Desculpa se não fico linda quando choro

Desculpa se não fico linda quando choro Joya Goffney

Resenhas - DESCULPA SE NÃO FICO LINDA QUANDO CHORO

AmyLivros 09/05/2023

Eu devorei esse livro em praticamente um dia, a leitura é muito gostosa e flui rapidamente, ótimo pra quem quer sair da ressaca literária.
Quinn é uma menina negra no último ano do ensino médio, embora tenha uma vida financeira privilegiada, não tem boas notas na escola e não foi aceita em Columbia, embora todos acreditem que sim, já que ela não teve coragem de contar a verdade.
O livro é incrível e enquanto acompanhamos Quinn no seu último ano, tendo que lidar com todos seus segredos mais escuros expostos por um chantageador, o livro também fala sobre encontrar o seu lugar no mundo e se reconhecer dentro da própria cor, como lidar com o racismo, mesmo quando ele tenta se disfarçar.
Livvy e Auden deixaram meu coração quentinho, e eu amei todos os personagens secundários e suas histórias. A capa de Desculpe se não fico linda quando choro é maravilhosa, e o conteúdo do livro é melhor ainda.

Zé Paulo 01/07/2023

História e personagens cativantes e MARAVILHOSOS!
Gente, q história maravilhosa!! Eu amei do começo ao fim.

Em alguns momentos a história me recordou um pouco do livro "O ódio que você semeia".

É um livro jovem/adulto que traz a importância de sermos e termos orgulho de quem realmente somos. E que tudo bem a gente ter medo, inseguranças, mas o mais importante é enfrentá-los e não deixar eles tomarem rédeas da nossa vida e nos limitar de evoluir e viver bem.

Faço menção também, sobre da importância que o livro traz sobre a gente se impor quando algo não nos agrada e nos fere.

E isto se torna ainda mais fácil quando se tem apoio da família e de bons amigos que foi essencial aqui na história, principalmente os amigos da Quinn.

Quinn, Cárter, Livvy e Auden, vcs moram no meu coração! ?? #superindico

Maria 11/11/2023

Black Romance
Perfeito!!! É um romance gostosinho de acompanhar, confesso que achei a narrativa principal até um pouco adolescente de netflix, porém, a história vai se construindo bem e te prende. Traz um cenário bem interessante pensando do ponto de vista da racialidade e com ctz pessoas negras vão se identificar com muitas narrativas e nuances. Recomendo.

Maria19972 04/01/2024

Leitura essencial.
Toda garota negra deveria ler esse livro, acredito que é raro alguma delas nunca terem sentido insegurança ao usar o cabelo natural, ao chegar em um lugar sozinha, ao se achar bonita como as outras garotas. Muitos gostam das pessoas de pele retinta do Instagram, aquelas que são padrões, mas ninguém gosta da pessoa de pele retinta que foge dos padrões.

Esse livro me mostrou a importância de encararmos nossos medos e não deixarmos que um desconforto de primeira vez julgue nossa percepção, aprendi que está tudo bem respeitarmos o nosso tempo, mas que não está tudo bem utilizar isso como desculpa para adiarmos o que precisamos fazer por medo.

Recomendo muito a leitura, eu não sabia que precisava tanto de uma representação até ler esse livro!

Juntos somos mais forte e, não se esqueçam, fogo nos racistas!??

Amanda | @mandalivros_ 01/08/2023

Algumas vezes o livro te encontra
Esse livro me encontrou na hora certa! Não conhecia o livro e nem sabia de sua existência, encontrei ele enquanto navegava no catálogo do audimo despretensiosa e resolvi escutar, não tinha expectativas, não sabia a sinopse e ultimamente tenho fugido de livros jovens contemporâneos, porém ele me conquistou. Achei os personagens muito palpáveis e me senti muito envolvida com a história.
O livro tem uma premissa simples, mas aborda vários temas importantes. Além disso, fazia tempo que um casal jovem não me deixava com o coração tão quentinho assim, eu pirei pelos dois e fiquei torcendo pra eles ficarem juntos logo, em resumo me apaixonei pela fofura.

MFenner 19/11/2023

Desculpa se não fico linda quando choro - Joya Goffney
Aiai... esse racismo da Destany é tão comum hoje em dia. A pessoa que acha que só porque a outra ri da "piada" é porque é brincadeira. Racismo não é piada, e piada não é brincadeira.

Quantas listas hein Quinn... quase custaram sua vida.

"A sensação de beijar Carter é aquela de estar exatamente onde eu preciso. Como se tudo tivesse acontecido só para que eu terminasse aqui, livre de mentiras e medo e culpa, com amigos que me entendem e me respeitam e um garoto que não é perfeito, mas paciente e tem uma luz que ilumina toda a minha escuridão. Finalmente."

A história é boa, intrigante e clichê, o clássico enemies to lovers, fofa mas nada de "uau, que maravilhoso".

Retrata problemas como preconceito, racismo e bullying de uma forma leve mas ao mesmo tempo mostra o quão grave essas situações são.

RACISMO NÃO É PIADA. PIADA NÃO É BRINCADEIRA.

Aurora83 13/04/2024

Quinn tem uma lista para tudo. Os melhores e piores dias de sua vida, os dias que chorou feio, os garotos que gostaria de beijar, e ainda: TCA. Tudo isso em um diário, e um dia, esse diário some. Um dia depois, uma lista desse diário é publicada em uma conta anônima com tudo mundo da escola marcado, e ela recebe uma mensagem.

Esse livro é um enimies to lovers, um enimies que dura pouco tempo até.

Nessa história ela enfrenta seus medos e aprende o que é uma amizade de verdade.

SPOILER.SPOILER.SPOILER.SPOILER.SPOILER.

??

Esse livro é maravilhoso por muitos motivos, mas um erro da autora foi ter deixado a relação com o vizinho dela em aberto. Só isso que eu tenho para reclamar, pois toda a estrutura, história e os personagens dessa narrativa são perfeitos ao seus modos.

E, eu concordo com a Quenn, queria ter conhecido Livvy antes.

rocha..lara 28/07/2023

Perfeito!!!
Sinceramente, eu simplesmente não o que dizer. Incrível demais.

Ele conta a história de uma garota chamada Quinn, ela tem 18 anos e possui um diário com listas que demonstram quem ela é, como: Coisas que eu nunca admitiria em voz alta, Se eu pudesse beijar qualquer um, Filmes com intenso potencial para reassistir e muitas outras.
Em um dia normal, seus colegas de classe vão em sua casa para fazer um trabalho de escola, após eles irem embora ela percebe que seu diário foi trocado pelo de seu colega Carter, ela entra em desespero pois lá estão suas coisas mais pessoais, então ela vai em busca de seu diário.
Infelizmente Carter descobri que ele o perdeu. Ela fica mais desesperada que antes. (Mas só piora). Alguém de sua escola pegou seu diário e esta chantageando Quinn, ameaçando-a de postar fotos de suas listas caso ela não fizesse algo do que esta na lista. Então ela decidi descobrir quem é essa pessoa enquanto tem que fazer o que ela manda.

Eu amei muito esse livro, ele fala de uma forma muito fácil de entender sobre muitas coisas que acontecem no cotidiano das pessoas (como: brigas em família, racismo, assédio, pai ausente, parentes doentes, amizades tóxicas e etc.).
E a leitura foi bem leve e super dinâmica, demorei três dias para lê-lo (que foi bem rápido comparado ao resto.).
Minha única critica sobre o livro é que no começo a Quinn é melhor amiga de seu vizinho Matt, mas depois da metade ela não fala mais nada dele, então eu não o que aconteceu com ele. Eles voltaram a ser amigos normalmente? Eles pararam de se falar? Ela ignorou ele para o resto da vida? Ele se mudou sem falar com ela? Eu queria muito saber.
Mas super indico, não sabia que precisava ler livros sobre o racismo até ler esse ele. Indico para todos.
(Obs.: 5/5 e ainda favoritado!)????

Carol 30/07/2023

Incrível
O início do livro começa um tanto quanto "bobo", mas trás tantas lições.
Tantas dores reais que devem ser discutidas na sociedade.
A personagem principal está na transição entre adolescência e vida adulta, e tantos questionamentos sobre o futuro a pressão social e racial.
Assuntos como Cyberbullying que tanto tratados por muito como banal, que trás grande consequências pra quem está sobre.
E é isso
Carter eu preciso de um cara desse na minha vida
Quinn uma mulher incrível
E é incrível acompanhar o crescimento dela, sua evolução.
Só agradecer a autora por me representar como adolescente e como adulto nesse livro

Luiza Helena (@balaiodebabados) 07/08/2023

Originalmente postada em www.instagram.com/balaiodebabados
Quinn tem uma lista para qualquer aspecto da sua vida. Seja suas comidas favoritas, até mesmo os segredos mais profundos.

Porém, quando seu diário desaparece, com isso vem o medo que todos os segredos sejam expostos. Quinn vai contar com a ajuda de Carter, que foi a última pessoa a ver seu diário.

No início da história, pode ser um complicado se conectar com Quinn, pois suas atitudes e decisões podem são um tanto questionáveis e até mesquinhas. Conforme a trama avança e as situações ao seu redor são exploradas, começamos a compreender melhor a personagem.

Embora não justifique as suas ações, Quinn está enfrentando dilemas e desafios típicos da adolescência, além de outras situações familiares, e isso pode levá-la a cometer erros. Carter é uma verdadeira fofura, mas também não está isento de falhas. São adolescentes sendo adolescentes, logo é natural que cometam erros ao longo do caminho. Os dois começam naquela provocação e ~ódio~, o que faz suas interações serem divertidas.

É bem legal acompanhar o desenvolvimento de Quinn, que passa por um amadurecimento durante a história. aprendendo com suas experiências e se tornando uma pessoa mais resiliente e consciente de suas próprias ações. A premissa do livro é bem simples, mas Joya trata temas importantes como racismo e cyber bullying.

Os personagens secundários também desempenham um papel significativo no enredo. Eles são bem desenvolvidos, com suas próprias histórias e contribuições para a evolução de Quinn. Além disso, fiquei bem envolvida no mistério por trás de quem estava divulgando o diário de Quinn.

site: https://www.instagram.com/p/Cvh66dgL4Zp/

Fireheart.l 27/05/2023

Eu fiquei muito em dúvida se dava 4.5 ou 5 estrelas pra esse livro!

É um young adult +14 que eu sinto que todo adolescente entre 14 e 16 anos deveria ler! Mesmo eu não tendo conseguido me identificar com o livro (sendo uma mulher branca) eu consegui entender o quanto esse livro vai ser importante pra próxima geração de adolescentes.

??Enredo: o livro acompanha principalmente a Quinn, uma jovem adulta de 18 anos que estuda em uma escola particular onde a maior parte do ciclo social dela é branca. Por ela ser bem rica, todo mundo fala que ela é ?praticamente branca? e ela não vê um problema nisso ? mesmo sendo preta e tendo pais pretos ? já que os próprios pais não ensinam nada sobre a cultura dela. Ela não vê realmente um problema nisso, até precisar fazer um trabalho com Carter, um dos outros únicos alunos pretos.

?Personagens: a gente acompanha todo o processo da Quinn percebendo como ela deixou de lado toda a origem dela e percebendo como os pais dela também ajudaram nesse apagamento. O Carter sem dúvidas foi um personagem de extrema importância pra Quinn começar a entender as origens dela. O romance entre eles foi incrível!

A história faz muito mais sentido em um contexto americano, porque ele tem uma expressão em específico que só faz mais sentido lá, mas a história não deixa de ser importante. Definitivamente recomendo a leitura pra todo mundo!

fe.nacelo 25/03/2024

Nossa, eu não espera por isso. Um livro que eu provavelmente não conheceria se ele não tivesse ficado de 10 reias eu eu ter decidido comprar por conta da capa.
Um livro absurdamente incrível, um leitura fluida e muito confortável. Um romance tão gostoso de ler, que ao mesmo tempo trata de assuntos importantes e fortes com naturalidade e responsabilidade, você consegue sentir as emoções dos personagem muito bem, seus medo, inseguranças, felicidades e ambições.

Msriaanita 21/11/2023

Amei!!
A melhor coisa desse livro incrível com certeza foi a trilha sonora "How you gonna act like that" do Tyrese. Me apaixonei nessa música tanto quanto pelos personagens que recomendaram.

Acho incrível como o Carter apresentou para Quinn como ela sofria o racismo mesmo de maneira "inofensiva" pelos colegas de escola.
Simplesmente AMEI a Livvy de todo meu coração ??.

Gecosta 02/08/2023

Infelizmente não gostei
Li as resenhas antes de escolher este livro e coloquei a expectativa lá no alto. Infelizmente não achei tão bom quanto o restante dos leitores.
Sempre que algum personagem levantava a pauta do racismo era de uma forma superficial e quando eu pensei que ia ter algum desenvolvimento, não teve.
E meu Deus, eles esquecendo a história da Columbia??? Pareceu uma fanfic o capítulo 24. Não faço ideia de como sobrevivi a ele!

Aliás, ela não era apaixonada pelo Matt? Por qual motivo ele é simplesmente esquecido depois do primeiro capítulo?

Fraco, muuuuito fraco! Um dos romances mais sem profundidade que li esse ano.
Lily.Lyli 03/08/2023minha estante
Honestamente! Estou concordando com você, tinha tudo pra funcionar mas...