A princesa de Ébano

A princesa de Ébano Diana Sousa

Resenhas - A princesa de Ébano

Marcia Pimentel 15/07/2023

Uma princesa corajosa
A escrita da autora é tão boa que consegue prender o leitor do começo ao fim. Durante a história nos vemos presos na história de Cleops e sua família tóxica. Sofri muito com as injustiças que a Cleops sofreu, até mesmo vinda de seu próprio filho. Mas também fiquei feliz em ver a força e a determinação da princesa de fazer o que era certo. É uma pena que a história seja tão curta.

Thaís Venzel 10/01/2024

Quando comprei o livro, não tinha atentado para o fato da escritora ser branca. Isso me desanimou bastante em relação a leitura antes mesmo de começar.
Assim como esperado, o livro tem grandes falhas ao retratar o que deveria ser uma civilização africana pré-colonial.
Desde a escolha de alguns nomes de personagens que nada são de origem africana até elementos importantes, como o fato de a personagem principal ser sacerdotisa de Diana, uma deusa romana e que nada representa a cultura africana que é riquíssima e totalmente inexplorada nesse livro.
Além disso, o livro é raso, não aprofunda em nenhum personagem e nem no enredo em si, passando pelos acontecimentos sem nenhuma profundidade.

Lauraa Machado 31/07/2023

Parece ter sido escrito por Inteligência Artificial
ABANDONADO

Uma vez, eu li um livro escrito por uma pessoa branca sobre uma garota do Congo que morava no Quênia, e confesso que fiquei com bastante receio. Me surpreendi demais com a leitura do começo ao fim, por isso, não acredito que NENHUMA pessoa branca possa escrever um livro com protagonista negra. Longe disso. Mas definitivamente não são todas. (Se você está se perguntando, esse livro do qual estou falando se chama City of Saints and Thieves.)

Quando vi Princesa de Ébano por causa de uma acusação no Twitter, falando sobre como até o título era racista (o que é bem óbvio) e que, ao ser alertada disso, a autora ignorou, resolvi pelo menos baixar a amostra e ler o começo, para entender as críticas que fizeram. Quem sabe pudesse me surpreender outra vez.

Infelizmente, logo no primeiro capítulo, até no primeiro parágrafo, já senti que tinha alguma coisa errada. Não existe a menor construção de narrativa, é só informação jogada, uma atrás da outra, o que na hora me fez lembrar de um teste feito no ChatGPT que criou uma história desse mesmo jeito. Não estou acusando ninguém de nada, mas, como leitora, foi isso que senti, que esse livro foi escrito por uma Inteligência Artificial.

Realmente, estou assustada até agora desde que percebi, porque ele foi publicado por EDITORA! Como é possível que ninguém da editora leu e percebeu isso se eu consegui perceber logo nos primeiros parágrafos? Que tipo de editora é essa?

Eu acho bem desrespeitoso um livro ser escrito por Inteligência Aritifical, ter uma capa feita por Inteligência Artificial (sim, sou designer e isso é bem claro, o que me ofendeu também, mas como livro é mais texto e menos imagem, resolvi dar uma chance mesmo assim) e ainda ser publicado por editora, o que inevitavelmente passa credibilidade. Me senti enganada, feita de idiota pela editora e pela autora só para levarem meu dinheiro (o que, ainda bem, não aconteceu, já que eu fiz muito bem de baixar a amostra primeiro).

Se foi a autora mesmo que escreveu, é quase pior, porque uma escrita tão ruim e robotizada assim, seguida da capa de IA e do título racista, é imperdoável.

Meias de Abelha 30/06/2023

Uma leitura que nos mostra a força de uma mulher
Vamos acompanhar a história de Cleops, uma mulher forte, determinada e mãe solo.
Ela busca o melhor para sua família e seu povo, por isso parte em busca de estudos e conhecimentos, indo contra seus pais que resolvem castiga-lá, não deixando que ela volte para assumir o Trono.
Tudo que ela queria, era uma vida melhor para seu filho e governar seu povo com mais sabedoria.

Infelizmente uma batalha é iniciada para poder assumir seu lugar de direito.
Com um Plot de te deixar desacreditado - no bom sentido, a autora consegue nos passar em poucas páginas a força e determinação de uma mulher guerreira.

Se você procura uma leitura fluida e reflexiva, está é uma ótima dica. A autora arrasa nos detalhes para nos deixar ainda mais encantados!!

Siga o Meias no Instagram e no Tik Tok e fique por dentro de todas as novidades no mundo literário.

@meiasdeabelha

Mikelly6 01/06/2023

?A protagonista da trama é uma garota negra, jovem, mãe solo que passa por diversas injustiças e torna-se a escolhida pelos deuses e a única esperança de paz para o seu povo.

?O livro me surpreendeu muito, quanto da história, quanto da escrita. Uma mulher forte e mãe que faz de tudo pelo seus filhos. Me indentifiquei muito no decorrer da leitura com a personagem Cleops.

?Prepare-se para conhecer personagens fortes, resilientes e especiais que mudarão sua visão sobre a cultura ancestral africana e o papel das mulheres na construção de grandes e ricas civilizações orientais.

Café e Livros 13/07/2023

?Mas uma vez venho exaltar o poder que o amor de uma mãe tem em mover o mundo.Nesse livro a @ nós mostra que nada é impossível aos olhos dos pais o amor venceu e junto com ele diversas impurezas da vida.

?Nós mostra que enquanto temos pais que usam os filhos para o ?mal? é temos os que lutam para dar um futuro correto para os filhos.

?Deusa,rainha,filha,mãe e esposa Cleops faz valer a sua descendência , ?Pode haver momentos em que somos impotentes para evitar injustiças, mas nunca deve haver um momento em que deixamos de protestar e tendo o poder devemos impor a justiça?.

?De acordo com profecias antigas daquela civilização, em breve nasceria uma rainha, com as qualidades necessárias para conciliação de todos os clãs e reinos vizinhos formando uma grande civilização.

?O momento político atual de Kemet era grave, todos acreditavam que a rainha predestinada e escolhida para prosperidade do reino seria Cleops, porém as parcas do destino seriam as responsáveis de, no tempo certo, mostrar aquela sociedade que as divindades tinham uma outra opção e desfecho para o cumprimento da poderosa profecia.

?Uma história que junta vários fatores que vivemos hoje no nosso dia a dia
#bourdeline #TDAH #antosicial #perversao #Sociopata

?Quer conferir essa belezura
Corre para adquirir na Amazon e no KU

Sophie.Wogt 18/07/2023

Maravilhoso!!!
A PRINCESA DE ÉBANO conta a história da Cleops, uma princesa que é a sucessora da rainha, pois o reino Kemet é matriarca, onde o trono passa de mãe para filha. Criada pela avó, pois nasceu logo quando sua mãe foi coroada e se casou com Tutsy, Cleops tem sua personalidade moldada com bondade, justiça, empatia, sensatez e moralidade. Com o nascimento de Sahor, sua irmã, Tutsy a trouxe
de volta ao castelo, com dez anos de idade, a fim de que se tornasse a babá dessa irmã. Quando Cleops atingiu a maior Idade, aos dezesseis anos, e cansada de ver a forma como os reis conduziam o reinado com crueldade e imoralidade, decidiu se afastar através dos estudos, então foi chamada para trabalhar no templo de sua deusa favorita, Diana, como sacerdotisa. Mas seus pais faziam de tudo para atrapalhar e apresentaram Cleops a um homem sem escrúpulos, que acabou por engravidá-la e depois sumiu, deixando-a sozinha para cuidar do filho. Vendo que Ravi, seu filho, estava sendo influenciado pelos avós e se tornando uma pessoa maldosa e arrogante, decidiu sair do castelo. Porém, os soberanos queriam se apossar do neto, afim de manipulá-lo, como faziam com Sahor e tentavam fazer com Cleops.
Quando a rainha Merys adoeceu, Tutsy previu a morte da rainha e, com medo de que a Cleops assumisse o trono, fazendo com que ele de rei passasse a ser súdito, usou de artifícios e artimanhas contra suas próprias filhas.
Uma leitura rápida, emocionante e cativante, onde torcemos para que Cleops assuma seu papel de rainha e que o reino possa ser governado com justiça, longe da maldade dos reis regentes. Aqui você vai encontrar dramas familiares, magia, conspiração, empoderamento feminino, romance e um final surpreendente. Venha conhecer Cleops, uma mulher forte, destemida, bondosa e muito justa.

Renata..nunes 09/02/2024

A princesa de Ébano
Quase abandonado!!

É um livro muito raso, não se aprofunda nos personagens, no enredo, e nem descreve cenários.. mas acho que muito pior é não se aprofundar nas temáticas super importantes que o livro cita.. os acontecimentos são apenas frases jogadas uma após a outra; as vezes falando do presente, já na frase seguinte do futuro, para depois retornar ao presente (que deixa as coisas bem confusas!)

Infelizmente falta o básico: a construção da narrativa, sem falar que mal tem diálogos.. parece que eu estava lendo as ideias/ um resumo de algo que um dia se tornaria um livro

Enfim, não goste e não recomendo nem um pouco..

Patricia637 12/07/2023

Lindo demais
A Princesa de Ébano: E as sete Virtudes, é um livro simplesmente lindo.
Uma trama forte e intensa, repleta de emoções fortes e marcantes.
Nós apresenta uma mocinha determinada a ser uma líder e principalmente uma mãe especial
Amei demais e super recomendo.

Hélen Gomes 19/02/2024

Desapontada
Eu tinha muitas expectativas com esse livro, mas elas não foram atendidas. Quem criou a expectativa fui, até aí ok, mas o que me entristeceu demais, foram os erros demasiados na edição.
Quando eu li a sinopse, me empolguei bastante, pois a ideia de acompanhar a história de uma princesa africana era tudo de bom. O livro faz uma abordagem muito rasa, com pouquíssimas ou nenhuma apresentação africana.
Acredito que com uma pesquisa mais aprofundada, com uma reedição e nova revisão a história possa ser melhorada. Fico muito triste quando me deparo com histórias que tem de tudo para dar certo, mas que por algum motivo acabam se tornando experiências ruins.
ensaiodelivros 22/02/2024minha estante
Amg, eu li só a amostra desse e desisti. Complicado viu ?

Deia tá lendo 03/02/2024

?A princesa de Ébano e as sete virtudes
Cleops e Sahor são irmãs e filhas de soberanos tiranos.

Quanto mais Cleops cresce, mais ela percebe que pensa diferente dos pais.
Logo os soberanos percebem isso e tentam de todas as formas manipular as filhas.
Porém, Cleops é mais forte do que imagina, mas será que ela estará preparada?
?Quote

"Para os membros da família real, a própria vontade deveria ser prontamente atendida, da forma e do jeito que desejasse, não se importando com os meios para conseguir o que desejassem."
?Minha opinião

Um livro que ressalta a força da mulher! Uma leitura rápida e envolvente, ótimo para sair da ressaca literária.

Fernand@ 18/07/2023

Narrativa muito descritiva
Li A Princesa de Ébano em uma LC e tive dificuldades de me envolver com a história pela forma da narrativa, muito descritiva de acontecimentos e pouco descritiva em ambientações, poucos diálogos.
Apesar disso, o livro aborda algumas questões atuais, principalmente sobre laços familiares e relações nocivas para o desenvolvimento subjetivo.
Os personagens e o enredo são interessantes e vê-se que a autora desempenhou pesquisa sobre uma antiga história africana. Com poucas páginas a leitura é bem rápida e válida, principalmente o final!

Keila Sousa 19/06/2023

Adorei o livro do início ao fim, principalmente por mostrar a cultura africana. A personagem é negra, mãe solo e luta pelo seu povo, Cleops com certeza merecia pais melhores, mas enfim, ela não se deixou levar pela maldade deles. Foi uma leitura rápida e bem gostosa, amei.??

Entreleituras0 14/07/2023

Eu amei
Um livro onde uma mãe solo Africana e predestinada a salvar o seu povo...
Amei esse livro mostra um pouco de cultura Africana costume e tradição... Amei essa fantasia .. concerteza irei mais dessa autora ..

Camila TQR 16/08/2023

Princesa virtuosa
Uma história forte e comovente.

A autora Diana, nos brinda com uma história que possui personagens fortes, com ações, tramas bem pensadas, traições, mas também com amor.

Princesa de Ébano vem contar a história de Cleops, uma mulher que ao nascer já precisa enfrentar todo os preconceitos do patriarcado, e com isso a própria fúria e ganância de seu pai, e o total descaso com da sua mãe para com ela.

Apesar de ter uma irmã mais nova, na qual a ajuda a enfrentar alguns problemas no começo, tudo é mudado para que ela siga outro rumo para sua própria vida.

É um livro que a cada página você não sabe o que vai acontecer, e vai ficando com raiva de alguns personagens, e torcendo para que a justiça seja feita, e trata também da realidade da mulher em geral, que luta para ter seu lugar ao sol.

Adorei ler esse livro. Super recomendo