O Candidato

O Candidato Rodrigo N. Alvarez

Resenhas - O Candidato

Fagner 21/10/2023

Uma viagem pessa história
É o segundo livro que leio do autor. Escolhi esse por ser diferente dos livros mais populares dele. E assim como o último imortal, esse também tem uma narrativa excelente. Os capítulos são curtos, o que facilida a rotina de leitura. O texto é fluido e te incita a ler mais. Curti e me diverti muito com esse livro. Boas sacadas. Um livre leve embora tenha críticas essenciais, principalmente políticas.

Maíra Marques | @literamai 16/11/2022

? ?Quando a gente olha pro passado tende a ver o que é bom. (...) Mas o nome disso é nostalgia...  Porque nunca estivemos livres dos nossos imensos problemas, nascidos lá atrás com a escravidão dos africanos e a dizimação da cultura dos nossos povos nativos.?
?? "O Candidato" de Rodrigo Alvarez é um livro necessário demais para refletirmos sobre o cenário atual do nosso país. O protagonista, Almeidinha, tem a oportunidade de mudar o futuro da nossa história ao voltar no tempo, exatamente no Brasil de 1958, ainda governado por JK. Mas será possível evitar tantas tragédias?
Com a vitória de Jairo nas eleições de 2018, Almeidinha decide viajar e passar um tempo longe do país, porém, inexplicavelmente, ele vai parar justamente no passado (como já citado acima). Se encontra com diversas figuras importantes da nossa cultura, como Tom Jobim e Nara Leão. Além disso, o autor nos entrega todo o cenário e energia dos Anos Dourados, época considerada uma das melhores do nosso país.
Sentimos o gostinho de uma época que a cultura era livre e valorizada, no entanto, Almeidinha sabia que estes dias estavam contados, pois com a saída de JK, Jânio ganharia as eleições e- em seguida- seu vice, Jango, se tornaria presidente e sofreria o golpe dos militares.
Afim de mudar o rumo da história e, quem sabe, até evitar que Jairo se torne presidente no futuro, Almeidinha vai atrás de JK para auxiliá-lo no discurso que garantiria a vitória de Jânio. Será que ele conseguiu?
Como já citei acima, é uma história que traz reflexões sobre nosso cenário político atual. As críticas ao governo são bem claras e o autor foi cuidadoso em cada detalhe dos fatos históricos. O resultado foi tão gratificante que até os personagens fictícios parecem extremamente reais!

Priscila.Ceconelo 09/09/2022

O CANDIDATO: Uma sátira contemporânea
Almeidinha é um personagem, ficcional, cativante e bem humorado que vive uma realidade totalmente utópica de um universo alternativo.
Em suas diversas passagens pelo passado, com uma narrativa inteligente com personagens que marcaram a história do Brasil.
Adorei conhecer o Rio dos anos dourados, desbravar a bossa nova, ler diálogos com personalidades tão marcantes em nossa sociedade, construção de Brasília e passar raiva com maus governantes. Com certeza uma crítica forte e ácida ao atual governo.

Almeidinha, com certeza ganhou meu coração e já se tornou o meu candidato perfeito.

Em tempos de eleição o melhor conselho é pesquise e escolha muito bem aquele que irá governar o nosso país pelos próximos 4 anos.

Onesko 23/06/2023

O Candidato
"E se na eleição do "Jairo" o protagonista volta pra J.K." e foi assim que nasceu este livro.
Se tivesse menos páginas seria uma ideia mais legal. Falou 1000 vezes a mesma coisa, ficou meio cansativo.