Lar em Chamas

Lar em Chamas Kamila Shamsie

Resenhas - Lar em Chamas

Klelber 27/05/2023

História forte
Nacionalidade e cidadania são um privilégio, não um direito de nascença. nesta história em que se acompanha não apenas a devastação de duas famílias, mas também tocantes histórias de amor incondicional e sacrifícios. Entre irmãos, entre pai e filho, entre amantes. Ao adaptar a tragédia Antígona, de Sófocles, para Inglaterra contemporânea, a paquistanesa Kamila Shamsie construiu um romance pujante e arrebatador, vencedor do Prêmio Women's Prize for Fiction 2018.

Rodolfo 09/06/2023

Lar em chamas nos apresenta a história de cinco personagens centrais - Isma, Eamonn, Parvaiz, Aneeka e Karamat - todos eles unidos pelo laço muçulmano, laço esse que é sinônimo de orgulho, através das vestimentas, costumes e tradições familiares, bem como sinônimo de um fardo a ser carregado.
O primeiro capítulo do livro já dá um exemplo do motivo desse "fardo". Isma está indo aos Estados Unidos para poder estudar e durante o seu embarque ela é duramente interrogada com a desconfiança de que possa ser uma ameaça somente pela sua descendência paquistanesa, mesmo possuindo cidadania britânica.
A autora também retrata a ação terrorista na "captação" de novos integrantes no papel de Parvaiz, que se deixa levar pela influência do passado de seu pai, até então tido como um combatente defensor de seu povo, mas que na verdade integrava um grupo terrorista.
A política também está presente no papel de Karamat, um paquistanês que deseja chegar ao cargo de Primeiro Ministro do Reino Unido e que para isso transiciona entre defender e atacar seu próprio povo, apenas para conseguir o que almeja.
Divido em partes, mostrando o ponto de vista de cada personagem, durante a leitura vamos sendo apresentados a uma análise, pelas mãos da autora, de todas as dificuldades e enfrentamos que a mistura cultural pode acarretar.

Aylane Nunes 14/06/2023

Arrastado e confuso
Não gostei da experiência desse livro de uma forma geral. Tiveram algumas partes compreensíveis mas outras realmente não me conectaram.

Renata.Mieko 27/05/2023

Um relato impressionante de como a vida dos muçulmanos pode mudar em um segundo.
E como os radicais usam a vulnerabilidade deles.

Caroline Vital 20/06/2023

A narrativa é a partir do ponto de vista de personagens diferentes, e os personagens são bem complexos, o que torna a história bem fora da caixinha.

É muito bem escrito, mas não me pegou demais. Valeu a leitura, um ponto de vista sobre o racismo e a imigração que ainda não havia lido. É bom.

nico 10/05/2023

Uau
Esse livro meio que me enganou, comecei a ler achando que seria uma coisa e as coisas foram tomando forma muito rapidamente

com certeza não é um livro que te deixa entediado, está sempre trazendo novas coisas e emoções

gostei muito do livro

Andrea170 14/05/2023

Surpreendente
Leitura ao mesmo tempo leve e intensa, profunda e delicada abordando temas áridos, difíceis e dolorosos.

Lucy 10/06/2023

Muitas coisas me chamaram a atenção nesse livro.
Primeiro a estruturação em personagens contando em 1a pessoa sua visão dos acontecimentos e aí percebemos a interpretação de cada um sobre o mesmo acontecimento.
Depois a própria trama em si. Apesar de na contracapa já estar esclarecido que se terá de uma tragedia, o desenrolar dos acontecimentos nos traz surpresas.

Vanessa.Benko 01/07/2023

A tudo mais você pode sobreviver, mas não à morte. A morte você tem que viver.
O livro mergulha no tema complexo da manifestação do luto, quando a perda de um ente querido oblitera todos os outros sentimentos. A protagonista, Isma, uma jovem mulher que abre mão de sua vida pessoal para cuidar dos irmãos após a morte da mãe, retrata a dor e a saudade de forma genuína. Essa manifestação do luto é tocante e, por vezes, avassaladora, mostrando o quão intenso e complexo pode ser o processo de enfrentar a ausência de alguém amado.
Além disso, o livro explora a relação conturbada e intensa entre os irmãos, Isma, Aneeka e Parvaiz. Os laços fraternos são colocados à prova quando Parvaiz é influenciado a se juntar a uma causa política radical, abandonando sua família e mergulhando em um mundo de perigos. Esse tema da lealdade familiar, confrontado com ideologias extremistas, é um dos aspectos mais cativantes da obra, oferecendo uma reflexão sobre os dilemas éticos e emocionais enfrentados pelas personagens.
Através da trajetória desses irmãos, Shamsie traz à tona a importância da luz e da esperança como guias para a vida. Mesmo em meio às adversidades e à escuridão que a guerra e a política podem trazer, a autora destaca a necessidade de buscar a luz, a empatia e a humanidade, buscando caminhos para a reconciliação e a compreensão mútua.
O contraste entre o amor incondicional e a ambição política também é abordado de maneira profunda no enredo. Aneeka, a irmã determinada e apaixonada, coloca o amor acima de tudo, enfrentando os desafios impostos por questões políticas e familiares. Enquanto isso, Parvaiz é levado pelo desejo de pertencimento a um grupo extremista, onde a busca por uma identidade e propósito é impulsionada por uma visão política radical. Essa dualidade intriga o leitor, levantando questionamentos sobre o poder do amor em contraposição às ambições individuais e coletivas.
Além disso, a história se desenrola em um cenário de tensão e conflito, situado em uma região marcada por rivalidades e conturbada por questões políticas. Shamsie habilmente constrói a trama em torno de duas famílias que se veem em lados opostos de um embate. Essa escolha narrativa traz uma complexidade intrigante, revelando as nuances do dilema humano em meio a circunstâncias adversas. A autora conduz com maestria a evolução dos personagens, explorando suas motivações, anseios e conflitos internos. É fascinante acompanhar as mudanças que a guerra provoca em cada um deles, levando-os a reavaliar suas crenças e valores.
A trama, além de apresentar questões de identidade e lealdade, lança um olhar crítico sobre a natureza do nacionalismo e do fanatismo político, bem como suas consequências devastadoras na vida das pessoas. Esse aspecto faz com que o leitor mergulhe não apenas na história ficcional, mas também nas problemáticas reais que assolam a humanidade.
É uma obra incrível que conquista o leitor com uma história emocionalmente poderosa e temas de profunda relevância social e filosófica. Shamsie apresenta uma narrativa envolvente e reflexiva, explorando os meandros do luto, das relações familiares, da busca pela esperança e da influência da política na vida das pessoas. É um a refletir sobre os dilemas humanos e a importância de valores como amor, compaixão e empatia em tempos desafiadores.

Alessandra.Lantimant 21/05/2023

É o tipo de livro e background que adoro mas, para mim, esse não funcionou. Sempre que achava que a história iria se aprofundar ela ficava apenas tangencial? esperava bem mais.

Bê. 15/07/2023

Interessante, mas?
Morno.
Ao se propor adaptar a tragédia ?Antígona? em uma realidade contemporânea somos naturalmente envolvidos por uma trama que tem tudo para impactar o leitor e tornar essa experiência literária algo notável.
Entretanto, o resultado da adaptação me decepcionou um pouco, fiquei com a sensação de que havia tanto potencial a ser desenvolvido, mas que acabou se tornando uma história boa contada às pressas.
Gosto da alternância do foco narrativo, de como podemos seguir os acontecimentos pela ótica do personagem ?centro? de cada momento. A parte referente ao Parvaiz se destaca por conseguir transmitir sua personalidades e emoções, por explorar o contexto contemporâneo da adaptação trazendo os dilemas que envolvem a sensação de não pertencimento do cidadão muçulmano, bem como as falácias e armadilhas que grupos terroristas se utilizam para atrair jovens explorando esse sentimento. E faz tudo isso sem deixar que a narrativa fique em segundo plano. As outras partes não conseguem chegar nem perto disso. Infelizmente.
Mas foi uma boa leitura, que desperta questionamentos muito relevantes. Valeu a pena por isso.

Thábata 28/07/2023

Quando vi que o livro era inspirado em Antígona, quis ler a peça antes. Então, conhecer Lar em Chamas me proporcionou a leitura de dois livros incríveis. Achei excelente a construção dos personagens feita pela Kamila Shamsie, todos com profundidade e coerência. Livro sensacional.

Guilherme.Dabul 20/11/2023

História de família muçulmana inglesa de origem paquistanesa, cujo pai que foi terrorista cria estigma na família.
Final surpreendente.

rdrg 18/12/2023

O título fazendo total sentido
Foi bem lento e difícil de me vincular no início, mas o final traz uma virada muito intensa e muito triste/ bonita ao mesmo tempo.
Terei que ler mais dessa autora!