Em defesa do tempo

Em defesa do tempo Jenny Odell

Resenhas -

douglaseralldo 07/09/2023

10 Considerações sobre Em defesa do tempo, de Jenny Odell ou descobrindo uma vida além do relógio
1 - O que é tempo? seria talvez a pergunta mais imediata que os leitores poderiam se perguntar antes da leitura desta obra, isso porque provavelmente todos nós estamos muito marcados e influenciados por noções dominantes constituídas pela sociedade Europeia e seus moldes de colonização do mundo; todavia, com a leitura feita, compreendemos que a pergunta mais assertiva seria que noções de tempo existem? coexistem? como tais noções implicam em como lidamos com tal artefato que a despeito do que parece, é muito mais impreciso e não exato do que nos fez crer a vã filosofia do capital? Cremos que estas perguntas e hipóteses nascentes dessas possíveis perguntas traçam a jornada de Odell nesta obra;

2 - Neste livro Odell propõe-nos uma reflexão sobre o tempo e o que fizemos dele. Mas não se trata tão somente de uma obra sobre o tempo, pois talvez em paralelo ou mesmo acima, o que sustenta texto ensaístico da autora é a relação humana com o cosmos, um cosmos do qual somos integrantes, não proprietários absolutos e onipotentes como se fez parecer nos últimos séculos com as revoluções técnicas. Impactada por uma pandemia que alterou nossas percepções e com a angústia esperançosa de que para para observar a paisagem em declínio, Odell, a bem da verdade, procura entender em que ponto do tempo estamos;

3 - Isso significa dizer que a partir das experiências pessoais somadas a uma vasta erudição bibliográfica, a autora no decorrer do livro levanta pontos e questionamentos ao modo como lidamos, compreendemos e experienciamos os momentos vividos. É nesse sentido que evoca as distintas compreensões do tempo e das influências destas sobre nossas posturas;

site: https://www.listasliterarias.com/2023/09/10-consideracoes-sobre-em-defesa-do.html