Asfalto Maldito

Asfalto Maldito S.A. Cosby

Resenhas - Asfalto maldito

Leitor Noturno 21/03/2023

Resenha Noturna
Beauregard já foi um homem mau, já se meteu em muitas encrencas, cometeu crimes, alguns dele evento sérios, machucando pessoas, mas o amor o regenerou, amor pela sua mãe, amor pelos seus filhos, amor pela sua esposa, tudo isto fez com que ele saísse daquela vida e abrisse uma oficina mecânica, tudo honesto, até com o imposto pago. Mas as vezes a vida prega peças na gente, e com Bug não foi diferente, sua mãe teve problemas, ele está sem dinheiro, sem clientes, devendo por causa de apostas e quase quebrado. Mas a vida também ajuda, as vezes, e um velho amigo bate a sua porta com uma oferta: um último trabalho, 250 mil dólares para cada participante, ele tinha alguém dentro, que facilitaria as coisas, não tinha como dar errado.

Bug aceita, fazendo sua esposa pirar com a ideia de que ele volte ao crime, mas ele não podia deixar a oportunidade, não naquele momento, não com tudo pelo que ele estava passando, era só mais um serviço. As coisas irão acontecer e além da tensão de se preparar para um assalto dos grandes, nosso querido protagonista ainda vai precisar se preocupar com tudo que está acontecendo na vida de quem ele ama, que estará diretamente ligado às suas ações.

O melhor livro do ano até agora, por inúmeros motivos, como por exemplo o fato da foto que ilustra a resenha ter sido tirada justamente na cidade onde ele se passa, e que também foi onde eu encerrei a leitura dele, sem fazer nenhuma ideia de que ele aconteceria justamente em um dos destinos da minha viagem. Mas o ponto principal é a genialidade absurda de Cosby, que coloca uma carga surreal de questões sociais em meio a um enredo repleto de suspense e ação. Um livro que em suas poucas páginas prende o leitura de maneira absurda, fazendo você ficar assustado, temeroso, chocado e emocionado a cada nova cena.

Gosto muito do escritor, que é muito bem falado aqui nos EUA, e que agora começa a surgir no Brasil, de maneira arrebatadora, a obra estará em nossas livrarias apartir do dia 01 de Abril, mas nada do que descreve é mentira. O livro também marcou o encerramento da TramaBox, sendo o último a ser lançado na melhor caixinha literária que já tivemos.

Nota: ????????????(6!)

Tico Menezes 08/03/2024

Vivendo a 300km/h
Meu primeiro contato com a literatura de S.A. Cosby foi explosivo, inebriante e emocionante.
A escrita bruta para criar cenários frios e com gosto de aço funciona maravilhosamente bem, mas a surpresa vem é na transição para momentos mais sensíveis, suaves e bonitos. Cosby entende a vivência de um relacionamento maduro, das minúcias emocionais de relações familiares e da dificuldade em se expressar para homens embrutecidos por um sistema exclusivo. Beauregard é um personagem cativante e profundamente machucado por dores comuns a homens pretos ao redor do mundo. A ausência paterna e a expectativa pela sua queda são descritas por Cosby com uma riqueza de detalhes que ambienta até o leitor mais ingênuo. E o tema que reina aqui é a necessidade de ser melhor do que aqueles que nos abandonaram.

Como um filme de ação de 2010 - daqueles inspirados por Velozes e Furiosos, mas buscando mais profundidade e passando batido por não ceder ao mirabolante -, Asfalto Maldito é energia pura, mas busca fazer o leitor refletir através de um comentário social afiado, que não permite uma leitura ignorante ou negacionista do racismo estrutural.

Como escritor, entendo todas as decisões e a forma com que Cosby construiu e concluiu a trama. Coerente, corajoso e bem trabalhado, o terço final do livro é eletrizante e emocionante. Mas como leitor, me revolto com a conclusão. O que é um ótimo sentimento de um livro que, em momento algum, tenta te convencer que é otimista ou alheio à realidade. Muito mais profundo do que uma trama de ação e muito mais sensível do que um drama social, Asfalto Maldito é a pedida certa pra quem precisa colocar algumas revoltas do mundo real em personagens fictícios.

Claudia Cordeiro 21/10/2023

Dá para distrair. Já era de se imaginar que tudo ia dar errado. Parece um filme de ação, mas fica na nota 4. Fosse pelo app, daria 3,5.

Karini.Couto 08/05/2024

Esse é nosso segundo contato com a escrita de Cosby e mais uma vez somos apresentados a um enredo que vai além do entretenimento.

Com uma narrativa envolvente e eletrizante que vai abordar a vida de um homem que luta para superar o preconceito racial, vulnerabilidade financeira, abuso de autoridade, perseguição, descaso social e a violência indescritível do crime. Críticas sociais que permeiam o enredo nos levando a ter um olhar mais sensível em uma realidade que muitos vivem no mundo real.

"Será que os benefícios superam realmente os riscos?"

Bug decidiu recomeçar sua vida de forma honesta e íntegra, deixando seu passado criminoso para trás. Ele tem uma oficina mecânica de onde tira sustento, sendo um pai de família honesto desde então. Uma Duster na garagem, o carro que foi de seu pai como lembrança, ainda que isso traga em perspectiva que seu pai foi um fantasma em sua vida. Ninguém sabe o paradeiro do mesmo, mas Bug acredita que pela fama e caráter do pai, ele já deve estar morto em algum lugar.

Seu primo ajuda na oficina e as vezes consegue algumas corridas para Bug participar, garantindo um dinheiro extra, já que ele é considerado o melhor piloto de Red Hill. Infelizmente Bug perde a oportunidade de um contrato para trabalhar em uma construtora, o que lhe renderia uma estabilidade financeira considerável e necessária. Mas a chegada de uma nova oficina além de ter ficado com o contrato, vai lhe trazer concorrência.

Com seus lucros despencando e as dividas acumulando, Bug se vê sem recursos para suprir sequer as necessidades de sua esposa e seus três filhos, além da mãe com os custos da casa de repouso. Sabe quando nos vemos em desespero e sem saída? É onde Bug acaba cedendo ao perigo de retornar ao passado e colocando sua segurança e daqueles que mais ama em perigo.

"Ele não queria que aquele mundo chegasse perto de sua família. Não queria maculá-los com aquela sujeira. Tinha saído daquele lugar fazia três anos, mas sabia que ainda havia armadilhas lá."

Somos jogados em um turbilhão de emoções tão palpáveis, que nos vemos torcendo pelo protagonista, e ansiando para que o desfecho seja favorável a ele e sua família que são sujeitos a viver em meio ao caos, traição, mentiras, vinganças, perdas, incertezas, mortes e perseguições.

"Você nunca sai totalmente dessa vida. Sempre ficava olhando por cima do ombro. Sempre tinha uma arma à mão, não a enterrava debaixo do cimento no seu porão. Ter uma arma por perto era a única maneira de fingir relaxar."

Asfalto Maldito traz um enredo viciante nos levando a ter momentos de grandes reflexões sobre até que ponto um pai de família pode suportar o peso da vulnerabilidade financeira, além de todo o preconceito racial de uma pequena cidade, e da masculinidade autodestrutiva. Uma trama que fala sobre assuntos que as pessoas costumam ignorar, o dito "sonho americano" mostrando suas entranhas na realidade nua e crua.

Por Ka e Patty

site: https://instagram.com/alempaginas

Sil 19/03/2023

"As pessoas querem que você ature a vida inteira uma coisa que elas não aguentariam nem cinco minutos."
Bug cresceu sem o pai (um criminoso que fugiu) e sentia a falta dele. Acabou colocando o pai num pedestal, como um herói.
E Bug acabou saindo do crime. Cuidava de sua família e de uma oficina mecânica. Até que contas e dívidas surgiram, junto com a possibilidade de um novo trabalho sujo.
Bug acaba diante de uma série de problemas e com questões pessoais e existenciais que precisa encarar e resolver.
A história é um pouco arrastada no início e corrida no final, que traz muitas reflexões.
Um livro que aborda questões de preconceito racial e social e que nos leva a pensar no quanto podemos e estamos dispostos a mudar. Afinal, escolhas implicam em renúncias e consequências. E somos responsáveis por todas elas!

Sophia.Sosin 24/11/2023

Asfalto maldito
É um bom livro, li achando que ia ser que nem Stephen King mas me enganei kkkkk, mas mesmo assim é um bom livro para amadores e iniciantes na leitura.
Lendo eu diria que eu leria ele antes de ler algumas obras do Stephen King, é um bom livro p começar nesses trilhos

Paula 20/01/2023

Tiro, porrada e bomba
Meio arrastado no começo mas depois que desenvolve, fica frenético. É o segundo livro do autor que leio e confesso que tô curiosa pra ler mais.