A catástrofe

A catástrofe Iwona Chmielewska

Resenhas - A catástrofe

Stella F.. 26/09/2023

Um livro infantil que nos leva a pensar que atitudes tomar quando nos encontramos em uma situação que a princípio parece não ter solução. Uma criança comete um erro, ao estragar um objeto muito querido pela mãe. E pensa em como resolver o acidente doméstico, aqui designado catástrofe.
Pensa em atribuir a culpa ao irmão menor, ao avô, esconder o objeto danificado e dizer que voou, e fica matutando, até que chega a mãe e ele apavorado, resolve contar a verdade, e ela, de maneira incomum, ao invés de brigar e ficar sentida, resolve o problema de maneira excelente, transformando o objeto danificado, com a ajuda de linhas e agulhas, em um novo objeto, agora pertencente a avó, mãe e a criança.
Uma mancha de ferro é transformada em desenhos primorosos feitos pela autora Iwona Chmielewska com a tradução de Guilherme Semionato. Ela nasceu na Polônia e já ganhou vários prêmios e tem mais de 40 livros publicados.
Como fazer para algo não se transformar em um drama, e sim em um grande aprendizado, ensinando a não mentir, não esconder, não dissimular?
Serve para todas as idades.

Tyr Quentalë 20/06/2023

Releituras de pequenos acidentes
Quantos de nós causamos pequenos acidentes que nos deixaram péssimos ao estragar alguma coisa muito querida?
Quantos de nós sofremos com o medo das consequências desses pequenos acidentes?
Quantas vezes essas consequências tiveram um resultado inesperado?
Iwona Chmielewska conseguiu traduzir todos esses sentimentos no livro, A Catástrofe.
O projeto gráfico também é um amor, ele transcorre nas figuras imaginativas que crianças levariam ao pé da letra as situações.
A catástrofe é super indicado para acalmar as crianças e mostrar que está tudo bem se um pequeno acidente estragou algo querido se foi sem querer.
Também indico aos pais que estão pedindo ajuda das crianças em alguns afazeres da casa.
??????????.

Andrea Salomão 04/04/2024

Sensível e muito pertinente
Comprei para o meu filho, mas no fundo esse livro foi uma grande lição para mim mesma. As ilustrações são lindas e por mais infantil que o texto seja, fala diretamente com o leitor.