Psiquê e Eros

Psiquê e Eros Luna McNamara

Resenhas - Psyche and Eros: A Novel

Dezza 28/01/2024

O amor salva.
Eu gostei muito do livro. Achei um ótimo reconto, amo tudo que envolve deuses da mitologia então pra mim foi muito gostosinha a leitura.
O livro tem uma pegada de romance, aventura e também fantasia.
Temos duas fases de Psiquê e Eros, eles crianças e adolescentes e depois a fase adulta.
Psiquê uma princesa a frente do seu tempo quis aprender a caçar, a lutar, a se defender, ela queria ser uma heroína.
Eros o deus do desejo, fazia o que lhe era destinado, atirar suas flechas e fazer com que humanos e deuses se apaixonassem.

Depois que Eros foi mal sucedido em uma missão pra deusa Afrodite, ele acaba recebendo uma maldição e isso faz com que se apaixone por Psiquê e assim a leva para viver com ele, se passando por seu marido prometido. Psiquê acaba aceitando pra fugir de um casamento arranjado com um rei velho e rabugento, mas o casamento dela e de Eros tem uma condição, ela não poderia ver seu rosto e nem saber quem ele era ou a maldição cobraria seu preço.

Gostei da construção do casal, apesar de querer um pouco mais de aproximação e interação entre eles, foi algo bonito que foi nascendo aos poucos.
Eros as vezes me irritava, sentia ele muito inocente em algumas ocasiões, mas vou perdoar, porque o pobi passou por muitos horrores.
Psiquê foi grandona sem medo do início ao fim do livro, amei demais que ela nunca se deixou abater e foi uma heroína maravilhosa.

Do meio pro final achei que tudo ia dar errado e que ia acabar numa depressão profunda, mas depois de eu chorar bastante tudo se arranjou e digo que foi um final digno, apressado talvez, mas digno da história. A autora mostrou que o amor verdadeiro vem de dentro, da alma e que as aparências são um mero detalhe.
Recomendo muito pra quem quer ler um livro rápido e conhecer um pouco dos deuses, a autora incluiu cada um deles de uma maneira interessante, vale a pena a leitura.

Hayð§ââï¸ 31/03/2024

Já conhecia a história de Psiquê e Eros por outros livros e contos que eu li, mas ler a história deles em si é outra coisa. gosto bastante quando eu leio algo e já conheço o enredo e o ambiente, adorei a parte que Aquiles e pátroclo aparecem, tanto por já ter lido a história deles e ter uma nova visão quanto por a canção de Aquiles ter sido o meu primeiro contato com a mitologia grega.
sou fascinada em mulheres mortais fortes em mundo de imortais e o fato de eu ter gostado tanto desse livro se tá em grande parte por isso.
realmente recomendo a leitura principalmente por não ser uma coisa muito difícil, estou lendo uns livros gigantescos da faculdade e livros assim me trazem de volta aos eixos.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 11/10/2023

“By learning to truly love someone else, you learn to love the world. And yourself, which may be even harder.”
Releitura interessante do conto de Psiquê e Eros, mas em certos momentos achei bem monótono. De resto, uma boa dica pra quem curtiu Ariadne e Canção de Aquiles

Luvale 10/12/2023

Um ótimo romance e aventura
Esse livro é perfeito pra quem gostou de A Canção de Aquiles, que é um dos meus livros favoritos. Digo isso pelo livro construir um romance lindo de acompanhar, entrelaçado com a mitologia grega, mantendo os personagens como o ponto focal. Pra quem conhece a mitologia esse livro vai ser incrível, a autora faz algumas mudanças, que ela inclusive explica no final do livro, trás algumas outros mitos e faz uma história extremamente cativante, com aventuras, missões, profecias e um amor fofo.

O livro é contado em duplo ponto de vista. Primeiramente pela princesa Psiquê, uma jovem que nasceu com uma profecia sobre ela, que fez com que seu pai a criasse como uma heroína, para lutar e derrotar monstros. Ela se torna reconhecida e comparada aos deuses, o que enfurece Afrodite, que manda seu filho Eros para amaldiçoar Psiquê com uma maldição do amor. Aí entra o segundo narrador, o deus do desejo Eros, que acaba amaldiçoando a si próprio e se apaixona perdidamente por Psiquê. Só que nada é fácil e ambos têm que lutar contra a maldição, os deuses e o destino para que seu amor possa florescer.

Eu amei a forma como a autora construiu a história, fez da Psiquê uma protagonista forte e decidida, que quer sempre ser a dona de seu próprio destino. Suas escolhas nem sempre são as mais certas, mas ela faz o possível pra ser a melhor possível. A autora inova em muitas coisas e trás outros pontos de vista sobre vários acontecimentos da mitologia grega, além da história com Eros.

Eros é outro acerto, um deus que não entende a humanidade e não entende como o amor consegue ser bom e ruim em situações diferentes. Ele só entende de verdade quando se apaixona por Psiquê. Gostei muito das interações entre os dois, os diálogos são bem escritos e toda a ambientação é perfeita.

Meu único problema foi com relação a correria. Achei o livro muito rápido e algumas coisas eu queria que fossem melhor explicadas. Isso pode não ser um problema pra todos, mas por mim o livro poderia andar devagar em partes que ele correu e não se extender tanto em outras. Fora isso, amei tudo, a escrita, os personagens e a história em si. Apesar das mudanças no mito, achei que praticamente todas foram acertadas e só contribuíram pra narrativa.

@estantedamarcia 26/01/2024

A história de Psiquê é inspiradora. Esse mito revela que não só devemos buscar melhor compreender o processo de transformação do feminino, bem como nos lembra essa transformação impacta também a concepção do masculino (representado por Eros).

Laura 17/10/2023

Por mais que eu ame a história de Psyche e Eros, esse livro me decepcionou. Na parte do romance ele realmente entregou tudo, a construção do suspense e do crescimento do amor deles foi muito bem escrita, mas o resto não muito.
A coisa que mais me irritou foi o fato da autora pintar a Atena como coitada e heroína na história da Medusa, quando a lição toda do que aconteceu com ela é o fato da Atena ter ficado do lado do estuprador. Além disso, ela tentou tanto pinta uma imagem feminista e forçou os lados da história que não são feministas, e isso cagou toda a história mitológica de fato.
Gostei do final mas não gostei da distorcida que a autora deu na história. Dava pra ter sido muito melhor.

Jhess 09/01/2024

Legal mas poderia ser melhor ?
Pra ser honesta vi esse livro nas redes e achei interessante, mas a história ficou rasa, psiquê poderia ter tido mais desenvolvimento já que autora queria passar uma heroína desconstruída em um tempo que homens comandavam o mundo.
Eros em alguns momentos nem parecia um deus!
Talvez eu tenha criado expectativas demais, mas é um bom livro.

Jaqueline.Lima 23/03/2024

Perfeito!!
Meu Deus que livro bom, a escrita é gostosa e fluida, não é o decorrer de uma história óbvia e simplista, realmente apaixonante. Recomendou 100% pra quem está em ressaca literária ?

Gabi 03/03/2024

Gostei bastante
Não acho que nenhuma leitura de tema Greco-Romana algum dia vá ser completamente rápida e muito fluida pra quem não tem o mínimo conhecimento de mitologia, na maioria das vezes o leitor tem que pesquisar bastante sobre as divindades e tudo que engloba o tema. No meu caso, sou viciada em mitologia desde sempre e a leitura foi maravilhosa, a escrita não é pesada e não vejo aquele problema de muita descrição desnecessária como na maioria dos livros parecidos. Eu adorei a escrita da Luna e adorei o desfecho, por mais que ele tenha parecido simples demais para quem não tem muita familiaridade. Eu sempre gosto de falar como os deuses apesar de serem deuses são as coisinhas mais burras que eu já vi. Não tenho muito o que falar, e para quem espera um A Canção de Aquiles PT 2 pode esquecer, não chega a ser tão bom quanto, mas é uma boa leitura e sem aquele nosso chororô. Recomendo pra quem tem paciência, pq a Psiquê e o Eros vão testar bastante a sua.

letresenhas 06/12/2023

Like real people do - Hozier
Uma escrita genial e inovadora! Amei o fato da autora ter usado influência de diversos autores e ter construído um livro com tantas referências e muito informativo em relação a mitologia grega.
Eu amei o Eros e amei a construção, fiquei toda mole quando Aquiles apareceu e amei saber que a Psique é uma heroína, ela realmente foi destinada para coisas grandiosas e eu nunca soube disso.
Enfim, as vezes é uma leitura arrastada e nem sempre condiz com a versão mais antiga da mitologia, não gostei de ter apresentado a versão famosa da Medusa em que ela foi abusada quando a original é diferente, mas enfim, vale a pena ler

?Eu não vou te perguntar de onde você veio
Eu não vou te perguntar e você também não deveria
Querida, só coloque seus doces lábios nos meus
Devíamos só nos beijar como as pessoas de verdade?
Laryssa 12/12/2023minha estante
Tem hot?

letresenhas 13/12/2023minha estante
te naooo

victori4srv 11/12/2023

Eu quase morri de amor
Muito lindo parabéns, quase morri de amor ?
O livro de mitologia q eu mais gostei ate agr de todos que eu li
Fiquei feliz porque o livro cita outras pessoas da mitologia que eu já havia lido em livros anteriores, como Aquiles, Patroclo e Circe. Não gostei da parte em que a Psique se encontra com Medusa no Submundo porque achei a conversa meio tosca e lacradora, sei lá, não achei q combinou c a história que estava sendo contada no livro.
Achei muito lindo tudo, gostei da história e o jeito que estava sendo contada, achei interessante a nota no final do livro em que a autora conta quais alterações ela fez do mito original e me apaixonei pelo Eros, obviamente né

Minhas frases favoritas do livro que me marcaram:
- O amor de verdade significa se importar com alguém tanto quanto a pessoa se importa consigo mesma.
- Ao aprender a amar verdadeiramente outra pessoa, aprendeu a amar o mundo e também a si mesmo, o que pode ser ainda mais difícil.
- Eros, o rosto dele é o último que vejo antes de dormir e o primeiro com o qual me deparo ao acordar, e não queria que fosse diferente.
(aqui passei mal)

Sarah 15/12/2023

Criativo e romântico
Eu gostei da escrita, apesar de soar estranha as vezes, gostei do desenvolvimento no início, mas senti que depois ficou sendo empurrado. Apesar disso, gostei das pinceladas em outros mitos gregos, exceto o da Medusa, mas entendi o que a autora quis fazer. Não me senti menos motivada para ler por conta dos POVs. Romance muito bom, criativo que poderia ter sido mais memorável.

montenegro13 20/02/2024

Eu realmente me sinto privilegiada quando eu consigo encontrar uma leitura em que eu posso acompanhar o crescimento dos personagens. Psiquê parece saber o que quer e luta por isso. Ela quis caçar, aprendeu se defender e foi corajosa o suficiente para mudar de perspectiva para entender qual seria o seu papel na própria narrativa. É muito corajoso alguém entender que alguns sonhos podem simplesmente não ser seus e aceitar que não tem problema deixar o passado para decidir que é aceitável seguir novos propósitos. É uma narrativa mágica, com cenários majestosos e aventuras inusitadas. Muito gostoso acompanhar o envolvimento dos protagonistas, é tudo muito encantador. Eu até sinto falta de Eros e Psiquê.

Brigadeiro 29/02/2024

Gosto muito do mito de psique e eros por que é um dos poucos romances da mitologia grega que não termina em tragédia.
dito isso, recomendo muito o livro pois os dois são um casal lindo e a autora explora outros mitos de formas diferentes da tradicional