Presságio

Resenhas - Presságio

Amanda.Riselli 03/05/2023

Sobre Presságio
#4ªDeContos

Não existe nada mais assustador do que não conseguir enxergar o desconhecido. Do que não saber em qual momento, em qual lugar poderia me sentir segura. Ainda mais quando percebemos que o que não está em lugar algum acaba presente em todos os lugares.

Nessa belíssima releitura sombria de Chapeuzinho Vermelho, minha xará Amanda Galvão foi capaz de tocar o âmago mais profundo da minha alma ao transformar essa famosa história de contos de fadas em questionamentos tão sensíveis quanto necessários. Qual seria o nosso lugar em uma sociedade que nos condena pelo simples fato de desejarmos algo, como a liberdade de escolha por exemplo?

A jovem garota do capuz vermelho que se embrenha na floresta em busca da proteção do castelo como a única forma de não ter sua vida arruinada pelo lobo, pode ser definida como nós, mulheres, enquanto a criatura lupina representa os nossos medos, incertezas, inseguranças, a nossa falta de autoconhecimento e a importância que damos aos julgamentos e opiniões alheias. O quanto deixamos que essas feras que existem dentro nós ceguem os nossos sonhos, fazendo com que a lua que ilumina nossos caminhos se esconda no céu, nos deixando na mais completa escuridão, descrentes e desesperançosos.

O quanto somos solitários e o quanto a solidão muitas vezes pode ser desesperadora, nos fazendo buscar refúgio e acalento nos braços das pessoas que amamos, mesmo quando nem elas acreditam mais na gente.
O quanto vivemos em uma fuga constante, perdidos dentro de nós mesmos, enquanto buscamos o verdadeiro lugar ao qual pertencemos.

Através de uma narrativa delicada, intimista, bastante reflexiva e dividida em três partes (sendo cada uma delas anunciada por um poema inédito e autoral), onde o real e o imaginário se mesclam e se confundem, Presságio me trouxe a certeza de que não há melhor bússola do que o coração, para nos guiar nessa jornada chamada vida, em busca de nós mesmos e do que desejamos. Porém, devemos estar cientes de que, às vezes, a dor é necessária quando se quer se manter florescendo e impedir o nosso castelo de ruir. Afinal, possuímos uma infinita capacidade de nos reinventar e o que a gente busca pode não estar tão longe assim, talvez apenas a alguns questionamentos de distância. Lindo demais!

Felipe 27/07/2023

"De costas para o lobo, eu olhava para dentro, a encarar a ruína."

O questionamento é fundamental para o movimento e mudanças. Amanda traz uma obra (e não apenas uma protagonista) que não para de questionar e segue com a gente. O ambiente parece uma extensão dos sentimentos da protagonista. Muito bem escrito.

MykaaMoon 27/10/2023

Impressionante!!!
Meu primeiro contato com a escrita da autora que já tenho grande estima pelo seu trabalho no Instagram.

Como amante da literatura gótica e apaixonada por contos de fadas, senti nesta releitura sombria um pesar sufocante e ao mesmo tempo lírico com a escrita rebuscada e tão inerte. Parecia que as palavras estavam dançando com o horror.

Um conto curto e intenso que dividido em três partes e com os poemas nas divisões que nos levam a uma imersão. Não é uma leitura rápida e única, ela precisa ser digerida lentamente e se possível relida outras vezes.

Como todo conto de fadas nos trazem reflexões, neste conto com o terror psicológico envolvente nos leva a um sentimento penetrante de indagações.

Não vejo a hora de ler o outro conto que estás prestes a ser lançado.

Priciliana0 17/02/2023

Presságio
Amanda expressou talento e desenvoltura nessa releitura maravilhosa. Fiquei encantada com o ritmo poético e lúgubre do enredo. Me transportou para dentro do conto e me fez sentir as nuances sombrias da floresta, do perigo eminente e das armadilhas na mente da própria personagem que nos leva a experienciar muito mais do que nos é mostrado.
Há muito sendo dito nas entrelinhas e uma força lírica oculta nos poemas (magníficos) que dividem os capítulos.

Simplesmente, maravilhoso.

solarpunkie 03/02/2024

Adaptação que me fez amar mais ainda a poesia
Poesias incríveis de um jeito que nunca li!
É uma leitura acima de tudo metafórica que te instiga a se questionar, questionar tua própria identidade e teu próprio apoio.
A Amanda Galvão escreve muito bem, você se sente inserido na tensão da história e isso é muito importante pra mim, gosto disso. Me perdi entre a realidade e a ilusão junto com a personagem :3

Julia Afonso 10/01/2023

Uma experiência nova!
"Presságio" é uma releitura sombria do famoso conto da Chapéuzinho Vermelho, também é um conto bem curtinho que pode ser lido em 15 minutos. Apesar da leitura rápida, ela é bem densa e diferente do que eu já tive como experiências literárias na vida.
Esse é um conto que não se importa em te passar fatos, em te contar uma história linear e fácil de ser digerida, pelo contrário, ele é reflexivo, subjetivo e cheio de metáforas. O objetivo aqui é te fazer refletir sobre algumas coisas e ele consegue. Talvez tu precise reler algumas vezes uma mesma frase ou parágrafo para entender o que ela quer te passar, eu precisei, mas isso só torna a experiência ainda mais interessante.
O livro parece criar junto contigo o seu significado, pois depende muito da tua própria interpretação. No início, eu acreditava que a metáfora do lobo poderia simbolizar uma coisa, mas depois fui mudando de ideia conforme terminava de ler.
Essa história lembra muito "A menina submersa: memórias" que também traz essa necessidade de reflexão para entender o que realmente está acontecendo ali, então tenho certeza que vai funcionar pra quem ama esse livro. Acredito que a mensagem dele também funciona muito pra quem, como eu, tá na faixa dos 20 anos.

Taynan 20/02/2023

4.5 ?
" É fácil dizer para o outro o que é ou não real, quando não é a sua realidade a se perder na contradição. Quando não é você a se encolher na solidão da noite sem saber como se proteger. Quando não é você a não conseguir dormir pensando que a qualquer momento pode ser atacada."

Rauta 12/05/2023

Não achei grandes coisas. tem algumas frases de efeito legais, mas acho que não se encaixam muito uma com as outras. as descrições são bem agoniantes e eu gostei disso.

Piter 19/01/2023

Simbolismo e Estética
É uma leitura rápida mas que precisa de atenção. A grande sacada está nas entrelinhas, nos subtextos. Parabenizo a linguagem e a escrita, que pra mim foram ponto alto da trama. Fiquei encantado com o uso das metáforas, das personificações, como também pela conversa entre cenário, pensamentos e emoções. A protagonista é de fato muito poética em seus fluxos de consciência, sem parecer monótona. Há um clima de suspense bom de se acompanhar, e também de um terror psicológico que persegue o leitor a todo instante. Como apontei no título, deve-se estar atento aos símbolos, a cada parágrafo, porque todos eles avançam de forma frenética sem soarem apressados. Tem o adicional dos poemas, que são enigmáticos e sintetizam tudo o que acontece nas 4 partes onde o conto se divide.

Entre os elementos góticos, apontaria a ambientação opressiva da floresta, o arco prometeico da protagonista (de libertação de dogmas e de uma vida enclausurada), o simbolismo alegórico da narrativa (como é comum na ficção gótica, na qual os temas sociais são tratados de maneira velada), além de toda a escrita, que como falei, tem um caráter bem lírico. Os leitores vão lembrar de "A Garota da Capa Vermelha" e podem, assim como eu, achar relações entre a canção de Dezesseis Luas e os poemas ao fim de cada parte.

Rafa 31/01/2023

O que ganhamos ao enfrentar o desconhecido?
Presságio é uma história poética, profunda e reflexiva. Do que temos tanto medo no desconhecido? Muitas vezes aquilo que já conhecemos pode ser pior do que o novo.
A escrita da Amanda é muito envolvente, trazendo uma imersão do leitor ao longo das páginas e dando aquele gosto de quero mais.

Eu adorei a releitura gótica da história da Chapeuzinho Vermelho e acho que a autora soube explorar bem o tema, acrescentando seus traços na narrativa e trazendo um novo universo.

Não vejo a hora de ler outras publicações dela!

May 26/04/2023

Uma chapeuzinho atormentada e gótica
Eu amei! Entendi perfeitamente a ideia da autora, foi uma leitura reflexiva e com uma escrita poética, repleta de significados. Porém tive a sensação em vários pontos de que a narrativa estava um tanto quanto desconectada, o que nao me permitiu sentir profundamente ou me envolver mais com a história. Infelizmente foi o que me impediu de dar 5?.

Obs: a diagramação, os poeminhas no final de cada cena, tudo lindo e eu estou apaixonada! Espero ler mais da autora.

Ana Laura 03/03/2023

Dúvidas que perseguem
Não compreendi o significado do Lobo já que nesse reconto ele assume uma persona diferente do tradicional "Lobo", mas de resto tudo bem escrito e bem pensado e planejado, a resignificação que a autora fez com os outros elementos clássicos foi de uma maneira que de fato me conquistou

Sarah 20/04/2023

Uma releitura sombria e cheia de simbolismo
Esse (re)conto me deixou muito reflexiva. A escrita da Amanda é linda, super poética. Terminei o livro tocada e definitivamente é uma história que vai me acompanhar por um tempo, pra além das paginas.

Hugo Sales 11/12/2023

Ótima releitura
A Amanda Galvão estuda muito sobre o gótico e por isso soube construir essa releitura com muita efetividade em sua proposta. Gostei bastante.

Luigi 01/01/2024

Sobre lobos e desejos, sobre ser e querer.
Em um acaso da vida em redes sociais, encontrei esse conto junto do perfil da autora e fui em êxtase ver outra pessoa adaptando contos de fadas para o horror e para o mistério, trazendo sua própria versão de um clássico, eu precisava conhecer essa narrativa.

Em "Presságio", Amanda nos conduz em um conto de literatura gótica envolvida em contos de fadas que se combinaram em uma facilidade tão maravilhosamente sombria que fez com que eu me encantasse.

Poético, reflexivo, duro e bonito. Em três partes em um conto que mesmo em sua extensão curta, nos faz parar para refletir e pensar sobre quem ser e desejar, qual o papel? O que é preciso? Quem diz, quem conduz? E em sua trama, a subjetividade da realidade é tão bem definida que é preciso voltar, reler, repensar, para compreender.

Eu gostei bastante da narrativa da Amanda e vou continuar lendo mais dela sempre que possível! E recomendo para quem gosta de uma boa história!