O Estado

O Estado Frédéric Bastiat

Resenhas - O Estado

Jon 26/03/2023

Um clássico
Una obra clássica sobre política. Um texto ácido e bem sucinto, bem ao caráter de seu autor, diga-se de passagem. Essa versão em específico traz o texto original para conferência o que ajuda muito na interpretação.

Marcos5813 26/02/2024

Esta grande ficção!
"O Estado é a grande ficção, através da qual todos se esforçam para viver às custas de todos."

Frederic Bastiat é um dos grandes pensadores liberais do século XIX. Em seus tratados e ensaios, critica duramente a importância do Estado na vida dos cidadãos, que não deveria ir além de garantir o direito a vida, a liberdade e a propriedade. O grande pacto social, materializado nas Cartas Magnas das diversas Nações, ou por leis esparsas de caráter constitucional, como no Direito Consuetudinário Inglês, cada vez que cria um direito, logo depois cria uma obrigação, muitas vezes em forma de tributos, para "garantias" dos novos "direitos" adquiridos pelos cidadãos. No entanto, Bastiat não é um anarquista, e reconhece que o Estado, como citado acima, deve garantir um ordenamento aos fatos sociais que implicam nessa tríade, para assegurar os exercícios cívicos na plena satisfação dos anseios de um indivíduo.

No meu humilde entender, a não ordem se realiza quando se supõem, a priori, dos limites da conduta de um indivíduo e, portanto, do que é previsível. Uma utopia, nos dizeres de Bastiat, é sempre algo delegado a outros, e não como parte das ações de quem elabora. Assim, toda falta de ordem carece de representação e fortalece as famigeradas utopias, de que nada mais são que massagens no ego de seus idealizadores.

MillenaSui 20/05/2024

Pour garantir à chacun le sien, [...]
Escrita sucinta de Bastiat que desenvolve o conceito de quimera estatal, essa que, assim como a própria criatura mitológica, desperta fascínio pela possibilidade de tantas incongruências em um mesmo corpo e frustração por não se mostrar minimamente eficaz em exprimir nenhuma delas com clareza.

giu 09/08/2023

Leitura simples e introdutória
A obra é interessante para aqueles que desejam se introduzir nos pensamentos de Frédéric Bastiat a respeito do Estado, sua definição, deveres e "direitos" de forma bastante introdutória e simples.

Carla583 10/04/2024

Este livro trata,de forma objetiva,tudo que uma sociedade deveria saber para ter consciência de que o Estado ,como ficção jurídica, existe para beneficiar a sociedade. No entanto ,devemos como cidadão, vigiar todos os passos dos representantes estatais,para que eles se lembrem que o Estado não é objeto de repressão e patrimonial desses indivíduos que o representam.