Cartas de Natal

Cartas de Natal Rafael Porfirio

Resenhas - Cartas de Natal

Encanto Literário 04/01/2024

Uma leitura que emocionará todos os apaixonados pelo Natal!
A antologia Cartas de Natal lançada em 2021, fez tanto sucesso na época que este ano a Peculiar Editora decidiu publicar um segundo volume. Dizem que um é bom e dois é demais, entretanto a série de livros Cartas de Natal veio para provar que esta premissa nem sempre tem razão: em seus dois volumes a criatividade, somada a eloquência de seus autores e a magia do Natal, resultam em narrativas únicas, que prometem encantar os mais diversos tipos de leitores.

Como se o conteúdo não bastasse, o belíssimo trabalho gráfico e de diagramação do Grimório Capista, somados a qualidade da impressão, tornam a obra ainda mais atraente aos olhos de qualquer leitor com um tiquinho de curiosidade em conhecer a nostálgica e graciosa cidade de Collina Verde com seu Natal ainda mais mágico, neste segundo volume. A seguir compartilho com vocês, os contos que mais apreciei:

Um afago para a alma – Ariane Costa: a jovem Laura decide compartilhar com todos os moradores da cidade de Collina Verde, sua carta que é direcionada a todos que passaram por perdas e dificuldades e com este objetivo, ela faz a leitura da carta na praça da cidade perante os olhos de uma multidão.

“Sejam unidos, transbordem alegria e carreguem consigo a esperança de dias melhores, pois eles sempre virão.” (pág. 19)

Cartas sem letras: as últimas cartas do fotógrafo – Helena Domingues: uma narrativa envolvente com uma pitada de Sherlock Holmes. Daniel e Gabriele precisarão desvendar um quebra-cabeça composto de cartas enigmáticas, as quais contém apenas fotos que foram deixadas como herança para Gabriele, por seu tio Klaus.

“Querida sobrinha, se você estiver lendo esta carta só pode significar duas coisas: que eu parti desse mundo e que você ainda não conseguiu recuperar totalmente o seu brilho e esperança em um mundo melhor…” (pág. 45)

A última carta – Idianara Lira Navarro (este é meu conto, espero que gostem): um grande amor do passado de Ligia ressurge da mesma forma que desapareceu: sem a menor explicação. Atualmente casada e mãe, tal acontecimento se torna importante para ela compreender a importância e o valor de tudo que possui.

“Neste momento, o cruel destino, que no passado causara as desventuras e desencontros na vida de ambos, embevecido pela possiblidade de novamente atormentar aqueles dois corações, decidiu reencontrá-los e então, no instante em que ele se virou, seus olhares uniram-se de forma quase indissolúvel.” (pág. 52)

Momento Família – José Amauri: Breno visita seu tio Célio que mora na cidade de Collina Verde e durante a visita escreve uma linda cara para o tio que com certeza impactará até os corações mais duros.

“Os momentos que antecedem hoje, só foram toleráveis por ter você e seu apoio. É difícil acreditar que você existe, quando o mundo me virou as costas. Sua mão foi minha única salvação e essas poucas palavras talvez não sejam suficientes para agradecer, mas são verdadeiras.” (pág. 86)

Let It Snow – Marcelle Lopez: a pousada Floco Dourado é o pano de fundo perfeito para o desenrolar de um romance que se perdeu com os anos, mas promete atacar de vez os corações dos jovens Lipe e Mel.

“Olhei ao redor procurando por ele. Nenhum de todos os pares de olhos ao redor tinham aquele tom de mel, não havia nenhum sinal daquela expressão tão polida e brincalhona ao mesmo tempo. Ele tinha ido embora outra vez. Pelo menos dessa vez havia deixado uma carta.” (pág. 98)

Recém-chegada – Rafael Porfírio: Lorena (que parece ser a reencarnação de Miranda Priestly, a diabólica editora da revista Runway, personagem do livro “O diabo veste Prada”) comprou uma pousada na pacata cidade de Collina Verde, com o intuito de transformá-la em um resort, mesmo que para atingir seu objetivo seja necessário passar por cima de todos. Mas, a personagem aprenderá uma grande lição que com certeza mudará sua vida para sempre.

“Sai da sala deixando o gerente lá, sem reação. Eu já esperava isso, sabia que seria assim, mal de cidade pequena, querem trabalhar a vida inteira num único lugar. Não há expectativa de vida neles, só a mesmice.” (pág. 126)

Encontro Extraordinário – Vanessa Voesch: a personagem Nêssa decide refugiar-se na cidade de Collina Verde para escapar de todos os sofrimentos que carrega no coração. Porém, um encontro inesperado irá ajudá-la a superar a dor e encontrar a paz que tanto precisa.

“Aos poucos percebeu que respostas lhe seriam reveladas quando estivesse preparada para compreendê-las, quando silenciasse sua mente e restasse atenção às mensagens, disfarçadas de sinais. ” (pág. 150)

site: https://encantoliterario.com.br/resenha-cartas-de-natal-volume-2-peculiar-editora/