A corrida para salvar os Románov

A corrida para salvar os Románov Helen Rappaport

Resenhas - A Corrida para Salvar Os Románov

Biblioteca Álvaro Guerra 05/05/2023

Em julho de 1918, a família imperial russa foi assassinada de forma brutal e impiedosa, marcando o fim da dinastia que governou a Rússia por mais de três séculos. O ex-tsar Nicolau, a esposa Alexandra e seus filhos Olga, Tatiana, Maria, Anastácia e Aleksei foram mortos a tiros no porão de uma casa em Ekaterinburg pela polícia secreta bolchevique. Desde então, muito se perguntou: por que ninguém tentou resgatá-los desde que foram presos?
Mudando completamente a forma como é vista a história de prisão e morte dos Románov, Helen Rappaport narra em detalhes os vários planos que pretendiam resgatar a família real e explica por que todos eles falharam.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788547001490

Jinkanashi 01/06/2024

Everyone's Fault
A conclusão que eu tiro deste livro é que a Política é suja independentemente do local e do momento em que ela se encontra na história da humanidade. Este livro me deixou perplexa e com o mais puro sentimento de claustrofobia ao acompanhar a família Romanov em seus últimos dias. A autora fez um ótimo trabalho na busca por suas fontes, mesmo encontrando inúmeros impedimentos ao longo do caminho. Toda a questão envolvendo o sigilo de documentos com valor histórico inestimável me deixaram profundamente irritada, assim como o jogo de batata quente que os demais países da Europa jogaram com a culpa pela morte da família real e as mentiras contadas pelo governo soviético. Um ótimo livro para uma terrível história!
P.S.: Inglaterra segue sendo a potência mais sem vergonha do globo terrestre.