Mentiras Confortáveis

Mentiras Confortáveis Rafael Isidoro

Resenhas - Mentiras Confortáveis

Sarah 19/04/2023

Um suspense sobrenatural muito gostosinho de ler
Eu adorei! A escrita é super fluida, os personagens são bem construídos e a ambientação ajuda muito no suspense. De bônus, ainda tem protagonismo lgbt e com representatividade.
A história me prendeu demais e não consegui largar até terminar. Recomendo muitooo pra quem gosta de suspense young-adult.

Deeny2050 20/04/2023

Gostei
Achei um livro ok, é legal, mas o mistério não instiga, muito menos o protagonista e o casal principal, mas gostei das reviravoltas em geral! vejo potencial no autor e quero ler outras obras dele
Bernardo156 06/07/2023minha estante
A duologia "Filhas" do Rafael é muito legal, se gostou deste livro, recomendo estes outros:)

Bernardo156 06/07/2023

De fato, a elite consegue tudo que quer...
Mais um livro mt bom do Rafa :) Sua escrita, como sempre muito fluída e extremamente confortável de ler. Os personagens são legais, confesso que senti raiva do Hajoon em alguns momentos, mas gostei bastante da Nanda e do Rodri. O autor também recorre a personagens de seus antigos livros, o que é mt legal. O plot me pegou bastante e me fez refletir, achei muito foda, sem dúvidas.
Ps: os nomes dos capítulos são mt bons KKKKKKK

Multiverso Fantástico 11/04/2023

Mortes, meias-verdades, Flávia e César de volta!
Finalmente tenho os meus queridos detetives Flávia e César de volta! (de Filhas do passado e Filhas de Ninguém).
Dessa vez investigando um crime em uma escola de elite de Belo Horizonte.
Apesar de serem personagens recorrentes, essa é uma história independente. Não há necessidade de ler os outros livros antes (eu recomendo que leia porque são muito bons! Pode ler depois desse).
Acompanhamos os acontecimentos através dos detetives e também através de Hajoon, um dos estudantes dessa escola.
Apesar de seus defeitos e sua tendência a dizer suas "meias verdades" quando lhe convém, o Hajoon é um cara com quem a gente simpatiza. Gostei muito da Nanda, amiga dele.
Os títulos dos capítulos são um show à parte! Amei.
Mentiras Confortáveis é um suspense leve, curto e divertido e ainda tem uma pitadinha de sobrenatural.

Lucas1429 10/07/2023

Esperava muito mais.
Eu me sinto mal em saber que tem mais pontos ruins do que bons a falar. Quando vi a sinopse do livro, assim como sua proposta e capa, fiquei empolgado com a ideia de um romance aquileano nacional sem protagonistas brancos. Mas na fuga de um clichê, fui jogado em muitos outros. Isso não é um ataque ao autor, eu enxergo talento nele e na obra, mas seus erros precisam ser pontuados.

Para começar, a escrita deixa a desejar, mas ela melhora no decorrer do livro, mesmo não deixando de sentir certo ar de fanfic escrita por uma adolescente. O autor poderia utilizar dezenas de mecanismos melhores para aprofundar os personagens, do que somente narrar tudo que eles querem em primeira pessoa. Em vez da detetive falar da família, mostra ela olhando uma foto da família no escritório ou chegando em casa, isso dá mais profundidade do que ela dizendo que ama eles, mas não tendo NENHUMA cena dela com a família que só é citada no começo do livro. Também acho que teve um erro na escrita, que ele deixou passar, sobre a cronologia de um acontecimento envolvendo o Hajoon e o Miguel (Que ironicamente tinham mais química que o Rodrigo, e isso é triste de dizer, considerando como o Miguel é um babaca que vota 22 e despreza história).

Foi uma decepção esse plot de traição. Senhor... o garoto bissexual que trai... nossa. Isso pega tão mal, e só reforça estereótipos sobre bissexuais não saberem ser fiéis, além dele ainda mentir para o namorado depois, dizendo que só aconteceu uma vez...

Sobre o mistério, devido ao número reduzido de personagens ativos no núcleo da história, pelo menos no que diz respeito a ter alguma profundidade, a identidade do assassino acaba não sendo muito surpreendente. Sua motivações são bem clichês, já vi em toneladas de filmes de terror de assassino, como Pânico. Teria sido melhor que o espírito fosse o assassino, porque fugiria do clichê.

Meu maior incômodo no livro (Sim, esses pontos acima não foram os maiores, talvez a bifobia esteja no mesmo patamar) é a imensurável síndrome de vira-lata dos Estados Unidos. Harvard????? Sério????? Você tem várias universidades incríveis no Brasil, várias conduzindo estudos fantásticos e sendo cruciais na pesquisa de várias ciências, desde as humanas as naturais, e você reforça uma síndrome de vira-lata. Acho que o mais brasileiro que teve no livro foi duas linhas citando Anita, uma menção a burocracia pública brasileira e se passar em Belo Horizonte.

O livro ainda conseguiu me arrancar algumas risadas, e tem seus momentos fofos, mas nada muito além disso. É um livro mediano, podia ter sido melhor escrito e desenvolvido no âmbito narrativo. Torço pela evolução do autor, ele tem talento.

Maria 17/07/2023

Apaixonante
Fiquei nada mais, nada menos do que apaixonada no livro, me diverti bastante com os personagens. Li em apenas uma noite e nem vi o tempo passar direito, de tão fluida e gostosa que a leitura foi. Realmente recomendo pra ler em uma tarde de tédio.

Samara.Stevanato 07/12/2023

Swifters também resolvem crimes
Esse foi o primeiro livro de investigação criminal que eu li, confesso que fiquei um pouco decepcionada quando vi que tinha um fantasma rodando a escola porquê esperar algo mais realista, mas como uma grande amante de fantasia não me afetou tanto assim e eu segui o baile.

Sobre o Hajoon Min eu gostei dele no final nas contas, no começo ele era insuportável, chato e arrogante, até fiquei com medo de não conseguir ler por ele ser o protagonista, mas ele foi me ganhando a cada página.

Rodrigo é um cara fantástico, para mim ainda é um mistério como ele suportou namorar com o Hajoon por um ano e nem como ele vai continuar, o cara é um monge, vai para o céu com certeza.

Miguel, ah o Miguel, gostei dele, as vezes acho que sou uma pessoa horrível, já que no meio do livro eu queria que o Hajoon ficasse com ele, talvez seja porquê estou acostumada a ver o desenvolvimento do casal ao longo do livro, e não com eles já em um relacionamento, mas ele me instigou muito, e no final quando ele fala para chamar o Rodrigo também eu quase tive um surto falando "trisal sim, vamos de trisal", mas a minha esperança foi jogada no ralo (fica a dica aí querido autor, se quiser fazer um livro dois e formar um trisal eu vou ficar imensamente feliz)

E sobre a Lorena, ela era uma das minhas suspeitas, ela e o Rodrigo (desculpa cara, a culpa foi do Miguel), então não foi tão surpreendente também, mas não vou dizer que era óbvio porquê não era, afinal, tinha um fantasma e qualquer coisa poderia acontecer, até mesmo o Hajoon poderia ser o assassino.

Foi um livro legal e divertido de ler, minha meta de leitura desse ano chora vendo eu começar um livro essa semana e já terminar ele em 3 dias enquanto os outros estão no aguardo tem meses. Se você está buscando um livro rápido de ler e cativante, esse é o livro ideal.

siouxsiebanshee 21/01/2024

Muitas mentirinhas
Gostei bastante! Uma escrita fácil e com várias referências que fazem você sentir que realmente é um adolescente narrando.
Achei que a parte sobrenatural quebrou um pouco o tom de investigação criminal da história e achei o lance das cartas de tarô meio nada com nada mas nada que me incomodasse muito.

Henry 15/02/2024

Um plot perfeito!
A nota que dou é mais pelo plot e desenvolvimento do livro. Uma coisa que não posso negar é que o plot dessa história é simplesmente de deixar a boca aberta. Um plot incrível! E como falei, possui um desenvolvimento muito bom e leve que te faz acabar a leitura muito rápido.
Eu só não me identifiquei muito com os personagens (achei algumas coisas desnecessárias e eles meio sem sal). Fora que em alguns momentos a leitura ficou um pouco cansativa.