Irmãs da Revolução

Irmãs da Revolução (Org.) Ann Vandermeer e Jeff Vandermeer

Resenhas - Irmãs da Revolução

qingxin 05/02/2024

Um tsunami de sensações
Uma coletânea muito bem elaborada, com alguns contos bons e outros sensacionais. Uma experiência de leitura muito boa.

Os organizadores fizeram um trabalho brilhante na seleção de contos. A sensação de ler tantas histórias tão diferentes umas das outras, tanto na forma como no conteúdo, mas que ainda assim sejam capazes de dialogar umas com as outras é incrível! Todos os contos presentes no livro tratam dos sentimentos de ser mulher. Alguns contos me fizeram sentir horrorizadas, com um medo genuíno ao observar universos catastróficos com imagens explícitas de barbaridades, que não estão assim tão longe da realidade; outros, me fizeram sentir abraçada, me lembraram de uma parte minha que às vezes nem parece que existe. Há contos que abordam outros assuntos das humanidades, como o racismo e questões de classe.

É uma leitura que vale demais, tanto para conhecer mais escritoras excepcionais como para observar mais da nossa realidade e de nós mesmos. Dentre os contos, todos muito bem escritos, alguns conquistaram um espaço em mim que acho que nunca terei de volta, penso neles com frequência e me inspiraram tantas emoções que não sei se seria capaz de descrever com clareza, são eles:

As mães da ilha tubarão - Kit Carrington
A bandida da palmeira - Nnedi Okorafor
E Salomé dançou - Kelly Eskeidge
A solução da mosca bicheira - James Tiptree Jr.
A tarde e a manhã e a noite - Octavia E. Butler
Sur - Ursula K. Le Guin
Treze formas de olhar para o espaço-tempo - Catherynne M. Valente
Casa à beira-mar - Élisabeth Vonarburg
A mulher que vestiu a montanha - Aline Valek

Isso não quer dizer que não gostei dos outros contos, apenas que esses foram leituras muito intensas para mim, contos que estão entre as melhores obras que já consumi na vida e que me marcaram profundamente. No entanto todos os outros também são muito bons, quase acrescentei mais alguns nessa lista, mas optei por colocar apenas aqueles que me deixaram perdidamente obcecada.

Bruna 22/03/2024

Que livro!
É muito raro pra mim gostar muito de um livro de contos. Quase sempre a seleção de contos não me conecta tanto ou muitos deles são medianos. Mas aqui, fizeram um trabalho de seleção e organização incríveis.
Cada conto traz em si um universo imenso de imaginação, sentimento e dinâmica únicos que nos faz pensar e pensar por horas.
São autoras talentosas, cada uma a sua maneira, consegue levar o leitor totalmente para dentro da história, nos fazem comprar suas ideias malucas que no fim se revelam tão reais quanto a vida.
Foi ainda melhor ter lido esses contos junto com um clube, onde era infinitas as maneiras de enxergar as metáforas, as ideias, as motivações e intenções das autoras.
Foi uma baita experiência boa e tem contos sim medianos, mas para mim foram bem poucos, a maioria são excelentes e tiram o fôlego.
Muitas dessas autoras agora quero conhecer melhor e ler outros textos. Uma antologia que realmente vale a pena.

Tati 14/04/2024

Alguns contos incríveis, outros meio blé
Esse é um livro que compila diversos contos escritos por mulheres. São de diversos gêneros e escrito por mulheres de diversas nacionalidades.
Alguns contos são magníficos e te emocionam (Mulheres da Ilha Tubarão). Outros são muito filosóficos e outros, sinceramente, viajam na batatinha.
Talvez se um dia eu ler em outro momento da vida eu os entenda melhor.
Que bom que terminei esse livro. Para mim teve alguns contos bons, mas a maior parte chamou pouco da minha atenção.

Thiago662 18/11/2023

Alguns contos muito bons, outros esquecíveis!
As temáticas são importantes e a variedade de localização das autoras (algumas fora do eixo Estados Unidos e Europa) são pontos positivos da seleção de contos, mas alguns são tão ruins, que se tornam esquecíveis. Surpreendentemente, a maioria ganhou prêmios. Talvez eu não entendido, claro!

Os contos que salvam o livro:

As mais da ilha Tubarão.
A bandida da Palmeira.
O truque da garrafa de vidro.
A solução da mosca da mata bicheira.
Sete perdas de na Re.
Os assassinatos a machado de Fall River (o que mais gostei, baseado em fatos reais).
Xadrez do norte.
Medos.
Casa à beira-mar.

_bbrcam 04/02/2024

Meu problema foi a expectativa
Existem contos incríveis e contos ok, alguns que te envolvem e te fazer refletir e outros que me deixaram (???), o que talvez seja culpa da minha própria capacidade intelectual. no geral, gostei demais.

Aline.Armond 01/04/2024

Uma antologia de contos sempre vai requerer uma somatória de média, pq alguns vc vai amar, outros não hehe mas mesmo o que não amei são a documentação histórica da arte que mulheres empreendem no decorrer dos anos. Não me surpreende que um dos que mais amei é da Ursula K Le Guin e da Octavia E Butler, elas são canônicas. Mas fiquei maravilhada com nossa representação brasileira, pela Aline Valek. E, ainda, conheci outros nomes de excelência. Vale a pena pra quem curte a temática de gênero.