A rainha negra

A rainha negra Jumata Emill

Resenhas - A rainha negra

Jenni 14/02/2024

"Todos a amavam...e ainda sim a mataram"
Eu estava com muitas expectativas para essa leitura, porém, senti que faltou desenvolvimento em alguns dos temas abordados na obra. Por outro lado, o suspense e a investigação criminal me prenderam muito; embora eu já suspeitasse do desfecho, as diversas reviravoltas e segredos revelados simultaneamente serviram para confundir e desviar o foco das pistas principais. O final não deixa pontas soltas, e após tantos plot twists, valorizei a habilidade do autor em amarrar todas as pontas soltas.
"A Rainha Negra" é um thriller envolvente que mergulha nas complexidades de uma comunidade escolar aparentemente harmônica, mas que esconde segredos sombrios sob sua superfície. O assassinato de Nova Albright, a primeira rainha negra do baile de volta às aulas do Colégio Lovett High, desencadeia uma série de eventos que expõem as tensões raciais, sociais e econômicas presentes na cidade.
A trama se desenrola com a descoberta de um vídeo viral que incrimina Tinsley McArthur, uma garota branca e privilegiada que competiu com Nova pelo título de rainha. A melhor amiga de Nova, Duchess Simmons, está determinada a buscar justiça pelo assassinato e se vê confrontada com o desafio de provar a culpa de Tinsley, enquanto enfrenta as limitações burocráticas e políticas do sistema policial, do qual o pai dela faz parte.
À medida que Duchess mergulha na investigação, segredos do passado de Nova começam a emergir, lançando luz sobre quem ela realmente era e as motivações por trás de seu assassinato.
A abordagem da questão racial na obra me gerou sentimentos mistos. A maneira como a investigação policial e a mídia foram tratadas foi bem articulada, lembrando-me de "O ódio que você semeia". No entanto, a caracterização de Tinsley como racista, seguida pela tentativa de justificar suas ações como influência familiar, me incomodou. Embora o autor parecesse querer explorar o conceito de racismo estrutural e a falta de reflexão de Tinsley sobre suas atitudes devido ao seu privilégio, senti que faltou um desenvolvimento mais profundo. A mudança abrupta na personalidade dela após os primeiros capítulos foi pouco convincente, especialmente considerando o contexto temporal pós-2005 e sua iminente formação.
Além disso, a maneira como os personagens negros lidam com relacionamentos inter-raciais também me incomodou. A cena em que os amigos de uma personagem sugerem que ela não seria verdadeiramente ativista dos direitos raciais se namorasse alguém branco foi perturbadora e não foi devidamente abordada posteriormente na narrativa. Alguns debates pareceram forçados e deslocados, mais adequados a conversas no Twitter do que a interações sociais realistas.
No geral, apreciei os desdobramentos da trama, mas achei a caracterização dos personagens e certos aspectos da narrativa bastante forçados e incoerentes.

Maria4043 22/02/2024

Previsível
Assim que comecei a ler esse livro, eu já sabia o desfecho da história. De suspense, ele não me ganhou. Porém, em relação ás pautas tratadas, ele levou um pouquinho do meu coração. ??

agasbriela 10/03/2024

Foi bom....
O livro é bom, tem um mistério interessante e ao mesmo tempo aborda temas importantes e é bem atual...

Porém falta alguma coisa, falta tempero... a escrita dele é muito juvenil para o meu gosto e o livro tem uma resolução apressada no final, fora que não foi surpreendente...

Talvez a culpa seja minha, eu criei expectativa demais com esse livro quando li a sinopse...
Acho que ler "manual de assassinato para boas garotas" fez eu elevar demais meu nível para livros de suspense e agora acho todos muito fraquinhos....

Manuella319 20/02/2024

SIMPLESMENTE PERFEITO!!!!
Comecei esse livro sem expectativa nenhuma, pois os livros de thriller que estava lendo não estavam me prendendo.
E esse chegou me dando uma rasteira e tirando minha vida social, porque eu não conseguia PARAR DE LER.
A história te envolve do começo ao fim, te fazendo ficar tão intrigada que você se sente uma detetive querendo encaixar as peças para descobrir logo o culpado.

LEIAM.

Isabella._. 01/03/2024

Redenção da menina malvada
Tinsley é mimada beira o
Insuportável jamais imaginei que teria um Pov dela nas primeiras paginas, o livro trata a questão racial de forma explícita e no final ainda deixa a desejar ou seja o sistema não está concertado,

Gostei de tentar investigar o assassino de nova e acertar rsrs, os pequenos detalhes deixaram o livro saboroso,

Gostaria que tivessem desenvolvido mais os personagens mas ainda ficou uma certa lacuna no enredo duches por exemplo ficou um pouco apagada e tinha mais potencial assim como ev, um problema foi a falta de empatia por nova devido sua curta aparição(pobrezinha).

O final foi bem filme do Disney channel kkkk

@leiturasdadudis 21/02/2024

Essa história não é só sobre uma investigação. É sobre cor
A investigação do assassinato de Nova, a primeira aluna negra coroada rainha da escola, se inicia após sua rival, Tinsley, fazer um discurso racista ameaçando-a. Com o vídeo viralizado e Nova morta conforme a ameaça, a cidade se volta contra Tinsley. Enquanto a polícia busca provas para provar sua culpa, Duchess, amiga de Nova e ex amiga de Tinsley, alia-se à suspeita para descobrir a verdade, revelando segredos inesperados de Nova.

Apesar de ter a morte de Nova como principal motivação da história, "A Rainha Negra" discute a falha do sitema contra o racismo, o privilégio branco e o racismo estrutural. Fala sobre injustiça, sobre a desigualdade e as dificuldades que os negros enfrentam ainda nos dias de hoje.

Com capítulos narrados entre a Tinsley e a Duchess, temos dois lados da história. Tinsley, como a garota branca que percebe como suas atitudes afetam os outros e se dá conta de seu racismo, e Duchess, uma garota negra que quer lutar para que sua raça receba a justiça que merece.

No início, eu não simpatizei com a Tinsley. Ela é a típica personagem má que usa a manipulação para conseguir o que quer. Mas, quando seu status rui e ela se quebra, passei a sentir pena ao perceber como ela é resultado do meio em que vive.

Foi uma história tranquila de se ler, apesar da temática. Existem alguns outros temas mais pesados que são abordados rapidamente. Mas, o autor usa a obra como uma forma de manifesto. E, sendo uma pessoa não-branca, consegui aprender muito sobre as formas como o racismo pode se manisfestar.

Quanto ao mistério, consegui identificar o verdadeiro culpado com facilidade, mas a motivação foi o que me deixou de queixo caído. Então, se você gosta de mistério adolescente, mas também curte obras que te ajudem a melhorar sua visão crítica a respeito do assunto, A rainha negra pode ser perfeito pra você também.

Lendocomfernanda 30/04/2024

Uma boa leitura
O livro é bom para passar o tempo, mas senti falta de algumas coisas, achei algumas coisas bem previsíveis, mas gostei da vibe do livro e de alguns temas abordados, senti falta de um final mais trabalhado.

Linna 23/02/2024

Eu AMEI
De cara preciso falar dessa capa, que coisa mais linda. Foi um dos elementos que me atraiu no livro.
A história é envolvente, instigante, cheia de emaranhados e reviravoltas e faz vc criar diversas teorias.
Não é nenhuma inovação no universo literário, mas a escrita cria todo um universo de sentimentos que quando você se dá conta tá sentindo raiva, ranço, desprezo, empatia, carinho e tudo mais que um texto bem escrito pode causar.
A história gira em torno dos diversos aspectos da questão racial, como está entranhando em nossa sociedade de forma estrutural, social, passando de geração em geração, sem questionamentos, evidenciando a naturalização da discrepância entre negros e brancos.
Nova é uma caixinha de surpresas, tudo gira em torno dos milhares de segredos que ela guardava e de como eles começam a ser expostos com a sua morte.
Preciso admitir que acabei me afeiçoando a Tinsley e que, secretamente, desejei que ela e Duchess tivessem alguma coisa para além da amizade rs
Outra coisa que me fez amaaaar o livro foi o fato de não ter desconfiado nem por um segundo quem era o homicida, isso pra mim foi um super plot.
Sem contar os milhares de emaranhados que envolviam esse enredo e como ao final do livro tudo foi respondido, sem pontas soltas.
É isso, achei a história muito boa e cativante, favoritei e recomendo demais.

lare 23/02/2024

Um desfecho interessante
"a rainha negra" é um livro que prende. gira em torno do assassinato de nova e o mistério de quem pode ser o verdadeiro responsável pela sua morte, mas o que realmente ganha ênfase são as pautas raciais. é um livro bastante atual, menciona redes sociais, casos conhecidos na mídia e até mesmo a covid-19.

gostei do desfecho. tinsley, que era uma grande insuportável e nojenta no começo do livro, mostra um desenvolvimento interessante ao se empenhar a aprender com os erros do passado, apesar de que ela só fez isso quando a água bateu na bund4 e ela começou a ser incriminada depois da fala desprezível no vídeo.

os personagens não cativam muito, mas definitivamente é um livro para devorar. comecei ontem e terminei hoje justamente porque fiquei bastante animada com a leitura. em certos momentos, o autor começa a jogar um monte de suspeitos com revelações impactantes que me pegaram de primeira, mas depois foi se tornando chato e repetitivo. apesar de tudo, gostei do livro. recomendo.

Rayssa445 12/03/2024

Todos a amavam, e ainda sim a mataram ?
Bom pra mim esse livro foi uma história envolvente e muito bem escrita, me prendeu do início ao fim, e eu não conseguia parar de ler, é uma trama emocionante e sim cheia de reviravoltas e revelações a cada capítulo, ou seja com muitos plots ???, amei demais ???.
E sim fui enganada direitinho, o verdadeiro assassino estava na minha cara o tempo todo, provando que sim a maldade e a violência está onde a gente menos espera ?.
Um ótimo suspense e triller de tirar o fôlego, tamanha a maldade e violência que comentaram com essa garota ??.
E sim aborda temas como racismo, muita tragédia, estupro e muito abuso de poder, então pra quem adora um livro que te vicia do início ao fim, esse é perfeito ????

jessicailustrax 21/02/2024

Um enredo intrincado
Esse livro foi um exercício de empatia. É meio difícil torcer para Tinsley quando a personagem é o puro suco do conservadorismo branco americano. Inescrupulosa, ela só muda de opinião sobre Nova quando o crime recai sobre ela motivada pela necessidade de provar sua inocência. Dessa forma, a mudança que ela tem não soa muito verdadeira, muito embora ela seja uma personagem mais interessante que Duchess, que passa a maior parte do livro imersa na própria raiva e acaba sendo repetitiva e exaustiva.

Mas isso se deve mais aos vícios de linguagem da autora. Parece que faltou nesse livro o trabalho de edição para melhorar o texto e deixá-lo menos infantil. Não é porque os personagens são adolescentes que precisam falar como se tivessem cinco anos.

Ainda assim, gostei do livro pelo enredo que ele apresentou. O plot é fácil de descobrir, mas a maneira como a autora amarrou as peças foi fantástica. Tudo se encaixa, não ficam prontas soltas e todos os personagens tem seus destinos selados. E até mesmo a discussão que a autora se propôs foi excelente.

Theonly.Elizi 01/03/2024

Um favorito
Uma obra perfeita na minha humilde opinião e gosto, esse livro reuniu todo o que eu gosto: suspense narrada por mais de um ponto de vista, cheia de reviravoltas e ainda abortando pautas como racismo e privilégio da burguesia. Por fim, só tenho elogios, a história te prende do início ao fim, além disso, fui surpreendida, esperava uma história vibe mean girls com racismo explícito e recebi uma narrativa de suspense cativante.

ACJAJ 11/03/2024

O livro é mais ou menos, o final já é meio que esperado, só n esperava o q o ******* fez...
Aborda alguns assuntos bem importantes, mas é só por cima, acho q alguns daria pra ter se aprofundado mais.
Não sei se existe maaas daria até que um filme legalzinho.