Semantic Error J.Soori

Resenhas - Semantic Error #1

ANDER CELES 10/06/2023

A história é boa, mas poderia ser um pouco menor...
Já tinha assistido a série, no início do ano passado, e foi o meu segundo BL favorito de 2022. Então, quando a NewPop anunciou que traria a novel, eu fiquei muito feliz. Mas e aí? É igual à série?

Sim e não, rsrs. A premissa é a mesma, até o início é bem parecido. Mas ao longo da história, algumas coisas vão mudando. Eu não me lembro muito bem da série em todos os detalhes, mas as coisas mais importantes, me lembro. Então, muito coisa acontece no livro que não acontece na série. Maaaas...não é nada de muito importante. Tipo, não temos grandes novos acontecimentos. Só um grande novo acontecimento, a vida sexual dos dois rsrs.

Isso é uma grandíssima diferença. Na série temos beijo, não sei a quantidade, rsrs, mas temos beijo. Daquele jeito coreano, né? Nada demais. Maaaas o livro, meu irmão... Vai totalmente na outra mão. Temos cenas de sexo looongas, explícitas, e muito bem descritas, por sinal. Gostei das cenas. Mas essa é a grande diferença.

De resto, acho que o livro é muito longo. São mais de 530 páginas. Eu tiraria umas 200 páginas, sem sombra de dúvidas. Fica cozinhando muito em torno dos sentimentos dos dois. Não precisava, fica cansativo em um momento. Se tivesse 330 páginas, a história seria muito mais fluida, muito mais ágil. E nessas páginas a mais temos muita descrição das coisas do jogo que os meninos estão elaborando. Aí talvez seja um problema só meu, mas como não tenho interesse nessa área de tecnologia e tals, então pra mim essas cenas só são chatas.

Mas é isso. Das partes que gostei, gostei muito. A personalidade dos personagens, as confusões, as cenas quentes...mas com essa ressalva de ser uma história mais longa do que deveria.
Matheus Lopes 18/06/2023minha estante
Meu filho o 1 livro fisico e um compilado de 3 volumes da web novel (e-book) que foi lançado antes.

HikariHime 18/06/2023minha estante
Quem não gosta de desenvolvimento lento e gradual, que passe longe de SE. A NewPOP errou em não explicar termos específicos e pra mim, são detalhes que tornam ainda melhor. Se você descobrir que ainda tem mais o segundo livro e ainda o extra do volume 6 da webnovel, você cai pra trás. Ainda mentigo pra aurora mais um extra, sim KKKKKK

ANDER CELES 21/06/2023minha estante
É, eu li o livro físico, não a web novel, só posso avaliar pelo livro físico.

ANDER CELES 21/06/2023minha estante
Sim, é questão de gosto, msm. Não gosto de história que cozinha demais. Entendo quem gosto e respeito. Como romance, só romance, não tá entre meus gêneros favoritos, vai ver foi isso. Mas não odiei, não. São só ressalvas de um gosto pessoal rsrs

eududact 20/09/2023minha estante
eu baixei o pdf desse livro e tem umas 300 páginas, mas eu vi aq e tem umas 500, aí tem problema?

tal_kless 05/05/2024

Meio dividida
Achei genial como a delimitação dos personagens foi feita, como isso reflete na divisão dos capítulos e até na forma como as descrições e a narrativa no geral e feita. Maravilhoso.

Do início pra metade eu estava investida pra caramba e tava me divertindo um monte. Entretanto, a partir daí, teve algumas coisas bem problemáticas, o que não é surpresa nesse gênero né, mas enfim kkkk

O que quero dizer é que, quando acontece realmente, a cena é extremamente desconfortável, toda a situação no geral. Porém, ao mesmo tempo, eles reconhecem que não agiram e não agem às vezes da melhor forma, e tentam melhorar (?), apesar que ainda reforçam seus comportamentos.

Eu gostei dos dois, entendo essa vibe repressão = brutalidade e amo personagens que são cinzas, mas ainda não criei minha opinião se isso foi realmente abordado da melhor maneira (essa narrativa mais animalesca sempre me pega no mal sentido).

De qualquer forma, lerei se sair a segunda edição. Acho que pro final a dinâmica deles começou a ficar bonitinha de novo, então quero ver até onde isso vai.

Laila 22/06/2023

Depois de ter lido o manhwa e ter assistido ao drama eu já comprei a novel com grandes expectativas, e não me decepcionei. É muito gratificante ler as cenas que não foram adaptadas e é uma das melhores tramas de enemies to lovers que eu já li.
Estou muito ansiosa pelo segundo e último volume.

Jackie! 17/08/2023

Não fica só no beijo! E não tá tudo bem!
Já tinha visto o bl coreano de mesmo nome, então a história em si não era novidade pra mim. Gosto muito da premissa, o lance enemies to lovers e o humor leve da história.

A maior diferença do bl para o livro é que aqui eles exploram a vida sexual dos dois e okay, mas achei extremamente mal feito. Tem umas partes que parecia que eu tava vendo um conteúdo meia boca tailandês da gmmtv! Além de uma cena que transforma um dos queridos em um grande red flag, tem uns diálogos que dão muita vergonha alheia.

Eu acho que o livro é um conteúdo extra legal para quem assistiu a adaptação e gosta dos personagens, mas entre os dois eu indico mil vezes que assistam o bl.
Drigo 29/10/2023minha estante
Amei a referência de meia boca aos BL da GMMTV kkkkkkk. Muito real

Jackie! 29/10/2023minha estante
KKKKKK eles servem cada uma!

gioorozo 29/01/2024minha estante
amg q red flag pq eu tava pensando em comprar, mas dependendo..

Pam Alves 05/01/2024

Semantic Error
Na época que eu vi a série, eu gostei muito mas não poderia dizer que era o meu fav da vida! Porém, lendo a novel eu tive simplesmente toda a perspectiva deles e o desenvolvimento ainda mais detalhado e quando eu vi, boom! Virou um dos meus favs, quero muito uma 2T e quero muito a parte 2 da novel!

Rafael.Rodrigues 28/02/2024

Amei demais ?
Eu conheci essa história pelo BL primeiro e eu adorei. Muito tempo depois eu me deparei com a novel na Amazon e como vi que tinha umas 500 páginas comprei na intenção de me aprofundar mais na história. Foi exatamente isso que aconteceu, a série resumiu bastante o livro todo e acaba que na novel não tem tanta coisa a mais, mas de boa surpresa ? e acima de tudo tem um aprofundamento absurdo nas personalidades de cada um. Você se apaixona pela inocência e sinceridade de Sang-woo e se encanta com a beleza e ousadia de Jae-young. Enfim, é um romance muito divertido e prazeroso de ler. Recomendo muito!!
Duppy 28/02/2024minha estante
Eu quero muito ler esse, mas não tinha ideia que tinha BL, é o mesmo nome?

Rafael.Rodrigues 02/03/2024minha estante
Sim, também chama Semantic Error. O BL é bem mais simples por ser mais curto. Mas vale muito apena, se quiser começar pelo BL que nem eu, fica ótimo. Quando você lê a história é como se a série tivesse ficado maior. Enfim, recomendo os dois.

Rafael.Rodrigues 02/03/2024minha estante
Você pode assistir pelo site: Pifansub, de forma pirata. E de forma oficial é pelo Viki se não me engano.

Duppy 02/03/2024minha estante
Obgaaa, vou procurar pra assistir, faz muito tempo que não assisto Bl e queria muito ver

Rafael.Rodrigues 02/03/2024minha estante
Vai sim, se quiser me falar o que achou, sabe onde me encontrar rs ?

jvaillanttt 10/02/2024

Maravilhoso demais.
Esse livro... Mano, sem palavras.

Ele mostrou-se bom do início ao fim. Normalmente, eu só leio manhwas mesmo, porém ler um livro boys love com personagens coreanos foi uma experiência fantástica (acho que irei desistir dos manhwas, rs).

Personagens maravilhosos e bem desenvolvidos. Amei muito o Sangwoo, apesar dele ter me estressado um pouco algumas vezes, e o Jaeyoung sendo um "querido" doido. Esses dois me arrancaram altas risadas durante o livro todo.

Foi ótimo ler como o relacionamento deles evoluiu ao decorrer das páginas. Foi tão maravilhoso, tão bem escrito, tão bem feito. Jaeyoung aos poucos descobrindo-se apaixonado pelo Sangwoo e depois pensando: "tô ferrado". Eu amo demais esse homem! ?

Agora, espero que o livro 2 lance o mais rápido possível esse ano. Quero saber logo o que irá acontecer quando o Jaeyoung tiver que ir para o intercâmbio. Já tô sofrendo em antecipação.

Incrível demais, recomendo esse livro a todos que gostam de dar umas gargalhadas e de um belo romance.

babi 13/05/2024

Beem melhor que a série
Essa resenha vai se resumir em: "é tão melhor que a série", o que é completamente óbvio já que nunca poderiam colocar quinhentas páginas em oito episódios de vinte minutos!!! mas a riqueza de detalhes sobre a relação deles, a visão completamente racional do sangwoo consegue ser passada e compreendida muito melhor.

gosto muito que umas coisas que me incomodaram na série tenham sido ou melhores explicadas aqui ou simplesmente não existiram e o maioral de tudo: temos o ponto de vista do jaeyoung (e que menino burro pelo amor de deus). a eles transam, e transam muito.

mas um ponto horrível, lamentável e negativo: o final é um lixo não tem conclusão, mas também não tem um cliffhanger assim uau, então é meio que um "ai ta afim de ler o segundo livro? compra aí."

Hakonda 02/08/2023

Bora fazer um jogo pros gaymer.
Mais uma leiturinha da Newpop e dessa vez uma novel muito gostosinha coreana.
Acho que podemos começar falando o quão essa edição ta linda, 536 páginas lidas numa fluidez surpreendente, eu tenho costume de ler apenas em kindle mas folhear Semantic Error valeu muito a pena.
Sobre a história não vou dizer que tudo foi só flores pois teve 2 momentos que me deixaram bem incomodada mas enfim toda obra tem seu pontos altos e baixos.
A química do casal é excepcional, e deixo uma nota dizendo que como a forma que o Jaeyoung se descobriu apaixonado foi muito fofa.

Agora é esperar ansiosa pelo volume 2 e ver como esses dois vão reagir ao se descobrirem cada vez mais apegados um ao outro.

tess 12/10/2023

Saaame
Ja tinha visto o filme, a série a tava lendo o manhwa e é a mesma coisa porém não deixa de ser bom, principalmente por BL não ser o forte da Coreia do Sul, deixa um gostinho ainda melhor, então pra mim esse Livro 1 é um merecedor de 5 estrelas, e a série fez um ótimo papel com a adaptação, sério. Seohan e Jae-chan nasceram pra interpretar Jae Young e Sang Woo, não consigo pensar em atores melhores.
Esperando pela sequência....

16/07/2023

Semantic Error
Está foi a primeira novel de J. Soori que li.
Infelizmente não consegui ler tão rápido quanto gostaria. O enredo te prende.
Os diálogos e interações entre o Jae Young e Sang-Woo te prende. A forma como a relação deles vai se desenvolvendo e evoluindo é tão natural e engraçada.
Senti pena do Jae Young já que o Sang Woo tem zero inteligência emocional e ao mesmo tempo fui roçada pela forma com Sang Woo vê o mundo e expressa as emoções que nem sabe que está sentindo.

Amei a adaptação da série coreana, mas a novel é mil vezes melhor!

vinirsouza0 16/04/2024

Não sou nenhum pouco fã de histórias paradas e lentas, e sinceramente não sei como tive paciência para terminar, pensei em abandonar diversas vezes ao decorrer do livro. Mas, querendo ou não, devorava facilmente cinco ou seis capítulos de uma vez para cada vez que lia.

Os protagonistas são bem detalhados, com profundidade e todos carismáticos (contém humor, se referindo ao Chu Sang Woo).
E Jang Jae Young? O que falar do meu psicopata obcecado de 1,90 que me deixou babando tanto na adaptação quanto no livro? Sinceramente, achei esse personagem bem mais desenvolvido que o próprio Chu Sang Woo, que me dava nos nervos em certas situações, mas acabo me identificando com ele, não por ser chato, mas também ficaria travado numa tela de erro com Jae Young sussurrando no meu ouvido.
Uma menção honrosa para Ryu Ji-Hye, que é um doce de garota, iludida e competitiva, uma das minhas personagens favoritas. E a Choi Yuna, que me vez ver um lado bissexual meu que não pensei que existia mais.

A história, como eu disse, é bem lenta, muito mais que na adaptação para BL, mas, no fundo, é bem divertida e leve. Gostei do quão explorado cada personagem é, com cada uma de suas histórias que se entrelaçam com o foco do livro. Mas, em contrapartida, achei que nada da história evoluía a não ser o enemies to lovers, que nem lovers acabou indo direito. Um ponto que fiquei levemente incomodado é o fato das cenas hot durarem bem mais do que deveria, mas fora isso não tenho o que falar.

O que quero dizer sobre o plot é que nada saiu do lugar a não ser o jogo que os dois garotos estavam desenvolvendo, enquanto outras questões (talvez a principal) fora deixado de lado. Mas entendo a autora de querer ter deixado para o volume 2, estou aguardando ansiosamente para ver o desfecho da história dos dois.

Vitor 03/05/2024

Um erro na minha vida.
Sangwoo Choo é um aderdor das regras. Então, quando seus colegas de classe andam de graça em um projeto em grupo, ele não os credita. Mas isso impede que um veterano, Jaeyoung Jang, se forme. E como óleo e água, Sangwoo e Jaeyoung não se misturam. Sangwoo pode aturar Jaeyoung ? um erro semântico em sua vida perfeita? E digo logo NÃO!
Depois de assistir ao BL de mesmo nome, decidi comprar este volume e estou ansioso aguardando o segundo. Eu amei tanto a novel quanto o drama??