A biblioteca secreta de Londres

A biblioteca secreta de Londres Kate Thompson

Resenhas - A biblioteca secreta de Londres

1 | 2 | 3 | 4 | 5

cathcostani 27/06/2023

Eu fiz leitura desse livro antes de receber ele da editora quer dizer comprei uma cópia dele na pré-venda e essa cópia vai ser sorteada.
A Claire é uma viúva que administra uma biblioteca dentro de uma estação de metrô junto com a outra protagonista da história que é a Ruby, uma moça a frente do seu tempo que quer escrever romances eróticos.
A história se passa na época da segunda guerra mundial, mas sem cenários de guerras e campos de c0ncentração, mas com cenas de bombardeiros em Londres, também ela é muito real.
As protagonistas tem uma força admirável r vão lutar para manter essa biblioteca que é também um abrigo.
Amei muito as referências literárias durante a narrativa do livro, e amei também que a autora citou a escritora Georgette Heyer, e também amei conhecer um livro que ganhou destaque nesse romance que foi um romance histórico Do Amor e Do Pecado da Kathleen Winsor e pesquise sobre e ele é descobri que ele foi publicado pela própria editora Record nos anos 70, ela poderia relançar essa obra literária quero muito ler a história de Amber, a personagem que inspira as protagonistas do livro resenhado.
A escrita dele é fluída, instigante e impactante, e adorei que a autora colocou o resumo da pesquisa dela no final do livro, e ele é cheio de momentos emocionante.
Esse livro não é sobre guerras e sim sobre livros e a importância da leitura para todos.

Mi Rubin 15/01/2024

Que perfeição! Apesar de ser um livro histórico, sua narrativa é fluída e prende facilmente.

Há muitos sentimentos envolvidos o que torna o livro excelente!
Insano pensar que enquanto eles seguiam a vida no subterrâneo de Londres, a guerra acontecia acima deles.
Deixando claro como tudo era frágil e não havia controle sobre nada.

Acho que a autora fez um ótimo trabalho de pesquisa, o que deu à trama uma carga histórica que nos ajuda a entender os tempos sombrios da guerra e de como os livros tiveram um papel fundamental nesse processo.

Recomendo demais a leitura!

Livia Barini 03/10/2023

Apaixonante.
Este livro nos conta a história da bibliotecária Clara e de sua melhor amiga Ruby que tomam conta de uma biblioteca (que realmente existiu) instalada em uma estação inacabada do metrô.

É um romance singelo, que conquistou meu coração. Nem sei ao certo porquê me apaixonei tanto por ele. Talvez tenha sido por causa da protagonista Clara, uma mulher extremamente forte, mas ao mesmo tempo muito humana. Senti uma grande identificação com ela: sua paixão pela literatura, sua crença de que não existe livro bom ou ruim, mas o livro que te faz feliz, que leitura deve ser prazer e precisa ser acessível a todos... Tantos ideais... tão dela, quanto meus.

Ou talvez seja pela representação da guerra. A autora deve o dom de mostrar a guerra de uma forma real, com as suas injustiças e crueldades, sem romantizar; mas com o dom de não pesar a mão. O que é raro, em se tratando de um momento de extrema violência.

Os personagens secundários são cativantes e bem construídos. A história flui e te envolve. E apesar de ser um livro grossinho, nem vi o tempo passar e devorei as páginas querendo saber o final.

Recomendo, de verdade. É lindo.
Débora 03/10/2023minha estante
Amei a resenha, Lívia! Pretendo ler ainda este ano. Seus elogios me convenceram!??????

Fabio 04/10/2023minha estante
Adorei a resenha, Livia!
Parabéns pela escrita! ???

Livia Barini 04/10/2023minha estante
Obrigada Fábio

Livia Barini 04/10/2023minha estante
Leia Debora, você vai gostar

Núbia Cortinhas 06/10/2023minha estante
Amei a resenha, Lívia! Já quero ler este livro!!! ???????

Débora 06/10/2023minha estante
Já coloquei na minha meta!

CPF1964 16/10/2023minha estante
Se você deu 5 estrelas, Lívia eu preciso ler em caráter de urgência urgentíssima....

Jess 21/07/2023

Nunca subestime o poder de um livro, nem de uma biblioteca
Essa história é baseada em uma biblioteca real.

Ao meu ver, esse livro mostra o poder que um livro tem. Sobretudo em tempos muito difíceis como a segunda guerra mundial. Livros também salvam vidas.

Também mostra a importância das bibliotecas não só como lugares que vamos em buscas de informações, mas também como um lugar que cria uma comunidade, relações que vão muito além de "apenas pegar um livro emprestado".

A mensagem é clara: protejam os livros, as bibliotecas e os bibliotecários. Não seríamos ninguém sem eles.
Carolfreitasnf 21/07/2023minha estante
Fiquei com mais vontade de ler. ?

Jess 21/07/2023minha estante
Vem aí você furando sua lista? ?

Carolfreitasnf 21/07/2023minha estante

debliterando 15/11/2023

Emocionante
Estou me descobrindo nas histórias sobre a Segunda Guerra Mundial. É o segundo que leio desse estilo e estou amando. Chorei, me apaixonei e me emocionei. Personagens incríveis! Torci do início ao fim

@bibliotecadadi 04/10/2023

O poder dos livros em salvar vidas.
Quando leio esse tipo de livro, que se passa na Segunda Guerra e tem livros como personagens tb, até tenho um pouco de dificuldade em expressar tudo o que sinto.
São histórias que me fazem sentir muito e que me tocam profundamente e essa foi assim.
Com uma narrativa imersiva e tocante, baseado em fatos reias, acompanhamos Clara, Ruby e tantos outros personagens, mostrando o poder dos livros em mudar vidas, em ser uma bóia de salvação, um refúgio, um amigo, e revelando também o poder da empatia, e da coragem das pessoas em ajudar o próximo e a lutar pelas bibliotecas e por um mundo melhor.
Me revoltei várias vezes por causa de certas situações, e me senti unida com Clara e Ruby para lutar contra preconceitos machistas, como por exemplo mulheres não devem ler, livros de ficção não devem ser lidos etc.
Terminei a leitura emocionada e com
esperança, e amando cada pedacinho dessa história.
Os livros salvam vidas.
E o meu agradecimento à todos os bibliotecários, por disseminar o amor aos livros mesmo em situações dificéis.

?Pessoas sem livros são como casas sem janelas.? (Prefeito de St. Pancras, Londres, na cerimônia de abertura da
primeira biblioteca móvel de Londres, em 1941).

Pâmela 21/06/2023

Bibliotecas salvam vidas
Uma biblioteca secreta no subterrâneo, escondida dos horrores da guerra. Clara e Ruby, que vivem seus próprios traumas e lidam com grandes perdas, trazem uma fuga e esperança no meio de tantas tragédias. Cada história, dos usuários da biblioteca, carrega um peso tão grande que é difícil não se emocionar. Um comunidade destruída que, graças a uma bibliotecária e sua assistente, viram uma luz no fim do tunel. As citações de bibliotecários antes de cada capítulo enriquecem ainda mais a história, afirmando mais ainda a importância das bibliotecas como um espaço acolhedor e cultural.

Suzana Linhares 08/12/2023

Leiam esse livro ??
Esse livro é baseado em uma história real, na história de uma biblioteca subterrânea no período da segunda guerra. E, uau, que livro! A escritora nos presenteia com uma história forte, triste e bonita. Usando o pano de fundo de um evento que aconteceu, construiu personagens maravilhosos! Não posso deixar de falar sobre a nota no final do livro, onde ela nos conta um pouco dos fatos e sim, tem fotos da época. Uma coisa é certa, livros salvam! Nos períodos mais sombrios que a humanidade passou, seja guerra ou pandemia, os livros vão nos salvando. Apenas leia esse livro!

Maíra Marques | @literamai 10/12/2023

? ?Perdemos tanto, mas não perdemos o coração nem a esperança. Livros ajudam a nos manter humanos em um mundo desumano.?
?? "A Biblioteca Secreta de Londres" de Kate Thompson é uma verdadeira viagem no tempo, numa época em que apenas os livros faziam as pessoas ter um momento de paz.
A Segunda Guerra Mundial foi marcada por episódios totalmente desumanos na História da Humanidade, e é neste período sombrio que essa narrativa acontece. Aqui, conheceremos Clara, ela é bibliotecária do setor infantil e- de uma hora pra outra- teve que sr adaptar a uma nova vida: Homens foram enviados para a guerra, sendo assim, ela deveria assumir a biblioteca, que seria enviada para o subterrâneo da cidade.
A estação de metrô de Bethnal Green é que abriga não apenas a biblioteca, mas diversas pessoas que perderam suas casas e entes queridos. O que une a comunidade e a mantém no mínimo da sanidade mental, são os livros.
Conheceremos a trajetória de diversas pessoas, crianças que perderam suas famílias, mulheres que tiveram que assumir a liderança de suas casas... A guerra aqui é o cenário do caos, mas não o protagonista. Mulheres e crianças se destacam em meio as tragédias, e a biblioteca torna-se a heroína de todos.
A história de Clara é perturbadora. Seu marido cometeu su1c1d10, e este segredo é guardado a sete chaves, pois seria motivo de vergonha para sua sogra, esta que pressiona Clara para continuar vivendo fiel a seu filho. Clara não teve filhos, teve um aborto espontâneo na única vez que engravidou, e se culpa por isso. A biblioteca é seu local de paz, mesmo assim, é perseguida constantemente por ser uma mulher numa posição de liderança.
O tempo todo Clara e Ruby- sua auxiliar e melhor amiga, também melhor personagem do livro- são acusadas de "colocar ideias feministas e diabólicas" na cabeça das outras mulheres através de livros que "deveriam ser proibidos".
São diversos os debates que essa leitura traz consigo, e a certeza de que a amizade e os livros é o que nos dão força em momentos difíceis.

Vanessa647 07/07/2023

Livros sobre livros. Amo.
Eu não sei se estou com muita sorte com as minhas leituras, ou se estou escolhendo muito bem, mas A biblioteca secreta de Londres, de Kate Thompson foi mais uma gratíssima surpresa.
Adoro livros, e claro que um romance histórico sobre livrarias ou bibliotecas sempre são muito bem vindos, mas esse foi um encanto. No começo de cada capítulo há uma pequena frase ou depoimento de um bibliotecário, o que por si só é uma delícia.
Clara é uma viúva de guerra, que era a responsável pela ala infantil em uma biblioteca. Depois que o edifício foi bombardeado no primeiro dia da blitz, Clara e Ruby, sua melhor amiga, mudam os livros que sobraram para um canto subterrâneo de uma estação do metrô, a 23 metros de profundidade.
Lá embaixo havia centenas de pessoas, dormindo em beliches de 3 andares, vivendo sua vida longe do perigo da superfície.
Enquanto Clara lutava para se manter a frente da biblioteca, Ruby lidava com seus próprios dragões. Sua irmã, Bella, tinha morrido no terrível acidente nas escadarias do metrô, e sua mãe vivia com um brutamontes que acreditava que mulheres não eram mais do que sacos de pancadas.
Acontece que no meio de tudo isso floresce o amor. Como as duas lidarão com os pesadelos da guerra e cuidarão de si mesmas é um dos pontos desse romance fabuloso.
A autora teve o cuidado de documentar parte da sua pesquisa no final do livro, inclusive entrevistando pessoas que chegaram a se abrigar na estação e frequentar a biblioteca (que era comandada, na vida real, por dois homens).
Outro ponto incrível é a sugestão de livros que constavam entre os mais emprestados. Preciso dizer que fiquei tão curiosa com Entre o amor e o pecado que encomendei uma cópia e que espero que a Record reedite.

Nota 4,5/5
Livro 46/2023

Sil 21/10/2023

Excelente romance histórico!
Esse livro fala de livros, da importância histórica e do poder da literatura durante a guerra.
Excelente!

Eu_Romanceando 14/08/2023

Que experiencia maravilhosa foi essa leitura!

Livros que contam histórias de livros sempre me fascinam e em se tratando da Segunda Guerra mais ainda.

Eu, pessoalmente, sei o valor dos livros e o quanto eles nos salvam, por isso consigo imaginar o quanto eles foram decisivos nas vidas das pessoas naqueles momentos de desesperança e desespero.

E uma biblioteca subterrânea? Aliás, toda uma comunidade vivendo, quer dizer, sobrevivendo e lutando numa estação de metrô a 23 metros abaixo da cidade. Quanto mais lia, mais me sentia próxima desses personagens, alguns reais e ainda vivos conforme nota da autora (leiam).

O livro mostra de uma forma emocionante o poder da leitura, da escrita, das amizades e da união das pessoas em prol da coletividade em meio aos desafios de perder sua casa, sua família e muitas vezes a dignidade causados pela guerra. Uma história inspiradora, de resistência de um povo que se uniu para sobreviver a guerra.

@Mihleituras 23/11/2023

Amo livros de romance histórico. Clara tem uma biblioteca subterrânea no meio da segunda- guerra mundial. Uma história cheia de esperança.

Andréa Marcela 03/12/2023

Uma história envolvente e impactante da época da segunda guerra mundial? em uma época onde a mulher era relegada a quase nada, a sanidade mental de milhares de pessoas foram salvas graças ao trabalho nada convencional de Clara, a bibliotecária e sua melhor amiga Ruby. Uma história de dor e alegria, de inúmeras perdas e esperanças

Isabela.L 17/11/2023

Fascinante
Esse livro apareceu por acaso e resolvi ler ao acaso também. Não esperava que pudesse me envolver tanto. Um romance histórico, que relata as tristezas da segunda guerra mundial, mas também suas protagonistas femininas e suas forças, enfrentando os preconceitos da época, e mesmo assim não deixaram de lutar. E claro, a biblioteca de Londres, que existe realmente. E como a leitura foi uma fuga para milhares de pessoas que sofriam com a guerra. No final do livro a autora conta como foi sua pesquisa, os fatos que realmente aconteceram, e me deixa mais apaixonada ainda pelo hábito da leitura!

1 | 2 | 3 | 4 | 5