizer com convicção: que duologia foda! Inteligente, instigante e doida pra caramba. Nunca tinha lido nada assim. Tanto a escrita da autora quanto a história em si são estranhamente geniais e encantadoras. Infelizmente a N. K. Jemisin optou por encerrar a série "Grandes Cidades" nesse volume, mas se algum dia ela quiser dar continuidade e escrever sobre outras cidades, com certeza vou ler! Amei demais, uma aventura e tanto. Recomendo muito.

Pati 13/02/2024

Nós fazemos o mundo
Nós fazemos o mundo é o segundo volume da duologia iniciada com ?Nós somos a cidade?, e a grande rainha Jemisin nos entrega um final espetacular para as nossas ?Grande Cidades?.

Três meses após a ameaça alienígena atingir Nova York em uma batalha épica, os seis distritos nova-iorquinos estão novamente desafiados a salvar o mundo.

Os avatares que representam Nova York, bem como seu avatar principal, vão trazer muita ação, perseguições dignas de filme e os melhores diálogos (cômicos e irônicos na medida certa). Jemisin nos ganha, no entanto, quando personifica os distritos e cidades e consegue nos fazer lutar por cada um deles. E assim traz toda uma pauta política e questões marcantes como racismo e gentrificação, aliadas à questão dos imigrantes e das diferenças salariais entre os sexos.

A própria autora nos diz que foi um período conturbado que quase a fez desistir de escrever uma conclusão para a estória, que foi inicialmente pensada como uma trilogia. Obrigada, Jemisin, por nos brindar com esse desfecho, e também por trazer novos avatares que tiveram sua contribuição para o grande final.

Aninha 18/02/2024

Apesar de não lembra nada do primeiro livro, devido ao intervalo que eu dei entre os dois, eu gostei bastante