Lições de estoicismo

Lições de estoicismo John Sellars

Resenhas - Lições de estoicismo

Eduardo1304 11/01/2023

Lições de estoicismo
Lições de estoicismo: O que os filósofos antigos têm a ensinar sobre a vida.
O estoicismo tem voltado a despertar o interesse das pessoas .
Muito bom , sobre lições de estoicismo é uma bela introdução à filosofia que aponta o caminho para uma vida boa e feliz.

Yara 12/05/2024

Filosofia né, pra pensar na vida
Um ótimo livro para se pensar o que é realmente importante para nós, faz refletir sobre como gastamos nosso tempo com coisas inúteis, ao invés do é importante.

Karina Paidosz 13/05/2023

São excelentes ensinamentos para a vida.
Que precisamos praticar dia a dia, inserindo o estoicismo em nossas práticas.

É bem breve e percebido que trás o mesmo de outros filósofos que já li.
Basicamente enfatizando a filosofia como método de vida.

Os estóicos acreditam que a filosofia é mais importante que o movimento do corpo; o que trago para mim é que necessitamos de um equilíbrio: cabeça, corpo e mente.

Duda Paschoalino 27/10/2023

é assim ó
O livro passa uma visão geral dos pensamentos dos estoicos, recomendo caso queira se aprofundar, fazer as leituras recomendadas no fim do livro, um otimo ponta pé no estoicismo

Jess 19/09/2023

Um livro e tanto!
Este livro é bem pequeno, mas se propõe a fazer grandes reflexões, baseadas nos pensamentos do filósofo Epíteto, principalmente. Achei a leitura bem agradável e simples, o grande impacto está em pensar sobre como colocar tais pensamentos em prática!
Me identifiquei com o modo de viver defendido pelos estoicos e tive contato com a filosofia num momento bastante oportuno na minha trajetória pessoal, o que tem sido uma oportunidade de já colocar em prática e aprender.

Arnaldo 02/09/2023

Excelente!!
Livro introdutorio sobre o pensamento estoico, trata dos seus pensadores e das bases do estoicismo. Excelente livro para começar a pensar como ter uma vida melhor aplicando os conceitos estoicos. Recomendo muito ! pequeno, pratico e objetivo.

Marcella.Pimenta 22/08/2023

O estoicismo é pro dia a dia
Um resumo do pensamento dos principais filósofos do estoicismo (Epicteto, Sêneca e Marco Aurélio) sobre a vida e a nossa postura diante dela.

Sellars mostra que personalidades distantes de nós no tempo e na vivência (um imperador e um ex-escravo por exemplo) podem contribuir com nossa vida prática. As inquietações do ser humano atravessam séculos.

O estoicismo (encontrei várias convergências com o cristianismo, embora a religião tenha surgido depois) nos indica a melhor forma de encarar o sofrimento, de evitar as emoções negativas e, consequentemente, de viver uma vida boa e justa.

A ideia é de respeitar a Natureza, a naturalidade das coisas, aceitar o que não se pode mudar e trabalhar pra mudar o que está ao nosso alcance. Assim, o indivíduo não se martiriza por eventos que estão além do seu controle.

O autor esclarece ao final que a terapia cognitivo-comportamental foi inspirada no estoicismo, então essa corrente filosófica interessa também aos psicólogos.

Wisttie 22/06/2023

Bem resumido
Para quem deseja começar a estudar o estoicismo, acredito que esse livro desempenha um ótimo papel como introdutório.
O que posso dizer do meu aprendizado pessoal desse livro é que: concordo com muitas coisas e discordo de outras coisas também. Absorvi tudo que foi-me útil.
Recomendo.

Jean 30/01/2023

Amo ler sobre filosofia estóica. E esse livro é um resumo maravilhoso de cada filósofo da antiga era. Quem ler esse livro só tem a ganhar, e aprender um pouco sobre a arte da filosofia.

MayaraMoeller 21/02/2023

Não tive um bom histórico com filosofia tanto na escola quanto em alguns livros que me forcei a ler, mas desde que vi esse livro sabia que ler ele me mudaria. E graças a Deus segui minha intuição!
Não conhecia o estoicismo até esse livro e me surpreendeu muito descobrir que sempre vivi com base nessa filosofia. Com certeza vou buscar aprender mais e mais, para me entender e entender como me sinto em relação ao mundo!
Leitura fantástica, nem um pouco monótona, com muuuuitos aprendizados em poucas páginas.
Amei.

Belbgs 19/09/2023

Primeiro livro que li sobre o assunto e tem uma linguagem de fácil compreensâo, é um ótimo livro introdutório sobre o estoicismo. São excelentes ensinamentos, várias reflexões sobre a vida e morte, sobre como devemos reagir às situações, como nada depende apenas da gente, mas das circunstâncias da vida, e como podemos mudar a forma como reagimos ao que acontece conosco, como podemos levar a vida de maneira mais leve e dar valor ao que realmente importa.

Willian376 12/08/2023

Notas sobre Estoicismo.
Comentaram sobre essa filosofia de vida. E esse livro é uma base boa para discutir sobre..ou dar-lhe o interesse de procurar os outros livros relacionados para entender mais. É realmente muito interessante e deveras prático a ideologia.
Sêneca, Marco Aurélio e Epicteto cada qual com suas devidas reflexões sobre a vida e as pessoas.

Camis 01/05/2023

Livro muito necessário
??????????

Livro extremamente necessário para os dias de hoje .. Leitura suave e fluida. Fala sobre como vivemos e como o ódio a raiva faz com que ?perdemos? tempo e influencia no nosso estado emocional ..

Trata também de perdas onde não devemos falar que perdemos alguém, e sim que devolvemos para natureza.

Somos fruto da natureza e assim somos devolvidos a ela ..

Leiam esse livro. Ele é perfeito

??

Vinicius 15/05/2023

Aos admiradores do Estoicismo,esse livro cairá como uma luva
Terminei Lições de Estoicismo com o sentimento de não querer terminá-lo de tão gostosa que foi essa leitura.

Aos admiradores da filosofia estoica, esse livro cairá como uma luva. Esse livro realmente é um livro para ser estudado página por página, parágrafo por parágrafo.

Em Lições vamos desde Sócrates à Zenão, o fundador do Estoicismo. Temos como base também o que foi essa filosofia, e a cada capítulo, é contada o modo de viver e os pensamentos dos três principais filósofos do Estoicismo, Epicteto, Sêneca e Marco Aurélio, sendo uma verdadeira aula de sabedoria.

Um livro para ser lido e relido diversas vezes. Uma pena, mesmo, ser tão curtinho, mas compensa em tamanha abundância de conhecimento.

Raphael Pensador 14/06/2023

A busca pelo simplório
O livro é de poucas páginas, podendo ser lido em um período do dia, com leitura fácil e bem leve.
Baseia-se em filosofia da época da Antiguidade, tendo como citações de Sêneca, Marco Aurélio e outros pensadores.
A simplicidade e os atos/fatos que podem ser manipulados, a harmonia com a natureza e a aceitação do destino são bases que encontrará na leitura desse livro.