Além da Porta Sussurrante

Além da Porta Sussurrante TJ Klune

Resenhas - Além da porta sussurrante

lana!¡ 01/09/2023

"E na terceira vez que compartilha o chá, você se torna da família."
Eu tinha altas expectativas para esse livro depois que eu amei muito "A Casa no Mar Cerúleo" do mesmo autor, e me joguei mesmo com tudo e... não poderia ter sido uma experiência melhor, mais um que gostei e sinceramente se o TJ Klune continuar sempre com essa qualidade e escrita fluída ele poderia escrever um livro de uma galinha de ouro voadora que eu ainda iria ler na moral

A história desse livro é bastante interessante (e difícil) pois fala muito da morte e da vida pós dela (para quem acredita ou não, enfim) e acompanha a vida (ou não, haha humor e piadas) do Wallace Price, um advogado muito insuportável que nunca foi uma pessoa agradável na maior parte do seu tempo, tanto que até no seu funeral poucas pessoas comparecem, e as que vão tem mais queixas do que qualidade para falar dele, e quando entra uma queridissíma chamada Mei falando que ele iria ver um barqueiro, o Hugo, mas aonde? sim, em uma casa de chá e o resto é de fato, história

Em pouco tempo eu me apeguei bastante a todos esses personagens, eu senti que estava entrando na família também. O Hugo, Nelson, Apollo e Mei foram incríveis e até o protagonista salvo por eles, é uma coisa linda e foi bem legal acompanhar a evolução do Wallace, ver ele se tornando uma pessoa mais leve uma pessoa que vive mais e sorrir mais. e amei também o romance pq eu procuro romance em tudo se não tiver romance eu vou inventar um na minha cabeça, assim de saúde já, mas tive meus presentinhos sim.

Achei o livro um aprendizado, ninguém gosta de falar de morte mas eu gosto muito de ler outros pensamentos e o TJ Klune de fato expõe tudo que ele acredita aqui, e aliás seria bom deixar um pouco a questão de religião de lado se quiser ler, em muitas partes o TJ joga na cara que ele não acredita muito em Deus, e ok livro árbitro todos tem o direito de ter, mas por exemplo se você for um crente CRENTE mesmo talvez fique incomodado, enfim, achei importante avisar vai que. mas, isso não tira a qualidade do livro, eu recomendo.

Kim 01/09/2023minha estante
tô doida pra ele esse

lana!¡ 01/09/2023minha estante
bom demais viu

Mimi Macedo 21/03/2024minha estante
Iniciando hj. Também amei A casa, me apaixonei e logo adquiri esse. Depois comento aqui meu pensamento. Muito boa a sua resenha.

Camila 18/03/2024

Comecei a ler sem saber nada sobre o livro (estou gostando muito de fazer isso, atualmente). Me surpreendi para a melhor. As reflexões sobre vida e morte são muito bem pontuadas. Os personagens são extremamente cativantes e gostei demais como a fantasia foi trabalhada. Agora quero ler A Casa do Mar Cerúleo.
esty 30/03/2024minha estante
sou suspeita pra falar pq tj klune virou um gigante pra mim no ano passado, mas tenho certeza que vc vai se apaixonar por todos os personagens de a casa no mar cerúleo, chega a ser melhor que esse

Camila 30/03/2024minha estante
Tô doida pra ler A Casa no Mar Cerúleo

Rosangela Max 26/12/2023

Fui cheia de expectativas?
A minha experiência de leitura com esta história foi totalmente diferente da experiência que tive lendo o primeiro livro do autor. Enquanto no primeiro eu ficava animada e encantada a cada página lida, neste eu fiquei sonolenta e entediada.
O enredo tinha potencial, mas achei a construção medíocre. Os persongens são interessantes, mas parece que o autor não sabia muito bem o que fazer com eles. Até o romance na história ficou fraco e fora de propósito.
Queria ter gostado, mas não rolou pra mim. Mas faz parte, né?
Desejo que outros leitores tenham uma experiência de leitura melhor que a minha.
Recomendo para quem quer conhecer outro trabalho desta autoria. Acredito que vale a pena acompanhar as futuras publicações dele.
Vania.Cristina 27/12/2023minha estante
Que pena!

Pjmluvx 27/12/2023minha estante
Exatamente o que eu achei, também fui cheia de expectativa

08/01/2024minha estante
Estou achando a mesma coisa e tô sofrendo pra terminar.

skuser02844 17/01/2024minha estante
Fiquei tão frustrada com esse livro que perdi a vontade de ler o outro livro do autor ?

Queria Estar Lendo 07/06/2023

Resenha: Além da Porta Sussurrante
O novo título do autor de A Casa no Mar Cerúleo chegou aqui em cortesia da Morro Branco, e é uma história sobre a morte e o luto e o que há no meio de tudo isso. Além da Porta Sussurrante é um livro lindo que parte o seu coração em milhões de pedacinhos, só para colá-los de volta pouco a pouco.

Wallace Price só conhece o trabalho. E tá tudo bem pra ele, que é um homem com muito foco e pouco tempo para viver. Ele é rígido, é exigente e é um grande babaca. Só que não sabe disso porque, para ele, trabalho é tudo. Empatia, amizade, família? Ele não pode perder tempo com isso.

Até que, um belo dia, ele morre. E acorda no próprio funeral. Indignado com esse absurdo que só vai atrapalhar seu trabalho, Wallace se recusa a ouvir Mei - sua Ceifadora - e se recusa ainda mais a participar do que quer que seja a situação de travessia que tem que viver em uma casa de chás comandada por um simpático barqueiro chamado Hugo.

Só que Wallace não tem muita escolha, porque está morto. É isso ou se tornar uma criatura vazia, como acontece com os mortos que deixam o lugar de travessia. Ranzinza, ele permanece ali, só para perceber que tem muito a aprender sobre si mesmo em sua morte.

Além da Porta Sussurrante é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores livros que já li. Não apenas pela narrativa maravilhosa do T.J. Klune, mas porque é uma história sensível, empática e emocionante. É aquele tipo de livro que termina e fica com você, por todos os personagens, todas as situações, tudo que a trama quis passar.

É um livro sobre luto. Sobre a morte, seu peso, o que significa morrer, o que significa perder alguém. É um livro sobre corações partidos porque estar em luto é ter seu coração partido para sempre.

O luto sempre foi uma questão muito forte e muito difícil pra mim, e imagino que para muitas pessoas. E por isso é tão importante ler uma história que trata disso de maneira tão amorosa.

Além da Porta Sussurrante não romantiza a morte. O livro simplesmente fala dela, de todas as maneiras possíveis. Fala sobre como é injusta e justa ao mesmo tempo, sobre como trata todo mundo igualmente, mas também vem fora de hora. Traz muitos diálogos que desenvolvem a questão de "o que é estar morto? O que tem depois disso?" mantendo o enigma. Afinal, quem sabe?

"- Mas a morte não discrimina. Ela vem para todos."

Eu me emocionei demais com tudo que o autor apresentou no decorrer da história. T.J. Klune segura nossa mão, como leitores, e nos fala que tudo bem sorrir e chorar e sentir raiva e saudade e tristeza e nostalgia quando pensamos em quem perdemos. Porque é tudo que a morte representa. O fim, mas não o fim realmente.

Além da Porta Sussurrante ainda faz o brilhante trabalho de contar tudo isso através de personagens tão, mas tão queridos.

Wallace começa como um grande babaca insensível. A gente sente raiva dele, para logo em seguida sentir pena, e depois indignação e então compreensão e finalmente empatia. Ele era, sim, uma pessoa horrível em vida. Cruel, injusto, mesquinho, egoísta. Mas também solitário. E, quando ele começa a perceber quem era, o que perdeu por ser assim, bate aquele sentimento de remorso que a trama desenvolve tão bem junto com o seu desenvolvimento.

O Wallace do começo é outro personagem no fim, e por isso sabemos que ele fez um progresso como morto. Pode não ter sido ótimo em vida, mas tem seu crescimento como protagonista. O que faz com que a gente o ame absurdamente.

"- Todo mundo está um pouco triste o tempo todo."

Além dele, a casa de chás é também composta por Hugo (o barqueiro, responsável por acolher e guiar os mortos até a porta que leva além), Mei (a Ceifadora, que encontra os mortos e os leva para o lugar de travessia), Nelson (o avô morto de Hugo) e Apollo (o cachorro morto de Hugo).

Sabe aquela sensação gostosa de found family, quando a gente vê uma família improvável se formando entre pessoas ainda mais improváveis? É o que acontece quando Wallace se permite "viver" esse pós-vida na casa de chás, enquanto espera seu momento de seguir em frente.

Hugo é um amor, em todos os sentidos da palavra. Um personagem cheio de altruísmo e empatia, que encontrou no trabalho como barqueiro a sua vocação. Ele entende as pessoas, e sabe como falar - mas, acima de tudo, ouvir.

Eu me apaixonei por ele no instante em que ele interagiu com o Wallace. E ver o relacionamento dos dois se desenvolver nesse companheirismo e amizade e finalmente algo a mais - algo frágil, doloroso porque, afinal, Wallace está morto - é de partir o coração e aquecê-lo ao mesmo tempo.

Mei é uma força da natureza. Eu amo todas as interações dela com a galera porque ela é enérgica, cheia de atitude, e também tem um coração de ouro para lidar com todas as situações. Onde Hugo é a emoção, Mei é a emoção explosiva.

"- Se querer fosse sempre poder, não haveria ser ou não ser."

E aí temos Nelson e Apollo, que foram os meus favoritos. O vovô sarcástico e piadista, e o cãozinho para todos os momentos. O quanto eu chorei e sorri e gargalhei e amei esses dois não tá escrito, porque eles realmente... existem, ali. Estão mortos, mas vivem como nenhum outro consegue. E o jeito com que o Nelson ama seu neto é tão querido, tão importante, que eu só queria poder dar um abraço nos dois.

Eu queria poder abraçar todos os personagens de Além da Porta Sussurrante, essa é a verdade. Menos o Alan. Mas deixo para vocês entenderem sobre ele na leitura.

Todas as interações entre os personagens são muito reais. Desde as mais engraçadas até as mais emocionantes, que tocam em sentimentos que machucam, que perturbam; quando falam a verdade sobre as coisas mais dolorosas da vida (e da morte).

Tem um romancinho, como eu mencionei, mas ele é sutil e de um slow burn intenso. Porque Hugo e Wallace são impossíveis, mas isso nunca impediu o amor de prosperar, não é? Aliás, pra quem busca representatividade, Wallace é bissexual e Hugo é gay!

E é maravilhosamente bem escrito porque eles só.. Existem. Não tem conflito, não tem drama, não tem absurdos. É sobre um homem bissexual (relativamente) bem resolvido emocionalmente, e um homem gay extremamente bem resolvido emocionalmente com a sua sexualidade. E é lindo.

Toda a mitologia que o autor criou em cima desse lugar de passagem, as questões com os chás que o Hugo faz e o que eles representam para quem está vivo e quem está morto, o que está além da porta sussurrante, é tudo muito criativo e bem explicado quando precisa, mantendo o mistério onde cabe.

"- Nunca é suficiente, é? O tempo. Sempre achamos que temos muito dele, mas, quando realmente nos damos conta, não temos o suficiente."

Eu perdi um dos meus melhores amigos dois anos atrás. No dia em que eu tô escrevendo essa resenha, aliás, fez dois anos que ele se foi. E é injusto, e é terrível, e eu sinto raiva e saudade e vontade de chorar e gritar. Mas as vezes sinto vontade de rir e sorrir e falar sobre ele como se ainda estivesse aqui. E acho que o que mais me pegou nesse livro foi como ele falou comigo sobre isso. Como ele segurou a minha mão e me disse que tudo bem... sentir.

E às vezes vai ser péssimo, e às vezes você vai se sentir melhor, e às vezes a dor vai sufocar. Porque a morte é isso. O fim de um tudo, e o que ainda continua aqui.

A edição da Morro Branco tá naquele primor de sempre. Eu amo amo amo essa capa (uma das minhas novas favoritas da estante, inclusive), e a diagramação tá uma lindeza, confortável e bem espaçada, com detalhes lindos nas folhas de guarda e dentro das páginas. A tradução de Petê Rissati também tá ótima, com trocadilhos maravilhosos e linguagem não-binária muito bem-vinda!

Além da Porta Sussurrante é um livro lindo. E eu digo e repito que todo mundo precisa ler. Não apenas por falar sobre a morte de maneira tão nua e sensível, mas por falar sobre amor da maneira mais intensa possível.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2023/06/resenha-alem-da-porta-sussurrante-tj.html

ANDER CELES 31/03/2024

Só damos valor à vida na morte?
Li o primeiro livro publicado do TJ Klune no Brasil, A Casa do Mar Cerúlio. Amei bastante esse livro, a forma de escrita, a narrativa, as personagens. Tudo. Então estava muito empolgado com a leitura deste aqui. E aí, gostei?

Sim, mas não tanto quanto o primeiro. Na verdade, ficou bem longe. O começo do livro foi bem legal, bem empolgante, já começando com a morte do Wallace, então sem tempo para perder. Mas aí depois disso, o livro passa por um mar de marasmo kk. Juro msm. As personagens são boas, a intensão do livro é boa, super compreensível, super válida. Mas ela demora muito pra ganhar um ritmo empolgante.

Depois de uns 60% da história, quando surge um espírito muito diferente ali na Casa de Chá, aí o livro começa a ganhar um fôlego muito interessante. E a partir daí é um excelente livro, uma excelente história. Uma grande pena é que as coisas que aconteceram a partir desse ponto não tenha começado muito antes, para surgirem mais situações dentro da abordagem que eles escolhem, principalmente com relações às Conchas.

Bom, o começo, até o meio, foi bem arrastado. Não ruim, só arrastado. E aí o último terço foi muito bela, muito poético, muito singelo.

Fe Salau 15/11/2023

Mais um que amei
Amei o livro e os personagens... Tema pesado mas q foi trabalhado c muita leveza. O autor continua sendo um dos meu preferidos.

Mimi Macedo 08/04/2024

"Mais um rio só se move em uma direção"
Quando terminei o outro livro dele, ( A casa no Mar de Céruleo) fui logo a procura de outro, quem leu sabe o que estou querendo explicar, porém são histórias, enredos totalmente diferentes, só a capa tem mesmo estilo, que bom, porque são lindas, enfim. Como é colocado antes do início da história, quem tem suas crenças diferente da abordada no livro, é bom ter o cuidado de fazer uma leitura sem julgamentos, caso contrário não vai conseguir seguir com a leitura. Sou de uma crença bem distinta, mas ler esse livro me fez refletir sobre o que somos, fazemos e escolhemos nessa vida. Acompanhar os personagens com seus medos, incertezas e escolhas foi um misto de sentimentos, você ri, chora, ri de novo, chora muito, e assim vai, mas gente que enredo maravilhoso, o cuidado que ele teve de abordar assuntos tão sensíveis faz com que a gente sinta toda a sua dor, luto e perda, sim é um livro de ficção, mas carregado de tanto amor, que e até difícil escrever para outro leitor. Leia se tiver oportunidade, faz a gente repensar e refletir o que somos ou queremos ser, é um livro lindo.
Tori.Estelar 08/04/2024minha estante
Entendo perfeitamente! TJ já é um dos meu autores favoritos ?

Mimi Macedo 08/04/2024minha estante
Sim. Quero mais!!!

Mimi Macedo 08/04/2024minha estante
Preciso de mais livros dele em português.

Fabio 08/04/2024minha estante
Minha querida, adorei a resenha!!!!
Parabéns!!!????

Mimi Macedo 09/04/2024minha estante
Aprendendo com um dos melhores ?

beatrizs 26/02/2024

Esse livro foi uma surpresa tão grande pra mim (surpresa boa), eu nem pensava em começar a ler, através de uma LC decidi dar uma chance e foi a melhor decisão. Acabou não sendo nada do que eu esperava.

Gostei do desenvolvimento dos personagens, a história tem uma pegada de Ceifador, vida após a morte que é um atrativo para mim, então o decorrer só somou. Não serei hipócrita de não pontuar que achei os capítulos extremamente longos, mas consegui me manter firme na leitura. Desenvolvi uma conexão, o Wallace me transmitiu muitos sentimentos, só queria saber onde tudo isso daria.

Sério, valeu MUITO a pena, cada personagem com sua particularidade com o poder de prender do início ao fim. Criei apego, queria que eles ficassem bem, queria mais, mais da história. O mistério por trás do Gerente, ansiedade, desfecho de personagens secundários, tudo muito bem encaixado e cuidado. História emocionante, há quem reclame do final, eu chorei feito uma condenada, para mim fez sentido. Leitura memorável.

Jackie! 12/12/2023

Sobre se sentir parte da família!
Klune é o pai das Found Family, como pode! Não tem um livro desse querido que não me faça me sentir parte da família que ele cria.

Amei TANTO todos os personagens! E eu vou carregar todos eles comigo, com muito carinho.

O desenvolvimento do protagonista, Wallace, é impecável! Super gostoso acompanhar ele entendendo os "traumas" e como deixou esse peso torná-lo um belo de um babaca, ver ele se redimindo e mudando a forma de pensar e o que vale a pena se priorizar na vida, foi lindo!

Adorei a parte fantástica, todo o lance envolvendo a morte e os estágios de luto vistos do ponto de vista de quem parte.

Enfim, mais uma canetada de ouro de um dos meus autores favoritos da vida. Ele nunca falha em me fazer rir e chorar na exata proporção.

Tati 07/11/2023

Um livro bom mas o desenvolvimento....
Eu curti muito a ideia do livro, em geral é um livro muito bom, varios pensamentos e sentimentos em relação a morte surgem e o Hugo e Wallace acalentaram meu coração entretanto senti que o desenvolvimento do Wallace poderia ter sido feito de outra maneira, ocorreu tudo muito rapido o que tornou ele meio futil

Daniela 31/10/2023

Foi uma leitura deliciosa. Rendi-me ao autor com A Casa No Mar Cerúleo e agora esse sentimento só foi reforçado.
Wallace Price era um advogado muito conceituado e implacável e, no dia do seu funeral, quase ninguém estava presente.
Quando conhece a Ceifadora e o Barqueiro que o deve ajudar a atravessar, tudo muda.
Descobre uma família e amigos e aprende a ter empatia pelo próximo.
Para quem estiver a passar por um momento difícil, é uma leitura que acalma o coração e ajuda a aceitar a morte com mais tranquilidade. A forma como descreve tudo é linda e envolvente.
Gostei muito.

rai 22/05/2023

Maravilhoso!
Os livros do TJ Klune são uma jornada, você chora e sorri tudo ao mesmo tempo.
Adoro como ele trata de assuntos fortes de uma forma leve, a escrita é super fluida e vc se apaixona por TODOS os personagens de cara. Vou ler tudo que for publicado no Brasil simplesmente porque é INCRÍVEL, te deixa de coração quentinho.

Matheus 06/07/2023

Melhor livro do ano até agora
Livro ?: Além da Porta Sussurrante
Autor(a) ?: TJ Klune
Faixa etária ?: +16
Nota?: ??????
Marcações ?: Não utilizei
TWs ??: Informar-se nos comentários

Quando me falaram que eu ia chorar, rir e depois favoritar, eu não acreditei. Mas foi exatamente o que aconteceu. "Além da Porta Sussurrante" é um linda história sobre a importância da vida e da morte que, com sua bela escrita, conseguiu criar muito bem uma ligação e ainda entrar na minha lista de favoritos da vida.

Wallace Price foi, isso, foi, um advogado extremamente insensível. Demitiu funcionários por motivos pequenos e nunca chegou a fazer algo bom de verdade. Até que um dia, Wallace vai parar no seu próprio funeral e percebe algo óbvio, mas chocante: ele morreu.

Logo então, Wallace encontra Mei, uma Ceifadora, que o levará para a Travessia de Caronte: o próximo passo do seu pós-vida, um lugar onde as pessoas que ainda não aceitaram sua morte irão permanecer.

Quando chega lá, Wallace se depara com uma casa e loja de cookies e chás de quatro andares com uma inclinação questionável. Wallace conhece Hugo, o Barqueiro da Travessia; Nelson, avô de Hugo e inicia então o seu processo de purificação e, minha gente, é um processo lindo de se acompanhar.

Esse livro é, sem exagero, um dos meus mais novos motivos de viver. Os discursos, os personagens, as lições de moral.... nem sei explicar. Foi tudo tão perfeitamente desenvolvido que a única coisa que eu consegui fazer foi derramar todas as lágrimas do meu corpo.

"Na primeira vez que você toma chá, você é um estranho. Na segunda vez, é um convidado de honra. Na terceira, você é da família."

Em alguns momentos você vai rir, em outros você vai chorar, em outros parar e questionar toda a sua existência no mundo e a de todo mundo que você conhece porque esse livro é desses. Ele não vai lhe entregar algo mastigado que você só precisa engolir e ama (nada contra livros assim, eu amo), você precisa pensar, questionar e no final não tem outra alternativa senão amar.

Não só recomendo como peço com todas as minhas forças para que você leia esse livro porque, meu Deus, se existir alguém que vai ler e não gostar dessa obra-prima.... nem pense duas vezes. TJ Klune arrasou demais nesse, leia leia e leia.

Surrender_Nih 09/01/2024

TJ Klune segue acertando
Estou completamente apaixonada pela escrita do TJ Klune desde ?A Casa no Mar Ceruleo?, mas tinha medo de ?Além da Porta Sussurrante? não ser tão bom quanto. Foi um medo bobo, porque esse livro é simplesmente maravilhoso.

O enredo mistura fantasia e os ensinamentos sobre a morte de forma espetacular, te faz chorar ( e eu devo ter chorado umas 5 vezes durante a leitura), rir e ficar com raiva de alguns personagens. A escrita do autor é tudo na minha vida, eu simplesmente leria qualquer coisa que ele escrevesse e seria a pessoa mais feliz do mundo.

Os personagens são muito bem escritos, com foco principal no protagonista e toda a sua mudança no decorrer do livro. O Wallace é um babaca no início, não tem segredo nenhum nisso, mas observar como ele evolui com os acontecimentos e torna-se uma pessoa boa, que se importa e faz parte daquela família, foi de aquecer o coração. O Hugo é um querido desde o princípio, sendo a pessoa perfeita nesse processo de transição da morte. Adorei tanto a Mei quanto o Nelson e o Apollo.

Acho que não sou capaz de colocar em palavras o quanto amei esse livro, ou o quanto amei ambas as leituras que fiz dos livros do TJ Klune. Eu não vejo a hora do lançamento do próximo livro dele aqui no Brasil, ou de uma promoção pra comprar Wolfsong. Enfim, comecei o ano com um favoritado 5 estrelas, sou feliz.

Thânia Deak 26/08/2023

Além da Porta Sussurrante
Que livro maravilhoso, do começo ao fim essa história é perfeita. Estou completamente apaixonada pelos personagens, Hugo, Mey, Nelson, Apollo e Wallace.

Wallace Price só conhece três coisas na vida: trabalho, um pouco mais de trabalho e algumas pitadas de trabalho. Assim, é extremamente inconveniente quando ele tem de parar tudo e atender ao seu próprio funeral. Mas quando ele recebe a visita de Mei, uma Ceifadora, ele começa a ter uma leve desconfiança de que possa estar morto.

Em vez de levá-lo diretamente ao além, ela o guia a uma pequena vila em cujos arredores, escondida entre as montanhas, fica uma peculiar casa de chá. E quando Hugo, seu carismático proprietário e barqueiro do além-vida, se oferece para ajudá-lo a fazer a travessia, ele decide que efetivamente deve estar morto.