A entrada na guerra

A entrada na guerra Italo Calvino

Resenhas - A entrada na guerra

adrianlendo 30/07/2023

Em um momento do que veio a ser o melhor conto de 'A Entrada na Guerra', Italo Calvino chama uma cidade de "triste e monótona". Acho que ele nunca imaginou que o seu livro poderia ser assim também.

Acontece que esse é um livro que, desde que eu li a sinopse, imaginei que teria a capacidade de acabar comigo pela simples mistura entre a entrada na guerra da adolescência e a entrada na guerra propriamente dita, mas o que acontece é que nenhuma das duas entradas é boa.

Nada foi despertado em mim. Se você me perguntar agora o que eu absorvi dessa história eu não vou saber te responder porque ela simplesmente não ficou gravada em nenhum local do meu cérebro a não ser pelo fim do segundo conto que foi bastante divertido.

Tirando alguns momentos bons e destacáveis aqui e ali, que foram responsáveis por eu ter dado mais de uma estrela, 'A Entrada na Guerra' acabou sendo apenas mais uma história que passou batido por mim, triste e monótona como todos os filmes de guerra absolutamente iguais que concorrem ao Oscar todos os anos.

Renan 18/08/2023

Visão de mundo
Leitura curtinha é bom para engatar o ritmo de leitura de novo. O que mais gostei nesse aqui é que os três contos tem como plano de fundo a segunda guerra e tal, narra alguns acontecimentos e fatos interessantes relacionados a isso. Mas o que gostei mais é que a narrativa dos contos foca bastante na visão de mundo do autor, aquela coisa da juventude, meio transição para a vida adulta, tudo mudando. Querer viver novas experiências, confrontar os próprios valores? gostei muito, principalmente do segundo conto.

Anderson 16/09/2023

Três histórias ficcionais (ou nem tanto) em que Calvino expõe a atmosfera da chegada da Segunda Guerra à sua região na Itália. A visão de um adolescente que ainda não tinha, talvez, plena consciência dos horrores do conflito que ainda se iniciava.