Espelhos

Espelhos Shirley Souza

Resenhas - Espelhos

Mi 02/04/2024

Para adolescentes
Um livro para adolescentes. Narrado numa perspectiva dos personagens: Aline, Mara e Felipe. Eles se consideram como trigêmeos de barras diferentes. O destino trata de uni-los na mesma escola e logo se formam vínculo muito forte mesmo com as diferenças entre eles.
Aline, de famílias de condição financeira boa, filha única, estudo em escola particular, os pais vivem para o trabalho e quando estão em casa sempre discutindo. Ela deseja ter o corpo perfeito e para isso se submete a dietas absurdas até que desenvolve bulimia e anorexia. Os pais e amigos tentam ajudar mas ela se recusa a reconhecer que tem um problema.
Mara mora na periferia com seus pais e irmão, com uma bolsa de estudo vai parar nas mesmas escola que Aline e Felipe, mas depois ela consegue uma vaga numa escola federal e passa a ter uma visão diferente da antiga escola e dos amigos.
O problema de Mara também é aceitação em relação ao próprio corpo mesmo que ela defenda a ideia de viver bem sem neuras, um corpo feliz é um corpo saudável, mas os padrões impostos pela mídia e os comentários maldosos dos amigos fazem elas se sentir mal e ter vergonha do próprio corpo.
Felipe, filho único, mora apenas com a mãe que tenta suprir a ausência do pai se tornando muito protetora. Ele já foi obeso e sofreu bullying, mas levava tudo na brincadeira, embora ficar triste por dentro. Perdeu peso mas algumas brincadeiras ainda continuam. Ele não quer correr o risco de voltar a ser obeso e se acaba de treinar na academia, até que um dia um cara oferece suprimentos pra ele.
Três problemas, três amigos. Eles se estranham e se distanciam pelas diferenças mas depois eles percebem a importância de cada um na vida do outro, fortalecendo a amizade e tentando ajudar um ao outro.
Parte ruim que, como leitora eu quero que os problemas sejam resolvidos e, no caso, o único problema resolvido foi em relação a amizade deles o problema principal (saúde da Aline)ficou em aberto.
Mas o livro em si é bem realista: cabeça de adolescente pensando muitas coisas aleatórias e de forma negativa, a importância da presença de uma adulto sensata e pé no chão para entendê-los e ajudar a passar por essa fase complicada, além das amizades que são importantes e que fortalecem.

Mariana113 21/05/2024

Corpo
O livro fala sobre como alguns adolescentes enxergam o seu corpo, como o querem e como não o querem. É uma ótima história que mostra como há variedades de formas corporais, mas temos limites e devemos ouvir os sinais. É ótimo

rossi 30/12/2023

Como pode um livro me fazer revirar o estômago?
Eu fiquei em CHOQUE e tão ESTRESSADA lendo cada página desse livro.
Os três protagonistas são muito bem trabalhados, além de cada insegurança/transtorno que eles tem, e a narrativa deles, tanto na parte da escrita quanto a estética, é simples muito boa!!!
Confesso que quase chorei no final, e que eu queria que fosse um pouco diferente, mas quem nunca?
Prometeu nada e entregou muito!

alerta de gatilho do livro: retrata sobre transtornos alimentares e sobre comunidades que apoiam esses transtornos. se forem muito sensíveis ao assunto, não recomendo!

Maria1691 21/03/2024

Uma leitura muito necessária
Recebi esse livro da minha professora de língua portuguesa para um trabalho escolar. No começo não consegui me conectar com os personagens e achei a leitura desinteresse, mas com o passar do tempo fui gostando mais. É uma leitura muito necessária, principalmente para adolescentes em fase de formação. A mensagem do livro é muito bela e aprender um pouco mais sobre distúrbios alimentares foi muito interessante. Mara, Aline e Felipe amadureceram muito e ler esse livro me fez amadurecer um pouquinho junto com eles.

Dandara139 16/05/2024

O que você vê quando se olha no espelho?
Achei esse livro na biblioteca da minha escola, e já lendo a sinopse imaginei que iria gostar do livro!
Espelhos conta as vivências da adolescência dos três amigos: Felipe, Mara e Aline. Nesse diário cada um está passando por diferentes problemas de como enxerga o próprio corpo.
Gostei muito de Espelhos, por que retrata como pode ser complicado lidar com o que a pessoa vê quando se olha no espelho e como isso isso vai afetar a sua vida inteira.
Lidar com os comentários, os padrões, as pressões para um corpo perfeito, e não conseguir de fato criar uma opinião própria sobre si mesmo.
Confesso que me identifiquei muito em certos problemas desse livro, por que durante muito tempo eu sofri por conta das opiniões sobre a minha aparência :(
Mas consegui mudar isso e consegui construir a minha autoestima e me amar :)
Recomendo muito esse livro para qualquer jovem e para quem está está passando por problemas de autoestima e distúrbios alimentares.

Giulia 04/04/2023

Muito bom para uma leitura de aprendizado sobre perspectivas e problemas com o corpo. Ótimo para entender q isso realmente é uma doença e que é importante cuidar e prestar atenção com essas coisas de aparência.

HeloOkubaro 04/04/2023

Ah não sei...
A premissa do livro é muuto boa, mas a execução, nem tanto... Demonstra bem as dificuldades que os adolescentes passam em relação a própria aparencia, mas se o objetivo era atingir esse público, não foi muito bom.
Eu li este livro a pedido da escola e confesso que enrolei o máximo que pude, no fim foi exatamente como eu pensei que seria, chato de ler.

Emily1079 18/03/2024

É um livro que fala muito, mesmo que em poucas páginas, ele trata de forma mais leve, problemas muito sérios, mas não deixa de dar importância a eles a cada página. Você se sente conectado com os personagens, sente tudo o que eles passam, como se fosse amigos íntimos.

Natalia1673 24/03/2024

Querido diário, hoje... Hoje eu percebi que não amo meu corpo, que nem três personagens problemáticos de um livro sobre autoestima. A diferença é que eles tiveram alguém a se apoiar, mas eu... Eu não tive essa sorte.
Aline, Mara e Felipe. Amigos, que brincam se chamando de trigêmeos, têm problemas com seus corpos.
Aline nunca se acha magra o suficiente.
Felipe, ex-obeso, tem pavor de engordar e ser zoado novamente, espera... Até hoje ele é zoado.
Mara, a mais saudável mentalmente dos três, age como psicóloga do trio, mas não tem ninguém pra falar sobre como sua autoestima decaiu com os comentários da melhor amiga...
Li este livro hoje e particularmente gostei. Ele tem uma escrita leve, que é facilmente compreendida por adolescentes que passam por estes mesmos problemas, mas não têm hábito de ler.