Joana D

Joana D'arc Katherine J. Chen

Resenhas - JOANA D'ARC

1 | 2 | 3 | 4

Marina 21/06/2023

Gostei como a autora retratou Joana como uma mulher forte e guerreira mais humana e não uma santidade , foi uma leitura difícil o livro tem um ritmo lento queria ter visto mais das batalhas e um livro interessante.
okin 22/06/2023minha estante

Marcia Pimentel 30/01/2024

Uma Joana mais guerreira do que santa
Sempre gostei muito da história sobre Joana D'arc, mas não simpatizei com essa Joana apresentada pela autora. O começo da história é um pouco entediante. Ela mostra Joana desde sua infância, tendo sempre que se impor entre os homens da família. O pai é um homem violento, que não gosta da Joana. Depois da morte da irmã ela decidiu ir embora de casa, então começa a sua fase de guerreira. Não gostei muito da parte das batalhas, pois elas não são narradas. O final ficou com o gostinho de que está faltando algo. Gostei da escrita da autora e de querer mostrar mais o lado guerreira da Joana. Mas senti falta de alguns detalhes da vida dela.

@bibliotecadedramas 27/03/2023

Nunca havia lido nada sobre Joana Dar'c embora só conheça um pouco da sua história por filme, então acho posso dizer que esse foi meu primeiro contato sobre sua vida. E eu amei esse livro. A escrita é muito fluída com um toque poético e intimista e que te prende a história logo nas primeiras páginas.

"- Acredito que Deus criou o som do grito de uma mulher - ela diz - para penetrar no coração e testar nossa humanidade. Se ainda a temos ou se deixamos para trás. Mas, para alguns homens, o grito de uma mulher é como um punho que ricocheteia na armadura. Já parei para pensar: Que chance de vingança uma mulher tem? De justiça? Pois não podemos apenas rezar. Não suporto as orações de minha mãe. Não podemos esperar quietas. Não vou viver dessa forma - não mais. Então, quando falei com Deus aquela manhã, decidi que, se for para eu gritar, que seja em batalha. Não existe chance de paz senão na ponta de uma espada."

O livro começa com a vida de Joana ainda novinha - com apenas 10 anos de idade vivendo um pequeno vilarejo a sombra de um pai extremamente violento. Esse livro é uma releitura feminista de uma mulher guerreira em todos os sentidos, mas que também enxergamos suas imperfeições e principalmente o lado humano de figura que enfrentou todas as adversidades e que mesmo por um período curto de sua vida, mudou muita coisa na história da França.

Há diversos momentos emocionantes, o livro não foca amplamente nos detalhes nas batalhas, mas detalha bastante a forma como colocaram Joana como uma divindade (tanto que foi beatificada e canonizada como santa), da sua lealdade genuína com a França e não com o reinado, alguém que queria realmente libertar a França dos ingleses.

site: https://shejulis.com/livro-joana-darc-garota-guerreira-herege-e-santa/

Bia | @psicosedelivros 05/04/2023

Ficção histórica
Uma ficção histórica, que conta a história de Joana Darc, símbolo de heróismo da guerra dos cem anos.

1421.
A França parece prestes a perder a guerra contra a Inglaterra. Enquanto o país se afunda na lama de batalhas sangrentas, o povo passa fome... e o rei permanece escondido.

Desse caos surge uma jovem capaz de mudar o rumo da guerra e liderar os franceses à vitória. E o nome dessa garota imprudente, obstinada e brilhante – uma heroína improvável – ecoará através dos séculos: a guerreira, a herética, a santa Joana D’Arc.

Para quem não conhece ou nunca ouviu falar, Joana Darc realmente existiu e foi uma peça importante na história da guerra dos cem anos, a disputa entre França e Inglaterra levou muitos anos e consequentemente muitos foram mortos. Logo antes de começar sua narrativa ficcional, a autora dá uma breve explicação sobre o assunto e a disputa por território.

O livro conta com cenas fortes de violência e agressão, são detalhadas e pode causar desconforto, mas é necessário e coerente com a época retratada. A narrativa tem muitas descrições e poucos diálogos, o que torna a leitura mais lenta, porém pelo contexto histórico isso já era esperado, o que eu acho que teria sido melhor seria compactar mais a história, e excluir algumas partes que ao meu ver não funcionaram bem.

- Temos um foco grande na infância de Joana, e menos foco na parte que eu acredito que era mais interessante. É inegável o quanto a autora pesquisou e destrinchou a vida da protagonista. Esse livro provavelmente irá agradar os apaixonados por ficções históricas, e para quem não gosta tanto, pode ser que seja uma aventura intrigante.

tha.cdias 07/02/2024

Então...
Gostei da escrita apesar de ser bem lenta, gostei da personagem, porém o final apesar de ter sido im bom final eu senti que faltou algo

Patrícia | @lendocomapaaty 17/02/2023

Uma releitura incrível - @lendocomapaaty
Oii leitores, tudo bem com vocês?

O ano era 1421, França enfrentava adversidades em meio a guerra que iriamos vir a conhecer como ?Guerra dos Cem Anos?. A Inglaterra avançava, e enquanto o país se afundava nos rios de sangue, a população sofrendo com a fome e a miséria, o rei francês permanece na encolha, no conforto das suas riquezas.

Todo o direcionamento desta guerra é mudado, quando uma jovem, rompe barreiras e infringe todas as regras misóginas da época, e encabeça o comando da guerra, levando a
França a vitória? Seu nome é conhecido, Joana D?Arc a guerreira que termina dentro do fogo.

Muitos ja conhecem sua história, suas origens, o lado humano dessa heroína
inspiradora e revolucionária. Mas, Katherine trás uma releitura intimista e humana, celebrando a vida de uma figura história de
uma forma feminista, mas ao mesmo tempo realista.

São narrados detalhes da infância dela
até sua ascensão na tropa francesa, com uma maestria grandiosa, de forma fluida e bem cativante, o que nos prende mais na história.

Além de reconstruir dentro das nossas mentes toda uma trajetória formidável, enxergando as imperfeições e peculiaridades desta figura que
deixou sua marca na história da humanidade.

Mais resenhas assim você encontra no perfil @lendocomapaaty
Tarumim.Villanueva 21/02/2023minha estante
Já tenho o livro em mãos to doida pra ler

Deyse.Oliveira 11/07/2023minha estante
Olá, vc sabe me dizer a faixa etária deste livro? Minha filha de 12 anos quer muito ler, mas não encontrei a classificação...?

Vitoria 05/03/2023

Herege e santa
A releitura histórica de Katherine trás a tragédia, mas também eleva imensamente a grandiosidade e importância de Joana na história.

A Joana do livro é uma personagem talvez inusitada para quem conhece um pouco sobre como ela foi descrita nos anos vindouros a sua morte - principalmente pelos seus inimigos, principalmente pelos homens - e pode de início causar certo ceticismo - uma mulher com força muitas vezes superior a dos homens - mas gosto de imaginá-la forte e destemida como vários outros personagens que gosto de ler em romances históricos. Mas com a sensibilidade da personagem principal ser uma mulher guerreira.

Apesar de ser um livro sobre guerra não temos muito descrição das batalhas, os preparativos ou as póstumas e também a questão política de guerra - os personagens da Corte eram excepcionais, só perdendo para os seus irmãos de guerra - que entendo talvez não seja nem o forte da autora nem a sua intenção ao escrever a história, mas deixa a impressão que ficou faltando alguma coisa.

De qualquer forma é amedrontador presenciar uma jovem com força e vontade ser diminuida por não ter bens, título e por ser mulher por aliados e inimigos. Que nunca seja esquecida, Joana.

Karla Lima @seguelendo 07/08/2023

@seguelendo
A história de Joana d'Arc é, ainda nos dias de hoje, uma lenda que transita entre fantasia e realidade. Nascida camponesa, foi canonizada pela Igreja Católica e considerada uma heroína da França pelos seus feitos durante a Guerra dos Cem Anos. Entre o que foi verdade e o que foi ficção, temos muitas histórias contadas e recontadas através dos séculos e a obra de Katherine J. Chen possui uma visão muito realista, até plausível, dos acontecimentos.

O fato histórico está logo nas primeiras páginas da edição, antes da autora iniciar sua narrativa ficcional, com uma breve contextualização sobre a guerra travada entre França e Inglaterra; tal resumo auxilia o leitor que não conhece a figura real e a personagem Joana D’arc a se ambientar com o cenário em que ela está inserida na história.

A narrativa, não posso negar, possui muitas descrições e poucos diálogos. Inicialmente, me pareceu lenta; porém, com o passar das páginas fiquei com a impressão de que era realmente algo proposital, pois, com o desenrolar da trama, o texto foi ficando mais e mais fluido. Como se estivéssemos “pegando o embalo” em uma corrida. Se era a intenção da autora, não sei; mas percebi o desenvolvimento dessa forma e gostei muito. No mais, por se tratar de uma ficção histórica, eu já esperava algo mais descritivo.

Conhecemos Joana ainda criança, em seu vilarejo, onde a guerra era apenas algo que acontecia como uma brincadeira de criança; até não ser mais só uma brincadeira. Já nas primeiras páginas, o tom violento surge como um aviso: apenas um lembrete de que não será uma história feliz. O livro conta com cenas violência de diversos tipos. Criança, a protagonista já conhecia a dor física e a falta de amor no seio familiar. Seus únicos elos de afeto: seu tio e sua irmã, são descritos de forma detalhadamente carinhosa e servem para criar laços com o leitor.

Quando o enredo chega à fase guerreira da protagonista, temos batalhas e tramas políticas. Gostei muito como os personagens históricos foram introduzidos, bem como o tom dado a cada um deles. Criar personagens é algo difícil, mas dar personalidade às figuras históricas sem descaracterizar o que de fato foi real também não é uma tarefa fácil.

Eu gostei demais da obra. O terço final é empolgante e revoltante. As camadas da personalidade de Joana e a forma como ela lida com o próprio sucesso nas empreitadas é angustiante. E, por mais que alguns acontecimentos tenham sido exagerados para destacar alguns pontos, a forma como a vida dela foi retratada foi emocionante do começo ao fim.

Recomendo muito a leitura, mas alerto para que esteja preparado ao abrir o livro: há violência, há agressão. É a história sangrenta de uma mulher que é considerada uma mártir pelos franceses e uma santa pelos católicos. Imagino que é uma obra que vai agradar os leitores apaixonados por ficções históricas, assim como aqueles que amam uma aventura.

site: https://www.instagram.com/seguelendo

Dani @oslivrosdadani 21/07/2023

Joana D?arc
GAROTA. GUERREIRA. HEREGE. SANTA? Uma impressionante releitura feminista da vida de Joana d'Arc.

Ler este impressionante romance de Katherine J. Chen me fez perceber o quão pouco sabia sobre Joana d'Arc; ela é alguém de quem sempre estive ciente, obviamente, mas não da sua real trajetória.

Nascida por volta de 1412 na vila de Domrémy, nordeste da França, durante a guerra dos cem anos. Ela teve visões de santos por volta dos 13 anos. Aos 17, se apresentou à corte do delfim em Chinon e, com base em suas visões enviadas por Deus, o convenceu de que poderia salvar a França.

Pelos olhos de Chen nos deparamos com uma jovem imprudente, obstinada e brilhante. Joana sobreviveu a uma infância repleta de alegria e vi0lência para reivindicar uma posição extraordinária e frágil à frente do exército francês. O campo de batalha e a corte real estão cheios de perigos, onde ela se vê sob suspeita de todos os lados, bem como sob a ameaça de sua própria ambição.

Há tanta pesquisa nesse romance que fica evidente ao longo da narrativa. Não apenas sobre a própria protagonista, mas também sobre a história política, religiosa e social da época.
A escrita é muito cuidadosa e envolvente, especialmente nas cenas com o arco longo. Ricamente imaginado, com personagens inesquecivelmente vívidos, que rugem fora das páginas e narrativa propulsiva, Joana d?Arc é uma mistura sedutora e totalmente humana de cautela e confiança, um retrato épico emocionante, um triunfo da ficção histórica e uma celebração feminista de uma mulher notável e extraordinariamente real que deixou uma marca indelével na história.

Uma leitura altamente imersiva que eu indico a todos aqueles que apreciam uma boa história.

?Contra todas as probabilidades, o destino nos uniu. O senhor, futuro de seu reino, e eu, que não sou ninguém.? Joana d?Arc de Katherine J. Chen.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 29/03/2023

Originalmente postada em www.instagram.com/balaiodebabados
Joana D'Arc é conhecida por ser uma figura feminina de bastante importância na Guerra dos Cem Anos, mas infelizmente a intolerância e o machismo fez com que ela morresse bastante jovem. Nessa releitura, vamos acompanhar a vida da santa e guerreira.

Vamos acompanhar Joana, desde sua infância em uma pequena cidade no interior da França, até sua ascensão no exército. Boa parte da história se dá mais através de narrações e descrições. De primeira eu fiquei com medo que tivesse um ritmo maçante, mas a escrita da Katherine é bem envolvente e você se vê sugada na vida e no dia a dia de Joana.

Desde jovem Joana se mostrou uma mulher corajosa e guerreira, assim como sempre foi vítima do machismo e misoginia. Ao longo de sua ascensão vemos ela enfrentar isso tudo de cabeça erguida e sem demonstrar medo ou recuar diante situações que os homens se sentem ameaçados por sua influência. Interessante fazer um paralelo com outro livro que estou agora - O Poder - e ver que sempre os homens se sentem ameaçados com mulheres sendo mais poderosas que eles, qualquer que seja o âmbito.

Apesar do cenário de guerra, temos poucas descrições de batalhas. Na sua vida adulta, o foco é na sua relação com os homens no poder e como ser uma mulher que No posfácio a autora explica porquê decidiu tirar um pouco do misticismo que envolve Joana, o que a torna mais humana e menos santa. O seu final é trágico, nas mãos daqueles que também a elevaram, mas mal eles sabiam que ela entraria para a história e se tornaria um símbolo de força e garra.

site: https://www.instagram.com/p/CqBnMMcvd9L/

Luvale 12/02/2024

Perfeito
Uma romantização muito humana da história de Joana D'arc, desde a sua infância até o final trágico. Eu já conhecia um pouco sobre a trajetória dela, mas me surpreendi muito com a condução aqui. Gostei dessa visão mais guerreira de uma mulher forte, indo além da santa com visões e que apenas inspirava os guerreiros mas lutas, mas que tomava frente e entrava nos conflitos. Perfeito apenas

Mirele 24/12/2023

Então, esse livro conta a história da Joana focando num aspecto mais realista, eu acho. Achei legal o conceito, mas não sei se agregou muito na história.

Louisxi 14/04/2023

Joana d'Arc de Katherine Chen - Livro incrível
Definitivamente fazia anos que eu não lia algo tão incrível como esse livro. Livros da Joana d'Arc fazem parte da minha leitura a alguns anos, sendo meu assunto favorito, mas não tinha me deparado com nenhum tão incrível quanto esse.

Enquanto você lê, é impossível não se afeiçoar à Joana, a autora conseguiu trazer sua forma mais humana, mais que uma personagem ela se torna uma presença. Nos livros sobre Joana d'Arc geralmente a retratam como uma garota inocente e calma, mas ela era uma líder de exército, ela não era nada disso, porém tentam modificar sua imagem. Joana era uma jovem forte e magnífica e o livro trouxe isso de uma maneira incrível.

Toda a escrita a torna mais humana, suas experiências, seus relacionamentos com as pessoas, suas relações familiares, tudo isso é abordado de uma maneira muito gostosa de ler que cativa e faz cada página valer a pena. Joana d'Arc de Katherine Chen te faz se sentir acolhido, sentir amor por ela, faz você ler até a última página em uma empolgação. A escrita é incrível, a interpretação da personagem foi maravilhosa e esse definitivamente é um dos melhores livros que eu li. Indico muito.
Deyse.Oliveira 11/07/2023minha estante
Olá, sabe me dizer a faixa etária desse livro? Minha filha de 12 anos quer ler e não achei nada sobre a classificação?

Louisxi 13/07/2023minha estante
Pior que eu não sei exatamente a faixa etária, mas tem alguns palavrões e cenas de violência

lavi.albuquerque 01/06/2023

A melhor história de joana d?arc
O livro conta a história de joana d?arc (óbvio) mas não da forma santificada em que ela foi colocada, não acusando ela de ser maluca e ter visões, mas sim uma versão coerente do que joana deve ter sido.
acompanhamos sua infância super difícil, seus momentos de glória, até o momento de sua captura.
gostei muito da leitura em todos os aspectos, o único ponto é que em alguns momentos se torna um pouco repetitivo. porém sei que não tinha muito para aonde fugir, a autora fez um trabalho incrível, entretanto é inevitável se cansar do enredo de vez em quando.
foi uma leitura de certa forma bem pesada mas que agregou muito nos meus conhecimentos sobre a ?santa?.
gostei bastante e acredito fielmente na versão que o livro mostra em vez da baboseira de santidade, a forma como a autora tratou a joana como uma mulher guerreira e não só como uma pessoa com visões santas foi a cereja do bolo.

1 | 2 | 3 | 4