Maré de Mentiras

Resenhas - Maré de Mentiras

kah 12/12/2023

Maré de Mentiras.
Ok, vamos lá.

Maré de Mentiras é um livro inspirado nas republicas marítimas do mediterrâneo, então obviamente, o foco da política e economia é o comércio marítimo.

Acompanha-se três personagens que vieram de vidas diferentes que ao longo do livro acabam tendo suas vidas entrelaçadas: Anabela, Asil e Theo.

A primeira coisa que eu posso dizer é sobre como a construção dos personagens nesse livro foi boa. Conseguimos entender todos eles, suas vidas e suas motivações de formas bem simples e bem colocadas na escrita.

A Anabela é com certeza minha fav. Mesmo sendo nova e inexperiente na questão prática, ela soube se posicionar e ser humilde o suficiente para ouvir e buscar conselhos, uma coisa que foi essencial no livro. Eu confesso que meu medo era baseado muito na questão de como seria a personalidade dela com base no seu modo de vida, mas como o Theo, fui surpreendida.
O Theo que logo na primeira frase ja engana a gente, é meu bebê. Ele também é jovem mas viveu muitas coisas na sua vida e tem seus próprios princípios, mas foi muito bom conhecer mais sobre ele nos momentos de desespero, e ver o quanto ele se doa para o que importa.
Asil, todo destruidinho, da pra ver o quanto a Guerra o mudou. Mesmo assim, ele conseguiu encontrar um objetivo e passou a se doar a ele, sendo um querido. Eu espero muitas coisas dele no próximo livro e esse seu sumiço me deixa assustada.

A construção política foi com toda certeza o ponto alto pra mim. O autor soube colocar perfeitamente a construção das guerras e dos motivos durante o desenvolvimento, dando uma bela introdução de como as coisas funcionam. Todas as cidades possuem suas particularidades e ele soube construir o melhor delas sem que fizesse perder a essência própria.

Um ponto que eu gostei muito, foi a forma da religião do livro ao todo. É claro que acaba sendo diferente em algumas partes, mas eu achei a criação base simplesmente sensacional. Somar isso com elementos místicos e a origem de tudo o que ta acontecendo foi completamente maravilhoso. Algo muito novo pra mim que eu simplesmente não esperava.

Tudo o que é apresentado no início do livro começa a se interligar com outras coisas do meio pro fim, algo que torna a leitura muito boa. O autor soube fazer a dosagem perfeita em quando deveria liberar informações e quando não; os capítulos intercalados também aumentam o anseio para saber o que vai acontecer em outro ponto de vista, e isso tudo torna a leitura ainda mais agradável.

Com certeza, um favoritado!

Torugoð¦ 13/12/2023

Meu livro favorito de dezembro
Maré de mentiras vai contar a história de 3 protagonista que por ironia e reviravoltas acaba se conectando nas retas finais.

Theo um jovem livre, sem apegos tem como amiga e companheira Raissa, uma garota muda que só mesmo o Theo se comunicar. Theo foi o personagem mas querido que eu conheci, mesmo tendo para que a vida é cada uma por si, ele não consegue não ajudar quem precisa. E isso faz dele se envolver em grandes trajetórias.

Anabela que foi forçada a tomar decisões muito cedo, acaba se envolvendo em disputas políticas e sem sua família para te apoiar ela comeca a carregar o peso de ser uma representante muito rápido. A inteligência de Anabela é tão presente na obra que você acaba ficando chocado com o quanto ela é experta e delicada mas suas escolhas. Sempre procurando ver com clareza as suas decisões e como tomá-las para seguir a diante faz dela uma garota muito forte.

Asil um ex guerreiro que foi o diabo que o pão amassou na terra. Após muito tempo com seus traumas e o peso da morte causada acaba vivendo tudo de novo por ironia. Asil foi o personagem que mas curti a evolução, sendo alguém cansado de tentar mudar, tendo que viver coisas que jurou não viver de novo, situações que você queria que ele parece para respirar, a ansiedade quando tinha pov dele. Meu deus fui tudo bem colocado para que a gente nós conectar-se com  personagem.

Mas o ponto forte dessa obra não foram os personagens, mesmo que tenha muito bem escrito. O ponto alto para mim foi a política e a religião. Os dois presentes andando lado a lado.
Maré de mentiras vai ter como foco na política econômica do mar mediterrâneo, a disputas por rotas e controle super bem trabalhado, como a gente acompanha a trama disso tudo acontecendo de dentro quanto de fora, deixando ainda mas ansioso. E como os personagens principais têm tamanho envolvimento em tudo isso mesmo que não diretamente.

A religião não é algo novo, mas é algo bem escrito, algo que você acaba se admirando de como foi escrito. Com um toque de magia e folclore faz dela algo místico. E como a religião surgiu como foi feita, e como isso afetou as outras religiões tornou-se extremamente necessário para a construção de mundo. Não foi algo raso, foi algo simples de entender mas que quando acompanha faz todo sentido para história.

Foi um livro que quando termina você fica sem rumo, não consegue pensar, te deixa eufórico, sem rumo. Mas isso tudo no bom sentido. Umas das coisas que ajuda muito nessas emoções foi os capítulos que não se intercala sucessivamente, então você nunca sabe quem vai ser no próximo capítulo e trás um ar de curiosidade e nervosismo.

Foi um livro 5 estrelas e favoritado, eu amei cada parte dessa obra.

zayintheworld 13/01/2024

Maré de Mentiras
Com Maré de Mentiras do Roberto Campos Pellanda eu decidi começar o meu ano de 2024 e eu acho que essa foi uma decisão certíssima da minha parte. Encontrei esse livro por um acaso, acompanhando surtos de um amigo do Twitter e caras, digo com tranquilidade que esse é um dos grandes acertos da literatura nacional da atualidade.

Roberto é um escritor excepcional, conhece seu livro muito bem e controla o ritmo dessa leitura com uma destreza similar a de um maestro, não existem momentos monótonos, não existem diálogos pra encheção de linguiça, tudo — literalmente tudo — desse livro é usado com exatidão, coisa que eu ouso dizer ser muito difícil de encontrar atualmente.

Sobre Maré de Mentiras queria dizer que é um grandioso livro introdutório, são páginas e mais páginas de um prologo de triar o folego, com personagens cativantes, intrigas politicas, conceitos religiosos e debates morais que foram perfeitamente introduzidos nesse livro e com um ritmo invejável, acredito que o autor realmente precisa dominar sua escrita pra fazer algo assim.

Encontrei alguns poucos problemas no livro em relação aos “espaços em branco” que existem em alguns capítulos e outros e isso alinhado ao ritmo frenético do livro fez com que algumas cenas de morte e desastre perdessem um pouco do seu peso, porém, conhecendo a história do Roberto tenho certeza que isso vai ser vingado como um peso na consciência dos personagens, o que é uma ótima oportunidade de tornar o próximo capitulo dessa história ainda mais denso.

Enfim, adorei Maré de Mentira, foi uma leitura divertida, preencheu meus dias com uma felicidade impar e saber que essa é apenas a porta de entrada desse projeto incrível me deixa muito feliz pois eu quero muito continuar essa história e entender pra onde o Roberto vai levar esse universo grandioso que ele começou a construir.

“?Em um mundo dilacerado pela discórdia, onde as pessoas se odeiam cada vez mais por cada vez menos, é apenas a bondade de estranhos que mantém as coisas em seus lugares.”?

Monique 30/04/2024

Uma aventura náutica de tirar o fôlego
Se você pensa que aventuras náuticas são sempre iguais, vocês precisam ler ?Maré de Mentiras?.

A história de Anabela, Theo e Asil deixa você sem fôlego do início ao fim. Além de uma trama política, envolvendo os territórios que compõem o Mar Interno, há também uma ameaça sobrenatural que os personagens devem enfrentar. Tem emoção do início ao fim, tem aquele personagem que você deseja que tenha um fim bem drástico e tem aqueles que você quer que sejam felizes para sempre. Ah, mas prepare também o seu lencinho pois irá precisar durante a leitura.

Parabenizo o Autor, Roberto Campos Pellanda, por essa obra magnífica. Ansiosa para ler a continuação. Leitura mais que recomendada.

Helena193 05/01/2024

Fantasia Nacional
Eu tenho um pouquinho de agonia de ler livros nacionais, porque a maioria é tão inspirada na literatura estrangeira que parece uma tradução ruim, assim comecei esse sem expectativas altas e fui surpreendida positivamente.

Eu gostei!

Achei muito bem construído e a narrativa ficou fluida e destacou igualmente os protagonistas de cada fase do livro até que eles se encontrassem.

Lutei para acostumar com os nomes, sempre espero algo improvável, mas foram nomes comuns brasileiros como Anabela, Theo, Ricardo. Achei muito legal.

Recomendo!

dudascoz 11/05/2024

Estou em choque
Até 60% do livro o negócio tava tranquilo, mas demorava muito pra ler os capítulos, era explicação disso e disso e não tava acontecendo nada demais. Até que bum! Pancadaria e gritaria pra tudo que é lado, gnt isso chegava a arrepiar e era muita informação scrrr!!!!!!
O final do livro eu não tava conseguindo largar, a qualidade das cenas disparou! Livro nacional de extrema qualidade!!!