A herança dos bem-aventurados

A herança dos bem-aventurados Ayòbámi Adébáyò

Resenhas - A herança dos bem-aventurados

Lucas990 20/09/2023

Acho que esse é o primeiro livro que eu leio em que a história se passa na Nigéria. Adorei poder conhecer um pouco mais desse país e perceber as inúmeras similaridades que possui com o Brasil. Penso que os personagens teriam poucas alterações de enredo se vivessem em São Paulo ou qualquer outra cidade brasileira, o que tornou a leitura muito mais fluida e real.
Falando sobre a escrita da autora, ela infelizmente é adepta dos capítulos longos (que eu detesto), mas isso não torna o livro arrastado de maneira nenhuma. Embora eu provavelmente teria lido mais rápido se tivesse capítulos mais curtos, o livro funciona muito bem do jeito que é. Então parece que esse é um problema só meu.
Os problemas sociais e psicológicos enfrentados pelos personagens e a construção de suas histórias em paralelo são o que tornam esse livro tão especial e verdadeiro. Uma pena não ser tão conhecido pois é uma leitura que vale cada página.

Camila2076 18/08/2023

Sem palavras
Gente esse foi a melhor leitura da metade do ano. Nem sei o que dizer, pois o quanto foi impactante ler cada página do livro e da história de vida de cada personagem.

Eniolá um adolescente que cedo aprende a sobreviver num mundo caótico, além de trabalhar numa alfaiataria se vê obrigado a mendigar para ajudar a família.

De um lado a médica bem -sucedida Wúràolá que tem um noivo problemático e uma família rica e que faz parte da política.

Dois mundos totalmente diferentes que um dia irão se encontrar através de uma tragédia que afeta ambas as famílias.

Eu estou com ressaca literária. E muito impactada com escrita da Autora Nigeriana que trouxe um mundo que está bem visível a nós que moramos no Brasil

Bárbara 15/12/2023

Angustiante
Uma palavra define essa leitura para mim: angústia
Esse livro me deixou angustiada do início do fim! Sempre pensava que era na próxima página que algo terrível aconteceria com os familiares das personagens principais
A forma como a escrita ocorre, entrelaçando os dois núcleos da narrativa é incrível e inesperada!
Entretanto, achei que o final ocorreu rápido depois e alguns questionamentos ficaram sem a devida resposta
Apesar disso, o livro é excelente e vale muito a pena a leitura

Jeanne.Vieira 07/12/2023

Quem são os bem-aventurados?
Uma proposta nova para mim.
Dois personagens muito intensos, com dores muito válidas.
Demora a vida deles interligar.
A leitura vai te deixando triste e desolado.
A falta de notas traduzindo as expressões da editora, pecam demais na construção da cultura no enredo.
E quando começa a ter modificações na história, você já percebe na quantidade de páginas que não vai ter um desfecho feliz, por que nem milagre resolveria em tão pouco tempo
E acaba.
Helena Carvalho 08/12/2023minha estante
Faz tempão que não ando por aqui...
Gostei de seu resumo, falou tudo! E hoje vamos sofrer mais um pouco com Eniolá e Wraola... nem pobre nem rico escapa da pobreza e miséria em África.

Debora 22/08/2023

Mais um livro de desgraças...
Quem foge da violência na África? Nem ricos, nem pobres. Algozes, vítimas. Violência doméstica, violência política. Violências. Pobreza, fome. Perda de emprego, depressão. Em muitas e muitas páginas descritivas. Não precisava ter lido mais um livro assim, que não vai além.
Se querem conhecer a autora, leiam Fique Comigo

Bia Brasil 29/11/2023

Tô impactada até agora
Esse foi o primeiro livro nigeriano que eu li, então, no começo, achei um pouco difícil para decorar os nomes dos personagens e saber quem era quem. Mas só no começo mesmo, depois você se acostuma com os nomes e termos, então começa a ler normalmente.

Sobre a história em si, eu não tava preparada. Sabia que o outro livro da autora era muito elogiado, mas como eu não tinha lido, não tava esperando tanto desse e, só posso dizer que fiquei mal, mas muito impactada, quando terminei.

A autora não tenta mascarar as coisas, ela mostra tudo como é e não dá pra deixar de se envolver com todos os personagens. O jeito que a história termina também é bem simbólico e real. Recomendo muito, mas vá preparado!

Marcus 11/11/2023

Chato
A história não se desenvolve. O livro é lento, capítulos longos. Uma história que não conversa. Foi muito difícil não parar.

Diego.Felizola 20/02/2024

Eu queria dizer que esse livro acaba bem e que os personagens que a gente tanto se afeiçoou terminam todos felizes, mas esse não é o caso.

Tal qual Lemony Snicket em Desventuras em Série, Adébáyò poderia ter alertado sobre os sucessivos infortúnios que seria apresentado, incessantemente, nas páginas que estavam por vir. Com capítulos alternados entre curtos e longos,A herança dos bem aventurados acompanha diferentes histórias que se conectam em um mosaico de tristeza.

Se você quer algo leve e que te ajude a restaurar a esperança na humanidade, esse livro não é pra você. Ele é pra quem está preparado a explorar a pobreza, a fome, as injustiças e a violência, enquanto explora a cultura e a culinária da Nigéria.

Essa história poderia ter sido retratos dos relatos que escutei de amigos nigerianos. Adébáyò dá vida a personagens ricos e mutáveis, que erram e aprendem, que evoluem.

Recomendadíssimo!

Tati 29/04/2024

Mediano
Um livro que tem uma proposta super bacana mas que se perdeu em algum momento. Fala sobre duas famílias e sobre os problemas que elas enfrentam, sendo que de alguma maneira teriam suas histórias cruzadas. Só que o desenvolvimento até isso acontecer é lento e quando o negócio realmente engrena o livro acaba. Faltou muito pra ser bom como o irmãozinho dele, o Fique Comigo.

Ingrid 21/05/2024

O final foi muito bom, e dá pra ver que a autora se esforça pra mostrar os laços que unem todos os personagens, mas eu não acho que ela consegue durante o livro todo.
O início e o meio foram meio parados, foi um pouco complicado acompanhar, mas a história da Wunda foi muito envolvente! Li mais por era do que pelo Eniolá.

Silva578 06/03/2024

Boa leitura.
História bem contada, personagens humanos com franca demonstração dos sentimentos. Acho que essa já é a marca dessa autora. Muito bom conhecer um pouco mais da Nigéria e cultura africana. Lindo e triste.

Sarah Duarte 23/04/2024

É da Ayobami Adebayo o meu livro preferido. Então, quando soube do seu novo lançamento, não perdi a chance de poder lê-lo esse ano.
Como todo livro nigeriano que já li, a alteridade radical é sempre presente, de uma cultura completamente diferente até entre as próprias etnias do povo desse país. E esse livro retrata bem os dois pólos d existência de uma Nigéria assolada pela desigualdade social, com limitações de recursos e as aparências da alta sociedade que devem ser mantidas. Confesso que as duas tramas que se desenrolam, apesar de se encontrarem em alguns pontos, dariam bons livros separadamente. A leitura é arrastada e parece que não existe um ?objetivo? em si, mas a reta final dele me prendeu de forma mais intensa.

Thamara 06/05/2024

É bom, mas não me cativou tanto quanto Fique Comigo. A escrita me prendeu, fez com que eu me apegasse aos personagens, e Ayobami teve mérito em deixar em suas linhas um permanente sentimento de tensão, de espera pelo pior, que realmente aconteceu: apressadamente. Achei a narrativa em grande parte do livro lenta pra um final apressado. Certamente se Ayobami tivesse dedicado um livro apenas para Eniolá e outro apenas para Wurà, eu leria ambos. Outra crítica, aqui para a edição em português: tem um baita spoiler na orelha do livro.