Memórias de um amor inesperado

Memórias de um amor inesperado Ciara Smyth

Resenhas - Memórias de Um Amor Inesperado

Let 19/11/2023

Um misto de sensações
?só porque uma coisa não dura para sempre, não significa que não tenha significado algo??

Não vou mentir: esse livro me emocionou em vários momentos. Eu nem consigo imaginar a dor de ver sua mãe se esquecer de você pq ela tem demência. Ainda mais sabendo que você pode herdar isso dela. Essa questão foi o que me fez perdoar várias das atitudes mesquinhas e infantis da protagonista, que apesar de ser uma adolescente (17 anos), age feito criança.

Inclusive, esse é o motivo da Saoirse não querer ter nada sério com ninguém: ela acredita que vai se esquecer de tudo também e parar numa casa de repouso como a mãe. Mas ela decide dar uma chance para a Ruby que, inclusive, é o ponto alto desse livro. A única que coloca a Saoirse no lugar dela! Elas decidem reviver várias cenas famosas de comédias românticas, o que eu AMEI! No livro são citadas várias e elas vão se aproximando por causa desse ?jogo? que elas criaram. E apesar de eu gostar das 2 juntas, as mentiras e as brigas (todas por culpa da Saoirse) me fizeram torcer para que elas seguissem separadas.

O foco desse romance não é bem o casal, mas sim toda a jornada da Saoirse vendo a vida passar e mudar enquanto ela fica imobilizada pelo medo de acabar como a mãe. Ela entra em vários conflitos com o pai por causa disso e eu tive MUITA DIFICULDADE de entender o lado dela nessas brigas. Era cada patada gratuíta. Mas pode ser pq eu já tenho 27 anos e não consegui me identificar em quase nada com a protagonista.

Mas, incrivelmente, eu gostei MUITO do final e consegui relevar que a Saoirse é chatíssima quase o livro todo. Se prepare pra passar raiva. Mas a Ruby e o Oliver melhoram em muito a narrativa e me tocou muito o debate em torno da demência e como isso afeta uma família. Por isso dei 3,5/5
Luka_silv17 23/05/2024minha estante
Eu sendo uma adolescente de 17 não me identifiquei com Saoirse, ela realmente é muito chata quase até o final do Livro e eu amei a Ruby e o Oliver eles são uns queridos meu personagens favoritos

Jenni 26/08/2023

"? A história é quem nós somos..."
Meio decepcionada com esse livro, tinha altas expectativas e demorei horrores para terminar, tudo porque eu ficava enrolando, não consegui ficar presa na leitura até uns 75% e a escrita é ótima, acredito que a história não funcionou pra mim mesmo.
Eu adorei a pegada de comédia romântica sáfica , acho esse protagonismo importante, com o casal principal fazendo uma lista de momentos mais clichês de filmes famosos para recriar ( como dança lenta , beijar na chuva, ir ao parque de diversões, etc) . No sentido romance, gostei do que a autora entregou , só achei o final meio sem sentido pelo drama dos acontecimentos passados.
Eu realmente achei super legal a autora trabalhar temas da adolescência, como planos para o futuro, faculdade, carreira, primeiras paixões, relação com os pais , a diversão, mas não deixa de ser um pouco forçado. A Saoirse entra num estereótipo , eu posso até entender suas razões e sentir uma certa empatia , entretanto preciso dizer que ela é extremamente desnecessária , mal educada e a definição de adolescente rebelde , isso chegou num nível de me incomodar demais e afetar a minha leitura , não sei qual a fixação de certos autores em colocar adolescentes como monstros ? , principalmente porque nesse caso , não combina em nada com a personalidade dela.
Os outros personagens conseguiram salvar a minha experiência com a obra, o tema demência precoce também, mexeu muito comigo e tornou o livro mais emocionante.
Embora eu não possa dizer que amei , para quem tem paciência, até vale a pena.
?"Só porque uma coisa não dura pra sempre, não significa que não tenha significado algo."
Fabiane 27/08/2023minha estante
Concordo com tudo!

Maiara 07/10/2023

Gostoso, mas esquecível.
A proposta do livro é a razão de ele ser facilmente desfrutável, mas esquecível na mesma proporção.
Uma das meninas propõe a outra sobre realizarem clichês de comédias românticas e nisso se dá a trama, o drama, tudo.
Sou 10000% a favor de mais comédias românticas queers. Nós precisamos dessa representatividade e nesse quesito o livro é 10/10.
É um livro que eu amaria ter lido com 14 anos.

lineleituras 30/05/2024

Achei o livro incrível em questões de romance, uma fofura porém esperava um desenvolvimento maior da personagem principal, não é nada que atrapalhe a leitura mas é um ponto

GiKT 29/12/2023

Uma história levinha e bonitinha, mas esperava mais. Achei que foi muita enrolação dos acontecimentos.

Alana 24/03/2024

??
Terminei tem dias e esqueci de postar aqui. Ai, esperava um romance incrível e ganhei isso, não tem nenhuma parte que tenha me agradado 100%
Esperava mais

Sthe 29/07/2023

SAOIRSE não gosta de comédias românticas mas é isso que o livro é.
A protagonista usa a desculpa de ter sofrido muito pra ser insuportável, mas gosto de como ela amadure.
Achei o enredo divertido e a ideia de imitir um clichê?? Perfeito!
Apesar do lindo casal, não consegui sentir aquela química... E esse final?
Mas é um bom livro
Águida Moreira 31/07/2023minha estante
O final foi perfeito, mostra muito do que é vida real, seguindo em frente sem a obrigatoriedade de ser perfeita, perdoar e etc

Sthe 31/07/2023minha estante
Depois de uma história sofrida a gente só quer um final feliz.Não faz sentido desse tanto de página falando de amor pra elas nem se quer ficarem juntas

Águida Moreira 01/08/2023minha estante
Aí que está, eu prefiro finais realistas a finais felizes. E além do mais eu amei como a autoria fez personagens bem reais, com sentimentos reais, não aquela coisa perfeita de todos se perdoando e se amando 100% no final. Pra mim foi perfeito.

Sthe 03/08/2023minha estante
Bom, gosto é gosto!

Leitora 25/04/2024

Não confie no meu sendo crítico, mas amei
No começo a Saoirse pode ser bem imatura e às vezes dá vontade de dar uma sacodida nela.
Mas ao decorrer da leitura, pelo menos eu, entendi porque ela agia da maneira que agia. Não deixa de ser imatura, mas é uma adolescente perto da fase adulta que não sabe como lidar com o próprios sentimentos relacionados aos pais e ao futuro incerto, sem contar com o término do namoro (que ela tinha um pouco de dependência) em meio a todo o caos da vida dela.
Dito isso, eu gostei do amadurecimento dela no final e como ela finalmente conseguiu ser sincera sobre tudo.

"Só porque uma coisa não dura para sempre, não significa que não tenha significado algo"

notmuchcompany 03/09/2023

Foi difícil gostar da protagonista, ela tem atitudes mesquinhas em relação ao pai e às pessoas ao redor que não dava pra engolir. Além disso, era incongruente demais que ela passasse vários parágrafos detonando a madrasta pra, no segundo seguinte, resolver ajudá-la e se aproximar dela. O mesmo com o suposto inimigo. Isso gerou buracos na minha suspensão da descrença que quase me fizeram desistir da leitura.

Mas ainda bem que segui em frente. Se não pela protagonista, a história vale pelos secundários. O romance é bonitinho, embora dê pra perceber as ferramentas que a autora lançou pra que ele se tornasse um slowburn. E as menções aos filmes foram bem utilizadas. Gostei que o casal seguiu as etapas de uma rom-com mesmo sem se dar conta.

Gostei muito também da abordagem à saúde mental. Acho que não tinha lido nenhum romance a respeito do quadro que é abordado nesse livro. A autora executou muito bem as características e o processo pelo o qual a mãe da protagonista passa. Teve cuidado e responsabilidade.

O saldo acabou sendo positivo. Recomendo pra uma leitura despretensiosa e sem muitas surpresas.

Joyce585 27/12/2023

Se escreve Saiorse, mas a pronúncia é Sircha
Um livro cheios de clichês de romance e uma protagonista tendo que carregar várias questões nas costas. Se a Saiorse erra, é tentando acertar e ela acaba acertando em vários momentos. É um livro sobre relações familiares e sobre ser vunerável com as pessoas em que passamos a confiar. Esperava só um tiquinho a mais do final, mas ainda assim é uma ótima leitura.

lanareadings 06/09/2023

???
?Acredito que exista uma pessoa certa para nós em momentos diferentes de nossas vidas. Quer essa relação dure uma semana ou cinquenta anos, não é isso o que a torna especial.?

Se tem uma coisa que eu odeio é quando a protagonista é mal educada e insensível com as pessoas, foi muito difícil me apegar a história e terminar essa leitura. Vamos às críticas:

? Não gostei da escrita da autora (inclusive o livro poderia ser bem menor, já que existem muitas partes desnecessárias);

? O casal acabou sendo desgastante por causa de Saoirse (?), em diversos momentos ela tratou a Ruby de uma forma ignorante e vivia descontando nela;

? Entendo que a protagonista passava por diversas coisas ruins por causa de sua mãe doente, mas creio que isso não é motivo para ela se revoltar com os outros ao seu redor, principalmente com seu pai e com Beth (noiva dele).

? A única coisa que valeu a pena nesse livro foi uma breve abordagem sobre a doença da mãe da Saoirse e alguns momentos fofos das meninas (que nem consegui sentir uma química, porque pela minha visão, se uma das pessoas do relacionamento não sabe lidar com outras e é mal resolvida com sua própria vida, não deveria estar namorando). Além dos personagens secundários serem incríveis, amei a Ruby, a Beth e o senso de humor de Oliver.

Acredito que se a autora tivesse feito uma personagem não-problemática, focado mais em abordar o processo de ela descobrir que a mãe está com demência (e que futuramente ela também pode ter) e só colocar pitadas de romance, teria ficado melhor.

Resumindo, pode ser que você goste, essa resenha é baseada na >>> minha

Rohloff 21/11/2023

A Saiorse é uma chata 90% do livro, principalmente com o pai mas tirando isso é um livro ótimo, amei a lista de dates com comédias românticas e a Ruby é uma querida

beaspilare 16/10/2023

Experiência única
Quando comprei esse livro nem sabia do se tratava, só comprei pq tava 20 reais. Quando peguei pra ler não tinha expectativa nenhuma e só li pq tava sem nada pra fazer, acho que essa foi a melhor escolha da minha vida.
Memórias de um amor inesperado é um livro que muitas pessoas podem não gostar mas vai pela experiência pessoal de cada um.
No meu caso, se tornou um dos melhores livros que ja li na vida, eu nunca me identifiquei TANTO com um personagem de um livro, eu literalmente li a minha própria cabeça na Saoirse.
A mistura de problemas, piadas e um romance lindo faz esse livro ser espetacular. Em uma página eu ria horrores com as falas dela e na outra eu ja me via lendo sobre um assunto muito profundo, esse livro é uma grande mistura de sentimentos o tempo todo.
Foi incrível poder ver o amadurecimento dela em relação a todos os aspectos da vida dela, como ela sempre fazia de tudo pra não precisar falar sobre seus sentimentos e ao longo do livro ela vai amadurecendo em relação à isso.
Esse livro é uma experiência pessoal que cada pessoa deve ter, no meu caso o livro apareceu no momento certo e com menos de 400 páginas eu tive muitos aprendizados que vou levar para o resto da minha vida, me fez ter uma perspectiva diferente das pessoas e com toda certeza a cada página eu me tornei 1% melhor do que eu era antes de ler essa história.
Anadyva 21/02/2024minha estante
Oiiii
Qual é a classificação indicativa?