Peitos e Ovos

Peitos e Ovos Mieko Kawakami

Resenhas - Peitos e Ovos

trizisreading 05/06/2023

Natsuko Natsume não é um pseudônimo.
Inicialmente, considero imprescindível congratular a Editora Intrínseca por trazer esse título ao Brasil, principalmente quando noto que praticamente não encontro obras japonesas não tão conhecidas como as de Haruki Murakami acessíveis ao brasileiro, como é o caso de “Kitchen” da escritora Banana Yoshimoto e outras de Mieko Kawakami.

O acesso às obras de diferentes culturas diversifica nossas mentes.

No tocante à obra de Mieko Kawakami, a autora narra de maneira fluída, tocante e muito bela, fatos cotidianos de sua vida que nos fazem sentir como se conhecêssemos os personagens, como se estivéssemos presentes e acompanhando cada acontecimento.

O livro narra em primeira pessoa, a história de Natsuko. É dividido em duas partes, sendo que a primeira, conta a viagem de sua irmã e sobrinha, Makiko e Midoriko, respectivamente, à casa de Natsuko em Tóquio. Já a segunda parte, conta a história de Natsuko se aprofundando um pouco mais em seus pensamentos mais íntimos, como seus confrontos internos sobre o romance que está escrevendo, suas relações de amizade e seus desejos de ser mãe.

Ao acompanhar os diversos relatos diários e memórias de Natsuko, percebemos dificuldades que as mulheres passam em suas vidas, que praticamente as tornam prisioneiras da sua própria figura de mulher. A aparência “correta” de uma mulher faz com que Makiko tenha pensamentos e atitudes de ‘ódio’ com seu corpo. Também, os textos de Midoriko são muito marcantes, pois desde jovem já se percebe que a menina se sente oprimida pela forma que a sociedade trata a menstruação e a maternidade. O tempo todo percebemos como é a vida de cada uma das mulheres e as dificuldades e barreiras a serem enfrentadas: a puberdade, a independência, a situação financeira, a maternidade, a carreira…

Mieko nos faz sentir isso de maneira muito íntima, pois embora os fatos ocorram no Japão, não importa em que lugar do mundo estejamos vivendo, todas passamos por tais dificuldades na vida.

Marcelo 10/07/2023

Resenha disponível no Booksgram @cellobooks ?
Trata-se de romance japonês escrito por Mieko Kawakami que aborda questões femininas contemporâneas. A história é narrada em duas partes e acompanha a vida de três mulheres em busca de paz e controle sobre seu próprio futuro.

Na primeira parte, Makiko viaja de Osaka a Tóquio para visitar sua irmã mais nova, Natsu. Ela revela a Natsu sua intenção de fazer uma cirurgia de aumento dos seios, enquanto a filha adolescente de Makiko, Midoriko, que se comunica apenas por escrito, enfrenta o sofrimento da puberdade sem conseguir expressar suas pressões internas. Ao longo dos poucos dias em que estão juntas, o silêncio de Midoriko se torna um catalisador para que cada uma das mulheres confronte seus medos e desafios.

Oito anos depois, Natsu, agora uma escritora estabelecida, retorna à sua cidade natal em meio a dúvidas sobre envelhecer sozinha e sem filhos. Enfrentando as opressões sociais que cercam as mulheres no Japão, ela precisa tomar decisões importantes sobre seu futuro.

O livro narra de forma fluida e comovente a jornada íntima das três mulheres em busca de paz e controle sobre suas vidas. Ao acompanhar os relatos diários e memórias de Natsu, o leitor se depara com as dificuldades enfrentadas pelas mulheres, que muitas vezes as aprisionam em expectativas e padrões culturais. A aparência física idealizada gera sentimentos negativos em relação ao próprio corpo, enquanto a sociedade impõe opressão em relação à menstruação e à maternidade. O livro aborda temas como puberdade, independência financeira, maternidade e carreira, revelando as barreiras e desafios que as mulheres enfrentam em suas vidas.

Apesar de uma boa e fluida escrita, achei que faltou alguma coisa na história, como por exemplo, uma conexão mais clara entre as duas partes do livro (a conexão existe e é possível identificar, mas para um livro parece que ficou solta... poderia ter tido uma amarração melhor. Mas ainda assim é um bom livro.

Jackie! 22/07/2023

Influência Matriarcal
Mieko Kawakami aborda questões femininas ao contar a história de duas irmãs e uma filha. Mostrando que independente do país onde você se encontra, a pressão da sociedade sobre as mulheres, infelizmente, estará presente. Ela trás temas como a busca do corpo "perfeito", o medo da solidão e as restrições do que seria uma família "tradicional".

Gostei muito dos tópicos abordados e da forma como eles fluem entre conversas e pensamentos das personagens, principalmente sobre o ponto de vista de Midoriko (filha de uma das irmãs). Ver como uma jovem reage aos receios que vem atormentando a mãe e a tia, foi bem interessante. Bem como acompanhar os efeitos de influência que as matriarcas da família tem nas gerações futuras.

O problema do livro pra mim foi a escolha de objetivo central da personagem principal, que bate na mesma tecla a história toda, tornando a leitura um pouco cansativa. Entendo que a escolha dela sobre querer ser mãe e o que isso significa, era muito delicada. Mas páginas e páginas sobre como a inseminação artificial funciona foi bem maçante de se ler.

Taly 19/02/2024

Um livro pra processar as reflexões com calma!
Um livro repleto de reflexões profundas e bastante incômodas - pressão estética, busca de padrões, sexualidade, ética reprodutiva... reflexões que ainda seguem sendo digeridas por aqui!

Silmara 11/11/2023

Por isso é muito difícil encontrarmos um mundo onde somos compreendidos, encontrar pessoas que realmente escutam e tentam entender o que estamos querendo dizer a partir das nossas palavras, prestando bastante atenção. Acho que é uma verdadeira sorte.

Juliana990 15/05/2023

Histórica filosófica sobre dúvidas e anseios de uma escritora com cerca de 30 anos, com a construção de uma decisão para a escritora, com seus percalços ao longo do caminho. Relatado também a relação com a irmã mais velha e sobrinha, porém remetendo muito ao passado, para a mãe e avó falecidas e o quanto elas foram uma influência em suas decisões. A relação com o masculino também é discutida, com a figura paterna e um parceiro de vida... o quanto são necessários e fundamentais na criação de uma família? Li antes do dia das mães e me fez repensar e questionar muita coisa, por isso trato com uma leitura de cunho filosófica.

Renata.Mieko 08/07/2023

Acho que o livro poderia ter sido menor.
Algumas partes me pareceram desnecessárias.
Mas muito interessante saber um pouco mais da mentalidade japonesa sobre assuntos femininos.

Irina.Alfonso 02/04/2024

Peitos e Ovos
Um livro lindo, forte e reflexivo. Ele aborda temas centrais como o ser mulher, expectativas com o corpo, maternidade, a responsabilidade de colocar alguém nesse mundo tão difícil, família. Esse livro te coloca para pensar e se emocionar com as estranhices e sofrimentos dos personagens. Foi uma leitura incrível

Paty 22/09/2023

Não consegui me conectar com as personagens
Sabendo que o livro é japonês, já imaginei que seu ritmo seria mais lento e acabei me surpreendendo positivamente com o começo, que é mais dinâmico e até meio caótico.
Essa primeira parte te apresenta personagens e conflitos bastante interessantes, como a obsessão de Makiko em relação à própria aparência e a "mudez seletiva" de Midoriko, e eu realmente achei que o livro teria potencial para se tornar um dos meus preferidos..... aí essa parte acaba e fica por isso mesmo....

A segunda parte começa num ritmo tão diferente que eu cheguei a pensar q era outra história completamente à parte. Aí ela começou a me perder...
Nessa segunda parte, a gente quase não ouve falar sobre as personagens da primeira parte e pra piorar somos apresentados a uma sequência de outros personagens com quase 0 carisma. Não consegui me importar e me conectar com ninguém e a leitura parece que começou a se arrastar meio sem rumo. O que é bem triste, porque os questionamentos e reflexões que o livro se propõe a trazer sobre maternidade, fertilidade e sobre corpo feminino são muito válidas, mas acaba ficando tudo meio chato....

Eu realmente queria ter gostado mais, mas não rolou.... E definitivamente não acho que eu recomendaria para quem está começando a ler autores japoneses, infelizmente....
Medeiros31 14/01/2024minha estante
Me identifiquei 100% com a sua resenha! Também queria ter gostado do livro, a temática é maravilhosa. No futuro vou tentar ler outra obra dela pra ver se rola uma outra impressão.

LetAcia596 19/05/2023

Simplesmente apaixonada por esse livro ?
Foi uma experiência cativante ler "Peitos e ovos"! A autora Mieko Kawakami conduz o livro todo em primeira pessoa apresentando a personagem Natsu com tanta naturalidade e leveza que nos traz uma identificação imensa com seus dilemas femininos. Quando Natsu fala também da irmã e da sobrinha acaba sempre nos tocando de alguma forma. Essa leitura nos traz a percepção que nós mulheres somos todas muito semelhantes em nossos medos e anseios, não importando em que parte do mundo estejamos ... Seja aqui ou no Japão!

helivros 18/09/2023minha estante
Tô lendo agora e simplesmente não acabaaa, 40% dele e não tô vendo essa profundidade que as pessoas tão comentando, todas essas descrições exageradas poderiam ser coisas mais importantes

anazoka 17/11/2023

Um dos melhores que já li
Recentemente, assisti uma entrevista com a Marisa Orth em que ela falava "Esse aí é quem heim?" (se referindo ao momento em que olhou para o filho depois de nascer), esse livro para mim me permitiu sentir isso que a Marisa sentiu. Quando Yuriko diz que o maior ato de violência é colocar alguém no mundo, senti que essa afirmação jamais sairia de mim. Enquanto mulheres nós passamos toda a nossa vida permeada por sentimentos relativos à maternidade. Nenhum livro conseguiu concentrar esse sentimento tão bem. Um dos maiores e melhores livros que já li

Lusia.Nicolino 09/08/2023

Escrita potente, tema relevante!
Li Peitos e ovos para o Clube de Leitura da Japan House e assim descobri a escrita potente de Kawakami. Através de suas três personagens principais, Natsu, sua irmã Makiko e sua sobrinha Midoriko, aborda temas difíceis como a maternidade, as gestações com doadores anônimos de material genético, a estética feminina, os sonhos de quem cresce cercada de pobreza e de péssimos exemplos. Como estourar essa bolha e construir outra realidade? O desejo de Natsu de se tornar uma escritora a faz se mudar para Tóquio, ainda que vá viver em um bairro pobre, com poucos amigos, fazendo trabalhos temporários. E sim, ela consegue! Voltar à cidade natal para o aniversário de Midoriko, agora já na faculdade, é uma revisão do passado. Como cada uma delas - e os que as cercam - enxergam tudo isso? Envelhecer, ter filhos ou não, fazer fortuna, trabalhar apenas pelo sustento. É destino ou são escolhas? Como navegar pela opressão que ainda cerca a vida das mulheres? Uma abordagem universal, olhe para o lado e encontrará muitas dessas situações!

"Se você quisesse saber o quanto uma pessoa já foi pobre, poderia perguntar o número de janelas que tinha na casa onde ela morava quando criança. O que comia e o tipo de roupa que usava não dizem muita coisa."

paula_ti_na_mente 19/08/2023

Sobre ser mulher e mãe.
Quem começa a ler peitos e ovos, imagina que se trata de uma história de mulheres, de mães-solo e de todo o sacrifício que isso envolve. Mas não é apenas sobre isso, e é aí que mora a beleza dessa história. Acho que não vale dizer mais para não estragar a viagem de outras pessoas, mas achei o livro excelente e recomendo a leitura.