Elisa Branco

Elisa Branco Jorge Ferreira

Resenhas - Elisa Branco

bruno 08/03/2024

O quão importante é o resgate de uma história por vezes esquecida, marcada por muita luta, opressão política e reconhecimento internacional. Elisa Branco Batista merece ser lembrada e que sua trajetória seja sempre revisitada. Essa biografia minuciosa nos mostra todos os desdobramentos de anos de perseguição do DOPS a milhares de militantes comunistas durante a Ditadura Civil-Militar no Brasil, levando a ilegalidade do Partido Comunista Brasileiro (PCB), os exílios de figuras conhecidas, como Luiz Carlos Prestes, e a vida pessoal de Elisa.

Elisa Branco viveu os últimos anos de vida inteiramente ligada à questão política, um exemplo disso foi, mesmo aos 87 anos, seu entusiasmo e adesão a direção nacional do Partido Comunista Marxista-Leninista (PCML) no ano de 2000. Elisa jamais deixou de acreditar nos princípios que a levaram a ser reconhecida no mundo todo. Uma militante que acreditou na paz até o último instante.