Building a Second Brain

Building a Second Brain Tiago Forte

Resenhas - Building a Second Brain

Phelipe.Leal 28/09/2022

Um dos melhores livros a respeito de gestão do conhecimento
Acho brilhante o trabalho feito por Tiago Forte nesse livro, trazendo esse conceito de Segundo Cérebro (Second Brain) de forma bem didática e de fácil compreensão.
Os métodos PARA e CODE também são muito bem abordados por Tiago, são ferramentas extremamente úteis para nós que vivemos uma vida cada vez mais digital.
Deveria ser uma leitura obrigatória para todos.

PS: no meu canal do YouTube tem uma série sobre produtividade em que alguns episódios eu falo sobre o Segundo Cérebro e os métodos CODE e PARA. Quem puder conferir ficarei bem feliz =D
O nome do meu canal é: Phelipe Leal

Pablo 11/04/2023

Uma ideia boa, caso posta em prática.
Acho uma baita sugestão que tem um potencial muito grande, mas, pra alguém como eu que não tem o costume de tomar nota das coisas, o difícil é começar.

Narcélio 19/07/2023

Minha primeira leitura em Inglês ??
Gostei muito de algumas ideias que o autor usa e implementei o estilo de anotações que ele usa. Muito bom mesmo.

Vinne 19/12/2023

Excelente escrita e conteúdo
Não sei se todos conhecem, mas o escrito, Tiago Forte, de forma eficaz e interessante, nos incentiva a sempre buscar o melhor. Métodos explicativos e fáceis de entender. Achei o livro dinâmico e excelente para quem está na jornada de se organizar e ser mais produtivo digitalmente.

igregianin 08/03/2024

Top 10 livros da minha vida
Sempre fui obcecada por organização e conhecimento num geral. A parte mais frustrante de tudo sempre foi consumir muita coisa e eventualmente esquecer, ou não conseguir conectar infos do passado com situações do presente. Building A Second Brain é magnífico pois me ensinou que o cérebro foi feito para pensar, e não armazenar.

Acredito que é preciso ter a mente aberta pra consumir esse livro sem pensar que é um sistema engessado. Há muitas pessoas que não acreditam que note taking deve ser um hábito, e eu digo que esse livro vai abrir a mente dos que pensam assim.

Consumir o canal do youtube, o BASB resources e o podcast complementam a experiencia. Com certeza aderi ao metodo para o resto da minha vida.

Valeu Tiago Forte!

naclaraparle0 16/05/2024

RD ?
Gostei muito da leitura. Por meio do autoconhecimento, descobri que me destaco ao estudar por meio da escrita. Sou uma pessoa muito visual; sempre tenho um papel rabiscado no bolso ou uma página aberta no Notes/Notion com alguma ideia que surgiu durante o dia. Apesar de ter nascido na geração Z, percebi que tive dificuldades em migrar totalmente para o digital. No entanto, hoje em dia, como acadêmica de direito e futura concurseira, vejo a importância de construir um material digital, não apenas por ser mais sustentável, mas também pela mobilidade geográfica.

Lembro que, ao estudar para o ENEM, criei uma página no Notion para cada matéria, onde resumia as videoaulas o máximo que conseguia. Com um caderno ao lado, fazia vários exercícios (exercícios com caderno e caneta ninguém tira da minha cabeça). Consegui obter notas suficientes para passar em várias universidades federais.

Enfim, gostei do livro, que reforçou a importância de organizar nossos pensamentos e documentos, e de tirar essas ideias do papel, levando esse conteúdo para o mundo.