DE ONDE VÊM AS PRINCESAS?

DE ONDE VÊM AS PRINCESAS? HANS CHRISTIAN ANDERSEN / HERMANOS GRIMM

Resenhas - DE ONDE VÊM AS PRINCESAS?

naymagalhaes 13/05/2023

O lado mais dark das princesas
Muito legal ler as histórias pela visão original dos autores, da pra ver o quanto as crianças do passado eram assustadas pelas histórias a ponto de serem usadas como lição de moral. Já conhecia a maioria, gostaria que tivessem mais contos, mas no geral, muito gostoso de ler.

Dani 26/04/2024

Ok
É um livro bom pra quem quer conhecer a verdadeira história por trás das princesas de forma resumida e rápida. Não espere grandes detalhes, é realmente bem simples.
Se você já conhece as histórias assim como eu, se torna um livro chato, cansativo e arrastado. Mas pra quem não conhece é ok.

Mayara.Ladeira 29/05/2023

De onde vem as princesas?
Mais um livro que conta as histórias das princesas de acordo com os Irmãos Grimm, entre outros autores.
Livro curto e leitura bem rápida.

José Vitor - @zetalendo 23/10/2023

Meio tipo pombo
Aqui é apresentado uma seleção de histórias originais das princesas que conhecemos da Disney, escritas pelo Hans Christian Andersen e os Irmãos Grimm. São histórias, na maior partes, com detalhes que já conhecemos, mas algumas apresentam elementos totalmente novos.

Minha decepção com o livro foi esperar algo mais sombrio e receber mais do mesmo. O que foi apresentado aqui eu já conhecia das animações, então não foi muita novidade para mim. Apenas dois contos me deixou animado por ter lidos o livro, mas, no geral, foi bem tedioso.

Acho que só recomendaria essa edição para alguém que queira dar para alguma criança já crescida. Não sei qual a classificação indicativa do livro, mas tem alguns contos que falam sobre morte e afins, então, talvez, um pré adolescente já possa se interessar mais.
No meu caso, eu esperava por contos sombrios, o que é outro tipo de livro que vou procurar!

Marcelle 22/07/2023

Interessante conhecer os contos que deram origem aos desenhos clássicos que conhecemos. Não tinha ideia que alguns eram meio macabros na realidade.

Maria12806 14/07/2023

Histórias originais
As histórias dos contos de fadas na versão original são bem diferentes e até mais pesadas, o que achei bem interessante.
Amei conhecer as histórias originais ?

Paula Juliana 08/03/2023

@overdoseliterariaoficial

Da onde nascem as histórias?!Os contos de fadas?! As princesas?!!! Tantos mitos e narrativas vão se transformando ao longo do tempo até chegarem aos contos que conhecemos atualmente, histórias atemporais que falam muito sobre suas épocas e que vão se adaptando perante a cada realidade, a cada leitor, a cada vivência, assim é a magia dos contos de fadas, na obra De onde nascem as princesas? dos autores Hans Andersen e Hermanos Grimm, conhecemos os contos originais, que transcenderam suas épocas e apesar de modificados, vivem no imaginário humano até hoje!

Foi uma leitura bem interessante e até nostálgica, alguns contos eram bem conhecidos, fizeram parte da minha infância e mesmo assim foi surpreendente conhecer a historia original, com um olhar mais duro, algumas partes mais obscuras, e finais bem diferentes das adaptações.

Tenho que confessar para vocês que o ''felizes para sempre'' é superestimado e que em alguns momentos a vida precisa de uma dose de realidade, durante a leitura da obra fiquei chocada com o toque de realidade que escorre destas páginas. Conhecer a dor da Pequena Sereia a cada caminhada foi de cortar o coração, ou a inocência de Branca de Neve ao se deixar enganar vez após vez pela Madrasta, ou mesmo a dor de Cinderela ao lidar com a morte, foi uma experiência mais profunda que as animações infantis que tanto gosto!

De onde vêm as princesas? é uma obra curiosa, a maioria dos contos são curtos, e em alguns as diferenças são gritantes, é muito interessante analisar a época que foram escritos, fazer paralelo com nossa atualidade e observar a forma que foram modificados pelo tempo, o papel da mulher, o que era almejado, o valor que era imposto e o preço que precisava ser pago! Essa obra define de uma forma bem clara que nunca é somente uma história, que os textos, as palavras tem muito mais significado e poder do que está apenas escrito no papel! Recomendadíssimo!

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com/2023/03/resenha-de-onde-vem-as-princesas-as.html

Beatriz3345 10/12/2023

Recomendo a leitura
Uma leitura bem leve, apesar de que se você for ler história por história comparando com a que conhece atualmente vc fica tipo .. ????
Pura maldade nos personagens e claro, para ensinar uma moral ali na época.

esther.crisrocha 19/07/2023

Fofo
Amei demais ler de onde vêm as princesas, ao trazer as histórias originais de contos tão famosos, como a pequena sereia, a branca de neve, Cinderela, etc. A cada capítulo somos apresentados a história escritas pelo Hans Christian e os irmãos Grimm.
Algumas histórias são bem divertidas de se ler, mas outras elas são meio estranhas, o que me deixou muito surpreendida. Mesmo assim gostei de conhecer a versão original dessas historias que crescemos assistindo pelos filmes da Disney.

Everton.Paulo 25/03/2024

Mais do mesmo
Justifico as cinco estrelas?
Os contos são bons. Mas já falei sobre todos em outras edições que já tenho. Então é mais do mesmo. Mas pra quem quer uma edição mais simples e barata com contos clássicos, vale a pena.

Grailson 25/12/2023

Uma leitura rápida e interessante.
Confesso que comecei ler esperando algo totalmente diferente e muito mais pesado, porém ainda é um livro legal.
É interessante ver os clássicos contos de fadas recontados com algumas pequenas diferenças, adicionando um pouco mais de crueldade as personagens, embora ainda não seja tão sombrio como o esperado.
Fica fácil entender a razão de tais histórias serem usadas como lição de moral e atravessarem gerações como atravessam.
A capa e as ilustrações são lindas, esse é um ponto enorme.

FlorCavalcanti 14/08/2023

Lembre-se de que você é a única pessoa que pode preencher o seu mundo com sol.

Jaqueline637 05/05/2023

É uma versão sombria dos contos de fadas e conhecemos com os finais ?felizes para sempre?, mais aqui o final nem sempre é assim?
As ilustrações são lindas?

?Histórias (re)contadas por séculos ainda são capazes de nos mover e emocionar. Nos identificamos com princesas e príncipes, sereias e duendes. Tememos os mesmos vilões que assustaram nosso avós (e os avós de nossos avós), torcemos pelos ?Felizes para Sempre? dessas histórias atemporais.?