Chef

Chef Gautier Battistella

Resenhas - Chef

Vanessa647 27/05/2023

Belíssima história sobre o mundo da gastronomia.
Achei que falaríamos de culinária? Achei.
Falou de culinária? Não. Mas falou de algo muito mais interessante, que é a vida.
Paul Renoir é um chef estrelado. Tem participação em negócios e restaurantes espalhados pela França e fora dela, acaba de conquistar a terceira estrela, é escolhido como o melhor chef da França, tanto que a Netflix está fazendo um documentário sobre sua história.
Acontece que um trágico acidente (???) acontece logo nas primeiras páginas, o que transforma totalmente a vida de muitas pessoas.
O destino, porém se interessa por outras coisas. Um incidente ocorre e o mundo da gastronomia é seriamente abalado. De uma hora para outra, o livro passa a narrar a história pelas palavras de Paul, falando da história da gastronomia francesa, desde a cozinha camponesa, os pequenos restaurantes do interior, até as grandes cozinhas de inox onde a perfeição é mais do que procurada e uma estrela pode significar a vida e a morte.
Do outro lado, a sua equipe do restaurante passa por sérios problemas para poder apresentar ao mundo a obra de Renoir.
Quer o melhor? Gautier Battistella é jornalista, romancista e crítico gastronômico e durante muito tempo trabalhou no Guia, assim conhecido por seus devotos, ou o Guia Michelin, o nome que o resto do mundo usa.
Eu gostei bastante do desenvolvimento, focando capítulos alternados na história, vindo das memórias de Paul até o que acontecia no mundo da gastronomia no tempo atual.
No final, as receitas fizeram falta? Nem um segundo. Nem um momento. O livro foi um deleite tão grande que espero ler mais de Gautier em breve.

Marcela Bomfim | @TeIndicoTodoDia 28/08/2023

Resenha de Chef - Gautier Battistella/Parceria: @lepmeditores
Sobre o livro:

O livro conta a história do mundo da alta gastronomia francesa em especifico, a figura icônica chamada Paul Renoir, a lenda viva de 62 anos que se tornou um dos chefs de cozinha mais célebres do mundo.

Gautier cria uma ficção pautada nesse mundo e busca mostrar como nem tudo é o que parece e a busca pela perfeição e excelência absoluta está destinada ao fracasso.

Ficha Técnica

Editora: L&PM Editores
Gênero: Ficção Francesa
Formato: 21x15
Páginas: 263p.
ISBN: 987-65-5666-354-8

O que eu achei?

Você devora o livro como se devorasse um dos pratos icônicos criado pelo chef!

Não tem muito o que falar de "Chef", pois ele é um prato cheio e saboroso para os amantes de um bom livro de ficção francesa!

De leitura fácil, fluida e intensa, o livro te transporta para a cozinha de um restaurante e pelas ruas de Paris fazendo com que você sinta vontade de estar lá e conhecer de perto as personagens!

O interessante é como Gautier nos aproxima de cada personagem a medida que cada capítulo vai passando e cheio de referencias e plot twists, o livro é surpreendente!

Te Indico:
Quer ler mais autores internacionais.
Se gosta de livros de ficção / romance e quer conhecer o mundo da alta gastronomia.
Procura um livro intenso e também rápido de ser lido.
Gosta de saber sobre os bastidores do mundo gastronômico.
Gosta de livros pelo ponto de vista das personagens.

Avaliação : ⭐⭐⭐⭐½

Comentários:
Definitivamente o livro surpreendente o leitor e faz com que ele sinta vontade de procurar mais a fundo sobre a temática e inclusive se a história existe na vida real!

Não esperava por uma trama tão bem amarrada que é capaz de despertar os mais variados sentimentos durante a sua leitura.

Tenho certeza que esse é uma das indicações de livro que pretendo reler em breve!

E aí? Já conhecia o livro?

Não esquece de dar uma passadinha no site ou redes da L&PM: www.lpm.com.br para saber mais e adquirir!
E ah, se gostou do post, não esquece de curtir, comentar, salvar e compartilhar essa publi. Até o próximo!

site: https://www.instagram.com/teindicotododia/