Um verão italiano Rebecca Serle

Resenhas - Um Verão Italiano

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Naty__ 11/04/2023

Mais um lugar que preciso conhecer: Positano
Li esse livro tem quase um mês, fiquei refletindo a história para trazer uma resenha que pudesse ir além do que senti.

Quando sua mãe morre, Katy fica devastada. Carol era seu tudo, seu porto seguro, sua melhor amiga, sua válvula de escape, quem sempre a socorria nos momentos mais tristes e quem desfrutava dos seus momentos mais felizes. Ela era o alicerce para a vida da Katy. Nada poderia acontecer com Carol, mas infelizmente acontece e Katy precisa abrir os olhos para a realidade.

Mãe e filha planejaram uma viagem para Positano, na Itália. Uma cidade mágica onde Carol passou o verão antes de conhecer o pai de Katy. Quando soube da doença, elas decidiram viajar para aproveitarem seus dias juntas. Mas não deu tempo. Carol partiu e levou toda a alegria que sua filha sentia quando estavam lado a lado. Katy decide viajar sozinha, ela precisa desse momento para si, sem o marido. Somente ela e as memórias da mãe.

Como se tudo resolvesse cair com ímpeto, Katy se sentiu vazia. Sem a presença da mãe, com problemas no casamento e prestes a pedir o divórcio... Tudo parecia oco e sem vida. Ao chegar em Positano, ela conhece pessoas agradáveis, funcionários e hóspedes. São formidáveis e fazem com que Katy se sinta menos sozinha – mas é algo que acontece que realmente tira a sensação de solidão, e deixa o leitor imerso na história...

Quando estava dentro da Costa Amalfitana, Katy a encontra. Sim, é ela. Carol está em sua frente, carne e osso; com seus trinta anos, saudável e feliz. É claro que não dá pra acreditar no que vê. O que está acontecendo ali? Mas, afinal, pra ela, isso não importa tanto. Tudo o que importa é que, de algum jeito, sua mãe está de volta – e agora ela só quer aproveitar esse momento e fazer tudo o que fariam juntas.

Nesse longo verão italiano, Katy passa a conhecer Carol, não como sua mãe, mas como a jovem que ela um dia foi.

Vou confessar a vocês que esse livro mexeu com meu psicológico. Fiquei naquela vontade de chorar, de abraçar, de gritar. É um livro fácil de ler, mas ao mesmo tempo tão complexo. Vi gente comentando que a personagem era uma chata e que precisava deixar a mãe em paz. E eu confesso que isso passou pela minha cabeça quando resolvi ler a sinopse. Mas a profundidade que a autora escreveu isso foi bem real. Me senti como filha, me senti perdendo minha mãe, me senti sozinha no meio de um dos lugares mais bonitos do mundo sem a beleza que mais importa.

Esse livro mexeu comigo, e enquanto escrevo a resenha percebo que só sei chorar. É incrível que não chorei enquanto li, mas ele me tocou; e agora, enquanto resenho, ele ainda mexe com meus sentimentos de outra forma – muito mais pura, me fazendo ser Katy por alguns momentos. E se você fosse a Katy? Será que você seria somente a garota mimada que não sabe perder a mãe, que precisa aceitar uma perda; ou você seria alguém que ama tanto outra pessoa a ponto de não aguentar perder? Será que isso te torna uma pessoa chata? Não acredito nisso. Acredito que essas dores te tornam mais humano. É claro que devemos deixar a pessoa partir, mas é impossível não sentir um vazio ao vê-la partindo...

Finalizo essa resenha dizendo que precisei voltar o capítulo 29 para ter certeza do que estava lendo. Senti o desfecho abrupto, mas me senti leve ao finalizar a leitura. Senti como se tivesse deixando um pedaço de mim naquelas páginas. E levei um pouquinho da Katy comigo.

Curiosidade:
Ao final do livro, a autora nos conta que o Hotel Poseidon realmente existe, e percebemos que a simpatia dos funcionários também.

beca 31/12/2023

Um verão italiano
O começo é difícil e considerei parar mas se tivesse feito isso me arrependeria! Extremamente cativante, narração ótima e localização super legal. Adorei e indico!

flaviacoelhopena 30/03/2023

Apaixonada
Além de uma ambientação simplesmente deslumbrante o mais inspirador é a resignificação por meio de um luto nada convencional. A proposta da autora leva a uma revisitação dos sentimentos, do conhecimento, da dor.
Eu fiquei conectada a obra, chorei, mas me apaixonei ainda mais pela vida!

Fabi | @ps.leitura 10/01/2024

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Já imaginou ter que recomeçar a sua vida após perder a pessoa que você mais amava no mundo? Katy, nossa personagem principal, teve que aprender a lidar com a ausência de sua mãe.

Katy está devastada. Ela acabou de perder sua melhor amiga, sua maior referência, aquela que tinha todas as respostas. Sente um vazio indescritível com essa perda.

O que a deixa com o coração ainda mais destruído é que faltavam poucos dias para a viagem de mãe e filha que elas estavam planejando há tanto tempo. Sua mãe, Carol, sempre amou a Itália, principalmente Positano, a cidade que ela considerava mágica, e retornar para lá era um dos seus maiores sonhos.

Agora, com sua perda, Katy reluta muito em embarcar sozinha para o desconhecido, mas sabe que se o fizer, vai honrar a memória de sua mãe. Sua vida já está uma bagunça, o que mais poderia acontecer?

Desde quando eu li "daqui a cinco anos", outro livro da autora, fiquei totalmente apaixonada por sua escrita e em como ela consegue instigar a curiosidade do leitor e nos envolver completamente em cada página. Aqui, em "um verão italiano", não foi diferente.

Uma das coisas que mais me fisgou nessa trama foi a questão de apresentar uma história entre mãe e filha. Era perceptível em como elas tinham uma conexão tão forte e uma era o amor da vida da outra. Então, após a perda, fez com que tudo desmoronasse na vida de Katy.

Só que além do luto que a personagem tem enfrentado, existem outros dilemas em sua vida. Muitos dos quais ela deixou de lado por um longo período enquanto sua mãe esteve doente. Sua maior prioridade já não estava mais ali, então ela precisava voltar a lidar com todos os problemas do seu cotidiano.

No meio disso tudo, embarcar para outro país poderia parecer loucura, mas, ao mesmo tempo, poderia ser uma chance de recomeço; uma chance de se reconectar mais uma vez com sua mãe e entender o porquê ela amava tanto a Itália.

E quando ela chegou em Positano, sua vida mudou completamente. Foi o momento em que Katy entendeu a vida que sua mãe teve um dia. Em como ela era jovem, livre e também percebeu o quanto aquele lugar era realmente encantador e mágico.

Ela também entendeu muito sobre sua vida, sobre as decisões que estava tomando. Percebeu que muitas coisas que ela queria, já não condiziam mais com a Katy daquele momento. A viagem fez com que ela se redescobrisse.

Gostei muito da forma como a Rebecca Serle apresentou toda essa narrativa, me deixando bem encantada com o lugar. O jeito como ela descreveu todos os lugares, fez com que eu ficasse com vontade de embarcar para a Itália no mesmo instante.

Outro ponto que gostei nessa trama, foi como ela trouxe alguns diálogos ao longo dos capítulos. Tudo acontece a partir do momento que Katy perde sua mãe, mas ao longo de cada capítulo, algumas lembranças vêm na mente da personagem e há essas passagens do passado. Então gostei muito de como isso foi retratado. Trouxe ainda mais conexão com a história.

E, por fim, apesar de ter gostado muito desse livro, o plot foi algo que me deixou um pouco indecisa entre amar ou adorar a história. Demorei um pouquinho para entender o plot (porque em minha mente era outro acontecimento), mas, ainda assim, acredito que a autora soube como trabalhar todas as questões abordadas e trouxe algumas reflexões sobre a vida.

Então posso dizer que "um verão italiano" é uma história emocionante, mas também de descobertas e de se redescobrir. Uma história que vai além do romance, proporcionando diversas emoções ao longo das páginas.

site: https://www.psamoleitura.com/2024/01/resenha-um-verao-italiano-rebecca-serle.html

Carla 29/08/2023

Esse é um livro com leitura bem fluída, apesar de tratar de temas pesados, como a dor do luto, é uma leitura bem envolvente. As descrições dos cenários são muito vividas, até parece que estamos em cada um daqueles lugares, esse ano, uma blogueira que sigo, visitou a mesma cidade e as imagens eram praticamente as mesmas descritas no livro, nem preciso dizer que a cidade está na minha lista de lugares para visitar um dia.

"Ainda sou incapaz de conceber um mundo sem minha mãe. Como seria isso? Quem sou eu na ausência dela? Não consigo aceitar..."

O livro começa com o luto de Katy, ela fica devastada com a morte da sua mãe, perdida, como se nada na vida houvesse mais sentido sem a companhia da sua mãe, ao sentir-se assim ela decide fazer uma viagem para a Itália, um lugar pelo qual a mãe sempre falava e gostaria de retornar, e que iriam em breve. Ao chegar no hotel, no mesmo hotel que sua mãe havia se hospedado, Katy encontra a sua mãe, anos mais novas! Esse reencontro, traz à tona muitos sentimentos e uma versão da Carol, desconhecida para Katy. Elas vivem aventuras incríveis juntas, e ali, Katy também se apaixonada por aquela versão da sua mãe, tão livre e bela.

"Quero ver o que ela viu, o que ela amou antes de me amar. Quero ver para onde ela sempre quis voltar, esse lugar mágico que aparecia com tanta força em suas lembranças"

A mistura entre o luto e saudade com a felicidade de reencontrá-la novamente, traz um sentimento feliz a leitura, lhe fazendo encantar com cada passo na história.
A forma como Katy trata o luto, é muito dramática, e em alguns momentos, a achei até infantil, mas talvez eu sinta isso, pois nunca perdi alguém tão ligada assim a mim, e não sei como reagiria, e em muitos momentos, me retirou lágrimas justamente por isso.
Adoro muito esse tema, adoro livros com viagens no tempo, foi muito boa a premissa, bem envolvente, entretanto, achei um pouco ruim o desenvolvimento, a explicação, o motivo, e como ocorreu exatamente, mas não acho que isso interferiu muito na leitura, pois as vezes, nem tudo deve ser explicado em um livro de romance. O desenvolvimento da Katy é notório, a sua evolução desde a tratativa com a memória da sua mãe até a sua relação com o seu casamento, trazendo uma paixão pela vida, antes inexistente e acobertada pelo luto. Esse é um livro que nos faz refletir muito como a forma como o luto é tratada, e o reencontro de nós mesmos.

"E se eu entendi tudo errado? E se o sentido do casamento não fosse o pertencimento, mas se sentir transportada? E se nunca chegamos aonde queríamos ir porque estávamos confortáveis demais onde estávamos?"

O plot do livro, era algo que eu realmente não esperava, e de certo modo me doeu, pois, a Katy via a Carol como uma heroína, como se não errasse nunca e neste momento, é possível vê Carol como um ser humano normal, que também comete erros e possui desejos.

O final, chegou a ser um pouco confuso, sem explicação para a viagem no tempo, mas foi um ótimo final, onde ela pode finalmente se reencontrar.

"Nos afastamos das pedras e voltamos para Positano. Em alguns dias, Eric e eu vamos para casa. Voltaremos à nossa antiga vida, que agora é nova. A um futuro que ainda não sabemos como viver"

site: https://dose-of-poetry.blogspot.com/2023/08/resenha-109-um-verao-italiano-rebecca.html

Meu Querido Livro 07/04/2023

Nova meta de vida: ir a Positano
Esse livro é uma viagem muito linda. Preciso admitir que a autora criou os cenários e a ambientação da história lindamente. Fiquei morrendo de vontade de ir pra Itália e visitar todos os locais que a protagonista passou ao longo do enredo.

O problema dele é que ele tenta ser mais do que ele é. E eu acho que ele podia ser mais mesmo, chegou em um ponto da história que eu não entendia muito pra onde aquilo tava indo e qual o fundamento da maioria dos acontecimentos para a jornada da protagonista. Inclusive não gostei muito dela. Quase abandonei em 10% por pura antipatia com a personagem. Faltou um aprofundamento nas questões do luto, dos relacionamentos que a história aborda... senti que a autora tentou entregar isso e não conseguiu.

Mas persisti na leitura e depois que ela chega na Itália o livro voa. Se torna uma coisa muito fluida e gostosinha. O final é realmente bem legal e inesperado, o elemento fantástico da história não é muito bem explicado, mas isso não me incomodou nem um pouco. Você meio que aceita a vibe do livro e compra as ideias da autora. No geral, é um livro bem gostosinho, com um final bem interessante e cenários belíssimos. Se você busca uma leitura rápida, fluida e quer fazer uma viagem sem sair do lugar, essa é a escolha perfeita.
ritita 10/04/2023minha estante
Meninaaa, duas! Estive na Itália mas só conheci Florença e Roma.

Jessica 20/04/2023minha estante
eu não curti muito a Katy também, nem no final inclusive kkkkk mas acho que foi uma leitura que valeu pelo roteiro para Positano e também para refletir um pouco sobre luto.

ladystark3000 17/07/2023

Quando a mãe de Katy morre, ela fica devastada. Para piorar, faltam poucos dias para a viagem que mãe e filha haviam planejado para Positano, na Itália, a cidade mágica onde sua mãe passou o verão quando era jovem. Agora, a filha se prepara para viajar sozinha.
No entanto, pouco depois de pisar na Itália, Katy vê a mãe em carne e osso, feliz e saudável curtindo o verão italiano.
Esse livro é a maior superação de luto que eu já li, o final é muito bonito, teve algumas coisas que aconteceram durante o desenvolvimento da personagem principal que eu achei desnecessário, por isso não dei 5 estrelas. É um livro leve mas que te coloca pra pensar muitas vezes, é curtinho e a leitura é bem fluida, no geral amei.

bru reich 02/06/2023

Esse livro me deu fome?
Que leitura gostosa, amo livros que brincam com viagens no tempo e esse faz isso de uma forma muito fofinha, amei ver a Katy conhecendo a mãe dela na juventude (acho que muita gente já teve curiosidade de saber como era sua mãe entes de ser ?mãe?). Amei a leitura, fluiu muito bem e agora quero viajar pra Itália.

Ps. o jeito que as comidas são descritas dão uma fome absurda, se preparem para um tour gastronômico
Namorado da Bruna Reich 12/06/2023minha estante
Enquanto vc amou essas varias coisas, eu fiquei aqui te amando muito.

Livia Barini 19/03/2024

Não funcionou para mim
Grande parte deste livro são detalhadas descrições da cidade de Positano, suas paisagens, seus restaurantes, suas lojinhas... e a cada duas páginas os personagens tomam uma taça de vinho. Tudo muito lindo, e superficial.

Entretanto o grande problema é a protagonista, uma pessoa egoísta e imatura que descarta o marido, como se ele fosse uma peça de roupa velha. Algo que não engoli e me fez manter uma antipatia gigantesca pela personagem e em consequência, pelo livro. O resto da história não trouxe nenhum elemento capaz de me envolver.

Eu acredito que muitas pessoas vão gostar deste livro. Mas definitivamente ele não funcionou para mim. Um roteiro de viagem disfarçado de romance, com uma protagonista nojentinha. Eu só não abandonei porque era LC.

Paloma.Mariana 19/07/2023

Leitura tocante
"A história, a memória, são ficções por definição. Se um evento deixa de ser presente, mas é lembrado, se transforma em narrativa. Podemos escolher as narrativas que contamos - sobre a nossa vida, nossas histórias,nossos relacionamentos. Podemos escolher os capítulos a que damos importância."

História tocante, cheia de reflexões e ensinamentos... Mas, que só começou a funcionar pra mim do meio pro final do livro. No geral, é um ótimo livro! Vale a leitura ??

Yara 11/04/2023

Superestimado. Katy é uma chata que reclama da vida o livro todo como se fosse vítima mas, na verdade, é uma das personagens mais egocêntricas que já li.

Não tive empatia nenhuma por ela e foi difícil continuar a leitura. Uma adulta mimada que não sabe fritar um ovo e culpa a mãe e o marido pelas escolhas. Não dá.
Bruna Leticia 12/09/2023minha estante
Finalmente uma resenha me identifico! Quase abandonei a leitura várias vezes por causa da Katy, ô mulher insuportável e mimada.

Yara 13/09/2023minha estante
Eu não entendi o hype com esse livro. É uma mulher adulta que quer agir como criança e ainda acha que tá certa. Também quase abandonei.

arislover 30/07/2023

Mamma mia meet barbie

definitivamente um livro que me encontrou no momento certo no lugar certo.
uma história que ficou bem pessoal pra mim.

Caroline472 09/03/2023

Um verão italiano
Embora seja um livro um pouco dramático, gostei, achei a leitura fluida, mostra a importância de lidar com o luto e também como não devemos criar expectativas sobre o outro

JAlia.Lorenzon 12/01/2024

Leitura leve
Livro com uma escrita simples, uma história levinha e que desperta curiosidade! Bom para ler nas férias ??
Me fez reviver minha viagem para Positano em alguns momentos! ?

Ketilin - @amornapagina 26/04/2023

QUANDO O SEU AMOR PARTE, LEVA COM ELE, UMA PARTE DA SUA ALMA
Katy acabou de perder sua mãe, sua vida não faz mais sentido, afinal, seu maior amor acabou de falecer. Ela está perdida, devastada e sem rumo. Já não sabe mais se seu casamento é o suficiente, se seu relacionamento faz sentido, afinal, que casamento é perfeito?

Afim de honrar a memoria da Carol, Katy viaja para Positano, uma cidadezinha na Itália que a sua mãe amava e falava com tanto carinho. Essa viagem estava planejada para as duas, mas a doença acabou levando Carol embora antes do previsto.

Ao chegar à Itália, Katy começa entender tudo o que a mãe mais amava naquela cidade, mas, o luto ainda está recente demais, doloroso ao extremo. E é então que ela conhece Carol, sua mãe, aos trinta anos e Katy não pode acreditar no que está vendo, será que está ficando louca? Será que o luto está fazendo com que enxergue coisas demais?

Ler Um Verão Italiano foi uma experiencia e tanto. Em vários momentos me perguntava se estava lendo o livro certo, se não estava imaginando que a Carol realmente estava ali, que estava presente naquelas cenas. Minha cabeça estava tão confusa quando a da Katy, porém, isso me fez ficar completamente imersa na leitura.

Simplesmente não queria deixar o livro de lado, precisava de respostas, precisava entender o que estava acontecendo. E a cada página que lia, me ia me apaixonando por Positano.

Chegou em determinado momento, que sentia os cheiros, ouvia as músicas e visualizava as cenas. A escrita da Rebecca Serle é tão imersiva, tão gostosa que não vi as horas passando. Fui sugada para esse universo e me vi entre as ruas de Positano.

Em vários momentos me questionei se esse era um livro de fantasia, drama ou romance, já que a autora mistura esses elementos de forma ímpar.

É um livro delicado, que fala sobre o luto, recomeços, reencontros e descobrimentos. Apesar de ser uma leitura rápida, também é cheia de significados.

Amei demais, e já quero outras obras da autora para mergulhar e me encantar.

site: https://www.instagram.com/p/CrHWaKjLMqJ/

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6