As paixões violentas por coisa nenhuma

As paixões violentas por coisa nenhuma Pedro Poeira

Resenhas - As paixões violentas por coisa nenhuma

vit 14/01/2023

Arte em forma de palavras.
Estou incontestavelmente encantada com a maneira de escrever do Pedro, simplesmente impecável. Agradeço imensamente por compartilhar essa obra de arte com a gente, saiba que você é tão incrível quanto o que escreve.

Agora sobre a história em si: me vi presa e me tocou de verdade? infelizmente, me identifiquei com muitas coisas e tocou um ponto específico que (ainda) não superei; foi um gatilho muito forte, mas que ainda sim, foi como eu me olhar (de certa maneira) por outra perspectiva.

Recomendo muito o livro! Pra você realmente gostar, você precisa entender e sentir o que ele tá querendo passar. Caso contrário, é provável que você ache ?confuso?. É um risco, mas creio que é um risco que vale apena :)

alynebz 07/03/2023

"O que seria o suficiente para preencher tal vazio?"
A escrita do autor é muito linda, bem poética, mas talvez por não ser um gênero que esteja habituado, acaba sendo para alguns um pouco desgastante, e senti que poderia ter tido algumas palavras a mais para trazer essa habitualidade ao leitor.

Devido não ter costume de ler a sinopses ou resenhas, demorei para entender do que esse livro se tratava de fato, e por isso me senti um tanto perdida no prosseguir com a leitura, mas a escrita acabou me levando a um lugar imerso de sensações, e dessa vez me vi perdida em sentimentos que não eram meus.

Devo deixar de aviso que esse livro me trouxe sensações de raiva e angústia, e a forma que esses temas sensíveis - dependência emocional e relacionamento abusivo - foram retratados me foi sufocante em alguns momentos.

É somente quando se chega as notas do autor que consegue com mais clareza compreender esses sentimentos descritos, e que o mesmo conseguiu incrivelmente transforma-los em uma pintura impecável, deixando esse trabalho muito mais bonito!

Nilsonln 03/09/2023

Looping infernal
Antes de mais nada, quê capa linda!

Sem querer dar spoilleres, ela diz muito da história deste livro.

Falando da história, é muito diferente do que já havia lido nos livros do mesmo autor "A gente dá certo" e "Adivinha quem não voltou para casa?".

Aqui temos a história de Tales e Anderson, ambos presos em um loop temporal. A narrativa, feita por Tales, é bastante metafórica e poética.

Até onde consegui entender (posso estar totalmente equivocado), trata-se de Tales preso em uma relação abusiva com Anderson já a algum tempo.

De qualquer forma, amei o livro, sua narrativa peculiar e toda a criatividade demonstrada pelo autor.

Recomendo a leitura! ?

olivversion 14/07/2023

Adoro esse Pedro
Esse conto foi maravilhoso e essa escrita do Pedro foi realmente linda e poética, o tipo de escrita que te pega pela mão e te leva até o final e, nele, ainda te surpreende. Tudo foi tão satisfatório, mesmo que depois do acontecimento que é o fator principal da história, tenha uma pequena densidade, uma narrativa meio pesada e longa, sabe? O que não prejudicou a leitura, pelo contrário, apesar de essa parte ser extensa, o sentimento colocado em cada frase escrita, foi realmente de machucar um pouco e surpreender com a criatividade e poesia. E era muito bom chegar no final porque ainda tinha mais lá e nem precisava de muito para compreendermos.

Para mim, foi poesia pura. O jeito que o autor descreveu o ambiente com essa escrita maravilhosa, sinceramente... arrasou. E a capa e o título é uma das perfeições desse conto.

Nino 18/12/2022

Impecável!
Nesta história inusitada, se você conhece o trabalho do autor, Pedro nos mostra um lado vulnerável de si mesmo através de um texto impecável.

É até difícil falar a respeito de maneira imediata, pois é uma narrativa que te impacta cada vez mais comforme você avança. Sentir a angústia que cresce comforme o texto avança não é uma opção e isso é ótimo, porque você fica preso na história até o momento que termina.

Como eu disse, não é algo que você espera do autor e isso torna tudo ainda mais especial. A literatura feita de maneira Independente permite essa exploração e que bom que o Pedro resolveu explorar e expor isso para nós. Isso aqui é ouro.

Drico 02/07/2023

AS PAIXÕES VIOLENTAS POR COISA NENHUMA ? PEDRO POEIRA
Li, reli!
Entendi!

Profundo, autor não estava brincando quando escreveu!
Relata algo muito pessoal, então tem que ter estômago quando você entende.

Narra a história de um menino que está preso em um relacionamento abusivo e em transe por isso.
Presos a uma dependência emocional, mostrando a realidade nua e crua de relacionamentos tóxicos e situações destruidoras.

Aí eu lhe pergunto: A que preço as pessoas são capazes de quererem manter algo que te enforca, que te humilha, que te diminui, que te remete a lama, a sujeira só pelo simples luxo de ter alguém?

Ja dizia Ana Maria Braga: ?Ao menor sinal de desinteresse, retribua. Suma!?

Felipe927 21/05/2023

Arte em forma de palavras é o que mais define esse livro. Muito feliz em ter dado uma chance? leiam!

chuwanning 28/12/2022

um gigantesco UAU
esse conto não foi nada do que eu estava esperando. eu sequer tinha lido a sinopse, mas estava tão intrigado com o contexto da capa que fiquei tempos ansioso pra ler, ler, ler, só pensava nisso. bem, ele não só atende às expectativas como te deixa de boca aberta no fim. eu estou mais do que feliz por ter tido a oportunidade de ler essa história. é dolorosa, genial, tem umas metáforas aqui e ali para dependência emocional, talvez um gaslighting, algo assim. e executa tudo que promete. não é pedante, é tão no ponto certo, tão estranho e massa.

sem dúvida alguma, o último favoritado de 2022 com gosto.

Bielgbj 06/02/2023

Todos temos uma parte quebrada
Pedro é um escritor magnifico, o jeito que ele tras e transforma um assunto delicado e coloca em um tom de poesia, faz prender muito...

A leitura é magnifica e ti projeta para dentro de si,e por ter passado por algo parecido.. a cada palavra arrepia e tras uma sensação ruim...

Se ele queria passar as emoçoes de tales, ele conseguiu.

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 24/06/2023

Importante pesquisar sobre o que vamos ler antes de iniciar a leitura
"As paixões violentas por coisa nenhuma" é um conto com 60 páginas. Nele conhecemos Tales e seu namorado Anderson e somos levados a sentir diversas emoções durante a trama. Apesar de ser uma escrita super fluida e bem desenvolvida, me senti perdida em alguns pontos, até que fui pesquisar e descobri tratar-se de uma inspiração na música "Right Where You Left Me", de Taylor Swift.

Dá para ler sem nunca ter escutado a música, apesar de correr sérios riscos de não entender as mensagens subliminares que tem nela. Se o leitor, assim como eu, não conhecer a música ou a letra, pode ser que fique um pouco sem sentido todo o trabalho feito por Pedro Poeira e a nota da obra pode sofrer injustamente uma redução de pontos na avaliação. Apesar desse detalhe primordial, recomendo a leitura por ter conseguido me transmitir através da escrita diversas sensações, inclusive a de aprisionamento em uma relação sem futuro. Indico ainda que leiam a letra da música mencionada antes de ler o conto. Tenho certeza de que ajudará muito a entender o que quer ser transmitido pelo escritor.

Recomendo ainda aos que desejam entrar no clima do mês do orgulho LGBTQIA+

Acesse mais conteúdos como esse em: @ponto__paragrafo

raquel braiani 13/02/2023

A voz do pedro poeira ecoa
Tw: relacionamento abusivo.

eu li ?adivinha quem não voltou para casa?. gostei. logo, encarei como necessário dar uma chance para ?as paixões violentas por coisa nenhuma?. fui despretensiosamente, sem ler a sinopse - e me surpreendi.

esperava um thriller, mas não recebi. talvez um terror? não. algo psicológico, quem sabe? lá vamos nós?

o conto entregou um arrebatamento de espírito típico do lirismo, mas em prosa. o tales é um personagem gente como a gente. a narração é recheada de características muito próprias do pedro (autor) que dão tempero ao enredo. essa leitura é uma experiência.

pela quantidade de páginas, o conto não se apresenta com tanta profundidade, porém, em minha análise, cumpriu com a proposta que deveria ser trazida.

a história nos mostra como um relacionamento abusivo soa e afeta a pessoa na posição de ?sobrevivente? dessa troca, enquanto o leitor é apresentado a uma ambientação quiçá mística (o velasquez). nada é romantizado, mas todas as palavras e conceitos são trabalhos com muita beleza.

em poucas páginas, pude viajar e grifar MUITAS partes. se você procura alguma leitura para passar o tempo e ter um pouco de contato com a escrita do pedro poeira, essa é minha indicação para você!

?um dia, você vai gritar, mas não vão te ouvir. noutro, você vai xingar e eles vão te ignorar. depois, você vai chorar, mas não há piedade para coisas. certa vez, você vai espumar e se contorcer e se destruir em pedaços, e eles comerão crème brûlée. em algum momento, vai invocar qualquer resquício de autocontrole e fazer uma mudança. você vai permanecer sentado, resignado, e assistir à vida passar. você é uma peça desta coleção.? (pos. 313/433)

Jess_ 19/12/2022

É legal, mas ao mesmo tempo você não entende bem a proposta do livro? pelo menos eu não, outras partes vc entende mas a maior não, fui sacar somente depois de ler a nota do autor.

Mas valeu a pena dar uma chance ??

Larissa3225 22/01/2023

A capa: belíssima.
O título: belíssimo (mérito do Fernando Pessoa).
A ideia: criativa.
A execução? Deixou a desejar.

Acho que o maior defeito do conto é se perder na poesia. Entendo a vontade do autor em fazer algo mais metafórico e não tão literal. Porém, sinto que ele pesou a mão em alguns momentos, o que dificultou a minha compreensão e conexão com a estória (e, às vezes, soou até pedante).

É uma metáfora verdadeiramente boa e que provavelmente vai marcar alguém que já se viu nessa mesma situação. Não foi o meu caso.

viluxxs0 01/04/2023

Nhe
Um monte de baboseiras que tentam ser poéticas mas no final acabam sendo bem ruins mesmo mas valeu a tentativa