De Memórias nos Fazemos

De Memórias nos Fazemos Violante Saramago Matos

Resenhas -

Gabriela3420 18/02/2023

De memórias nos fazemos
"De Memórias nos Fazemos" é um livro-homenagem aos pais de Violante Saramago Matos: o escritor José Saramago e a artista plástica Ilda Reis.
Filha única do casal, a autora recorda a partir de episódios do cotidiano ensinamentos e conflitos que teve com seus pais. Aqui temos a visão de um José Saramago compenetrado, que dá muito valor à palavra dita e por isso escolhe os momentos para dizer e calar, um pai presente quando a filha precisou de apoio e orientação, mas também vemos o escritor que se inspira na vida real para escrever com maestria ficção. É um livro comovente e que transborda orgulho, amor, saudade, gratidão de uma filha para com seus pais.
Adorei conhecer um pouco mais de Saramago pelos olhos da Violante. É uma leitura muito fluída, quase um bate-papo entre autora e leitor. Recomendo fortemente para quem quer se aprofundar na vida e obra de José Saramago.

Milena.Berbel 14/11/2023

Do que ficou em mim ao ler este livro
Dos poucos livros de Saramago que já li até hoje, uma coisa me marcou: o uso das palavras. Mesmo nos seus parágrafos mais longos, as palavras ali nunca sobram porque são certeiramente escolhidas para dizer exatamente aquilo que se pretende dizer. Frases engenhosamente construídas com a sua genialidade característica.
E foi esse seu modo, único, de contar histórias que também me fascinou e me fez ser sua fã.

Agora, lendo esse caderno de memórias escrito pela sua filha, com curtos relatos de momentos esparsos ao longo de sua vida que de alguma forma a construíram como pessoa, senti que essa característica da escrita de Saramago fazia também parte do seu modo de ser: em diversos momentos recordados por ela e que a marcaram por um ou outro motivo, ele manifestou importantes pensamentos, ou deu grandes lições, dizendo pouquíssimas palavras, ou até mesmo em silêncio. Era o pouco que dizia muito, e como só ele saberia fazer.

Me pareceu então que Saramago era, antes de tudo, um observador. E daquilo que tão bem apreendia da realidade, no momento oportuno, expressava somente o que valia ser dito. Nada mais e nada menos.

O que me fez lembrar da epígrafe de Ensaio Sobre a Cegueira, minha favorita de todas as epígrafes, e que agora ganha um novo significado pra mim: "Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara".
Porque essa epígrafe não fala apenas sobre o livro, mas também, numa outra perspectiva, sobre seu autor.
Pois ele olhava. Via. Reparava. E então falava..

Isadora1232 11/06/2023

"Largos anos depois, ouvi-o dizer que os livros deviam ser tratados com cuidado e até ter uma capa com um aviso aos leitores, cuidado, leva uma pessoa dentro!"

Há um tempo, tenho descoberto um gosto especial por livros de memórias, diários e cartas de escritores que amo. É como se fosse adicionada uma camada mais profunda e pessoal aos livros que escreveram. Por meio deles, temos acesso à mais pura sensibilidade ao enxergar as pequenas coisas e a vida cotidiana. É um lembrete que nossa própria vida é também grandiosa quando a olhamos com atenção.

'De memórias nos fazemos' é um livro escrito por Violante Saramago Matos, uma espécie de inventário mantido por uma filha, em seu intimo, sobre seu pai, José Saramago. É delicado e honesto. Composto de pequenas memórias, aqueles momentos mais sutis que, quando acontecem, tratamos com trivialidade, mas que nos acompanharão por toda a vida, passando a fazer parte de quem somos.

A segunda parte do livro é dedicada aos apontamentos da filha leitora aos livros escritos pelo pai.

Muito mais do que um livro sobre o escritor, temos uma obra sobre o pai e homem que foi Saramago, que nos desperta a curiosidade e aumenta a urgência de ler suas obras.

Aos fãs de Saramago, o livro é um deleite. Aos que ainda não o conhecem ele é um convite inadiável à leitura.

ManoelaBalbino 13/02/2024

Memórias e aprendizados de pai e filha! Uma descoberta do que vemos nos livros do Saramago com as memórias da filha. Somos memórias.

Marcelo 25/03/2023

Resenha disponível no Booksgram @cellobooks ?
Qual não foi a minha surpresa ao descobrir que a filha de José Saramago havia publicado um livro de memórias sobre sua convivência com o pai... Assim que fiquei sabendo, comprei imediatamente.

Apesar de serem as lembranças de Violante, ela escolheu todas as lembranças especiais que tem sobre o pai, relatando diálogos, situações, aprendizados e reflexões sobre os ensinamentos que Saramago deixou, fossem pessoais ou mesmo em seus livros.

O livro é escrito com delicadeza e sensibilidade, Violante, a única filha de Saramago, relembra fatos da infância, da casa com os avós, de conversas com o pai, de momentos com a mãe e o dia em que viajou com o pai e Pilar del Rio para Estocolmo para acompanhar a entrega do Prêmio Nobel. Fala de fatos simples como os cachorros que tiveram, mas também aborda o episódio de quando presa, em Caxias, por protestar contra as guerras coloniais, e lá recebia as visitas de um preocupado pai.

Ao final, Violante apresenta um bilhete do pai escrito a máquina de escrever, sobre um desenho que a filha fez e que o autor reconhece seu talento artístico para tal. Há também algumas poucas fotos de arquivo pessoal da autora.

Em novembro de 2022, José Saramago, o único Nobel de língua portuguesa, completaria cem anos. Na mesma data, a editora Rua do Sabão publicou ?De Memórias nos Fazemos?, de Violante Saramago Matos.

A Dama E Os Livros 24/03/2023

De memórias nos fazemos
De memórias nos fazemos já me causou uma enxurrada de reflexões a partir do título, em seguida me chamou atenção por ser uma obra da Violante Saramago Matos. Foi a primeira vez que ?cheguei mais perto? de algo tão particular do vencedor do prêmio Nobel de literatura, o José Saramago.
Eu amei conhecer a escrita firme e forte da Violante, tão parecida com as lutas que em sua vida ela travou/trava.
Ao começar a ler tive a sensação de estar abrirmos um baú em uma casa antiga, que está fechada há anos, em um quarto de uma adolescente que vivera ali, e nesse mesmo baú encontrar o diário da garotinha que dormia naquele quarto.
Reafirmei através da escrita da Violante a importância de uma relação baseada no respeito, na gentileza dos gestos e na importância de firmarmos os valores que acreditamos.
Em De memórias nos fazemos, pude ver um escritor, que tinha suas responsabilidades com a literatura e baseando-se nessas mesmas responsabilidades tinha uma filha, que precisava viver, que precisava ser educada, que era família, que precisava crescer, que precisava conhecer sobre o que falava. À filha por sua vez, enquanto mulher fez questão de criar e cativar o seu próprio espaço independentemente de ser filha de seu pai.
As memórias neste livro apresentadas,são sinônimo de afeto, simplicidade, conquistas,lutas e muito aprendizado, era nas poucas palavras e gestos trocados entre pai e filha que a transformação na vida de ambos acontecia.
Me emocionei algumas vezes e fiquei com vontade de ler todas as obras citadas em ? e de livros também?.

De Memorial nós Fazemos e de Livros Também.

Josiane.Lopes 14/10/2023

Muito bom!!
Qualquer fã de Saramago deve ler esse livro, pois passei a admirá-lo muito mais!!!
Gostei que Violante escreveu sobre a relação com o pai, ela reconhece que tanto o pai quanto a mãe foram pessoas super talentosas. Em muitos momentos, eu ficava imaginando a simplicidade de Saramago em falar com ela, mas sempre ensinando da melhor forma possível. Educando de verdade ??
Gostei da parte que ela comenta sobre os livros, só queria que ela comentasse de mais.
Foi muito legal ao final a carta de agradecimento de Saramago a ela, pelo desenho que ela fez dele, fiquei pensando na felicidade que ele sentiu, ele queria saber o que ela pretendia fazer no futuro com esse talento. Muito massa!!!
É um livro rápido de ler e ótimo pra relaxar a mente. Muito bom!!!