As duas vidas de Lydia Bird

As duas vidas de Lydia Bird Josie Silver

Resenhas - As duas vidas de Lydia Bird

Faragao 09/05/2024

Câmbio, desligo!
Esse livro não é perfeito, mas foi um dos que mais me emocionou na vida.
Não lembro a última vez que chorei tanto lendo um livro, e meu Deus, como eu chorei com esse!
Em As duas vidas de Lydia Bird, teremos a história de Lydia, que está noiva, com casamento marcado, quando a maior tragédia de sua vida acontece: seu noivo, Fredie, morre num acidente de carro (isso não é spoiler, é a sinopse do livro).
Sofrendo como nunca e sem conseguir dormir, Lydia começa a tomar medicamentos a noite e enquanto dorme, viaja para uma realidade paralela, onde Fredie está vivo.
O livro vai acontecer em capítulos com Lydia acordada e dormindo, e trazendo todos os prós e contras de suas ?duas vidas?, mas principalmente a fase de negação do luto em sua vida acordada e como isso afeta todos a sua volta.
Não sei se é por estar noiva, com casamento marcado, que fiquei tão sentimental lendo esse livro, imaginando como deve ser horrível perder o amor da sua vida, mas é um livro muito interessante.
Alguns capítulos foram bem lentos, sem grandes acontecimentos, por isso não dei 5 estrelas, mas sem sombra de dúvidas, conquistou meu coração.

Mia Fernandes 19/11/2023

Câmbio e desligo.
Primeiro ponto: se você for comprar pela capa bonitinha e fofinha, e achar que vai ler um romance de suspirar. PARE!

As duas vidas de Lydia Bird são ambas bem chatas. A protagonista consegue ser irritante, egoísta e mesquinha.

Esse livro desperta vários gatilhos emocionais. Pois quem não iria querer poder encontrar de novo a pessoa amada que já morreu ? Tipo, tomar uma pílula e, ter uma nova vida ?

Só que essa situação, a dupla vida, de estar acordada, e ao dormir (se encontrar com Freddie, como se nada tivesse acontecido), tem severas consequências. Pois a um preço a se pagar por esse milagre.

Você não sabe se ela, ao descobrir esse mundo alternativo, está fugindo do processo do luto, da sua realidade, se está numa severa crise de depressão.

O romance e a superação até acontecem, assim que você consegue sobreviver a 300 páginas. São tão migalhas, a evolução da protagonista. (Que você se pega pensando: porque não foi ela que morreu?)

E várias situações que aconteceram - alem do mundo alternativo - não seria crível com o mundo fora dos livros.

Lido até o fim. Porque foi o livro inédito do clube da Carina (queria saber porquê cargas d'água ela escolheu mandar isso).

Algumas frases que destaquei na leitura:

"É por isso que eu não durmo. Porque acordar e lembrar de novo que ele morreu é cruel demais, angustiante demais. O preço de sonhar com ele é mais alto do que eu seria capaz de imaginar; mais alto do que qualquer um jamais deveria pagar."

Há um preço mental a se pagar. Minhas horas acordadas viraram um tempo de espera, repleto de impaciência e expectativa, tomado pelo medo doentio de que isso pode não acontecer da próxima vez, de que posso nunca mais viver essa experiência."

"Mas tem outro... Tem outro lugar onde ele e eu ainda estamos juntos, e parece que estou presa numa batalha eterna contra o seu canto de sereia. O que vai acontecer quando o remédio acabar?"

"O que você faria se não sentisse medo, Lydia ?"

Xoxo
Mia Fernandes
Carolina165 16/01/2024minha estante
Oi, vc assina o clube da Carina? Qual foi o livro de Janeiro? Foi esse?

Mia Fernandes 16/01/2024minha estante
Oi, Carolina. O livro de janeiro foi Afrodite e o duque, da autora J.J. Mcavoy

Carolina165 16/01/2024minha estante
Obrigada Mia!! ?

Fabi | @ps.leitura 05/03/2024

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Começo dizendo que essa não é uma obra de romance!

“As duas vidas de Lydia Bird” é um livro que pode conter gatilhos, principalmente por retratar de assuntos como luto, a superação dele, em como, muitas vezes, preferimos escapar do mundo real a enfrentar a dura realidade.

Esse é um livro onde vivenciamos as duas realidades e personalidades de Lydia Bird, entendemos seu sofrimento, seus dilemas e a maneira que ela decidiu lidar com tudo isso.

Intercalada entre “acordada” e “dormindo”, a leitura segue de maneira linear. Não existem grandes acontecimentos ou revelações. Apenas uma mulher enfrentando seu luto, buscando maneiras de ainda manter o seu marido vivo e deixando um pouco de lado tudo que construiu nos últimos tempos.

A Josie Silver soube como relatar muito bem o processo que a personagem enfrentou, afinal, cada pessoa lida com o luto da sua própria maneira. Para Lydia, tomar as pílulas era uma maneira de enfrentá-lo — pelo menos foi por um bom tempo.

Porém, apesar de gostar de livros que retratam temas como esse e a superação, ainda assim, senti que nessa obra o escape da personagem era através dos remédios, me fazendo questionar se isso não poderia gerar gatilho para quem está passando por algo similar.

Então a minha dica é que se você perdeu recentemente uma pessoa amada, não leia esse livro. É uma história que pode até gerar identificação em alguns momentos, mas também pode trazer gatilhos.

Além do que já foi citado, em alguns momentos senti que muitos pontos foram explorados sem tanta necessidade e outros foram deixados de lado. A autora poderia ter detalhado um pouco mais da vida de Lydia acordada e como estava seus sentimentos de verdade.

A proposta de “as duas vidas de Lydia Bird” é realmente boa. A obra atende aos requisitos de trazer uma jornada de processo de cura, superação e recomeço, além de proporcionar algumas reflexões ao longo dos capítulos, mas não me conquistou totalmente. Porém, gostei de conhecer a trajetória da personagem e como tudo desenrolou em sua vida.

site: https://www.psamoleitura.com/2024/03/resenha-as-duas-vidas-de-lydia-bird.html

Bru | @umoceanodehistorias 17/02/2024

Como colocar em palavras?
Ao passo que essa leitura me emocionou, ela me incomodou pelo egoísmo de Lydia e por todos os gatilhos que o enredo tm em relação ao luto.

Lydia perdeu o noivo no dia do seu aniversário e não encontra um modo de superar isso. Fica presa em casa e começa a tomar comprimidos que a levam para uma realidade onde Freddie ainda vive, mas, apesar de essa vida parecer perfeita, as coisas não o são.

O meu maior problema com o livro foi a Lydia. Eu entendo que o luto causas coisas estranhas dentro das pessoas, mas não consegui uma conexão. Apesar disso, não posso dizer que As duas vidas de Lydia Bird é um livro ruim, pois consegui me conectar com a história e com a personagem, mas o livro poderia ter tido acontecimentos melhores e ter terminado de modo menos previsível.

site: https://www.instagram.com/p/C3QdRqxLT2h/

Julie 28/11/2023

Superações
Uma história cheia de aprendizado, ninguém está preparado para perda de um ente querido, um amor ou um amigo. Esse livro traz muitas perdas e diferentes maneiras de superação. Ao mesmo tempo que é triste é acalentador. Uma salada de sentimentos e sonhos frustrados. Mas sempre a certeza de não estamos prontos, para o adeus. Freddie, Lydia e Jonah tem um passado repleto de memórias mas o futuro é sempre incerto. Uma reflexão que vale a pena é VIVA o agora mas viva. Sempre é tempo de se reinventar, as vezes na dor, mas nem sempre a escolha é fácil. Família que se apoia é sempre a melhor e acertada escolha nos momentos de incerteza.

Gislene.Batalha 15/12/2023

As duas vidas de Lydia Bird
Lydia vive duas vidas entre a realidade (luto) e a fantasia como se ainda estivesse ao lado de quem partiu.
Ela precisa enfrentar a realidade do luto e recomeçar sua vida.

leiturasdabiaprado 27/11/2023

As duas vidas de Lydia Bird não é um romance fofinho, é pesado, é cheio de gatilhos sobre luto!
E não recomendo para ninguém que tenha perdido alguém que ama recentemente!
Lydia perde o namorido no dia do seu aniversário, Freddie sofre um acidente de carro junto com Jonah, seu melhor amigo. Jonah sobrevive com apenas uma cicatriz, mas Freddie não...
Lydia entra num luto paralisante, até que um dia um médico receita um novo remédio e esse remédio a leva à uma vida paralela! Uma vida onde Freddie está vivo, aonde a vida deles segue como se não tivesse ocorrido o acidente!
Lydia passa a se desdobrar entre a sua vida real e a vida paralela enquanto dorme...
Um livro realmente perigoso, afinal quem não gostaria de tomar uma pílula e encontrar com o seu ente querido que não está mais aqui?
Um forte gatilho para quem está de luto...
O livro em si não é ruim, mas realmente não recomendo, achei a premissa apelativa para antidepressivos, mesmo que a personagem aos poucos vá largando os comprimidos e a vida paralela!
É um livro sobre luto, sobre sua superação, mas o caminho trilhado é sim perigoso e pode ser gatilho para antidepressivos e fuga da realidade, por isso não recomendo!

whoboo 28/01/2024

Esse livro deveriam ser lido por todos, pois ele é tão importante. Sua mensagem nós mostra que a vida continua, todos temos a chance de ser felizes se nós permitimos ser. Lydia nos mostra a ser fortes, que podemos nos encontrar novamente seja na família, amizades e amor

"O tempo voa, não deixe de semear a terra enquanto há sol."

Dudaci 04/12/2023

Bom o que falar. Insisti para terminar, pois realmente não curti a leitura, a autora quis misturar mais que um tipo de gênero literário, o que não funcionou muito bem. Acho que teve umas partes tocantes logo no início, mas a drama foi se perdendo e me confundi. Enfim, não gostei, infelizmente.

Kelly.Christinne 13/12/2023

Ameiii!!
Nossa, eu senti que estava dentro do livro, dentro da história, como eu senti as dores de Lydia. Como ela teve que resignificar a sua vida

Whellen 23/05/2024

Nós fazemos o final da nossa história
Recebi esse livro de um clube literário e confesso que só quis ler porque já havia lido Um Dia em Dezembro da mesma autora e gostei muito.
Eu não havia lido a sinopse deste livro e quando comecei a ler me deparei com um tema que acho muito difícil de ser trabalhado: luto.
A autora conseguiu mostrar a personagem criando seus mecanismos de defesa pra elaborar o luto, fugindo da realidade, mas em contrapartida a Lydia percebeu que desta forma não estava funcionando e que ela teria que permitir que seu noivo, que faleceu no dia do seu aniversário, de fato partisse para que ela pudesse elaborar de verdade seu luto e seguir em frente.
Um livro delicado que trata sobre um tema difícil. Gostei muito e super recomendo a leitura!!!