Gold Dust Woman: Stevie Nicks

Gold Dust Woman: Stevie Nicks Stephen Davis

Resenhas - Gold Dust Woman: Stevie Nicks

Luiz Pereira Júnior 08/06/2023

Bonequinha de luxo
Primeiro, o lado pessoal: Stevie Nicks foi uma das cantoras mais presentes em minha distante juventude. Passei horas escutando “Stand Back”, “Beauty and the Beast” e “I can’t wait” e lendo as letras nos encartes (sim, eu sou da geração LP). Minha mãe e minha avó não gostavam de música e muito menos de cantores estrangeiros, mas me recordo perfeitamente de que, ao ver a capa de “The Other Side of the Mirror”, minha avó exclamou: “É tão bonita que parece uma boneca!”. Saudades...

E agora, voltando ao livro, já escrevi sobre como é difícil analisar, criticar, resenhar ou seja lá o verbo usado quando se fala em (auto)biografias. Eita, gênero complicado!

Explicando: algumas (auto)biografias são retratos minuciosos de um contexto, indo muito além do relato de vida do (auto)biografado (mais uma vez cito o exemplo da monumental biografia em cinco volumes de Dostoievski); já outras são relatos, mais ou menos superficiais, de uma vida, com informações que parecem ter sido simplesmente pesquisadas na internet e transcritas no livro (uma de Mercedes Sosa me vem à mente); outras não passam de relatos de fãs, retratando seus ídolos com aquele amor pela música que muitos de nós temos apenas em nossa época de adolescência (a biografia da vocalista do Roxette está na minha memória como tal) e muitas parecem misturar tudo isso, a bem da verdade.

E essa biografia de Stevie Nicks? A meu ver, fica no meio termo: nem tão superficial e inócua, mas de forma alguma uma obra que revolucionará o fazer biográfico.

Contando muitas (e repetitivas) passagens da vida dessa grande cantora, o autor parece demonizar aqueles que vão contra a suposta “bruxa galesa”, como muitas vezes ela é citada. Em um parágrafo perdido em meio a tantos outros (e, mesmo assim, o autor nos informa que pode ser apenas um mero rumor), Stephen Davis menciona o (suposto) racismo de Stevie Nicks. E, no final das contas, o que seria passar o pano para os defeitos da cantora, acaba fazendo com que o leitor os veja ainda mais ampliados.

Ao terminar a leitura, ficou aquela sensação de que o autor acabou destruindo aquela imagem de beleza que eu tinha (sim, eu sei o que é idealização). Em que pese a magnífica voz, Stevie Nicks pareceu-me o retrato da magia fake, do mundo superficial do esoterismo de fachada, do consumismo a todo custo (literalmente), da hipocrisia em meio ao enorme talento (é estranho que uma pessoa que se quer passar por um elevado espírito benigno diga que a melhor fase de sua vida foi quando podia ficar voando de jatinho a seu bel-prazer, apenas porque tinha vontade e os outros pagavam por isso).

Vale a pena? Bem, imagine o seguinte: você lerá uma biografia de uma das maiores cantoras do século vinte, mas que se encontra em meio a um limbo nos tempos atuais. Talvez você se sinta inspirado a procurar seus vídeos e músicas e goste (ou até mesmo se apaixone) por ela e dessa forma o livro valerá muito a pena. Caso contrário, se você tiver outro livro em mente e seu dinheiro for contado, talvez seja melhor esperar o livro baixar de preço...
Rogéria Martins 01/12/2023minha estante
Estava ansiosa para ler a biografia, Luiz. Foi bom ler seus comentários sensatos a respeito do livro.
Obrigada!

Luiz Pereira Júnior 02/12/2023minha estante
Muito obrigado pela gentileza de seu comentário. Boa leitura!

Geovana189 23/06/2023

Achei o começo do livro extremamente cativante, me senti inserida de verdade na atmosfera das décadas, as descrições de bandas e músicos de sucesso e como tudo isso foi construindo a Stevie, mas a história se perdeu na metade, virando algo meramente descritivo e sem aprofundamento e conexão, não curti como virou só um amontoado de coisas sobre a banda ( mesmo amando as fofocas). Queria mesmo era uma biografia escrita pela própria Stevie, morreria por isso.

manda 15/10/2023

A mulher dr ouro.
Apesar de ser uma biografia não autorizada o autor abordou a vida da Stevie de forma respeitosa falando sobre seus vícios, amores e problemas. Interessante lê algo sobre nosso artista favorito e descobri coisas que nos surpreende, tipo nunca ia imaginar que a Stevie era fascinada pela saga crepúsculo escrevendo até música sobre amei demais.

brigitte4 09/04/2024

Gold dust woman: stevie nicks
Uma biografia maravilhosa sobre a fada madrinha do rock, stevie nicks. esse livro oferece detalhes sobre a carreira, a vida, os relacionamentos e a personalidade da estrela do rock, assim como seu sucesso no fleetwood mac. simplesmente perfeito

Ju Ajax 27/05/2023

Muito gratificante ter uma obra como essa da Stevie Nicks. Uma das maiores da música merecia demais um trabalho bonito e caprichado como esse.
Sua história está sendo contada de forma detalhada e muito verdadeira.

Lelemarta 06/07/2023

Stevie Nicks um ícone
Comecei a ler esse livro por causa de uma pequena obsessão em saber mais sobre a vida da Stevie sendo que o pouco que eu sabia sobre ela e o Fleetwood Mac me interessava bastante e esse livro e perfeito pra quem busca essas informações, o livro e bem completo e a leitura e bem fluida ate certo ponto, nao considerei abandonar o livro em nenhum momento, mas a partir da metade ele fica um pouco maçante principalmente nas descrições meio repetitivas sobre cada álbum, mas foi uma leitura divertida que me inseriu no mundo do rock dos anos 60 ate hoje.

Elis 16/07/2023

Ela é muito Rhiannon
Se você gosta da Stevie e da carreira dela tanto solo quanto em banda, você vai AMAR esse livro!!!
Ela é muito provavelmente minha cantora preferida da vida e eu amo ela ainda mais depois de tudo o que li, fiquei muito mais encantada e impressionada com tudo o que ela viveu, a força dela pra sempre tentar dar o melhor de si e a genialidade artística que ela apresenta até hoje, simplesmente uma das maiores artistas do mundo e que será lembrada assim pra sempre.

A única coisa que me chateou não é nem sobre a história dela mas sobre a tradução do livro que tem muitos, mas muitos erros, erros que as vezes fazem ser difícil você entender algumas frases, mas fora isso nada a reclamar.

Espero que a Stevie possa abençoar a gente com muita música ainda ???

GIZ 25/05/2023

O livro traz um bom panorama da biografia de Stevie Nicks, um dos grandes nomes do rock. Ele fala de seus entraves, de seus amores e dissabores e sua história com o grupo Fleetwood Mac.

VerAnica 11/07/2023

A Fada Madrinha do Rock
A biografia é um bom panorama geral sobre a vida e a carreira da Stevie Nicks, desde a adolescência, quando começaram a surgir as inclinações à musica, passando pela forma como conheceu Lindsey Buckingham, a entrada deles no Fleetwood Mac e o desenrolar da banda e da carreira solo da Stevie. É um ótimo produto pra quem é fã da cantora, principalmente por se tratar da única obra biográfica dela em português. Fiquei fascinada pela tendência ao misticismo, a forma como ela sentia tudo que acontecia ao seu redor, e a forma brilhante como transformava tudo isso em poesia. E a sinergia artística entre ela e o Lindsey é algo que fica claro nesse livro. Como, apesar de todos os desentendimentos entre eles (e os muitos ressentimentos que eles guardaram ao longo da vida), artisticamente eles se completam de forma única. Depois da entrada deles no Fleetwood Mac, a banda tomou novos rumos que a levaram ao estrelato. O relacionamento da Stevie com os outros membros da banda também é bem exploraro. Além da sua amizade maravilhosa com Tom Petty. É uma boa obra pra quem deseja conhecer um pouco mais a alma da velha bruxa galesa.

gio 15/02/2024

Aguentou mto e ainda foi simpática
Eu, como uma fan declarada da stevie (e do fleetwood mac, obviamente) fiquei muitíssimo satisfeita com o tanto de fofocas q esse livro me contou.
me tornei uma apreciadora de auto/biografias, adoro saber mais dos artistas q eu gosto. mas confesso q fiquei chocada com a quantidade de insanidades q estão presentes na mente dos integrantes dessa banda, puta q pariu, de verdade. só gente MALUCA. e eu amo. deu mto certo!
digo com propriedade q stevie aguentou mta 🤬 #$%!& calada (sei q a diva não era santa), mas eu genuinamente teria ateado FOGO no lindsey se ele fizesse um terço das merdas q fez com a nossa protagonista. guerreira.
acompanhar a história da stevie foi um desafio e tanto (pq essa mulher passou por tantas coisas q só jesus na causa). os casos amorosos dela, a vida pessoal em si, e saber mais sobre as músicas e seu processo criativo foi o ponto alto do livro, me diverti bastante.
minha única critica eh q achei meio arrastado em alguns pontos, acho q 400 paginas foi um número mto excessivo pra essa biografia. mas ainda sim, valeu mto a pena!