The Shards: A novel (English Edition)

The Shards: A novel (English Edition) Bret Easton Ellis

Resenhas -

Zeka.Sixx 06/04/2023

A melhor coisa que Ellis escreveu nos últimos 30 anos
Levei meu tempo para ler esse livro de praticamente 600 páginas - foram 29 dias, para ser mais preciso. Esse tempo despendido teve menos a ver com o tamanho da obra e mais com o fato de que eu queria mergulhar no livro com calma, absorver cada detalhe em sua plenitude; afinal, trata-se do primeiro romance de Ellis em 13 anos.

Apesar de ser um romance, o livro tem assumidos ares autobiográficos. A história se passa em 1981, quando Bret tinha 17 anos e estava no último ano do Ensino Médio, na prestigiada escola particular Buckley High, em Los Angeles. A princípio, somos apresentados à vida privilegiada de Bret e seus amigos, que durante o dia vão para a escola dirigindo seus BMWs e Porsches, e à noite se divertem em festanças em mansões nas colinas de Los Angeles, regadas a bebidas caras e drogas à vontade.

As coisas começam a tomar outro rumo quando um novo aluno de passado misterioso, Robert Mallory, chega à escola. A inclusão deste novo elemento faz com que o aparente conto de fadas em que Bret e seus amigos viviam comece a se desmantelar, rachaduras aparecendo por todos os lados. Ao mesmo tempo, um cada vez mais paranoico Bret começa a desconfiar que o novo aluno está, de alguma forma, conectado aos crimes cometidos por um serial killer chamado pela mídia de "The Trawler", responsável pelo assassinato e brutal mutilação de diversas adolescentes.

Com uma brilhante reconstituição da época em que se passa, especialmente na forma como se via o mundo naquela época, o livro é, para além de um thriller sensacional, também uma espécie de romance de formação. É uma obra sobre a dura passagem para a vida adulta, sobre o tesão interminável da adolescência, sobre a descoberta da própria sexualidade (Bret é um gay sem coragem de sair do armário, que mantém um namoro de fachada com uma das garotas mais populares do colégio). É a melhor coisa que Ellis já escreveu em quase 30 anos, desde "Os Informantes", de 1994. Ah, e possui uma "trilha sonora" maravilhosa, com clássicos e lados B do final dos 70 e início dos 80 (acho que mais de 100 músicas são mencionadas ao longo do livro).

Não é algo que, na minha visão, vá conquistar novos fãs, e acho que nem é o objetivo do autor (Ellis vem, basicamente, "jogando para a sua torcida" em tudo o que escreveu depois de "Psicopata Americano"). Mas se você está do lado dos admiradores de Ellis (não existe meio-termo aqui), a leitura vale cada uma das 600 páginas.