Enquanto houver limoeiros

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Carolina165 21/05/2023

Maravilhoso e necessário
Síria, 2011:
Um grupo de estudantes incentivados pela Primavera Árabe protestam contra o governo corrupto e ditatorial de Bashar al-Assad. O governo responde violentamente e o povo, chocado, organiza mais manifestações. E então tem início a Guerra Civil Síria que perdura até os dias atuais.

O livro se passa nesse contexto, onde acompanhamos a luta de Salama pela sobrevivência, com todas as suas dores e conflitos internos. Ela não sabe nem se o irmão (que foi capturado pelos militares) está vivo, sendo torturado na prisão, ou morto como ela espera que esteja.

Uma coisa é acompanhar os noticiários da TV sob a ótica política, outra coisa é enxergar o conflito pelo lado daqueles que sofrem diariamente com ele. E este livro traz esta visão até nós. Além de mostrar como a ditadura não é e nunca será boa, e também o patriotismo, que infelizmente falta aos brasileiros.

Um livro pungente, visceral, lírico e magnífico que merece e deve ser lido.

"... enquanto houver limoeiros, a esperança nunca morrerá."
Rogéria Martins 21/05/2023minha estante
Excelente resenha, Carol!
Clara o suficiente sem dar spoiler, mas contextualizando o livro para que saibamos exatamente o que esperar.
Amei!

Vanessa.Castilhos 21/05/2023minha estante
Parabéns pela resenha, Carol! Mt bem colocada!!

Carolina165 21/05/2023minha estante
Obrigada Rogéria e Vanessa! ?

Fabio 22/05/2023minha estante
Parabéns pela resenha Carol!
Mandou bem demais! E o melhor: sem spoilers kkkkkk

Carolina165 22/05/2023minha estante
Obrigada Fábio! ?

Mônica 23/01/2024minha estante
Estou sem fôlego, ao terminar esse livro!!! Mais do que necessário!!!??

Carolina165 23/01/2024minha estante
Um livro bem visceral né Mônica!

jenni 15/06/2023

História triste e maravilhosa
Esperava que a história fosse mais pesada, mostrando detalhadamente a guerra, torturas, etc...
Fiquei com receio por esses fatores acima, mas não, é uma história muito bem construída que vai te desfazendo aos poucos, tirando em torno de uma menina de apenas 18 anos que passa por tanta coisa com a família e no trabalho, e que continua firme e vívida, ela detalha a vida dela e principalmente a cidade em que estão passando por uma situação catastrófica e agoniante.
O final foi oque mais me desconcertou porque eu não sabia se estava tudo bem ou se estava dando tudo errado.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 07/05/2023

No meu top 5 da vida!
Olá queridos amigos leitores! Nesse domingo quero trazer uma dica de lançamento que chegou até mim como um presente do @grupoeditorialrecord , e que acabou sendo uma das melhores leituras que fiz na vida! Sem sombra de dúvidas está entre os 5 melhores e eu espero muito que ele obtenha reconhecimento aqui no Brasil.
Estou falando de Enquanto Houver Limoeiros de @thelemonwitch_ lançado pela @veruseditora .

??? Ninguém entra em um barco instável no oceano se houver outra escolha?

Tendo como pano de fundo a Revolução da Síria, esse envolvente romance, nos trás Salama , uma garota que ainda jovem perdeu todos seus familiares pelas consequências da revolução Síria.
Ela que estudava para ser farmacêutica se vê em um hospital operando, salvando e perdendo vidas na mesma medida, já que medicamentos e até a água estão escassos no país. A única coisa que ainda dá esperanças para ela e sua cunhada que está no sétimo mês de gravidez.
Por conta se de um estilhaço que a atingiu , Salama vê o que parece ser uma entidade criada por sua mente que a tortura mostrando diversos cenários de tragédia, para que ela tome a decisão de deixar o país.
Em meio a todos esses desastres, ela conhece Kenan, um garoto que parece ser um pouco de alívio para suas dores.

?? ? Minha história, meus ancestrais, minha família. Estamos todos aqui?

Tenho que dizer que esse livro é forte! Nos mostra cada detalhe de acontecimentos que para nós estão muito distantes, mas que para os sírios são medos diários, e tragédias que eles jamais esquecerão.

A autora também nos mostra o terror das pessoas que resolvem fugir em condições precárias, pois pouco temem a morte, mas sim o pesadelo de serem pegos, pois as torturas sofridas são muito piores do que morrer.

A trama nos mostra ainda com clareza o psicológico desse povo que perdeu tudo, e vive cada segundo esperando ser morto. E como isso destrói a mente mais sã.

Também preciso falar de Kenan, o mocinho da história, é um verdadeiro herói, mesmo correndo o risco de ser pego , ele filma os protestos e envia para o YouTube para que o resto do mundo saiba a verdadeira dimensão do horror que eles enfrentam.

É necessário dizer que há gatilhos para morte, genocídio, exaustão de profissionais da medicina , amputação e violência sexual.

@bibliotecadadi 31/03/2024

Um livro para ser sentido!
Foi a primeira vez que li um livro que se passa na Síria.
Nessa história vamos adentrar o ínicio da Revolução Síria. Com uma narrativa imersiva, e lírica acompanhamos Salama sobrevivendo, entre 2 escolhas: o amor ao seu país, ficar e lutar, ou o amor à si mesma, e assim ir embora e salvar sua vida.
Foi uma leitura que aprendi muito, e que trouxe muitos sentimentos, e de certa tristeza também, por ver que tantas pessoas passaram e ainda passam por isso, e perderam suas vidas em busca de um país melhor.
É um livro que me fez sentir muito, e que mostra a beleza da esperança, da fé, do amor à sua terra, do amor à familia, da coragem, dos recomeços, e da luta.
Um livro para todos conheceram e sentirem.

?Cada limão gerará uma criança, e os limões jamais se esgotarão.?
Nizar Qabbani

Ana Vizentim 15/07/2023

Q livro!!!
Termino esse livro chorando horrores e com o coração apertado pela minha ignorância perante aos acontecimentos narrados aqui.
De uma maneira linda e poética a autora trouxe uma realidade q mexe muito comigo. Ela retrata um período muito difícil na Síria mas q ainda assim nos traz esperança.
Esperança de um mudo melhor.
PS.: para quem é sensível a assuntos relacionados à guerras esse livro traz muitas cenas fortes.
Bá Firmino 15/07/2023minha estante
Ai Ana, quero muito ler esse! Adorei suas impressões

Ana Vizentim 16/07/2023minha estante
É lindo viu... super indico

Me sigam no Instagram @apaixonadapo 21/05/2023

Um livro arrebatador!
Salama é uma jovem síria feliz, estudante de farmácia, muitos sonhos a serem realizados, mas a Guerra chega ao seu colapso.
E em poucos dias, ela se vê sem o pai e o irmão, presos pelo exército violento sírio, após uma manifestação, a mãe morta após um ataque em sua residência, e a única pessoa da família que lhe resta, é Layla, sua cunhada grávida de 7 meses.
Salama acaba indo trabalhar em um hospital em Homs, como voluntária, e ali cuidando dos feridos e chorando pelos mortos, ela vai presenciando o que os olhos jamais deveriam ser capazes de testemunhar.
Com a ajuda de Khawf, que insiste que Salama precisa fugir da Síria em busca da sua sobrevivência, de Layla e sua sobrinha. Mas ela se verá dividida em deixar o seu país amado com refugiada na Europa e lutar pela vida dela e das duas pessoas que lhe restaram.
A chegada de Kenan e seus irmãos ao hospital, e a visão de uma vida que ela poderia ter tido, torna essa decisão ainda mais impossível...
Enquanto Houver Limoeiros, é uma história densa, intensa, angustiante, envolvente, emocionante e arrebatadora!
Muito fluida, com personagens reais e uma trama tão necessária, onde a autora nos mostra através de sua escrita primorosa e uma narrativa crua, de como a humanidade pode se tornar tão cruel
É visível que nos implora que olhemos pela Síria e todos os horrores que aquele povo sofre a anos, ao mesmo tempo que não desistem e lutam bravamente para voltar a ver seu país livre novamente.
Amei esse livro, e como foi difícil de desapegar (ainda estou no processo de desapego). Me vi totalmente presa e imersa nesta leitura. Deixo aqui meu agradecimento a Zoulfa por ter me feito sonhar e me apaixonar por Salama e Kenan, pelo plot surpreendente e por sua nota final, muito emocionante!
Leiam! Como disse anteriormente, esse livro é obrigatório e necessário a todos os leitores e não leitores.
Gatilhos: violênci4 física e emocional e tentativa de estupr0.

Ana Claudia 11/05/2024

Uma história que tem como pano de fundo a revolução da Síria.

Salama é uma jovem que, por conta da ditadura instaurada no país, foi forcada a se tornar cirurgiã para salvar as vidas de seus conterrâneos.

Ela é perseguida por Khawf, uma entidade Que a protege e instiga a sair do país deixando para trás o seu povo. Para isso Khawf usa como argumento o seu passado, a morte dos seu pais e seu irmão Hamza na revolução. Salama só fica na Síria por causa da sua irmã Layla que está grávida e não quer deixá-la e porque layla não quer sair do país ainda que esteja em guerra.
A história é muito boa, nunca tinha lido nada relacionado a revolução na Síria e a escrita do autor é envolvente. Gostei que ele soube colocar os fatos históricos na trama e nos mostrar sobre a cultura, a culinária, as crenças do país.

Alessandra 04/04/2024

Enquanto houver limoeiros, a esperança nunca morrerá. ??
Uau, esse livro foi o livro mais lindo e mais difícil que já li!
Pode ser que pra algumas pessoas, esse livro Não seja tão triste, mas pra mim é, e é extremamente angustiante.

A cada página que lemos, prendemos o fôlego, com medo de perder algunspersonagens, a cada página seu coração parece que vai explodir de tristeza. Mas a páginas que trás conforto, risinhos e emoções boas!

Este livro nos leva a uma realidade, que de fato acontece, mas não vemos, e não nos importamos em saber sobre. Há pessoas que de fato vivenciam tantos sofrimentos, como o que é relatado neste livro.

Mas em a tanto sofrimento e tristeza, encontramos neste livro o Amor e a esperança. Em meio ao caos e tragédias os personagens encontra o amor! E isso se solidifica a cada momento que eles passam juntos.

Está obra vai além do que eu esperava, e me trouxe muitas reflexões, e abriu os meus olhos para algumas coisas que eu não enxergava antes.

Fica aqui minha indicação, leiam!

Paulolins 19/05/2023

Livro muito interessante - ??????????
O que a gente conhece dos conflitos na Síria ?? ? E o mais interessante, quem conhecemos de lá ?

Essa é a historia da Salama, da Layla, do Kenan e de tantos outros que sofreram e sofrem nesse conflito. Não tenho palavras para recomendar mais!

Extra: Se você gosta de hospitais ? ou limões ? ou estúdio Ghibli ? - considere fortemente essa leitura!

PsiMônicaB 21/07/2023

Só sofrimento e desespero
Queria ter amado esse livro, no começo estava muito bom. É sobre um casal de adolescentes que se conhece e se apaixona no meio da guerra na Síria. Tema super relevante e necessário para a conscientização da sociedade. Porém o livro todo é basicamente sofrimento do início ao fim, só catástrofe e tragédia com um romance morno de fundo. Nada muito relevante acontece na história, parece que os eventos se arrastam e os dias não passam, Salama a personagem principal tenta sobreviver enquanto todo mundo morre ao redor dela. Fiquei com a sensação de que não acabava nunca, o que talvez seja exatamente a mesma sensação de quem vive uma guerra.

leiturasdaursula 07/02/2024

As consequências da guerra para os civis na Síria
Em meio aos limoeiros da Síria, a história de Salama Kassab se desenrola como uma carta de amor à sua terra natal dilacerada pela Revolução. No auge dos gritos pela liberdade, Salama, outrora uma estudante de farmácia com uma vida normal, agora é voluntária em um hospital em Homs, tentando preservar a esperança em meio ao caos.

O dilema de Salama entre a lealdade à pátria e o desejo de sobreviver é personificado por Khawf, uma entidade que a assombra no intuito de que ela busque uma forma de fugir do país com sua cunhada. Entre tiros, bombas e dilemas morais, ela se vê dividida. Quando seu caminho se cruza com Kenan, surge um amor improvável que desafia as barreiras da guerra.

Zoulfa Katouh tece uma narrativa fenomenal, revelando a Síria que já foi e a que é hoje. Enquanto Houver Limoeiros não é apenas uma história sobre guerra, perda e amor, mas uma jornada emocional que nos faz questionar a verdadeira natureza da revolução. Recomendo muito a leitura, embora alerto para que não se engane pela capa, é um livro triste, com cenas fortes de violência.

Byfeferreira 21/06/2023

Triste, pesado, mas necessário!
Eu não conhecia esse livro e nem a autora, mas eu recebi o livro pela Editora e me interessei bastante quando li a sinopse, mesmo assim, não sabia o que me esperava.

O livro é pesado, triste e muito real para muitas pessoas, infelizmente. O foco são as pessoas dentro da Síria, que vivem uma nova realidade depois da revolução do povo contra o governo e suas tentativas de sobreviver. Além disso, o livro também fala bastante sobre os refugiados, que arriscam suas vidas ao tentar sair do país e a culpa que eles carregam por deixar suas raízes para trás.

A história me pegou muito em diversos momentos, e apesar de já ter visto bastante nos jornais sobre a situação por lá, lembro até de manchetes na época em que tudo estourou por lá, não imaginava todo o real sofrimento das pessoas que tentam sobreviver um dia de cada vez.

Me emocionei demais com a história da protagonista, que apesar de ser fictícia, traz para as páginas o que com certeza foi e é realidade para muitos.

Um livro forte, mas necessário para nos fazer reconhecer e conhecer uma realidade completamente diferente da que vivemos por aqui.

@livrosmundofantastico 01/11/2023

Sobre Fé e esperança
‘O destino tem suas cordas, mas somos nós que as traçamos com nossas ações’
Antes da Revolução da Síria, Salama era estudante de farmácia e tinha uma vida normal com seus pais e seu irmão. Mas sua vida muda completamente quando começam os bombardeios, agora ela é voluntária do hospital Homs atendendo os feridos que chegam sem parar, Salama perdeu os pais e o irmão mais velho agora ela só tem a cunhada como companhia.
Sua única esperança é sair do país para que Layla tenha sua filha em paz, diante de tanta angústia ela acabou criando através do seu medo uma personificação Khawf ele mostra os piores momentos de sua vida e lhe impulsiona para ir embora.
Nesse momento Salama conhece um jovem que se não fosse a revolução eles estariam noivos. Kenan não quer ir embora ele acredita que estaria traindo seu país, agora ela se vê em um momento de incerteza e dúvida sobre sua vida.
Uma história com momentos tensos, tristes mas que nos mostra que diante de tanto medo, temos que ter fé e esperança e acreditar que coisas boas possam acontecer.

Moon89 07/06/2023

Um dos meus favoritos
Eu não sei nem por onde começar além de dizer que se tornou um dos meus livros favoritos, a ponto de eu não conseguir terminar no mesmo dia e SONHAR com ele.

Enquanto Houver Limoeiros prendeu a minha atenção do começo ao fim, me deixou apreensiva, preocupada e pensativa o bastante pra gerar um sentimento de impotência ao saber como as pessoas, em outro país do qual só tenho conhecimento pelas notícias que de vez em quando aparecem pela televisão ou internet, estão vivendo.

Estou até agora sem palavras pra descrever o que eu li, como me senti e como certos capítulos ainda estão presos na minha mente. É um livro que todos deveriam ler, ou pelo menos dar uma chance e enxergar a vida com uma outra perspectiva.

Laris 02/11/2023

O que me levou a esta história foi a capa e o título, fiquei intrigada, e como agradeço ter iniciado esse livro. A Salama nos leva ao horror dos traumas mas a esperança na vida, em continuar sua história, uma história contada pelo seu povo. Espero que a Revolução da Síria um dia vença e esse país finalmente esteja livre.

1 | 2 | 3 | 4 | 5