Sk8er Boys

Sk8er Boys Cássio Cipriano

Resenhas - Sk8er Boys

Cássio Cipriano 13/04/2023

Já é tradição eu deixar a 1ª avaliação nos meus livros hahah
Gosto de deixar a 1ª avaliação nos meus livros para que possam ver um pouco sobre como eles nasceram, como foi o processo de escrita. Um livro é mais que um livro pro autor, e sempre há muita história por trás dele, mais do que se possa ler em suas páginas.

Este é o meu 2º romance publicado por uma editora e, assim como o 1º, foi fruto de uma longa jornada com muitos percalços e aprendizados. Por incrível que pareça, tudo começou lá em 2009, quando eu estava no penúltimo semestre da faculdade de Sistemas de Informação e cursei uma disciplina chamada Computação Gráfica. Em uma das atividades, tive que ilustrar algo utilizando o CorelDRAW, e o resultado acabou sendo a ilustração de dois garotos se beijando: um tinha cabelo rosa e o outro usava um moletom com capuz. Junto com outras ilustrações que fiz na época, esta seguiu guardada nos meus arquivos pessoais até que, em 2020, eu a reencontrei, e ela me inspirou a escrever uma história que me fez viajar no tempo, de volta para a minha adolescência. Porém, não rememorei coisas que vivi, a história acabou sendo uma maneira de imaginar experiências que eu gostaria de ter vivido, mas não tive oportunidade. Eram outros tempos na minha adolescência.

A primeira versão desta história chegou a ser publicada em formato de conto na Amazon, em junho de 2020. Posteriormente, a transformei num romance e, entre os anos de 2021 e 2022, cheguei a enviá-la para duas editoras. Em uma delas, chegou a ser aceita para publicação, mas, por questões pessoais, decidi não assinar o contrato e, na outra, a história foi finalista em um concurso, ficando em 2º lugar, mas a editora decidiu publicar apenas a obra que ficou em 1º. Estas experiências serviram como uma espécie de validação, para eu entender o potencial desta história. E, assim, segui trabalhando nela, até chegar no resultado que você pode conhecer agora.

Escrever esta história foi uma experiência nostálgica, leve e divertida, que me transportou para um lugar seguro e me deu abrigo em momentos complicados. Espero que as aventuras de Caio, Vitinho, Aurélio e Bruno possam proporcionar sensações parecidas aos meus leitores. Espero que seja uma leitura de conforto, com experiências que todas as pessoas LGBTQIAP+ merecem viver sem impedimentos, sem grandes dramas, preocupações ou complicações. Particularmente, é como eu penso que deveria ser para todos, mas a maioria de nós, especialmente na adolescência, encontra muitos obstáculos para viver nossos amores, principalmente em ambientes marcados pela heteronormatividade, pelo machismo e pela LGBTfobia, infelizmente, comuns em muitas cidades do interior do Brasil. Vim de um ambiente assim. Cresci em uma cidade bem pequena, rodeado de preconceito, bullying e falta de representatividade, onde não me sentia livre para ser quem eu realmente sou. Eu não conseguia me ver no lugar ao qual eu pertencia e também não me via nas obras que consumia naquela época (filmes, séries, livros, músicas etc.). Por esse motivo, não tenho problemas em admitir que esta história foi pensada para ser um clichê leve, e talvez até bobinho para muitos, mas é o tipo de clichê que nunca aconteceu comigo ou, falando de ficção, do tipo que eu costumava assistir ou ler na adolescência, mas não me via representado.

Agradeço de todo o meu coração a cada pessoa que teve envolvimento no nascimento e na lapidação desta história e espero que ela possa proporcionar aos leitores a melhor experiência possível.

site: https://instagram.com/cassiocipriano

Davi.Dallariva 07/05/2023

Que livro charmoso! Eu amei a ambientação nos anos 2000, cheia de música e skate. A narração dividida entre quatro protagonistas foi muito bem colocada. Gostei muito de como foram desenvolvidas as relações entre os garotos, porque, ao mesmo tempo que aconteceu naturalmente, aos poucos, também não foi nada enrolado demais. Amei o conceito de dois caras com melhores amigos começarem a namorar e o melhor amigo de um acabar se apaixonando pelo melhor amigo do outro. Muito fofo!

Daniel 11/12/2023

Nostalgia querida
Uma história nostálgica dos anos 2004 e que abraça todos os clichês e romances e situações que uma pessoa LGBTQ gostaria de ter vivido na adolescência. Cássio resgata essa nostalgia e traz esses clichês sem transformar a história em algo maçante ou didática demais. Vamos acompanhando a vida desses quatro amigos de cidade pequena durante um ano da adolescência, com eles descobrindo paixonites e sentimentos pela primeira vez com um sorriso no rosto.

É difícil imaginar que fora do livro essa época tenha sido diferente, com muito mais preconceitos e julgamentos. Eu queria poder transformar a realidade de Sk8er Boys em vida real, fora das páginas. Trazer todo o acolhimento e conhecimento de si próprios que o quarteto principal tem pra nossa realidade. A escrita de Cássio deixa esse gostinho no final, de querer se enfiar dentro dessas páginas e viver no interior nortista ao lado dos personagens.

Ju_leitora 30/04/2023

Um romance do tipo "coração quentinho" com dois casais, à principio improváveis, mas que foram feitos pra ficar juntos. E o foco na amizade dos 4 tornou a história perfeita! Recomendo

Carol 22/05/2023

A história se passa em 2004, numa pequena cidade maranhense e como toda cidade pequena, a fofoca e o preconceito são grandes preocupações dos personagens.
Caio e Aurélio são os únicos adolescentes gays fora do armário e ao contrário de muitas histórias com esse protagonismo que vemos, os pais dos personagens não somente sabem disso como os apoiam e amam do jeitinho que são. Isso encheu meu coração de quentinho.
Em todos lugares que vão eles estão mais focados em ser verdadeiros consigo mesmos do que com o que os outros vão pensar e o apoio da amizade deles é lindo de se ver.
Enquanto Caio vive de cabeça nas músicas, acompanhando todas novidades, Aurélio tem um senso de moda incrível e desenha modelos inovadores.

Tudo estaria as mil maravilhas se não fosse a encheção de saco de Bruno Cabeção com eles, mesmo que Bruno seja um aluno exemplar e skatista melhor ainda.
E é aí que os skatistas entram na história: o melhor amigo de Cabeção, Vitinho, quer muito se aproximar de Caio e ninguém entende o porquê.
É muito gostoso ler o livro e descobrir junto com eles o que tudo isso significa e o que essas amizades inusitadas vão proporcionar.
Eu gostei muito do livro, foi muito legal reconhecer as músicas mencionadas, os costumes, objetos e gírias dos anos 2000 e ver o ponto de vista dos quatro personagens principais.

hibernarrd 12/05/2023

Me deu vontade de comprar um skate
Que livro gostoso de ler!!! Toda a vibe anos 2000 da história é muito divertida, amei ver os personagens escutando músicas que foram lançadas a quase vinte anos atrás pela primeira vez, comprando revistas na banca de jornal e alugando fitas na locadora. Toda a ambientação de Porto Franco também é muito boa, te faz acreditar que os personagens realmente passaram por lá.

Quanto aos Sk8er Boys, não sei nem o que dizer. AMEI acompanhar Caio, Vitinho, Aurélio e Bruno, e terminei a história querendo ser amigo deles. Li a maior parte do livro nos intervalos do trabalho e tive que me segurar para esconder meus surtos, de tanto que me empolguei em algumas partes.

A história trata de assuntos importantes, mas de uma forma leve, focando no romance. É a adolescência que todo jovem LGBTQIA+ queria ter tido, e com histórias assim no mundo, as próximas gerações podem ter essa oportunidade.

Izzy.Monteiro 03/06/2023

#Brurélio e #Catinho são tudo pra mim
Eu to apaixonadaaa por essa história, esse grupo, esses casais, essa escrita, por tudoooooo.

Muito fofo o desenvolvimento dos personagens, de cada casal e a troca de perspectiva com o foco em cada situação é perfeito, estou ansiosa para mais deles e, como sempre, do Cássio.

Mylena136 04/06/2023

Sk8er Boys: o amor está na pista
"Sk8er Boys: o amor está na pista" é meu quarto encontro com a escrita de @cassiocipriano, de quem já sou fã, é válido ressaltar. Li o romance "Confluentes" e os contos "Panetones baratos" e "E agora?". Cada obra vale muito a pena ser lida, mas até aqui esses quatro portofranquinos conquistaram o top 1.

A narrativa, que se passa em 2004, acompanha Caio, Aurélio, Vitinho e Bruno, quatro adolescentes que estão no ensino médio e que vivem em Porto Franco, um município do interior do Maranhão. Caio e Aurélio são melhores amigos, assim como Vitinho e Bruno. Os dois primeiros são os únicos gays assumidos da escola e têm sonhos que parecem muito grandes para uma cidadezinha tão pequena; já os outros dois compartilham o amor pelo skate e escondem segredos um do outro.

Até os 25% de leitura, acreditava que o livro fosse narrado só por dois dos quatro protagonistas (Caio e Vitinho), mas foi uma surpresa agradabilíssima perceber que os quatro teriam sua voz ouvida, e conhecendo-os tão intimamente (lendo seus pensamentos), foi impossível não gostar de cada um deles.

É uma obra leve (ainda que aborde assuntos delicados como a homofobia, o abandono parental e o bullying, ainda que sem nomeá-los dado o ano em que se passa a história) que trata de questões que rondam a mente de qualquer adolescente de 16 anos e que versa sobre o amor nessa fase de descoberta, o primeiro amor que te dá borboletas no estômago e uma felicidade imensa quando recíproco. É terno, é bonito... lembrou-me a narrativa de "Heartstopper".

Eu tinha 8 anos em 2004, mas algumas referências (Avril Lavigne com seu skate, a revista Capricho, a MTV, Malhação) que o autor traz estão frescas na minha memória, por isso lê-las me deram uma sensação de nostalgia tão grande e tão gostosa.

Amei os romances desenvolvidos, sobretudo o segundo, porque eu não esperava e porque o clichê haters to lovers é bom demais também.

Obrigada pela experiência e pela parceria, @cassiocipriano. Feliz demais que ainda tem mais da história deles pela frente.

Marta.Souza 27/06/2023

Eu amei, li num só fôlego, O casal é muito fofos, e eu amo história assim em que se tornam amigos ao passo que se apaixonam... é uma daquelas histórias que dá uma aquecida no coração. Recomendo muito. favoritado com ctz

juliocmofc 17/07/2023

>> NOSTALGIA, REPRESENTATIVIDADE E ROCK N? ROLL <<
O ano era 2004, em uma pequena cidade do Maranhão conhecemos Caio e Aurélio, dois amigos inseparáveis. Um amante da cultura pop, o outro do universo da moda.

Essa dupla de amigos precisa lidar diariamente com o pensamento retrogrado de uma típica cidade do interior que ainda tem a homossexualidade com um grande tabu.

Mas eles não estão sozinhos. O destino, ou a rotina escolar, resolve unir essa dupla a uma outra: Vitinho e Bruno.

A partir daí temos uma história impecavelmente escrita, que te envolve do início ao fim. Dois casais se formam em um romance que se desenvolve de forma gradual capaz de deixar qualquer leitor com o coração quentinho.

? as referências musicais, bem como a playlist do livro, nos leva diretamente para 2004. A sensação de nostalgia é incrível!

?? a escrita do autor é muito envolvente e de fácil compreensão, o que torna a leitura leve e agradável!

? é impossível não shippar os ?colegas? que vão, pouco a pouco, desenvolvendo um romance no decorrer da narrativa!

???? aqui temos a representatividade trabalhada de maneira consciente, natural e leve, assim como deve ser.

mwduspam 13/07/2023

LEIAM SK8ER BOYS!!
Nunca tinha lido nada com essa pegada anos 2000 e tals, e tô completamente apaixonada!!
o romance entre os personagens vai se desenvolvendo naturalmente e de maneira muito fofa, e os meninos são apaixonantes. adorei a escrita do Cássio, foi muito fácil e gostoso de ler mesmo abordando assuntos mais pesados como o bullying e a homofobia. eu amei demais, leiam sk8er boys pois é incrível!!

Vana 07/12/2023

Tenho um novo autor favorito
Eu acho que eu tenho um novo autor favorito!!!
A escrita do Cássio me ganhou desde Panetones Baratos, uma coisa que sempre me encantou e que percebi inda mais em Sk8er Boys é como ele consegue te transportar pra dentro dá historia, mesmo eu não tenho vivido essa época, eu senti como se aquela tivesse sido minha adolescência, é com certeza uma história que eu recomendo.

Smith 22/05/2023

Sk8er boys
Em uma cidadezinha do Maranhão, Caio é um menino diferente dos outros, anda sempre com camisa de bandas e cabelo colorido, muito falante, ama música pop, por isso não desgruda de seu discman.
Aurélio é melhor amigo do Caio, sonha em ser estilista, anda sempre com roupas customizadas feito per ele mesmo.
Vitinho, é skatista, ama desenhar em seu caderno, também é muito ligado em músicas.
Bruno, melhor amigo de Vitinho, anda de skate também, super nerd, mas as vezes faz umas piadas não muito agradáveis.
Esse quarteto super opostos uns dos outros, tem um passado triste, mas que viveram uma história fofa, de grandes amizades, cumplicidade e aventuras.

Danniki 04/08/2023

O livro é sobre autoconhecimento na pior fase da vida... mentira!
Olha... eu li três livros do autor Cássio Cipriano, sendo dois de parceria, e agora mais um livro dele também de parceria!

Estou aqui sendo bastante sincere com você! Eu gosto mesmo do jeito que o autor escreve, ele suaviza a minha visão sobre a realidade da vida. A sociedade tem me deixado muito doente, sabe? Então a oportunidade de ver através dos olhos do autor, me mostra um olhar muito tranquilo e bonito de tratar diversos temas muito importantes para quem faz parte da bandeira colorida.

“Sk8ter Boys: o amor está na pista”, é o primeiro volume sobre quatro jovens que estão no ensino médio. Dois deles são bem resolvidos quanto à sexualidade deles, enquanto os outros têm seus assuntos a serem resolvidos com o decorrer da história. Como estamos falando de adolescentes no ano 2004, com tantas referências da cultura pop, senti nostalgia e eu não passei nada pelo que eles passaram. Porém, acredito que muitos podem, sim, se identificar com esses personagens.

Caio nunca teve vergonha de esconder que é gay, enquanto Aurélio tem o sonho de ser estilista e também é gay assumido. A diferença entre eles é que Caio tem uma família que o acolhe muito bem, já Aurélio não tem pai e sua mãe é exigente com suas notas pelo mesmo motivo de qualquer adulto: ver seu filho com um futuro estável. Vitinho tem sua dúvida se gosta de uma pessoa e seu melhor amigo Bruno é aquele hetero top, assim me deu a impressão, que faz bullying no Caio. Tudo isso está para mudar e mudança é de uma forma muito madura e necessária! Ou seja, o tema do livro é sobre autoconhecimento na pior fase da vida (rebeldia, rs).

Quando Cássio lançou esse livro, ele não disse que seria uma sequência, então foi uma surpresa ver todos falarem das continuações e ver a última página da história com a seguinte frase: spoiler da próxima história. Tanto que o próprio autor postou no Story falando um pouco a respeito! Praticamente já temos a sinopse, só falta o livro ser lançado e infelizmente sem previsão por enquanto! Mas digamos que a história vai ser no ano 2005!

Eu não dei nota máxima, pois senti que faltou um assunto a ser resolvido entre Vitinho e sua avó, mas talvez seja pendência para o ano que vem. Outro motivo é que a cada sobressaliência detectada no corpo dos meninos, eu torcia por uma cena quente, que também vai ser abordada no próximo volume, infelizmente para minha imaginação, e maravilha que vamos aprofundar sobre isso na próxima história, rs

E é isso, eu recomendo uma leitura cheia de nostalgia dos anos 2000 e relembrar o quanto a nossa adolescência era boa, pois hoje eu tenho 31 anos e trabalho para o sistema capitalista. Eu não sabia que eu era feliz apenas estudando, tendo brigas por motivos bobos e lendo muitos livros sem se preocupar com dinheiro, rs

site: https://www.instagram.com/mundodedanniki/

Jeissy.Nunes 29/05/2023

Logo mais venho com a resenha oficial.
No entanto, preciso dizer que adorei o livro e a vibe dele.
E fiquei feliz que vai ter continuação (e não é sempre que isso acontece osksk)